Secretaria

Na área de secretaria, você pode ter mais informações sobre questões administrativas da vida acadêmica. Confira abaixo os horários de atendimento das secretarias e canais de contato.


Campus São Bernardo do campo

Graduação
Horário de Atendimento Segunda a sexta - feira das 8h30 até 21h00
Sábado 8h30 até 11h00 (Plantão - Consulte o Calendário Acadêmico para verificar dias não letivos/emendas de feriado)
Em período de férias: Segunda a sexta-feira das 8h30 até 18h00 – (janeiro e início de fevereiro e julho e início de agosto)
Contato: (11) 4353-2903
Local Prédio A - Térreo
 
Pós-Graduação Lato Sensu
Horário de Atendimento Segunda a Sexta-feira, das 12h às 21h - Férias de Julho e Janeiro
Contato E-mail: iecat@fei.edu.br
Tel: (11) 4353-2909
Local Prédio T - Térreo
   
Pós-Graduação Stricto Sensu  
Horário de Atendimento Segunda a Sexta-feira, das 08h às 19h45
Contato Tel: (11) 4353-2910
Programas Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica - ppge@fei.edu.br
Mestrado em Engenharia Mecânica - ppgm@fei.edu.br
Mestrado em Engenharia Química - ppgq@fei.edu.br
Local Prédio k – 5º Andar


Campus São Paulo

Graduação
Horário de Atendimento Segunda a sexta-feira das 8h30 até 20h30 Campus São Paulo
Em período de férias: Segunda a sexta-feira das 8h12 até 18h00 – (janeiro e início de fevereiro e julho e início de agosto)
Contato Telefone: (11) 4353-2903
Local 5º Andar - Lado A
 
Pós-Graduação Lato Sensu
Horário de Atendimento Segunda a Sexta-feira, das 08h30 às 21h30
Contato E-mail: iecat@fei.edu.br
(11) 4353-2909
   
Pós-Graduação Stricto Sensu  
Horário de Atendimento Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 18h - Férias de Julho e Janeiro
Contato E-mail: ppga@fei.edu.br | Tel: (11) 3274-5205
Programa Mestrado e Doutorado em Administração
E-mail: ppga@fei.edu.br

Matrículas

Graduação

Informações sobre matrícula:

Para Veteranos:

Não esqueça que Julho é o mês da Rematrícula, para realizá-la:

  • Efetue o pagamento da mensalidade de Julho até o 5º dia útil (08 de janeiro de 2024). O boleto estará disponível no Portal do Aluno a partir de 20 de dezembro de 2023.
  • No período de 08 a 11 de janeiro de 2024 (a partir das 13h) acesse o Portal do Aluno e valide sua matrícula para o primeiro semestre de 2024.

Para Calouros:

As datas de matrícula estão definidas no Manual do Candidato ou na página de classificação do Processo Seletivo, sendo necessário o upload dos seguintes documentos em formato pdf.

  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) do aluno;
  • RG/RNE - Documento de Identidade ou CIN - Carteira de Identidade Nacional (atualizado);
  • Título de Eleitor (Certificado de quitação eleitoral);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Comprovante de residência,
  • Foto recente com fundo branco e
  • Certificado de Dispensa de Incorporação/Reservista (Para candidatos do sexo masculino).

Alunos que concluíram o ensino médio no exterior:

  • Histórico Escolar original realizado no exterior;
  • Histórico Escolar realizado no exterior traduzido por tradutor juramentado;
  • Certificado de Equivalência de Estudos.

Especialização

Candidatos que preenchem os pré-requisitos indicados comparecer a uma das unidades do IECAT munidos de:

  • Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do curso de graduação;
  • Cópia autenticada da Carteira do Conselho Profissional a que pertence;
  • Cópia do currículo resumido;
  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • 2 fotos 2x2.

Obs: Deverão ser apresentados os documentos originais, para conferência.

Candidatos que não preenchem os pré-requisitos indicados:

  • Enviar para uma das unidades do IECAT, uma cópia resumida do currículo, que será analisada pelo Coordenador do Curso. Caso seja aprovado, o candidato será autorizado a efetivar a matrícula.

Informações Gerais

  • Os cursos de especialização - pós-graduação lato sensu são adequados à Resolução 1, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação, que regulamenta esses cursos.
  • Os cursos têm carga mínima de 360 horas, com freqüência obrigatória a 75% das aulas e média mínima de aprovação de 7.0 (sete) em todas as disciplinas ou módulos, obtida através de provas escritas ou práticas.
  • No último semestre do curso deverá ser elaborado, individualmente e sob a orientação dos professores, um trabalho prático, que consistirá de uma monografia ou projeto, de apresentação e aprovação (nota mínima 7,0) obrigatórias para a obtenção do Certificado de Aprovação.

Mestrado / Doutorado

Documentos para Inscrição:

  • Ficha de inscrição devidamente preenchida, fornecida no local ou via internet
  • 2 cartas de recomendação
  • Cópia do diploma do Curso Superior devidamente registrado ou documento comprobatório da obtenção do grau (apresentar o original)
  • Cópia do Histórico Escolar do Curso Superior (apresentar o original)
  • Curriculum Vitae atualizado
  • Cópia dos seguintes documentos pessoais: Carteira de Identidade e CPF (apresentar os originais)
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento (apresentar o original)
  • Cópia de Comprovante de Residência
  • 2 fotos recentes 2x2

Importante: Somente será dispensada a apresentação dos originais, se as cópias estiverem autenticadas.

Condições de Oferta de Cursos


Projetos Pedagógicos de Curso

Relação de Dirigentes

  • Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta

    Reitor da FEI.

  • Prof. Dr. Ricado Belchior Torres

    Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa da FEI e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, nível de Mestrado

  • Profa. Dra. Michelly de Souza

    Vice-Reitora de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI

  • Profa. Dra. Aline Faria

    Coordenadora do Curso e Chefe do Departamento de Administração do Campus SP

  • Profa. Dra. Maria Laura Ferranty Mac Lennan

    Coordenadora de Curso e Chefe do Departamento de Administração SBC

  • Profa. Dra. Leila Cristina Carneiro Bergamasco

    Chefe do Departamento e Coordenadora dos Cursos de Ciência da Computação e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

  • Prof. Dr. Bruno Eizo Higaki

    Coordenador de Curso e Chefe do Departamento de Engenharia Civil

  • Prof. Dr. Marcelo Pavanello

    Coordenador do Curso e Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Coordenador do Curso de Engenharia de Automação e Controle

  • Prof. Dr. Sandro Luís Vatanabe

    Coordenador de Curso e Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica

  • Profa. Dra. Adriana Martinelli C. Souza

    Coordenadora do Curso e Chefe do Departamento de Engenharia de Materiais

  • Prof. Dr. Marcel Heimar Ribeiro Utiyama

    Coordenador de Curso e Chefe do Departamento de Engenharia de Produção

  • Prof. Dr. Rodrigo Condotta

    Coordenador de Curso e Chefe do Departamento de Engenharia Química

  • Prof. Dr. Danilo Perico

    Coordenador do Curso e Chefe do Departamento de Engenharia de Robôs

  • Profa. Dra. Monica Karrer

    Chefe do Departamento de Matemática

  • Profa. Dra. Eliane de Fátima Chinaglia

    Chefe do Departamento de Física

  • Profa. Dra. Carla Andrea Soares de Araújo

    Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas

  • Profª Drª Maria Tereza Saraiva de Souza

    Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração

  • Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco

    Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, nível de Mestrado

  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Thomaz

    Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Elétrica, nível de Mestrado

  • Prof. Dr. Roberto Baginski Batista Santos

    Coordenador da Agência FEI de Inovação - AGFEI

Legislação

Transferências Externas

O Centro Universitário FEI autoriza a transferência externa de alunos procedentes de outras instituições, para prosseguimento de estudos em áreas afins aos cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia desde que respeitadas as vagas existentes no curso requerido e os seguintes critérios:

  • Não serão permitidas, em hipótese alguma, transferências para o primeiro período dos referidos cursos;
  • O deferimento da solicitação de transferência estará condicionado a uma rigorosa análise do histórico escolar e do rendimento acadêmico do requerente;
  • O requerente deverá ser proveniente de curso devidamente reconhecido pelo MEC;
  • Os requerimentos de solicitação de transferência externa, devidamente instruídos pelos documentos necessários, deverão ser requeridos pelo interessado no prazo estabelecido e divulgado semestralmente pela secretaria;
  • Uma vez aceita a condição de matrícula para o período pretendido, não caberá ao aluno recurso de qualquer natureza ou nível. Ressaltamos que o período letivo que o aluno cursar por ocasião da transferência será considerado de adaptação;
  • O prazo máximo para integralização do Curso de Administração, Ciência da Computação e Engenharia é de 07 (sete) anos. Consideramos a contagem deste prazo a partir do processo seletivo da universidade de origem.

Casos excepcionais serão apreciados pela Reitoria.

Confira a Portaria R-19/2011

Clique aqui para conhecer os prazos e a documentação.