Graduação

Engenharia Química

Inscrições Abertas, Clique aqui!

    Período

  • Diurno

    Duração

  • 10 Semestres

    Localização

  • São Bernardo do Campo

    Mensalidade

  • R$ 2.496,00
  • Valor válido para 2019

Mais informações sobre o curso

Clique Aqui

Agende a sua visita

Clique Aqui

informações cadastradas com sucesso!

Você quer ser um engenheiro químico reconhecido pelo mercado como um profissional
competente, com habilidade para unir tradição e inovação na solução dos desafios do futuro?
Faça FEI!


O Curso

A Engenharia Química é um campo fascinante e tem hoje diferentes potencialidades que não eram imaginadas há algum tempo. Elas criam novas oportunidades para os profissionais dessa área. A FEI já está preparando seus alunos para esses novos tempos.

A indústria química fornece matéria-prima e produtos para todos os setores produtivos. É nesse âmbito que você atuará, desempenhando um importante papel na indústria brasileira, que é a sexta maior do mundo em termos de faturamento líquido.

O curso prepara você para desempenhar um papel protagonista na sociedade, principalmente em setores vitais para a humanidade: mudanças climáticas, fontes alternativas de energia, produção de alimentos e medicamentos.

Nossos alunos serão profissionais éticos e empreendedores criativos, capazes de usar a química para resolver um grande número de problemas do mundo contemporâneo. Potencializamos as suas habilidades para inovar e desenvolver produtos, fazer a análise econômica de processos, realizar análises de seguranças e riscos ambientais, utilizando procedimentos físicos, químicos e bioquímicos para o bem da humanidade.

Coordenador

Ricardo Belchior Torres

Email: belchior@fei.edu.br

Minicurrículo Lattes CV

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (2004). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Química da FEI e desde 2010 exerce a função de Coordenador de Curso e Chefe de Departamento. Em 2013, coordenou as atividades de criação e implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Química da FEI, do qual é o Coordenador. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graudação em Engenharia Mecânica da FEI. Foi Pesquisador Colaborador da Universidade Estadual de Campinas de 2004 a 2008 e Jovem Pesquisador FAPESP de 2005 a 2007. Tem experiência na área de Engenharia Química, Química e Engenharia Mecânica, com ênfase em Termodinâmica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo experimental e modelagem de propriedades termofísicas de sistemas líquidos, misturas combusítveis e sistemas contendo líquidos iônicos; dados PVT a altas pressões; aplicações de calorimetria.

Áreas de interesse: Termodinâmica química; estudo experimental e modelagem de propriedades termofísicas de sistemas líquidos, misturas combusítveis e sistemas contendo líquidos iônicos; dados PVT a altas pressões; aplicações de calorimetria; materiais cerâmicos; biocombustíveis.

Estude Engenharia
na FEI

Acompanhe os projetos inovadores e com visão de futuro que os alunos de Engenharia da FEI participam!

Clique aqui

  • Preparando o futuro

    A inovação, na FEI, é baseada em conhecimento e pesquisa:

    • • Promovemos e incentivamos as pesquisas científicas, que colocam você em posição de liderança na aquisição do conhecimento, com atualização constante dos contextos complexos que envolvem tecnologia.
    • • As pesquisas realizadas e nossos parceiros estão na vanguarda do desenvolvimento científico nacional e mundial.
    • • Desenvolvemos cooperação e convênios entre empresas, órgãos públicos e instituições internacionais, proporcionando a você contato direto com o mercado de trabalho e engajamento global.

    A FEI investe em pesquisa científica para que você projete cenários futuros!




  • Plano dos Cursos

    Local Campus São Bernardo do Campo - SP
       
    Duração 10 semestres (curso diurno)
    Habilitação Engenharia Química 4.000 horas de aula
      200 horas de atividades complementares
      160 horas de estágio supervisionado
      Carga horária total: 4.360 horas


    O curso têm no currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos:

    Conteúdos básicos: Metodologia e Tecnológica; Comunicação e Expressão; Informática; Expressão Gráfica; Matemática; Física; Química; Fenômeno de Transportes; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciência do Ambiente; Humanidades; Ciências Sociais e Cidadania.

    Conteúdos profissionalizantes: Bioquímica; Controle de Sistemas Dinâmicos; Engenharia do Produto; Físico-Química; Gestão Ambiental; Instrumentação; Matemática Discreta; Métodos Numéricos; Microbiologia; Modelagem; Análise e Simulação de Sistemas; Operações Unitárias; Processos Químicos e Bioquímicos; Qualidade; Química Analítica; Química Orgânica; Reatores Químicos e Bioquímicos; Termodinâmica Aplicada.

    Conteúdos específicos: Ciências e Tecnologias da Engenharia Química e Gestão Tecnológica

  • O Processo de Aprendizagem

    Temos uma visão contemporânea do ensino da engenharia, uma nova e arrojada proposta de mudança dos processos tradicionais de aprendizagem:

    • metodologias muito mais ativas
    • ferramentas didáticas inovadoras
    • novas estratégias de avaliação de competências e conhecimentos

    Trabalhamos com um ecossistema de ensino-aprendizagem que:

    • favorece o desenvolvimento do perfil protagonista
    • promove autonomia intelectual
    • potencializa a capacidade de aprender a aprender

    Nossos alunos adaptam-se perfeitamente às demandas futuras e imprevisíveis. Eles têm o domínio do processo criativo e otimizam a mobilização de conhecimentos e execução de projetos em soluções com potencial disruptivo e de alto valor social.

  • As Áreas de Atuação

    O engenheiro químico atua na criação e desenvolvimento de projetos, na implantação, na operação e no controle de processos e equipamentos em muitos segmentos: engenharias de processo e produção, pesquisa e desenvolvimento de produtos e equipamentos, instalação e manutenção, consultorias.

    De modo específico, você irá:
    • • Desenvolver processos industriais de transformação de matérias primas em produtos finais;
    • • Conceber, projetar e analisar sistemas de troca térmica e de potência; transporte de fluídos; separações e/ou misturas; transformações químicas e físicas; tratamento e recuperação de resíduos e efluentes industriais;
    • • Realizar modelagem, simulação e otimização de sistemas e processos químicos;
    • • Dimensionar equipamentos e processos químicos;
    • • Atuar em novas e promissoras áreas: genética, biotecnologia, tecnologias limpas, sustentabilidade e nanotecnologia.

    A FEI está comprometida com a melhor formação:

    • • Sempre participamos dos principais eventos nacionais e mundiais em que se discute globalmente os destinos da Engenharia Química: Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), Encontro Nacional sobre o Ensino de Engenharia Química (ENBEQ), European Congress of Chemical Engineering (ECCE), World Congress of Chemical Engineerig (WCCE) e AIChE Annual Meeting. ?Isso deixa você conectado aos movimentos de vanguarda da indústria química.
    • • Temos o Programa de Mestrado em Engenharia Química (PEQ-FEI), com duas linhas de pesquisas: Processos Químicos e Biotecnológicos, e Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Você terá aula com os professores deste programa, que trazem a excelência da pesquisa acadêmica para as salas de aula da graduação.

Espaços de Aprendizagem:

Temos o que há de mais moderno para prática e pesquisa em Engenharia Química: ferramentas computacionais avançadas e instalações modernas e bem equipadas, laboratórios altamente equipados e atualizados para desenvolver projetos acadêmicos de investigação científica.

  • Reconhecido pelo MEC

    Decreto nº 72.012 29/03/1973
    Veja como o curso foi avaliado!

    Novo Plano Pedagógico

    Clique aqui para visualizar!

  • Guia da Faculdade 2019
    Estadão

    4 Estrelas
    Campus São Bernardo do Campo

  • Avaliação Folha RUF - 2019

    • 3º melhor curso entre as Instituções PRIVADAS do País.

    • Melhor curso no estado de São Paulo.

Disciplinas


Estude no Exterior

Você tem a possibilidade de realização de intercâmbios e estágios no exterior, ampliando a sua qualificação profissional e formação acadêmica. A FEI tem acordos bilaterais de cooperação acadêmica, científica e cultural firmados com:

Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha); Universidad de Alicante, Universitat Autònoma de Barcelona, Universidad de Salamana e Universidade da Coruña (Espanha); New York Institute of Technology, California State Polytechnic University – Pomona (Estados Unidos); Institute Catholique d’arts et Métiers (França); University of Dunaújváros (Hungria); Coventry University (Reino Unido); Teesside University (Reino Unido); Linköping University (Suécia) e Providence University (Taiwan).

Clique aqui e saiba mais!

Programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Didática e de Ações Sociais

Os programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Iniciação Didática e de Ações Sociais de Extensão visam iniciar alunos de bom rendimento acadêmico na metodologia científica aplicável às áreas: científica, tecnológica, didática ou de ação social. A participação em programas de iniciação permite ao aluno uma complementação de sua formação, pois é por meio das pesquisas realizadas durante a iniciação que o aluno tem a oportunidade de ver a aplicação prática do que é ensinado em sala de aula. A concessão de bolsas a alunos envolvidos no desenvolvimento de projetos é uma forma de incentivar sua participação.

Saiba mais

Bolsas de Assistência Social

Um setor especial atende os alunos que necessitam de bolsas, apoiando seu ingresso no ensino superior, e também os alunos regularmente matriculados que possam ter dificuldades financeiras de se manter no curso. O objetivo é oferecer um local de apoio, orientação e acompanhamento da permanência na vida universitária. Venha conversar conosco se precisar!

Saiba mais

Júnior FEI

Administrada e constituída totalmente por alunos da graduação, um dos objetivos da Júnior FEI é envolver os alunos que são membros da empresa em projetos de inovação, tecnologia, gestão e desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Alunos de qualquer curso podem fazer parte da Junior FEI.

Confira mais informações no site da Jr. FEI

Pai

Programa de Apoio ao Ingressante

Especialmente para quem acaba de iniciar a vida acadêmica, a Instituição possui um programa que tem como principal objetivo estimular e orientar os novos alunos a encarar o ensino superior com responsabilidade e com muito mais confiança.

Saiba mais

Visite a FEI

Venha conhecer nossa infraestutura e tirar todas as suas dúvidas através de nossa visita monitorada.

Clique aqui e agende sua visita!

Mais Informações

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?






OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Mais informações