Os alunos membros da equipe Concreto FEI adquirem diariamente novas experiências e prática com todo tipo de ensaio, maquinário, manuseio e teorias que envolvem soluções de concreto. Além de desenvolver conhecimentos técnicos e burocráticos que simulam uma empresa de engenharia de pequeno/médio porte.
O projeto, fundado em 1997, inicialmente visava apenas participar da competição APO (IBRACON). Porém, com o grande apoio e investimento da FEI na área de engenharia civil a equipe se tornou uma das maiores equipes do Brasil. A Equipe Concreto FEI foi por muitas vezes campeã de competições nacionais e internacionais, além de realizar a publicação de artigos científicos, desenvolver soluções de concreto inovadoras e continuar buscando, até os dias atuais, novas áreas de atuação.
Competições
Atualmente, existem diversas competições relacionadas a avaliação de projetos que utilizam o concreto como matéria prima dos testes. Os alunos que fazem parte do Concreto FEI participam da grande maioria, se destacando, por exemplo, no Concrebol, onde os competidores são desafiados a construir uma esfera (bola) de concreto leve, com dimensões pré-estabelecidas, que seja capaz de rolar em uma trajetória retilínea. Esta atividade pretende testar a habilidade dos alunos no desenvolvimento de um método construtivo e produção de concretos leves homogêneos com parâmetros de resistência otimizados.
Já em outra competição em que a FEI se destaca, o APO - Projeto de Aparato de Proteção ao Ovo - o aluno é desafiado a construir um pórtico de concreto, que ofereça mais resistência a cargas de impacto, sem danificar o “ovo” abaixo do pórtico.
Nas duas modalidades a FEI é atual campeã internacional da competição.