Mais Informações

Você deve concordar, antes de continuar.

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?






OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita

Programas e Projetos

RoboFEI

Se você se interessa por robótica, inteligência artificial e tecnologia avançada, a FEI pode ser a sua Universidade e o projeto RoboFEI o seu laboratório de estudos e desenvolvimento dessas tecnologias, que são consideradas grandes tendências do futuro.

Com um aprendizado que vai muito além dos ensinamentos da sala de aula, o contato dos alunos de graduação com os de mestrado e doutorado, e vice-versa, é um dos diferenciais desse projeto, pois, tem como objetivo criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico que perdura e gera resultados ao longo de anos. Não à toa, hoje a FEI possui um dos melhores desenvolvimentos em robótica móvel e inteligente do País, e este avanço é cada vez maior a cada ano que passa.

O projeto RoboFEI existe desde 2003, quando começou a desenvolver e aprimorar robôs que competiam nas categorias de futebol de robôs da IEEE e RoboCup. Hoje, o projeto agrupa estudantes de todos os níveis em um único lugar, aproximando alunos de graduação em Ciência da Computação, Eng. Elétrica, Automação e Controle, e Eng. Mecânica, aos resultados e avanços mais modernos e atuais em inteligência artificial e robótica.

Conheça mais detalhes dos Projetos que fazem parte do ROBOFEI:

Humanóide

Este robô com características humanas é projetado para jogar futebol de forma autônoma. Através de uma câmera integrada e programação previamente planejada, o robô deve calcular a distância de chute, espaço entre os adversários entre outros. Além de todo o aprendizado adquirido durante o desenvolvimento e programação do robô, os alunos participam de competições nacionais e internacionais, onde o desafio é, além de fazer gol, fazer com que os robôs andem, corram e chutem dinamicamente a bola, mantendo o equilíbrio, a percepção visual da bola, outros jogadores e o campo.

A Equipe RoboFEI é a atual Campeã Nacional de Futebol de Robôs nessa categoria.

Small Size

Nesta categoria, como o próprio nome diz, os robôs são pequenos e, assim como o Humanoide, jogam futebol. A dinâmica de jogo é diferente e mais planejada, além do campo e bola serem proporcionalmente menores devido ao tamanho dos robôs. Os robôs são controlados remotamente por um computador, mas sem intervenção humana. O computador processa a imagem de uma câmera de vídeo colocada acima do campo e comanda os robôs.

Nesta categoria a FEI venceu pela primeira vez o brasileiro Robocup em 2010, e mais 6 vezes seguidas (de 2010 a 2015). Essa equipe participa da Competição Mundial da RoboCup desde 2009, e o melhor resultado que tivemos foi em 2012, quando ficamos entre as 8 melhores equipes.

@Home

Tendência de futuro, os robôs de assistência doméstica serão importantíssimos para auxiliar pessoas em suas atividades cotidianas em uma casa, e requer pesquisas sobre a interação entre pessoas e robôs.

Com essa motivação as pesquisas de Interação Humano-Robô na FEI tiveram início em 2013 utilizando robôs fabricados e disponibilizados no mercado, com por exemplo, o AIBO (pet robot). Agregando o conhecimento adquirido pela equipe RoboFEI, em 2015 a equipe ROBOFE iniciou as pesquisas para criação de robôs autônomos para ambientes domésticos atendendo as regras da competição mundial ROBOCUP@HOME.

A robô HERA (HOME ENVIRONMENT ROBOT ASSISTANT) opera de maneira autônoma e inteligente em ambiente residencial, interagindo com pessoas, objetivos e equipamentos. HERA, segundo a mitologia grega era a rainha do Olimpo, conhecida também como a deusa protetora do casamento, da vida e da mulher, governava Olimpo ao lado do seu marido o Zeus.

A versão HERA do robô apresenta novos avanços em suas funcionalidades. Seu conjunto de sensores e componentes de software permitem personalização no processo interativo, sendo dedicado para executar tarefas de serviço em ambiente doméstico ou comercial.

Sua operação consiste em mapear ambientes, seguir pessoas, levar um visitante do ponto A para o Ponto B, indicando o nome dos ambientes por onde passar; além dessas funções, tem como objetivo também, ao receber comandos de voz ou conhecimento adquirido para identificar padrões como pessoas adoecidas, buscar remédio e água, além de monitorar a agenda de medicamentos.

A FEI compete na categoria RoboCup @Home desde 2015 e internacionalmente desde 2016. É Bi-Campeão Brasileiro e Latino-Americano (2016/17). Em 2022, conquistou também o título de 1º lugar na RoboCup 2022 internacional, sendo a atual campeã mundial.


Coordenadores

  • Prof. Dr. Flavio Tonidandel
  • Prof. Dr. Plinio Thomaz Aquino Junior
  • Prof. Dr. Reinaldo Augusto da Costa Bianchi

Competições


Mais informações
sobre o projeto