A FEI

Plataforma de Inovação FEI - Megatendências 2050

De olho nas megatendências e nos desafios para 2050, a FEI criou a Plataforma de Inovação para promover uma transformação institucional e preparar alunos e docentes para criarem as soluções que resolverão os grandes desafios do futuro.

Quais serão as tecnologias adotadas no futuro? Como serão as soluções criadas para resolver grandes problemas da nossa sociedade? Como enfrentar o desafio de alimentar cerca de 10 bilhões de pessoas no ano de 2050? Quem será o profissional do futuro em termos de comportamentos, habilidades e atitudes para enfrentar estes desafios?

Ainda que o futuro seja repleto de incógnitas, as respostas para essas dúvidas já estão sendo desenvolvidas, com qualificação, ensino, pesquisa e extensão no Centro Universitário FEI.

Para preparar a Instituição e os universitários de hoje, que serão os profissionais responsáveis pelas tecnologias e soluções criativas de alto impacto para os desafios do futuro, foi criada a Plataforma de Inovação, que tem como finalidade proporcionar uma verdadeira transformação organizacional e cultural na Instituição, a fim de atingir níveis mais elevados de qualidade em sua missão de educar, gerar e difundir conhecimento.

A proposta é fortalecer a cultura inovadora na Instituição, norteada por visões de futuro que consideram as megatendências globais, seus cenários e as soluções que indivíduos e sociedades esperam para o enfrentamento destas.

A plataforma é sustentada em 3 principais pilares que envolve: o fortalecimento da cultura inovadora, o alinhamento a uma agenda de futuro e a atenção à sua curricularização.

“Tecnologias, processos e gestão andam de mãos dadas em espaços cada vez mais articulados, multidisciplinares e universais. A pesquisa e o desenvolvimento buscam orientação de aplicação e as soluções requerem cada vez mais transformações criativas. É nesse contexto que a FEI se lança a uma proposta de inovação, integrando os elementos didático-metodológicos de seus currículos, com a pesquisa científica e tecnológica, práticas em seus laboratórios, projetos de cooperação com instituições e empresas, ancoradas numa visão de futuro e condizentes com as tendências mundiais”.

Prof. Dr. Fábio do Prado, reitor do Centro Universitário FEI


“A institucionalização da Plataforma de Inovação FEI como projeto estruturante para o futuro demonstra como a Instituição está atenta às grandes problemáticas das próximas décadas, se posicionando de maneira proativa no sentido de se reinventar continuamente, além de desenvolver profissionais com criatividade e autonomia, e ciência e tecnologia que culminem em soluções disruptivas que farão frente a essa emergente e desafiadora realidade”.

Prof. Dr. Gustavo Donato, coordenador da Plataforma de Inovação FEI


Congresso de Inovação FEI - Megatendências 2050

Para estar alinhada com as tendências de futuro é estratégico entender os temas prioritários que pautarão a inovação nas próximas décadas. Para isso, a Instituição realiza anualmente o Congresso de Inovação FEI, que faz parte da Agenda de Futuro e é um dos pilares da Plataforma de Inovação.

O evento conta com a participação de grandes líderes da academia, jornalismo, política, empresariado e órgãos governamentais, objetivando discutir as principais tendências e visões para 2050 nas áreas de conectividade, mobilidade, energia, alimentação, tecnologia e uso dos recursos naturais, que impactarão diretamente os futuros profissionais e sua atuação na sociedade.

→ Conheça o Congresso de Inovação