Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta
Reitor
Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - IFUSP (1987), sendo formado também em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP (1987). Mestrado em Física (1990) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1995) com estágio "sanduíche" na Universidade da Califórnia, San Diego (1993).
Professor Titular em regime de dedicação integral da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), exercendo desde agosto de 2015 a função de Coordenador da Agência FEI de Inovação-AGFEI. Foi Chefe do Departamento de Física da FEI entre janeiro de 2002 e setembro de 2012. Entre setembro de 2012 e maio de 2019 foi Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI (IPEI/FEI). Atuou durante vários anos como consultor de Educação a Distância para a Secretaria de Educação a Distância do MEC (SEED-MEC). Fez parte do banco de avaliadores de cursos e de instituições do INEP e é avaliador de cursos do Conselho Estadual de Educação-SP. Participou como consultor da CAPES para análise de projetos de diversos editais voltados à melhoria da educação básica, formação de professores, valorização das ciências e integração de alunos do ensino médio com o ensino superior.
Coordenou o projeto JOVEM, financiado pela FINEP, para valorização da engenharia junto a alunos do ensino médio. Coordenou o projeto financiado pelo CNPq para implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica, no Centro Universitário FEI, que se transformou na Agência FEI de Inovação. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, tendo publicado diversos artigos científicos. Desenvolve atualmente pesquisas sobre nanopartículas magnéticas, boretos de terras raras e transições de fase metal-isolante, atuando também nos seguintes temas: comportamento de materiais magnéticos, antiferromagnetismo, transições de fase magnéticas, ensino de física, ensino a distância, computadores no ensino, tecnologia educacional, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.