A evolução da tecnologia e da informática correm em ritmos assustadores. Porém, junto a esse avanço, existe um crescimento também na demanda por profissional de Computação. Só que muitas vagas geralmente não são preenchidas por falta de profissionais habilitados e qualificados. Atento a essa deficiência do mercado e principalmente às tendências de futuro nas áreas tecnológicas, o curso de bacharelado em Ciência da Computação do Centro Universitário FEI tem se moldado a cada ano justamente para atender a essa demanda.
Tecnologias que já são realidade nos dias atuais, como IoT (Internet das Coisas), interconectividade, inteligência artificial e tendências do futuro na área fazem parte da estrutura de ensino do curso da FEI, que tem entre alguns de seus objetivos formar profissionais aptos para trabalhar com desenvolvimento, definição e geração de programas de computador e projetos em Tecnologia da Informação, permitindo ao bacharel criar e gerir software para diversas áreas, como computação gráfica, comércio, indústria e entretenimento, além de aplicativos e plataformas computacionais.
Repleto de atividades práticas e projetos em laboratórios de alto nível, o aluno aprende tudo sobre o funcionamento de computadores e o desenvolvimento de grandes sistemas computacionais, alinhados ao que há de mais moderno e inovador no mundo da tecnologia móvel e interativa.
O curso ainda oferece a oportunidade de os alunos participarem de projetos de iniciação, que os introduzem na área de pesquisa científica ou tecnológica e possibilita o aprendizado prático, aumentando ainda mais o nível de conhecimento. Além disso, podem participar de competições como a RoboCup e a Maratona de Programação, eventos que reúnem os melhores programadores. São oportunidades de aprendizado extracurriculares que qualificam o aluno a atuar em diversas áreas da computação, sempre visando grandes sistemas computacionais com eficiência e usabilidade.
4 Estrelas
Campus São Bernardo do Campo
Entre os 20 melhores cursos do País e entre os 10 melhores do Estado de São Paulo
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Funções reais a valores reais. Domínio, gráfico e imagem. Funções polinomial de primeiro e segundo grau, modular, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Limites. Derivadas. Aplicações das derivadas
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Introdução e conceitos básicos de Algoritmos. Noções sobre bases de numeração (decimal, binária, hexadecimal). Noções sobre arquitetura básica de computador e memória principal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição. Modularização. Tipos de dados estruturados homogêneos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução à Computação e a Internet, Noção de Redes de Computadores, Estrutura Cliente-Servidor, Princípios e estrutura Web, Programação Script, Linguagem de marcação, Templates, tendências Web, API´s, paradigma MVC.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O sentido do trabalho humano: objetivo e subjetivo. Conceitos sociológicos para compreender a realidade social. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A Sociedade Globalizada: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais: menos organização e mais conectividade, trabalho material e imaterial, dilemas entre o público e o privado. Multiculturalismo e pluralidade: heranças culturais indígenas, africanas, europeias e asiáticas na cultura brasileira. A Revolução Informacional e a Sociedade em Rede. O Ócio criativo: trabalho e lazer. A Política Nacional de Informática. Novas Tecnologias de comunicação e informação e seu impacto sobre a cultura e a sociedade.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Linguagem, Texto Dissertativo, Organização de Ideias, Interpretação de texto e elaboração de resumos e fichamentos. Elaboração de textos técnicos, citações bibliográficas, Relações Sintáticas, Exposição Oral.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Integrais indefinidas. Métodos de integração. Integrais definidas e aplicações. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Diferenciabilidade, Plano Tangente, Gradiente, Máximos e mínimos de funções de duas variáveis reais. Multiplicadores de Lagrange. Coordenadas polares. Curvas parametrizadas. Conjunto de Nível.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Matrizes. Sistemas Lineares. Vetores. Bases. Mudança de bases. Produtos escalar, vetorial e misto e aplicações. Equações das retas e dos planos. Posição relativa. Distâncias.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Indução matemática, recursividade, definição de grafos: simples, completo, orientado, conexo e planar. Isomorfismo. Caminhos e circuitos. Subgrafos. Grafos eulerianos. Árvores. Grafos hamiltonianos. Coloração. Planaridade. Representação matricial de grafos, Grafos Infinitos. Modelagem de problema em grafos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Strings, recursividade, subprogramas e funções, ponteiros, alocação dinâmica, arquivos (texto e binário), passagem de parâmetros por referência, bibliotecas estáticas e compartilhadas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Cinemática Escalar e Vetorial, Leis de Newton, Trabalho e Energia, Conservação de Energia Campo e Potencial elétricos, magnetismo, grandezas elétricas, circuitos elétricos
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo: conceito e o método de conhecimento; a reflexão sobre a própria experiência (investigação existencial); a experiência elementar. Razão e Razoabilidade: conceito; a razão instrumental e o uso redutivo da razão; a certeza moral e o método de conhecimento por fé. A incidência da moralidade na dinâmica do conhecer: a unidade da pessoa (razão e sentimento); a hipótese de uma razão sem interferências. A experiência humana: eu-em-ação e o compromisso com a vida; a desproporção estrutural à resposta total e o eu como promessa.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Regra da Cadeia,. Significado do Gradiente, Derivadas Direcionais, Campos de Vetores, Coordenadas cilíndricas e esféricas. Matrizes Jacobianas. Integrais Múltiplas. Integral de Linha, Equações diferenciais ordinárias (EDO). Soluções de EDOs.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Introdução a programação orientada a objetos (POO), Conceitos e codificações de Classes e Objetos, Construtores, Encapsulamentos, Modificadores de acesso, introdução à UML; Heranças, polimorfismo, Agregação, Upcasting/Downcasting, sobrecarga de métodos, sobrecarga de construtor, classes abstratas, interfaces, sobrecarga de operadores, Metaclasses.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Funcionamento da Internet e sua estrutura física e lógica , topologias de rede, conceitos de protocolos, modelo OSI, redes locais, conceitos de comutação (switching) e organização de redes locais, redes sem fio, interconexões de redes, protocolo IP, roteamento IP, protocolos TCP/IP, introdução aos protocolos de aplicação web.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas Numéricos, Funções Booleanas, aritmética binária, representação numérica, minimização de funções, portas lógicas, multiplex e Demultiplex, Codificadores e Decodificadores. contadores, registradores, Circuitos Combinatórios. Minimização e Otimização de Funções Combinatórias. Análise e Síntese de Componentes Seqüenciais e de Memória. Circuitos Seqüenciais Síncronos e Assíncronos. Modelo de Máquinas de Estado Finito (FSM).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Ondas eletromagnéticas, óptica, quantização de energia, condutividade elétrica, semicondutores e condutividade térmica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Natureza do Ensino Social Cristão. O Princípio Personalista e a dignidade da Pessoa humana. Direitos humanos: fontes do direito e situação internacional. Questões de bioética à luz do princípio personalista. Princípio da Solidariedade: a dimensão pessoal e social da caridade; relação entre justiça e caridade. Princípio da Subsidiariedade: o papel do Estado e a importância dos organismos intermediários na sociedade. Liberdade religiosa como condição para a democracia. O valor da política e da participação para o aperfeiçoamento da democracia. Relações entre moral e economia. A questão do trabalho humano. A Solidariedade como critério para as relações econômicas e o desenvolvimento integral.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sequencias. Séries. Critérios de convergência. Séries de potência. Séries de Taylor. Séries de Fourier. Transformada de Fourier.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sistemas de Equações Lineares. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Somas Diretas. Transformações Lineares e Matrizes. Autovalores e Autovetores. Diagonalização. Espaços com Produto Interno. Números complexos e suas representações.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares. Zeros de funções. Interpolação. Mínimos quadrados. Integração numérica. Solução numérica de EDO. Aplicações de FFT.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Listas (Lineares, Ligadas, duplamente-ligadas, circulares), matrizes esparsas, Pilhas, Filas, Arvores Binárias, Árvores de Busca, Árvores Balanceadas, Implementação de Grafos, Hash Table e Heaps.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Fundamentos da computação móvel. Conceitos de computação ubíqua. Introdução à programação concorrente. Protocolos e plataformas em ambientes móveis. Computação embarcada. Ambientes e ferramentas para desenvolvimento de aplicações móveis.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Organização de Computadores: memórias, Unidades Centrais de Processamento, Entrada e Saída. Linguagens de Montagem. Mecanismos de Interrupção e Exceção. Barramento, Comunicação, Interface e Periféricos. Organização de Memória. Memória Auxiliar. Arquiteturas RISC. Pipeline. Paralelismo e Baixa Granularidade. Processadores Superescalares. Multiprocessadores. Multicomputadores. Arquiteturas Paralelas e não Convencionais. Programação de Microntroladores e Aplicações. Sistemas Embarcados.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Espaço amostral. Probabilidades. Análise combinatória. Distribuições de variáveis aleatórias discretas, unidimensional e bidimensional. Correlação. Distribuições de variáveis aleatórias contínuas. Distribuição normal. Amostragem. Estimação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Alfabetos, palavras, sentenças, linguagens, propriedades e operações. Classes de Linguagem e Hierarquia de Chomsky. Reconhecedores, Autômatos Finitos Determinísticos e Não-determinísticos, Autômatos de pilha. Conversão de tipos de Autômatos. Tipos de Gramática e operações. Máquina de Turing. Hierarquia de Chomsky. Tese de Church. Teorema da Incompletude de Godel.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Arquivos, Modelo de dados, SGDB, Álgebra e Cálculo Relacional, Banco de dados Relacional, Normalização, SQL, Data Mining e Data Warehouses.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Ética, Modelo de Processo de Software (RUP), Métodos Ágeis (XP, SCRUM),, Engenharia de Requisitos, Modelagem (Contexto, Interação, Estrutural e Comportamental) , Projeto de Arquitetura, teste de software e evolução de software.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Técnicas de Análise de Algoritmos (Big-Oh), Técnicas de desenvolvimento de algoritmos, Algoritmos de Ordenação, Busca de Padrões, Programação Dinâmica, Algoritmos para Grafos e Árvores, Introdução a complexidade de Algoritmos (Classes P e NP).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Serviços de rede IP (DHCP, DNS, HTTP, SMTP), gerenciamento de redes IP, qualidade de serviço em redes IP, redes multimídia, segurança em redes de computadores.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Construção de Modelos, Programação Linear (Método Gráfico; Simplex), programação inteira (Branch and Bound), Algoritmo de Transporte, Designação e Fluxo em Redes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Transformações 2D e 3D, Renderização de superfície e volumétrica, Modelos e algoritmos de Iluminação, Animação rígida e não-rígida, animação hierárquica. Projeções gráficas, Ambientes e Modelagens 3D, Curvas e superfícies, malhas triangulares, malhas de Delauney e algoritmos para navegação 3D. Sombreamento, Calibração de Câmeras. Simulação gráfica 3D, Simulação de fluídos. Colisão. Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Textura.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Indexação de arquivos, Banco de Dados Orientado a Objetos, hashing, transações, concorrência, Banco de Dados Paralelo, Banco de Dados Distribuído, Banco de Dados NoSQL, Storage, aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Compiladores e Interpretadores. Processo de Compilação. Análise Léxica, Sintática e Semântica. Tabelas de Símbolos. Esquemas de Tradução. Representação Intermediária. Geração e Otimização de Código.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conceito de processo. Gerência de processos. Comunicação. Gerenciamento de memória, Arquivos e de dispositivos de entrada e saída. Alocação de Recursos. Segurança de sistemas de arquivos. Sistema de correção de erros. Script Shell e Administração de Sistemas Operacionais. Conceito de Aplicativos e interface em diferentes sistemas operacionais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conceitos de Modelagem Orientada a Objetos, modelagem em UML, documentação de sistema.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Questão ambiental e a vida humana. Sociedade, Desenvolvimento e Meio ambiente. O Impacto das novas tecnologias para o meio ambiente. Eficiência energética. A Produção mais Limpa (P+L) e a Eco-eficiência. Logística reversa. A produção sustentável aplicando a Análise de Ciclo de Vida do Produto (ACV). Implantação de um Sistema de Gestão Integrada (SGI) das normas (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000). TI verde: definições conceituais. TI e a economia de baixo carbono. Diretivas europeias para restrição de substâncias perigosas e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (RoHS e WEEE). Certificação HSPM 080000 desenvolvida pela International Electrotechnical Commission (IEC). Design for Environment (DfE) e os softwares mais utilizados na ACV. Diretrizes para a rotulagem ambiental de produtos segundo a ISO 14.024, enfatizando-se o setor eletroeletrônico. Gestão para eficiência energética para o setor de TI. Programa brasileiro de conservação de energia elétrica. Cláusulas LEED (Green Building) para computação e tecnologia da informação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conceitos de Jogos, Planejamento e arquitetura básica, efeitos gráficos, Conceito de desenvolvimento de projetos de jogos. Tipos de jogos. Engines. Implementação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Computação distribuída: coordenação e sincronização de processos, exclusão mútua, difusão de mensagens; deadlocks; linhas de controle; Gerência e Comunicação entre processos. Sistemas Operacionais Distribuídos e baseados em Web.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Desenvolvimento de projeto ou pesquisa.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Reuso, Engenharia baseada em Componentes, Eng. De Software distribuído, Arquitetura orientada a serviços, software embutido, orientação a aspectos, patterns.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Modelagem, Planejamento, Decomposição de Tarefas, Gestão de Requisitos, Gestão de Configurações, Análise de Riscos, Principio de Melhorias, Maturidade de Software, Acompanhamento e Controle de Projeto, Qualidade, PMI, Gerência de Métodos Ágeis (XP, SCRUM), Modelos de Referencia (CMMI, MPS-BR), Gestão de Portfólio, Subcontratação, Ferramentas de Gestão de Projetos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Conhecimento, Lógica; Programação em lógica; Buscas heurísticas e para jogos, Planejamento, Aprendizado, Raciocínio Baseado em Casos, Redes Neurais, Logica Fuzzy, Algoritmos Genéticos ;Visão Computacional; conceitos em robótica; robótica móvel; aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Implementação de Projeto ou pesquisa com apresentação de relatório final e protótipo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Desenvolvimento de produtos e serviços, Inovação tecnológica; Desenvolvimento Econômico; Competitividade Empresarial; Ambientes; Sistemas Institucionais; Estratégias aplicadas a Planos de Negócios; Estudos de Casos
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Princípios de Segurança; Segurança Preventiva; Ameaças; criptografia; segurança em rede; Testes de Segurança
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução à Modelagem e Simulação, Teoria de Filas; Avaliação de desempenho; confiabilidade. Validação e Verificação, Técnicas e Critérios, Testes: Funcional, Baseado em Modelos, estrutural, de mutação, Orientado Objetos e componentes, de aspectos, de aplicação web.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Qualidade em IHC, Abordagens Teóricas em IHC, Processos de Design, Identificação de Necessidades dos Usuários e Requisitos, Perfil do Usuário e Análise de Tarefas, Princípios e Diretrizes para o Design. Planejamento e Métodos de Avaliação de IHC.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Sistemas de Informação e sua inserção na estrutura organizacional; alinhamento da T.I. no plano estratégico corporativo; Governança Corporativa e Metodologia COBIT; Metodologia ITIL; Modelo SWOT; Modelos das 5 forças Competitivas e Cadeia de Valor; Gestão de Recursos Humanos; Sistemas Integrados e Impactos no negócio.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O âmbito da ética: modernidade, dilemas e perspectivas - relações étnico-raciais, discriminação, xenofobia. Ética da Lei Natural: a percepção dos valores morais comuns. Fundamentos da Lei Natural: natureza, pessoa e liberdade. A opção fundamental e os comportamentos concretos. A Lei Natural e a sociedade: direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Funções reais a valores reais. Domínio, gráfico e imagem. Funções polinomial de primeiro e segundo grau, modular, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Limites. Derivadas. Aplicações das derivadas
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Introdução e conceitos básicos de Algoritmos. Noções sobre bases de numeração (decimal, binária, hexadecimal). Noções sobre arquitetura básica de computador e memória principal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição. Modularização. Tipos de dados estruturados homogêneos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução à Computação e a Internet, Noção de Redes de Computadores, Estrutura Cliente-Servidor, Princípios e estrutura Web, Programação Script, Linguagem de marcação, Templates, tendências Web, API´s, paradigma MVC.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O sentido do trabalho humano: objetivo e subjetivo. Conceitos sociológicos para compreender a realidade social. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A Sociedade Globalizada: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais: menos organização e mais conectividade, trabalho material e imaterial, dilemas entre o público e o privado. Multiculturalismo e pluralidade: heranças culturais indígenas, africanas, europeias e asiáticas na cultura brasileira. A Revolução Informacional e a Sociedade em Rede. O Ócio criativo: trabalho e lazer. A Política Nacional de Informática. Novas Tecnologias de comunicação e informação e seu impacto sobre a cultura e a sociedade.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Linguagem, Texto Dissertativo, Organização de Ideias, Interpretação de texto e elaboração de resumos e fichamentos. Elaboração de textos técnicos, citações bibliográficas, Relações Sintáticas, Exposição Oral.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Integrais indefinidas. Métodos de integração. Integrais definidas e aplicações. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Diferenciabilidade, Plano Tangente, Gradiente, Máximos e mínimos de funções de duas variáveis reais. Multiplicadores de Lagrange. Coordenadas polares. Curvas parametrizadas. Conjunto de Nível.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Matrizes. Sistemas Lineares. Vetores. Bases. Mudança de bases. Produtos escalar, vetorial e misto e aplicações. Equações das retas e dos planos. Posição relativa. Distâncias.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Indução matemática, recursividade, definição de grafos: simples, completo, orientado, conexo e planar. Isomorfismo. Caminhos e circuitos. Subgrafos. Grafos eulerianos. Árvores. Grafos hamiltonianos. Coloração. Planaridade. Representação matricial de grafos, Grafos Infinitos. Modelagem de problema em grafos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Strings, recursividade, subprogramas e funções, ponteiros, alocação dinâmica, arquivos (texto e binário), passagem de parâmetros por referência, bibliotecas estáticas e compartilhadas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Cinemática Escalar e Vetorial, Leis de Newton, Trabalho e Energia, Conservação de Energia Campo e Potencial elétricos, magnetismo, grandezas elétricas, circuitos elétricos
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo: conceito e o método de conhecimento; a reflexão sobre a própria experiência (investigação existencial); a experiência elementar. Razão e Razoabilidade: conceito; a razão instrumental e o uso redutivo da razão; a certeza moral e o método de conhecimento por fé. A incidência da moralidade na dinâmica do conhecer: a unidade da pessoa (razão e sentimento); a hipótese de uma razão sem interferências. A experiência humana: eu-em-ação e o compromisso com a vida; a desproporção estrutural à resposta total e o eu como promessa.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Regra da Cadeia,. Significado do Gradiente, Derivadas Direcionais, Campos de Vetores, Coordenadas cilíndricas e esféricas. Matrizes Jacobianas. Integrais Múltiplas. Integral de Linha, Equações diferenciais ordinárias (EDO). Soluções de EDOs.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Introdução a programação orientada a objetos (POO), Conceitos e codificações de Classes e Objetos, Construtores, Encapsulamentos, Modificadores de acesso, introdução à UML; Heranças, polimorfismo, Agregação, Upcasting/Downcasting, sobrecarga de métodos, sobrecarga de construtor, classes abstratas, interfaces, sobrecarga de operadores, Metaclasses.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Funcionamento da Internet e sua estrutura física e lógica , topologias de rede, conceitos de protocolos, modelo OSI, redes locais, conceitos de comutação (switching) e organização de redes locais, redes sem fio, interconexões de redes, protocolo IP, roteamento IP, protocolos TCP/IP, introdução aos protocolos de aplicação web.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas Numéricos, Funções Booleanas, aritmética binária, representação numérica, minimização de funções, portas lógicas, multiplex e Demultiplex, Codificadores e Decodificadores. contadores, registradores, Circuitos Combinatórios. Minimização e Otimização de Funções Combinatórias. Análise e Síntese de Componentes Seqüenciais e de Memória. Circuitos Seqüenciais Síncronos e Assíncronos. Modelo de Máquinas de Estado Finito (FSM).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Ondas eletromagnéticas, óptica, quantização de energia, condutividade elétrica, semicondutores e condutividade térmica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Natureza do Ensino Social Cristão. O Princípio Personalista e a dignidade da Pessoa humana. Direitos humanos: fontes do direito e situação internacional. Questões de bioética à luz do princípio personalista. Princípio da Solidariedade: a dimensão pessoal e social da caridade; relação entre justiça e caridade. Princípio da Subsidiariedade: o papel do Estado e a importância dos organismos intermediários na sociedade. Liberdade religiosa como condição para a democracia. O valor da política e da participação para o aperfeiçoamento da democracia. Relações entre moral e economia. A questão do trabalho humano. A Solidariedade como critério para as relações econômicas e o desenvolvimento integral.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sequencias. Séries. Critérios de convergência. Séries de potência. Séries de Taylor. Séries de Fourier. Transformada de Fourier.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sistemas de Equações Lineares. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Somas Diretas. Transformações Lineares e Matrizes. Autovalores e Autovetores. Diagonalização. Espaços com Produto Interno. Números complexos e suas representações.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares. Zeros de funções. Interpolação. Mínimos quadrados. Integração numérica. Solução numérica de EDO. Aplicações de FFT.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Listas (Lineares, Ligadas, duplamente-ligadas, circulares), matrizes esparsas, Pilhas, Filas, Arvores Binárias, Árvores de Busca, Árvores Balanceadas, Implementação de Grafos, Hash Table e Heaps.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Fundamentos da computação móvel. Conceitos de computação ubíqua. Introdução à programação concorrente. Protocolos e plataformas em ambientes móveis. Computação embarcada. Ambientes e ferramentas para desenvolvimento de aplicações móveis.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Organização de Computadores: memórias, Unidades Centrais de Processamento, Entrada e Saída. Linguagens de Montagem. Mecanismos de Interrupção e Exceção. Barramento, Comunicação, Interface e Periféricos. Organização de Memória. Memória Auxiliar. Arquiteturas RISC. Pipeline. Paralelismo e Baixa Granularidade. Processadores Superescalares. Multiprocessadores. Multicomputadores. Arquiteturas Paralelas e não Convencionais. Programação de Microntroladores e Aplicações. Sistemas Embarcados.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Espaço amostral. Probabilidades. Análise combinatória. Distribuições de variáveis aleatórias discretas, unidimensional e bidimensional. Correlação. Distribuições de variáveis aleatórias contínuas. Distribuição normal. Amostragem. Estimação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Alfabetos, palavras, sentenças, linguagens, propriedades e operações. Classes de Linguagem e Hierarquia de Chomsky. Reconhecedores, Autômatos Finitos Determinísticos e Não-determinísticos, Autômatos de pilha. Conversão de tipos de Autômatos. Tipos de Gramática e operações. Máquina de Turing. Hierarquia de Chomsky. Tese de Church. Teorema da Incompletude de Godel.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Arquivos, Modelo de dados, SGDB, Álgebra e Cálculo Relacional, Banco de dados Relacional, Normalização, SQL, Data Mining e Data Warehouses.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Ética, Modelo de Processo de Software (RUP), Métodos Ágeis (XP, SCRUM),, Engenharia de Requisitos, Modelagem (Contexto, Interação, Estrutural e Comportamental) , Projeto de Arquitetura, teste de software e evolução de software.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Técnicas de Análise de Algoritmos (Big-Oh), Técnicas de desenvolvimento de algoritmos, Algoritmos de Ordenação, Busca de Padrões, Programação Dinâmica, Algoritmos para Grafos e Árvores, Introdução a complexidade de Algoritmos (Classes P e NP).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Serviços de rede IP (DHCP, DNS, HTTP, SMTP), gerenciamento de redes IP, qualidade de serviço em redes IP, redes multimídia, segurança em redes de computadores.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Construção de Modelos, Programação Linear (Método Gráfico; Simplex), programação inteira (Branch and Bound), Algoritmo de Transporte, Designação e Fluxo em Redes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Transformações 2D e 3D, Renderização de superfície e volumétrica, Modelos e algoritmos de Iluminação, Animação rígida e não-rígida, animação hierárquica. Projeções gráficas, Ambientes e Modelagens 3D, Curvas e superfícies, malhas triangulares, malhas de Delauney e algoritmos para navegação 3D. Sombreamento, Calibração de Câmeras. Simulação gráfica 3D, Simulação de fluídos. Colisão. Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Textura.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Indexação de arquivos, Banco de Dados Orientado a Objetos, hashing, transações, concorrência, Banco de Dados Paralelo, Banco de Dados Distribuído, Banco de Dados NoSQL, Storage, aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Compiladores e Interpretadores. Processo de Compilação. Análise Léxica, Sintática e Semântica. Tabelas de Símbolos. Esquemas de Tradução. Representação Intermediária. Geração e Otimização de Código.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conceito de processo. Gerência de processos. Comunicação. Gerenciamento de memória, Arquivos e de dispositivos de entrada e saída. Alocação de Recursos. Segurança de sistemas de arquivos. Sistema de correção de erros. Script Shell e Administração de Sistemas Operacionais. Conceito de Aplicativos e interface em diferentes sistemas operacionais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conceitos de Modelagem Orientada a Objetos, modelagem em UML, documentação de sistema.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Questão ambiental e a vida humana. Sociedade, Desenvolvimento e Meio ambiente. O Impacto das novas tecnologias para o meio ambiente. Eficiência energética. A Produção mais Limpa (P+L) e a Eco-eficiência. Logística reversa. A produção sustentável aplicando a Análise de Ciclo de Vida do Produto (ACV). Implantação de um Sistema de Gestão Integrada (SGI) das normas (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000). TI verde: definições conceituais. TI e a economia de baixo carbono. Diretivas europeias para restrição de substâncias perigosas e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (RoHS e WEEE). Certificação HSPM 080000 desenvolvida pela International Electrotechnical Commission (IEC). Design for Environment (DfE) e os softwares mais utilizados na ACV. Diretrizes para a rotulagem ambiental de produtos segundo a ISO 14.024, enfatizando-se o setor eletroeletrônico. Gestão para eficiência energética para o setor de TI. Programa brasileiro de conservação de energia elétrica. Cláusulas LEED (Green Building) para computação e tecnologia da informação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conceitos de Jogos, Planejamento e arquitetura básica, efeitos gráficos, Conceito de desenvolvimento de projetos de jogos. Tipos de jogos. Engines. Implementação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Computação distribuída: coordenação e sincronização de processos, exclusão mútua, difusão de mensagens; deadlocks; linhas de controle; Gerência e Comunicação entre processos. Sistemas Operacionais Distribuídos e baseados em Web.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Desenvolvimento de projeto ou pesquisa.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Reuso, Engenharia baseada em Componentes, Eng. De Software distribuído, Arquitetura orientada a serviços, software embutido, orientação a aspectos, patterns.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Modelagem, Planejamento, Decomposição de Tarefas, Gestão de Requisitos, Gestão de Configurações, Análise de Riscos, Principio de Melhorias, Maturidade de Software, Acompanhamento e Controle de Projeto, Qualidade, PMI, Gerência de Métodos Ágeis (XP, SCRUM), Modelos de Referencia (CMMI, MPS-BR), Gestão de Portfólio, Subcontratação, Ferramentas de Gestão de Projetos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Conhecimento, Lógica; Programação em lógica; Buscas heurísticas e para jogos, Planejamento, Aprendizado, Raciocínio Baseado em Casos, Redes Neurais, Logica Fuzzy, Algoritmos Genéticos ;Visão Computacional; conceitos em robótica; robótica móvel; aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Implementação de Projeto ou pesquisa com apresentação de relatório final e protótipo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Desenvolvimento de produtos e serviços, Inovação tecnológica; Desenvolvimento Econômico; Competitividade Empresarial; Ambientes; Sistemas Institucionais; Estratégias aplicadas a Planos de Negócios; Estudos de Casos
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Princípios de Segurança; Segurança Preventiva; Ameaças; criptografia; segurança em rede; Testes de Segurança
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução à Modelagem e Simulação, Teoria de Filas; Avaliação de desempenho; confiabilidade. Validação e Verificação, Técnicas e Critérios, Testes: Funcional, Baseado em Modelos, estrutural, de mutação, Orientado Objetos e componentes, de aspectos, de aplicação web.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Qualidade em IHC, Abordagens Teóricas em IHC, Processos de Design, Identificação de Necessidades dos Usuários e Requisitos, Perfil do Usuário e Análise de Tarefas, Princípios e Diretrizes para o Design. Planejamento e Métodos de Avaliação de IHC.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Sistemas de Informação e sua inserção na estrutura organizacional; alinhamento da T.I. no plano estratégico corporativo; Governança Corporativa e Metodologia COBIT; Metodologia ITIL; Modelo SWOT; Modelos das 5 forças Competitivas e Cadeia de Valor; Gestão de Recursos Humanos; Sistemas Integrados e Impactos no negócio.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O âmbito da ética: modernidade, dilemas e perspectivas - relações étnico-raciais, discriminação, xenofobia. Ética da Lei Natural: a percepção dos valores morais comuns. Fundamentos da Lei Natural: natureza, pessoa e liberdade. A opção fundamental e os comportamentos concretos. A Lei Natural e a sociedade: direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.
Nota: para alunos ingressantes a partir de 2023. Algumas disciplinas do currículo formam um itinerário extensionistas - unidades curriculares de extensão, atendendo as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira (Resolução nº 7, de 18/12/2018, do Ministério da Educação e Cultura/Conselho Nacional de Educação).
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Arquiteturas; Modelo Entidade-Relacionamento; Modelo Relacional; Álgebra Relacional; SQL; Normalização; CRUD em Bancos de Dados Não-Relacionais; Ciclo de vida do dado; Carreira em Dados; Arquitetura de um pipeline de dados.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), conceitos de análise exploratória de dados, estruturação de problemas.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Introdução e conceitos básicos de Algoritmos. Noções sobre arquitetura básica de computador e memória principal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, relacionais e lógicos. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição. Modularização (Funções e Procedimentos). Introdução às estruturas de dados. Manipulação de Arquivos. Strings. Introdução à Interface Gráfica do Usuário.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Introdução à Internet. Noções básicas de redes de computadores. Estrutura Cliente-Servidor. Desnvolimento front-end: linguagem de marcação, linguagem de estilo e programação script. Desenvolvimento back-end: servidores, páginas estáticas e dinâmicas, templates, integração com bancos de dados. Introdução às APIs. Introdução ao paradigma MVC. Introdução aos micro-serviços.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Principais conceitos sociológicos. Trabalho objetivo e subjetivo. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A quarta revolução industrial: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais. Estado e políticas de inserção social. Desigualdades, conflitos sociais, identidade e diversidade. Multiculturalismo e pluralidade.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Conversão de relações descritas em linguagem natural (propostas de problemas) para a forma de expressões matemáticas e lógicas (modelos matemáticos) utilizando Funções Básicas (Conceituação, representação, domínio e imagem, principais funções). Desenvolvimento de soluções em ambiente computacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO), Conceitos de Classes e Objetos, Construtores, Encapsulamentos, Herança, Polimorfismo, Upcasting/Downcasting, Sobrecargas, Classes Abstratas, Interfaces; Introdução à UML; Princípios de Arquitetura de Software e Design de Sistemas; Padrões de Projeto (Design Patterns); Arquiteturas MVC e MVVM; Refatoração de Código e Melhoria Contínua; Versionamento de Código e Controle de versão.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Estruturação de problemas, desenvolvimento de softwares, aplicativos, análise e validação de resultados.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Algoritmos Recursivos; Backtracking; Branch and Bound; Técnica de Divisão e Conquista; Técnica de Programação Dinâmica; Técnica de Programação Gulosa; Força Bruta; Algortimos Aleatórios; Boas Práticas de Programação; Uso de estrutura de dados para solução de problemas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Leitura e interpretação de texto: Linguagem e ideologia (intencionalidade, situação comunicacional e público-alvo); Informação e Pensamento crítico (fake news, credibilidade das informações, distinção entre fatos e opiniões); Leitura de gêneros textuais variados e exercícios de interpretação; Correlação e análise de informações de fontes distintas; Comunicação nas redes sociais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Limites: Conceituação, aproximação numérica e exploração algébrica em casos de indeterminação. Derivadas e conceito de Integral: Taxa de Variação Média, derivada com a noção de limite e Teorema do Valor Médio, cálculo de derivadas. Problemas de otimização. Noção intuitiva de integração. Integrais indefinidas. Métodos de integração. Integrais definidas e aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Matrizes. Sistemas Lineares. Vetores. Bases. Mudança de bases. Produtos escalar, vetorial e misto e aplicações. Equações das retas e dos planos. Posição relativa. Distâncias.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 4 Práticas
Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO), Conceitos de Classes e Objetos, Construtores, Encapsulamentos, Herança, Polimorfismo, Upcasting/Downcasting, Sobrecargas, Classes Abstratas, Interfaces; Introdução à UML; Princípios de Arquitetura de Software e Design de Sistemas; Padrões de Projeto (Design Patterns); Arquiteturas MVC e MVVM; Refatoração de Código e Melhoria Contínua; Versionamento de Código e Controle de versão.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Fundamentos UX e design centrado no usuário; Princípios de design de interfaces e usabilidade; Arquitetura da informação; Ferramentas e técnicas de prototipação e wireframing; Desenvolvimento front-end utilizando HTML, CSS e JavaScript; Responsividade e acessibilidade; Introdução aos frameworks front-end (ex: React, Angular, Vue.js);
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Concepção de Pessoa. Dignidade Humana e Direitos Humanos. Autoconhecimento. Critérios de discernimento para ações individuais ou sociais. Pessoa e Comunidade. Tecnologia e poder: o papel dos organismos sociais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Funcionamento da Internet e sua estrutura física e lógica, topologias de rede, conceitos de protocolos, modelo OSI, redes locais, conceitos de comutação (switching) e organização de redes locais, redes sem fio, interconexões de redes, protocolo IP, roteamento IP, protocolos TCP/IP, introdução aos protocolos de aplicação web.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais. Subespaços Vetoriais. Bases e Dimensões. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Espaços Vetoriais com Produto Interno. Aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Diferenciabilidade, Plano Tangente, Gradiente, Máximos e mínimos de funções de duas variáveis reais. Multiplicadores de Lagrange.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Arrays, listas, pilhas, filas, estruturas lineares, estruturas não lineares, árvores binárias, árvores de busca binária, árvores balanceadas (AVL, Rubro-Negras), representação de grafos, algoritmos de busca (DFS, BFS), árvores de abrangência mínima (MST), caminhos mais curtos (Dijkstra, Bellman-Ford), Heaps, Hash, Árvores ortogonais, Manipulação de Dados em memória e discos, Estruturas de dados persistentes, Otimização e Desempenho.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Processos de desenvolvimento de software (cascata, incremental, ágil); Gerenciamento de requisitos: elicitação, análise, especificação e validação; Técnicas de modelagem e documentação de software; Práticas de garantia de qualidade e teste de software; gerenciamento de configuração e mudanças.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Representação de Conhecimento. Lógica proposicional e de primeira ordem. Busca Cega e Heurística. Planejamento. Aprendizado indutivo. Problemas de Satisfação de Restrições. Raciocínio Baseado em Casos. Raciocínio Probabilístico: Redes Bayesianas, Modelos de Markov e Filtros Probabilísticos.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Introdução à Computação e a Internet, Noção de Redes de Computadores, Estrutura Cliente-Servidor, Princípios e estrutura Web, Programação Script, Linguagem de marcação, Templates, tendências Web, API´s, paradigma MVC.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A questão ambiental e a vida humana. Teoria Ecológica: Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente. O Impacto das novas tecnologias. Eficiência energética. Produção Mais Limpa. Eco eficiência. Logística reversa. Produção sustentável e Análise de Ciclo de Vida do Produto. Normas e Certificações.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução às equações diferenciais ordinárias. Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem. Equações diferenciais ordinárias lineares de segunda ordem homogêneas e não homogêneas. Sequências numéricas. Séries numéricas. Séries de potências: intervalo de convergência, série de Taylor e série de MacLaurin. Série de Fourier
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares: métodos exatos e iterativos. Zeros de funções. Método de Newton-Raphson. Aproximação de funções. Método dos mínimos quadrados. Interpolação. Método de Lagrange. Integração numérica. Introdução à simulação Monte Carlo em Python. Equações diferenciais por métodos numéricos.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Tipos de Armazenamento; RAID; Indexação de arquivos; Tipos de índices; Planos de Consulta; Otimizações de Consulta utilizando índices; Cláusulas SQL e heurísticas; Transações; Concorrência.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Qualidade em IHC, Abordagens Teóricas em IHC, Processos de Design, Identificação de Necessidades dos Usuários e Requisitos, Perfil do Usuário e Análise de Tarefas, Princípios e Diretrizes para o Design. Planejamento e Métodos de Avaliação de IHC.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Processo de Compilação. Análise Léxica, Sintática e Semântica. Tabelas de Símbolos. Esquemas de Tradução. Representação Intermediária. Geração e Otimização de Código.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Introdução à Internet das Coisas e seu panorama atual; Obtenção de dados em IoT; Conectando coisas; Protocolos de rede e Internet para aplicações em IoT; Tratamento de dados de sensores; Segurança e privacidade em nível de IoT; Desenvolvimento de aplicações para cidades inteligentes
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Fundamentos SO; Gerenciamento de processos e threads; Gerenciamento de memória; Sistemas de arquivos; Entrada e saída de dados; Sincronização e concorrência entre processos; Segurança de sistemas operacionais; Virtualização.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Diferenças entre registro oral e registro escrito; Progressão e organização de ideias; Gêneros textuais e textos técnicos (ABNT); Fontes de pesquisa e análise de informações; Citações, paráfrases e noção de plágio; Elementos de retórica e estratégias argumentativas; Elaboração de apresentação oral.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Probabilidade. Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuição Conjunta de Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuições de Variáveis Discretas: Binomial e Poisson. Distribuições de Variáveis Aleatórias Contínuas: Normal e Exponencial. Teorema de Bayes, Amostragens probabilísticas e não probabilísticas, Distribuições Amostrais. Intervalos de Confiança. Testes de Hipóteses para a Média e a Proporção. Correlação e Regressão. Teste de Qui-Quadrado. Análise de Variância. Design de Experimentos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceito, estrutura e análise das principais demonstrações contábeis brasileiras. Análise Vertical e Análise Horizontal das demonstrações contábeis. Análise dos principais indicadores financeiros: rentabilidade, endividamento, liquidez, capital giro e índices de atividade.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Notação Assintótica; Divisão e Conquista; Recorrência e Recursividade; Algoritmos de ordenação; Algoritmos em Grafos; Programação Dinâmica; Algoritmos Gulosos; classes de complexidade; Problemas NP-Completos.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Fundamentos; Tipos de teste: unitário, integração, sistema, aceitação, regressão; Estratégias de teste: caixa-preta, caixa-branca; Automação de teste; Ferramentas e frameworks de teste; Relatórios e análise de resultados de teste.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Buscas; Representação de Conhecimento; Lógica Proposicional e de Primeira Ordem; Aprendizado Supervisionado e não-supervisionado; Redes Neurais, Logica Fuzzy, Algoritmos Genéticos; Visão Computacional; IA Generativa
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Computação distribuída: coordenação e sincronização de processos, exclusão mútua, difusão de mensagens; deadlocks; nomeação de processos; Sistemas de Arquivos Distribuídos; Consistência e Replicação; Gerência e Comunicação entre processos. Sistemas Operacionais Distribuídos e baseados em Web.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O âmbito da ética. Relações étnico-raciais, discriminação e xenofobia. Ética da Lei Natural. Fundamentos da Lei Natural. A opção fundamental e os comportamentos concretos. Direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos Fundamentais de Inovação e Sustentabilidade. Megatendências e ODS. Empreendedorismo Corporativo, Novos Negócios e Social. Retomada da Teoria do Effectuation. Panorama das Startups no Brasil e mundo. Tendências e oportunidades. Diferentes Fundos de investimento. Fomento público (PIPE FAPESP). O ecossistema empreendedor ¿ relações entre startups e grandes corporações. Inovação aberta e impactos na cadeia de valor. Casos relevantes de startups inovadoras e sustentáveis. Compreender o ecossistema de investidores privados para startups.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Metodologia Científica, introdução à projetos e pesquisa.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Fundamentos; Planejamento e estimativa; Estruturação de equipes de desenvolvimento; Métodos ágeis de gestão de projetos (Scrum, Kanban); Monitoramento e controle de projetos; Gestão de requisitos e mudanças
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Transformações Geométricas, Curvas e Superfícies, Calibração de Câmeras e Registro de Imagens, Programação em Placas Gráficas, Modelos de Iluminação, Animação 2D e 3D, Mapeamento de Texturas, IA aplicada à Reconstrução 3D de superfícies, Ray Tracing, Sombreamento, Realidade Virtual e Aumentada.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Definições para Computação em Nuvem: Abordagem geral de computação em nuvem e sua aplicabilidade para o desenvolvimento de aplicações distribuídas. Vertentes de computação em nuvem: software, plataforma, infraestrutura como serviços, entre outras. Definições para Arquiteturas Orientadas a Serviços ¿ SOA e Web Services; Implantação de aplicações na nuvem focada em dados e machine learning; Princípios Gerais e tipos de Virtualização: Introdução, características e tipos de virtualizadores, vantagens e desvantagens. Gerenciamento de Recursos na Nuvem: Desafios e soluções que envolvem o escalonamento, provisionamento e migração de recursos na nuvem focados em dados e machine learning. Boas Práticas de Codificação; Desenvolvimento com Gerência de Configuração e Controle de Versões (GitHub);
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conceitos desenvolvimento de jogos digitais; Ferramentas e motores de jogo (Unity, Unreal Engine); Design de jogos e narrativa interativa; Gráficos e animações em jogos; Programação de jogos: física, controle de personagens, lógica de jogo;
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Princípios de Segurança; Segurança Preventiva; Ameaças; criptografia; segurança em rede; Testes de Segurança
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Modelos de gestão de pessoas. Gestão por competências. Gestão dos subsistemas de RH (atração e retenção; desenvolvimento de pessoas; gestão de desempenho; sistemas de recompensa; mobilidade e sucessão de talentos; people analytics). Liderança e Gestão de times de alto desempenho. Tendências e desafios em Gestão de Pessoas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Desenvolvimento de projetos e pesquisa.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Realizações físicas e representações matemáticas de qubits. Superposição, medição, probabilidades e emaranhamento. Evolução temporal, operadores unitários e portas quânticas. Princípio de Church-Turing-Deutsch, noções de complexidade computacional e vantagem quântica. Circuitos e algoritmos quânticos fundamentais, SDKs e linguagens de programação quântica. Descoerência, mitigação e correção quântica de erros, tolerância a falhas. Comunicação quântica e criptografias quântica e pós-quântica. Simulação quântica, otimização e Quantum Machine Learning.
A Ciência da Computação é uma área que só evolui e cada vez mais faz parte do nosso cotidiano. Talvez esta seja uma das principais razões para ela estar sempre na moda e ser pouco ou nada atingida por crises financeiras ou políticas. Isso gera empregabilidade, e atrai mais e mais jovens.
• Ciência da Computação tem espaço tanto para o trabalho colaborativo quanto para o esforço individual Quem trabalha com computação pode trabalhar tanto individualmente quanto em grupo. É cada vez maior o número de ferramentas que facilitam esse processo. |
• A Ciência da Computação é a diferença Computação e inovacão andam de mãos dadas. É praticamente impossível hoje em dia, pensarmos em algo novo, revolucionário, que não envolva um mundo digital. |
• Permite resolver problemas complexos e desafiadores A Ciência da Computação é uma área que oferece possibilidades gratificantes e desafiadoras para cada vez mais pessoas, não importa mais onde estejam e o que fazem. O computador une todo mundo. |
• Ciência da Computação oferece várias carreiras promissoras As carreiras na área de Ciência da Computação estão entre as mais bem pagas e com maior retorno de satisfação. Para quem trabalha com computação nunca há crise. |
• Empregos em computação são abundantes Em qualquer lugar do mundo, empregos na área de computação são uma demanda. Qualquer país que quer se modernizar, quer investir em tecnologia computacional. |
• É mais fácil trabalhar em casa com a mesma produtividade Trabalhar no estilo home-office é um costume moderno, só reservado a quem é muito competente e entende de computação. |
• Ciência da Computação tem espaço para o trabalho colaborativo quanto para o esforço individual Quem trabalha com computação pode trabalhar tanto individualmente quanto em grupo. É cada vez maior o número de ferramentas que facilitam esse processo. |
• Versatilidade de projetos e objetivos Quem trabalha com computação pode, de tempos em tempos, mudar a àrea de atuação, uma vez que seus conhecimentos são aplicados em todo lugar. |
• A inteligência artificial e robótica se destacarão cada vez mais Se você gosta de Inteligência Artificial e Robótica, e não quer ser engenheiro, ainda assim pode trabalhar com essas duas áreas que irão dominar as próximas décadas. Você pode ser quem trabalha em computação por de trás dessas áreas fascinantes. |
• Um mundo cada vez mais inteligente Cada vez mais o mundo está ficando automatizado, isso força o surgimento de novas, complexas e fascinates áreas, com problemas específicos. É o mercado de trabalho se ampliando cada vez mais. |
O mercado de trabalho para o bacharel em Ciência da Computação, bem como para cursos envolvidos com TI (Tecnologia da Informação), não poderia estar melhor. Há muitas ofertas de empregos e essas vagas, geralmente, não conseguem ser totalmente preenchidas por falta de profissionais habilitados. Nossos alunos têm sido admitidos, em grande parte, por empresas prestadoras de serviços em TI, do ramo de desenvolvimento de softwares, consultoria e também por empresas que não são diretamente ligadas à computação, mas que absorvem profissionais para seus departamentos de TI e processamento de dados. O mercado também está propício para o egresso de Ciência da Computação que tem o perfil empreendedor. Empresas de desenvolvimento de aplicativos para mobile, serviços de automação digital ou mesmo start-ups disruptivas com soluções em softwares criativos e inovadores, são muito bem-vindas no mercado atual e por vezes tomam lugar de destaque no mundo corporativo.
De fato, por ter um campo de atuação amplo, o bacharel em Ciência da Computação pode trabalhar, entre muitas posições, como desenvolvedor de softwares, analista de sistemas, gerente de projetos em TI, ou ser dono da sua própria empresa de software, além de prestar consultoria ou serviços de informática. Embora haja um vasto campo com diversas ofertas de emprego, somente profissionais com conhecimentos sólidos e abrangentes, que sejam proativos e que saibam trabalhar e liderar grupos, conseguem essas vagas ou criar empresas inovadoras. Grande parte de nossos alunos tem tido sucesso neste mercado que, embora cada vez mais aberto, também se torna cada vez mais exigente. Em suma, o mercado em TI está em alta – há muitas vagas, poucos bons profissionais e perspectivas de um futuro promissor e importante para o desenvolvimento brasileiro e mundial. Vale muito a pena seguir a carreira de T.I., fazer o curso de Ciência da Computação da FEI e se tornar, não só protagonista do próprio futuro, como também ajudar a revolucionar o mundo com ideias e soluções criativas e inovadoras.
O Centro Universitário FEI mantém acordos de cooperação com instituições estrangeiras, que permitem aos alunos a formação técnica e multicultural exigida pelo mercado global, além de parcerias e programas de mobilidade acadêmica para a realização de intercâmbios.
Os programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Iniciação Didática e de Ações Sociais de Extensão visam iniciar alunos de bom rendimento acadêmico na metodologia científica aplicável às áreas: científica, tecnológica, didática ou de ação social.
Administrada e constituída totalmente por alunos da graduação, um dos objetivos da Júnior FEI é envolver os alunos que são membros da empresa em projetos de inovação, tecnologia, gestão e desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Alunos de qualquer curso podem fazer parte da Junior FEI.
Conheça mais sobre o curso de Ciência da Computação da FEI.
Veja algumas matérias da FEI sobre Ciência da Computação
Curso Noturno | ||
---|---|---|
Segunda a Sexta-feira | 19h10 às 22h40 | |
Sábado | 07h50 às 13h10 | 13h40 às 19(*) |
* Apenas para os períodos que têm aulas programadas. |
Curso Diurno(Vespertino) | ||
---|---|---|
1º ao 4º período | Segunda a Sexta-feira | 13h40 às 19h |
5º ao 8º período | Segunda a Sexta-feira | 15h30 às 20h50(**) |
** Com possibilidade de aulas até às 22h40. |