OPTATIVA I
- Código:
- Coordenação:
- Carga Horária Total:
80 Horas
Nome:
Arquitetura Sustentável
Ementa:
Conceito de sustentabilidade, Arquitetura sustentável, Agenda 21, Conceito de Edifícios verdes. Principais selos para construções sustentáveis: Certificação LEED, Programa nacional de Eficiência energética em Edificações (PROCEL EDIFICA), processo AQUA, BREAM (Building Reserarch Establishment Environmental Assessment Method) , Casa Azul, DGNB (German Sustainable Building Council).
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Barragens de Terra e Enrocamento
Ementa:
Exemplo clássico de usina hidrelétrica, com todos os seus órgãos constituintes, ou seja, obras para desvio do rio, barramento, sistemas de vertimento e de geração de energia elétrica. Fatores intervenientes na escolha dos tipos de soluções e respectivo arranjo. Principais tipos de barragens de terra e/ou enrocamento, seus detalhes, tratamentos de fundação, metodologias de dimensionamento e um estudo comparativo entre as soluções apresentadas.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Building Information Modeling (BIM)
Ementa:
Conceituação e prática do sistema parametrizado BIM – Building Information Modeling para projeto de edificações; Utilização do programa Revit-Autodesk; Modelagem 3D de projeto de edificação a partir de Estudo Preliminar pré- elaborado pelo aluno; Verificação de elementos construtivos do projeto; Quantificação de materiais; Geração de imagens 3D renderizadas.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Cidades Inteligentes (Smart Cities)
Ementa:
Conceitos de cidades inteligentes; expectativa de vida humana, migração urbana populacional, recursos naturais, cidades resilientes; infraestrutura básica para cidades; conectividade; mobilidade; segurança, saúde, educação, governança, centro de operação, centro de comando e controle; sensorização, iluminação, informação ao cidadão, redes inteligentes, energia, colaboração cidadão, modos de transportes urbanos e integração, galerias de utilidades, conceito de cidades globais.
Pré-requisito:
Arquitetura e Representação Gráfica
Nome:
Drenagem Superficial de Vias Terrestres
Ementa:
Teoremas aplicados da hidráulica, para conduções forçada e livre. Aplicações de Reynolds e Número de Froude. Tipologia de elementos de drenagem superficial aplicáveis a rodovias, ferrovias e aeroportos. Projeto de Seções transversais. Sistemas de drenagem. Controle de Erosões. Técnica construtiva.
Pré-requisito:
Hidráulica e Hidrologia
Nome:
Drenagem Urbana
Ementa:
Fundamentos de hidrologia urbana. Conceitos gerais de drenagem urbana sustentável. Gestão do risco em drenagem urbana. Sistemas de Micro drenagem: elementos constituintes, concepção e traçado de sarjetas e captações superficiais, vazão de dimensionamento, dimensionamento de galerias e canalizações, dimensionamento de bueiros e dissipadores. Uso de “softwares” de simulação. Sistemas de Macro drenagem: conceitos gerais, análise de risco em drenagem, modelagem hidrológica da bacia, dispositivos de condução, dispositivos de retenção e armazenamento, dimensionamento de canalizações, bueiros, diques e polderes.
Pré-requisito:
Hidrologia
Nome:
Durabilidade do Concreto
Ementa:
Introdução à microestrutura do concreto. Ações de degradação de estruturas de concreto. Ataque por sulfatos. Ataque por cloretos. Carbonatação. Retração por secagem. Reação álcali-agregado. Lixiviação. Eflorescência.
Pré-requisito:
Materiais de Construção Civil I
Nome:
Economia dos Transportes
Ementa:
Relação entre conceitos e aspectos econômicos e movimentações de cargas e pessoas. Relação entre ransporte e desenvolvimento. Aplicações da matemática financeira no setor transporte. Utilização de recursos e necessidade de decisão. Características econômicas dos sistemas de transporte. Estrutura de custos no setor transporte (custo, preço e valor). Demanda por transporte. Fretes e tarifas em sistemas de transporte. Ambientes econômicos e formação de preços. Avaliação de projetos e de intervenções. Enfoques empresarial e governamental (social). Investimentos e financiamento no setor transporte. Estrutura Institucional e de gestão no setor transporte.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Edifícios Inteligentes e Automação Predial (Building Technologies)
Ementa:
Conceitos básicos de tecnologias prediais e automação compreendidas por: protocolos de equipamentos e comunicação; certificações LEED,ACQUA e PROCEL Edifica, sistema integrado de facilidades (água, esgoto, elétrica, incêndio, aterramento, pararaios, telecomunicações, etc); reuso de água(captação e filtragem de galerias pluviais e coletores); geração distribuída (solar); sistemas de emergência - gerador, iluminação, abastecimento; tratamento e coleta seletiva de resíduos domésticos; segurança perimetral e invasão; portaria eletrônica e automação de acesso; otimização e infraestrutura de veículos elétricos - conceitos de smart grid (redes inteligentes); centro de controle e comando predial.
Pré-requisito:
Instalações Hidráulicas
Nome:
Engenharia Civil: Direito e Legislação
Ementa:
A regulamentação da engenharia. Sistema jurídico brasileiro. Prerrogativas de atividades do engenheiro civil. Engenharia civil e Direito do Trabalho. Planejamento urbanístico e licenciamento de obras. A engenharia civil no setor público. Engenharia Civil e as questões legais específicas. Segurança nas obras e legislação. Legislação ambiental na construção civil. A ética e a engenharia civil.
Pré-requisito:
Nome:
Engenharia de Trafego
Ementa:
Estruturação e Funções dos Espaços urbanos. Componentes, classes e funções do sistema viário. . Configurações de demanda e perfis de tráfego veicular. Princípios Fundamentais da Teoria de Fluxo de Tráfego. Modelos Gerais de Fluxo de Tráfego e Equação Fundamental de Tráfego. Capacidade Viária e Níveis de Serviço. . Noções de Polos Geradores do Tráfego. Estacionamentos. Segurança de Tráfego. Sinalização viária. Estruturação de Interseções Urbanas e de Rodovias. Teoria das Filas e simulações.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Engenharia Humanitária
Ementa:
A Engenharia Humanitária. Critérios para a engenharia humanitária. Fator Humano, fator econômico, Fator ambiental. Inovações, sustentabilidade e segurança. Prevenção, inovação e mudança. Tecnologia, economia, ética e cultura. Cooperação e transdisciplinaridade para a Engenharia Humanitária.
Pré-requisito:
Nome:
Escaneamento a Laser
Ementa:
Laser Scan terrestre: - Tecnologias e equipamentos. Princípios físicos e geométricos do levantamento - Técnicas de levantamento de campo, métodos de varredura - Modelos, maquetes 3D, plantas, seções, perfis, levantamento do como construído (“as built”) - Processamento de dados: da nuvem de pontos à formação de modelos: eliminação de ruídos e de pontos redundantes, consolidação, registro, extrações dimensionais, primitivas, - Técnicas de modelagem 3D: primitivas, renderização, variáveis visuais - Técnicas de integração em projetos. Projetos inteligentes. - Aplicações: Plantas industriais, refinarias de petróleo, túneis, mineração e construção de edifícios.
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Estruturas de Concreto Assistidas por Computador
Ementa:
Uso de ferramentas computacionais na elaboração de projetos de concreto armado. Modelos estruturais e tipos de análise estrutural. Exemplo de cálculo completo, desde a concepção até a geração dos desenhos de fôrma e armadura.
Pré-requisito:
Estruturas de Concreto I
Nome:
Gerência de Pavimentos
Ementa:
Avaliações de qualidade por métodos de investigação superficial. Equipamentos de mensuração de características gerais estruturais. Índice de condição do pavimento. Técnicas de gerência com metodologia de critérios específicos de ações sob nota decrescente de segmentos de pavimentos.
Pré-requisito:
Transportes II
Nome:
Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil
Ementa:
Perdas e Geração de resíduos na construção civil. Classificação e características dos resíduos da construção e demolição. Marcos conceituais, legislação, classificação e acondicionamento e destinação dos resíduos. Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) na construção civil. Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Gestão pós-uso na área da construção civil abrangendo minimização no uso de recursos, reutilização, recuperação e reciclagem evitando perdas e desperdícios.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Gestão Ambiental
Ementa:
O conteúdo programático de Gestão Ambiental. Representação Legal. Conceitos Fundamentais. Licenciamento Ambiental. Sustentabilidade e Desenvolvimento sustentável. Recursos Tecnológicos Disponíveis – Equipamentos de Controle da Poluição do Ar. Gestão Ambiental Empresarial.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Riscos ao Meio Ambiente na Construção
Ementa:
Os principais perigos associados à indústria da construção civil e os riscos associados às diversas categorias de trabalhadores do setor. Legislação relativa ao setor da construção. Documentação e comunicação e avaliação de riscos. Gerência dos riscos do projeto. Metodologias e estratégias de controle. Legislação na área trabalhista e de segurança na área da construção civil.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Gestão de Vias Urbanas e Segurança Viária
Ementa:
Aspectos gerais de segurança viária e métodos de avaliação de riscos. Pedágio urbano. Concessão de vias urbanas. Geometria viária urbana: intersecções e segmentos de vias. Elementos da seção transversal. Normatização e Métodos.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Instrumentação e Monitoramento de Estruturas
Ementa:
Estruturas e seu comportamento perante as solicitações do ambiente e de cargas. Introdução à segurança das estruturas. Referências para a coleta de dados de deslocamentos em estruturas. Sistemas cartesianos de referência (absolutos e relativos). Referencial altimétrico. Equipamentos clássicos e modernos de medição: técnicas de Topografia e Geodésia. instrumentação estrutural e Geotécnica. Fases de monitoramento dos deslocamentos versus tempo. Análise dos resultados perante modelos teóricos de deslocamentos estruturais.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Introdução à Modelagem de Estruturas via Método dos Elementos Finitos
Ementa:
Introdução ao Método dos elementos finitos. Elementos de viga. Elementos de casca. Não linearidade geométrica. Não linearidade do material.
Pré-requisito:
Teoria das Estruturas III
Nome:
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Ementa:
A realidade da pessoa surda na sociedade brasileira. Inclusão e integração do surdo na educação e no mercado de trabalho. De que se trata a Língua Brasileira de Sinais. A linguagem de Sinais em situações dialógicas: apresentação pessoal, cumprimentos, diálogos corriqueiros, alfabeto, números, cores, verbos, tempos verbais, pronomes, família, a casa, profissões, alimentos, horários, sentimentos, meios de comunicação, meses do ano.
Pré-requisito:
Nome:
Ligações em Estruturas
Ementa:
Ligações em estruturas de madeiras. Ligações em estruturas metálicas; Cálculo das ligações parafusadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Simbologia de soldagem; Cálculo das ligações soldadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Dimensionamento de placas de base e chumbadores; Ligações de viga de aço com elementos de concreto; Ligações em estruturas mistas
Pré-requisito:
Estruturas Metálicas e de Madeiras (cursando)
Nome:
Matemática Financeira
Ementa:
Capitalizações simples e composta, com foco em juro e desconto nas operações financeiras; séries não uniformes e uniformes; sistemas de amortização, com análise das melhores opções de pagamento e aplicação; técnicas de análise de investimentos; principais taxas de juros; taxa de inflação; principais aplicações financeiras. Matemática financeira e suas aplicações em planilhas eletrônicas.
Pré-requisito:
Nome:
Materiais Ecoeficientes
Ementa:
Ecoeficiência e influência na análise do custo do ciclo de vida. Indicadores de impactos ambientais. Impactos ambientais dos materiais de construção civil. Materiais e produtos que minimizam o uso de recursos naturais. Materiais e produtos que contribuem para a minimização do consumo de água, energia e efeito de ilha de calor. Materiais e produtos que minimizam os riscos para a saúde humana e ecossistemas. Planejamento e orçamento de uma obra que utiliza materiais sustentáveis.
Pré-requisito:
Nome:
Modelagem Digital de Terrenos
Ementa:
Modelos digitais de terreno: histórico, classificação e visão geral dos diversos tipos de modelo. Aplicação nas diversas áreas da engenharia. Esquemas gerais de interpolação. Modelos que utilizam redes regulares. Técnicas de interpolação. Modelos que utilizam redes triangulares. Fundamentos, equacionamento e esquema de interpolação. Aplicativos em modelagem digital de terrenos: Projeto geométrico de estradas. Cálculo de declividades. Problemas de visibilidade. Desenho das curvas de nível.
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Modelagem e Planejamento de Transporte Urbano
Ementa:
Condicionantes do Planejamento de Transporte Urbano. Modelagem e Simulação em Transporte Urbano. Softwares de modelagem. Software EMME. Análise de dados e previsão de demanda do Modelo 4 Etapas. Avaliação e estudos de projetos de transporte urbano através de modelagem usando o software EMME.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Novas Tecnologias aplicadas ao Transporte Urbano
Ementa:
Novos sistemas de transporte público e individuais urbanos. Novos métodos de coleta de dados em transporte (GPS, smartphones). Análise e visualização de dados em transporte: GPS, bilhetagem eletrônica, dados de smartphones. Perspectivas em planejamento de transportes.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações e Manutenção Aeroportuárias
Ementa:
Estrutura administrativa de aeroporto de grande porte. Sistemas de apoio (ETA, ETE, subestação de energia elétrica, CAG). Estratégias de ampliação e de manutenção de TPS e TECA. Operações de pátio e integração com TWR. Sistemas operacionais de transporte de malas e bulk. Segurança operacional. Tendências evolutivas aeronáuticas e implicações ao sítio aeroportuário. Noções de manutenção de pavimentos aeroportuários. Tipologia de aeronaves associada às necessidades de terra.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações e Manutenção Rodoviárias
Ementa:
Concessão rodoviária e sua viabilidade técnico-econômica. Viabilidade e recursos públicos para rodovias de baixo tráfego. Estrutura administrativa rodoviária. Gestão de operações e recursos. Parcerias. Métodos de análise financeira associada a vida útil dos elementos.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações Metro-Ferroviárias
Ementa:
Tipologia de carros e de trens-unidade. A viabilidade metroviária associada à demanda. Sistemas construtivos e possibilidade de ampliação de acordo com demanda e recursos. Técnicas e sistemas de controle de trens. Segurança de linha e de estações. Integração operacional. Gestão financeira.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações, Manutenção e Recapacitação Portuárias
Ementa:
Métodos de pesquisa operacional e planos diretores aplicados. Estudos de viabilidade de registro de aceitação de calados maiores, armazéns e extensão de cais. Elementos da bacia de evolução e zonas de acesso portuário. Características aplicadas de navios e tendências tecnológicas.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Patologia das Construções
Ementa:
Caracterização de patologias, fatores endógenos e exógenos, intrínsecos e extrínsecos, aplicados ao ambiente construído. Engenharia legal, responsabilidade e o código de defesa do consumidor. Diagnóstico, prognóstico e profilaxia em sistemas construídos. Métodos de restauro, reparo e conservação de sistemas construtivos. Manutenção corretiva, preventiva e preditiva e planos de manutenção.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Pavimentação Rígida
Ementa:
Principais fatores influentes na seleção de tipos de pavimentos. Princípio de Westergaard. Métodos de projeto para cargas especiais, carga máxima e consumo de resistência à fadiga. Procedimentos de projeto dimensional. Características aplicadas dos concretos de cimento Portland. Técnica construtiva.
Pré-requisito:
Transportes II
Nome:
Planejamento e Gestão de empreendimentos: Real Estate
Ementa:
Fundamentos de real estate. Indicadores da qualidade dos investimentos nos negócios do setor. Aglutinação de capitais de investimento. Poupança em ativos com lastro imobiliário. Os empreendimentos imobiliários com investimentos do empreendedor. Os empreendimentos imobiliários com financiamentos para produção e comercialização. Os empreendimentos de base imobiliária com renda fixada (build to suit e edifícios de escritórios para locação pulverizada). Decidir sobre investimentos diante do risco. Sistemas de gestão de investimentos e análises para programar a equação de fundos de um empreendimento: Conceitos de gestão de investimentos – caracterização do sistema gerenciador de investimentos e do sistema empreendimento; modelos para geração de informações para decisões financeiras nas hierarquias estratégicas (plano de negócios) e dos empreendimentos (validação de equação de fundos); e conceito de formatação de fluxos de caixa esperados. Rotina para escolha de empreendimentos e indicadores da condição econômica esperada: processo de hierarquização e escolha de empreendimentos; procedimento para construção de AQI; e indicadores da qualidade do investimento. Modelagem de sistemas para geração de informação de planejamento para apoio à gestão financeira. Formação da equação de fundos para desenvolvimento de empreendimentos, ou para suporte de investimentos em capital de giro. Rotina para escolha de empreendimentos.
Pré-requisito:
Engenharia Econômica
Nome:
Planejamento e Gestão de Projetos: Sistemas de Orçamento e Recursos
Ementa:
Projeto como produto e como serviço; coordenação de projetos. Inserção do projeto no empreendimento de construção de edifícios: papel dos agentes do empreendimento face ao processo de projeto. Configuração das equipes de projeto dentro da lógica multidisciplinar Gestão de Recursos Humanos: perfil dos trabalhadores; histórico; desenvolvimento dos recursos humanos; motivação e treinamento; estratégias de contratação. Gestão de contratos: agentes envolvidos; licitações; regimes de contratação. O processo de projeto e sua gestão; etapas de desenvolvimento do projeto e retroalimentação do processo. Projeto para produção como ferramenta para a qualidade e a inovação tecnológica; integração entre decisões no projeto e no canteiro de obras. Ferramentas de gestão da qualidade: PDCA; Kaizen; Diagramas e fluxogramas de análise de processos; 5W2H (What, When, Why, Where, Who, How, How much); Benchmarking. Qualidade na cadeia produtiva.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Planejamento Territorial Sustentável
Ementa:
O que é planejamento sustentável. História do planejamento territorial no Brasil. Políticas Territoriais no Brasil. Estudo e análise do estatuto da cidade. Estudo e análise do Plano Diretor. Aplicação do Planejamento no projeto integrado.
Pré-requisito:
Arquitetura e Representação Gráfica
Nome:
Produtividade e Gestão de Processos na Construção Civil
Ementa:
Aplicações do conceito de Projeto para Produção e sua implementação no canteiro de obras. Gestão de materiais: programação e escolha; aquisição; recebimento e controle. Elementos do sistema de gestão da qualidade em empresas construtoras; relações entre Suprimentos, Recursos Humanos, Projeto, Produção e Assistência Técnica. Certificação da qualidade; acordos setoriais e Planos Setoriais da Qualidade (PSQ); sistemas evolutivos de certificação da qualidade. Coordenação de projetos: gestão e controle do processo; os possíveis coordenadores de projetos. Sistemas de informação para a coordenação de projetos. Conceito de satisfação do cliente; clientes internos e externos; ciclo da qualidade na construção de edifícios. Certificação da qualidade de produtos e de sistemas: fornecedores de materiais e componentes; fornecedores de serviços. Planos da qualidade do empreendimento (PQE): interfaces entre sistemas da qualidade do empreendedor, dos projetistas e dos construtores e fornecedores.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Saneamento Básico
Ementa:
Características Físicas, Químicas e Biológicas dos efluentes (esgotos). DBO, DQO e Carga orgânica. Tratamento Físico e químico. Tratamento Biológico (aeróbico e anaeróbico). Processos de tratamento Biológicos de efluentes (Esgotos). Processo de lodo ativado e filtros biológicos. Processo de lagoas de estabilização e aeradas. Dimensionamento de Fossas Sépticas. Dimensionamento de sumidouros. Dimensionamento de Valos de oxidação. Dimensionamento de lagoas aeradas. Emissários Submarinos.
Pré-requisito:
Hidráulica
Nome:
Semáforos Inteligentes
Ementa:
Noções em evolução semafórica, semáforos isolados e integrados. Sistemas inteligentes de controle. Equipamentos de medição e controle. Noções sobre softwares e hardwares de confiabilidade para uso em período extenso de tempo (tipo wax). Integração interregional. Estimativas de remansos e de nível de serviço em tempo real. Elementos de projeto de semáforos inteligentes.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sinalização Rodoviária
Ementa:
Sinalizações catóptrica, Horizontal e Vertical. Materiais, especificações e serviços, projeto e conservação. Elementos de Projeto de sinalização de intersecção rodoviária.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sistemas de Gestão da Qualidade
Ementa:
Gestão segundo a normalização e certificações. Auditorias internas da qualidade. Diagramas de Ishikawa, métodos 5W2H e modelos multicriteriais de apoio a decisão. Avaliação Pós Ocupação, condicionamento e assistência técnica. Programas evolutivos da qualidade (ITQC , PBQP-H e Qualihab).
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Sistemas de Impermeabilização
Ementa:
Introdução; Conceitos Importantes; Normalização Brasileira; Tipos de Impermeabilização (NBR 9574) e Ensaios de campo. Sistemas de Impermeabilização aplicados: Fundações, Estruturas de Contenção, rodapé, banheiros, calhas, rufos, fachada; poço de elevador; reservatórios, piscinas, jardineiras e lajes. Tipos de laje impermeabilizadas: subpressão; tráfego de veículos; tráfego de pessoas, laje de cobertura; varandas e terraços; Cuidados na execução; Estruturas sujeitas a ambientes agressivos – ETA, ETE, Tanques de resíduos, Aterro sanitário; Canais de Irrigação; Tuneis; Ensaios; Contratação; Orçamento e composição de preços; Fiscalização e acompanhamento; Aspectos de saúde e segurança do trabalho; Cronograma físicofinanceiro; Garantias; Norma de Desempenho aplicada a serviços de impermeabilização. Serviços auxiliares e complementares; Sistemas de impermeabilização e seleção; Projeto de Impermeabilização; Interferências com os demais subsistemas; Detalhamento e Caderno de Especificação; Os danos causados à estrutura de concreto armado; Eflorescências; Umidade de rodapé; Descolamentos; Deformações estruturais; Infiltrações; Medidas corretivas e como evitá-las.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Sistemas de Posicionamento por Satélite e suas Aplicações na Engenharia
Ementa:
Conceitos básicos de geodesia por satélites (GNSS). Sistemas de Posicionamento e de Referência. Projeções Cartográficas. Características do Sistema GNSS. Métodos e modelos matemáticos (código, fase, combinações). Métodos de posicionamento: estático, cinemático, RTK, DGPS, PPP e outros. GNSS e altimetria. Processamento de dados GNSS. Aplicações na engenharia: Redes, Apoio topográfico, Controle de veículos e frotas, Sistemas de Navegação e Controle de rotas. Monitoramento de Estruturas
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS)
Ementa:
Visão geral sobre arquitetura ITS e TMS (arquiteturas abertas, infraestrutura e regulamentações); Visão geral de normalização (abordagem ITS, TMS); NTCIP - normas de equipamentos: comunicação central-central); protocolos de comunicação, protocolos de bilhetagem; processo de implantação de normas de tráfego e sinalização; ensaios de conformidade; sistemas de tráfego de transportes públicos; green zones; informação ao motorista; sistemas de rotas; integração infraestrutura veicular; pesagem em trânsito; utilização de normas e aplicabilidade com agências reguladoras.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sistemas Térmicos Aplicados à Engenharia Civil
Ementa:
Propriedades termodinâmicas, tabelas e ábacos; Primeiro e Segundo Princípios da Termodinâmica; Sistemas de refrigeração aplicados à engenharia civil; Transferência de calor em paredes de concreto; Ventilação e ar condicionado, para o conforto térmico; Utilização da energia solar nas instalações de aquecimento ambiental.
Pré-requisito:
Transmissão de Calor
Nome:
Superestrutura Metroviária
Ementa:
Material rodante. Elementos da Via Permanente Metroviária. Trilhos. Dispositivos de fixação. Temperatura. Flambagem. Tensões. Lastro. Sublastro. Esforços e métodos de dimensionamento. Estações e feixes metroviários.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sustentabilidade na Construção Civil
Ementa:
As características de uma construção sustentável. Principais modelos de certificação na área de construção civil. O Modelo Leed (Green Building). Processos e critérios da certificação AQUA. Programa Brasileiro de Etiquetagem. A Rotulagem PROCEL EDIFICA. Materiais de Construção Sustentáveis. Avaliação de materiais de construção alternativos, naturais e sustentáveis e as suas aplicações, tanto no setor da construção convencional como na engajada nos novos paradigmas. Retrofit de edificações já existentes. Sistemas e Instalações Sustentáveis. Os sistemas de energia renovável e de conservação de energia nas habitações.
Pré-requisito:
Nome:
Técnicas Gráficas de Soluções Geotécnicas
Ementa:
Embasamento matemático da estimativa de esforços geotécnicos (empuxos, tensões e resistência ao cisalhamento). Traçado de redes de fluxo em meios porosos. Método de Fellenius aplicado a taludes com extratificação complexa. Métodos Gráficos de Culmann e de Poncelet para determinação de empuxos.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Tecnologia das Construções II
Ementa:
Sistemas e métodos construtivos de maior complexidade; Alvenaria estrutural; Alvenaria com blocos de concreto celular autoclavado e sílico calcáreo; painéis de concreto prémoldados no local, pré-vigas e pré-lajes; painéis de concreto pré-fabricados; paredes em EPS com argamassa jateada e reforço em telas metálicas; paredes com painéis de madeira e enchimento termo-acústico; paredes com painéis de fibrocimento; Sistema Steel Framing; Estruturas mistas de concreto armado e estrutura metálica, lajes steel deck, fôrmas trepantes; Sistemas de caixilhos em alumínio, pvc, ferro; Curtain wall; Caixilhos unitizados; Visitas técnicas à obras; Elaboração de projeto e modelo de vedação vertical.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Tecnologia de Construção Pesada
Ementa:
Regime de contratação, organização e logística da empresa e do canteiro de obras pesadas. Qualidade em obras de construção pesadas. Impacto Ambiental: a problemática ambiental de implantação de obras de infraestrutura; EIA e RIMA. Discutir a complexidade dos diversos setores envolvidos no desenvolvimento do empreendimento de infraestrutura e dos agentes de fomento e financiamento. Aspectos do planejamento e do projeto de obras de construção pesada e o uso de recursos e a infraestrutura necessária para executar obras de construção pesada. Controle de custos e orçamento em obras de construção pesada. Métodos de contenção; ensecadeiras e corta-rios; esgotamento e rebaixamento de água; terraplanagem e pavimentação; operações de corte e aterro; desmonte de rocha em bancada; produção de brita e concreto asfáltico. Escavação e contenção de valas a céu aberto; métodos de escavação e contenção em túneis; escavação de túnel em solo e em rocha; técnicas de reforço de solo; esgotamento e rebaixamento de água; desmonte de rocha em túnel; projeção de concreto. Grandes Estruturas: produção de fundações e superestrutura de pontes, viadutos, torres, estações elevatórias. Equipamentos para Obras Pesadas: características, uso e manutenção.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Terraplenagem Mecanizada
Ementa:
Cubação, fatores de conversão, estimativas de volume e distâncias de transporte, máquinas motrizes e operatrizes (especificações, operações e estimativas). Projeto específico de elementos gerais em canteiro de obras.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Tópicos Especiais de Fundações
Ementa:
Conceitos de Capacidade de Carga e Recalque Admissível; Critério de Escolha de Fundação; Métodos executivos; Dimensionamento; Métodos Teóricos e Semi-empíricos; Provas de carga; Ensaios Dinâmicos; Projeto de fundações: sapatas isoladas, associadas, de divisa, viga alavanca, blocos de estacas; Métodos de execução e controle.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Transporte Urbano
Ementa:
Características técnicas e gerais dos transportes; A problemática dos transportes; Classificação; O transporte no Brasil; Indicadores de desempenho; Transporte metroviário; Transporte ferroviário; Transporte por ônibus; Sistema viário urbano; Tratamento preferencial ao transporte coletivo por ônibus; Pontos de parada; Nível de ocupação.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Túneis e Obras de Terra
Ementa:
Detalhamento da execução de aterros com foco na execução de aterros sobre solos moles e as soluções para melhoria das condições de fundação (substituição, uso de geotêxteis, colunas de jet-grouting e colunas de brita). Principais técnicas de escavações subterrâneas(túneis), incluindo os aspectos de investigação de subsolo, instrumentação e elementos para estabilização das escavações.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Vias Navegáveis Interiores
Ementa:
Morfologia fluvial (Teoremas de W. Davis e Surel). Noções aplicadas de geomorfologia e geologia de depósitos quaternários (calhas de Rios). Melhoramentos em cursos livres segundo a geometria associada à profundidade (leis de Fargue). Elementos de projeto de melhoramentos em condução livre e de eclusas e ascensores de embarcações. Elementos de Estudo da sustentabilidade de melhoramentos em fluxo restrito (barragens).
Pré-requisito:
Transportes I