Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Na FEI, você encontra um campus de alto nível para aprender sobre uma das áreas
mais promissoras do século.

QUERO ME INSCREVER!

Período: Vespertino/Noturno

Duração: 8 semestres

Campus: São Bernardo do Campo

Investimento: R$ 3.378,00 (Preço base para 2024)



CONHEÇA O CURSO DE

CIÊNCIA DE DADOS E
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A tecnologia e a era digital estão progredindo rapidamente. Há uma crescente necessidade de especialistas em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, mas muitos cargos permanecem vagos, devido à falta de profissionais preparados.

Reconhecendo essa deficiência no setor e as projeções futuras em tecnologia, a FEI criou um curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial para suprir essa crescente demanda.

QUERO ME INSCREVER!


O MERCADO DE TRABALHO

A Ciência de Dados e a Inteligência Artificial (IA) estão entre as áreas mais promissoras do século XXI, com uma demanda crescente por profissionais especializados em diversos setores da economia. De acordo com um relatório do World Economic Forum de 2020, até 2025, espera-se que 85 milhões de empregos sejam deslocados por uma divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos, enquanto 97 milhões de novos papéis podem surgir, muitos dos quais estão relacionados à IA e análise de dados.

Essa transformação no mercado de trabalho é impulsionada pela digitalização e pela necessidade de empresas e organizações de compreenderem grandes volumes de dados para tomada de decisões estratégicas. Um profissional formado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA) têm muitas oportunidades de trabalho, uma vez que essas competências são aplicáveis em diversos setores. Aqui estão algumas áreas onde o profissional formado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial na FEI poderá atuar:

Tecnologia e Startups: Empresas como Google, Facebook, Amazon, Microsoft e muitas startups buscam constantemente profissionais de Ciência de Dados e IA para melhorar seus produtos, serviços e operações.

Setor Financeiro: Bancos, seguradoras e outras instituições financeiras utilizam a Ciência de Dados e IA para detectar fraudes, otimizar portfólios de investimento e melhorar a experiência do cliente.

Saúde: Hospitais, laboratórios e empresas farmacêuticas estão usando IA para diagnóstico de doenças, desenvolvimento de novos medicamentos e otimização de tratamentos.

Varejo: Grandes varejistas e e-commerces aplicam técnicas de análise de dados para prever tendências de consumo, otimizar estoques e personalizar a experiência de compra.

E muito mais.






AFINAL, POR QUE ESTUDAR

CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FEI?

• Um dos mercados mais promissores do século XII e com grande oferta de emprego;

• Você vai estudar em uma Instituição com mais de 80 anos de história de excelência;

• A possibilidade de usar a tecnologia em prol de soluções efetivas para um mundo melhor;

• Desenvolver habilidades de um verdadeiro solucionador de problemas;

• Trabalho dinâmico e projetos desafiadores a todo momento.

QUERO ME INSCREVER!





POR QUE FAZER

CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FEI?

Ao pensar em mergulhar no fascinante mundo da "Ciência de Dados e Inteligência Artificial", a decisão de onde estudar torna-se crucial. A FEI, tradicionalmente reconhecida por sua excelência na educação, é uma opção que se destaca nesse cenário. Voltando um pouco no tempo, foi em 1999 que a FEI instituiu seu curso sólido em Ciência da Computação, uma decisão visionária que a colocou à frente de muitas instituições. Desde então, este curso tem colhido sucessos inegáveis, com avaliações extremamente positivas e a formação de profissionais que, hoje, ocupam posições de destaque no mercado.

Esta trajetória de sucesso na área da Computação pavimentou o caminho para o desenvolvimento da especialidade em "Ciência de Dados e Inteligência Artificial". Mas não é só isso. O compromisso da FEI com a inovação e a excelência acadêmica pode ser ainda mais evidenciado quando, em 2005, o Centro Universitário da FEI ascendeu ao seleto grupo de instituições que genuinamente produzem ciência no Brasil. Este reconhecimento veio com a aprovação, pela CAPES, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, que tem como uma de suas áreas de concentração a Inteligência Artificial e Automação Aplicada e Robótica.

A interconexão entre graduação e pós-graduação na FEI cria um ambiente propício para um aprendizado aprofundado e aplicado. A infraestrutura de ponta é complementada por uma equipe de profissionais altamente qualificados e com vasta experiência na área, o que garante uma formação robusta e atualizada.

Portanto, ao escolher a FEI para sua formação em "Ciência de Dados e Inteligência Artificial", o aluno não estará apenas optando por um curso, mas por uma instituição com um legado comprovado de sucesso, inovação e compromisso com a excelência. É a chance de integrar uma comunidade que não apenas acompanha as transformações do setor, mas as lidera, preparando seus alunos para serem protagonistas no mundo tecnológico em constante evolução.

QUERO ME INSCREVER!





O curso de Ciência de Dados também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um mundo mais justo. Aqui estão algumas maneiras pelas quais essa área contribui para esse objetivo:

1. Equidade e Justiça Social: A Ciência de Dados permite que as organizações identifiquem e compreendam melhor desigualdades em diferentes áreas da sociedade, como educação, saúde e acesso a serviços públicos. Ao analisar dados demográficos e socioeconômicos, os profissionais de Ciência de Dados podem ajudar a destacar disparidades e criar políticas e programas mais equitativos.

2. Prevenção de Discriminação: O uso de algoritmos de IA em várias aplicações, como seleção de candidatos a empregos, concessão de empréstimos e justiça criminal, pode ser propenso a discriminação se não for cuidadosamente monitorado e ajustado. Os cientistas de dados desempenham um papel crucial na identificação e mitigação de preconceitos nos algoritmos, contribuindo para decisões mais justas e imparciais.

3. Acesso Igual a Oportunidades: A análise de dados pode ajudar a identificar áreas onde o acesso a oportunidades é limitado, como educação de qualidade, cuidados de saúde adequados e emprego. Isso permite que governos e organizações direcionem recursos de forma mais eficaz para melhorar o acesso e promover a igualdade de oportunidades.

4. Transparência e Responsabilidade: A Ciência de Dados também desempenha um papel importante na criação de transparência e responsabilidade em instituições e governos. A análise de dados pode revelar práticas corruptas ou antiéticas, promovendo a justiça e a prestação de contas.

5. Intervenção em Crises Humanitárias: Em situações de crise, como desastres naturais ou pandemias, a Ciência de Dados pode ser usada para coletar e analisar informações em tempo real, auxiliando na alocação de recursos de forma eficiente e justa para ajudar aqueles que mais precisam.


QUERO ME INSCREVER!



Aqui você aprende com os melhores professores!

COORDENADORA:

Leila Bergamasco

Email: leila.cristina@fei.edu.br

Lattes CV



VEJA OS PERÍODOS DO CURSO DE

CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Curso Noturno
Segunda a Sexta-feira 19h10 às 22h40  
Sábado 07h50 às 13h10

13h40 às 19h(*)

* Apenas para os períodos que têm aulas programadas.
Curso Diurno(Vespertino)
1º ao 4º período Segunda a Sexta-feira 13h40 às 19h
5º ao 8º período Segunda a Sexta-feira

15h30 às 20h50(**)

** Com possibilidade de aulas até às 22h40.

Disciplinas

Noturno e Vespertino

Matriz Curricular

Em Breve