Graduação
Engenharia CivilNa Engenharia Civil da FEI você vai se capacitar a desenvolver projetos nas áreas de construção civil, gerenciamento, estruturas, geotecnia, hidráulica, saneamento, meio ambiente e transportes.
A capacidade de propor e desenvolver soluções inovadoras que você adquire durante o curso faz de você um profissional totalmente preparado para atuar no mercado de trabalho, como empreendedor ou em empresas do setor, nas atividades de condução de obras, elaboração de projetos, estudos de viabilidade, pesquisa, orçamentos, monitoramento etc.
Na FEI você terá a prática da Engenharia nos laboratórios tecnológicos de Estruturas, Informática, Mecânica dos solos, Topografia e monitoramento, Materiais de construção, Construção civil, Mecânica dos fluídos e Hidráulica, que proporcionam o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades experimentais.
4 Estrelas
Campus São Bernardo do Campo
• 3º melhor curso do País entre as instituições particulares.
• 2º melhor curso no Estado de São Paulo entre as Instituições particulares.
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Linguagem algorítmica; Linguagem de programação; Ambiente de programação; Fluxos seqüenciais, fluxos alternativos, fluxos repetitivos; Modularização e subprogramas; Tipos estruturados: listas e registros.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O sentido do trabalho humano: objetivo e subjetivo. Conceitos sociológicos para compreender a realidade social. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A Sociedade Globalizada: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais: menos organização e mais conectividade, trabalho material e imaterial, dilemas entre o público e o privado. Multiculturalismo e pluralidade: heranças culturais indígenas, africanas, europeias e asiáticas na cultura brasileira. A Revolução Informacional e a Sociedade em Rede. O Ócio criativo: trabalho e lazer. A Política Nacional de Informática. Novas Tecnologias de comunicação e informação e seu impacto sobre a cultura e a sociedade.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Cinemática escalar do ponto; cinemática vetorial do ponto; elementos geométricos da trajetória; movimento circular de uma partícula; Leis de Newton; equilíbrio do ponto; trabalho; potência de uma força; energia cinética; energia potencial; energia mecânica; conservação e não conservação da energia mecânica; quantidade de movimento; conservação da quantidade de movimento.
Aulas Semanais
6 Teóricas / 0 Práticas
Conjuntos numéricos usuais. Conceitos de funções, funções básicas. Limites, formas indeterminadas, limites fundamentais. Derivada, reta tangente, regras de derivação, problemas de máximos e mínimos, regra de L-Hospital. Taxa de variação. Esboço de curvas. Diferenciais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Vetores. Dependência linear. Base. Mudança de base. Produto escalar. Produto vetorial. Produto misto. Sistema de coordenadas. Reta e Plano. Posições relativas. Superfícies esféricas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estudo das várias técnicas do desenho de projeções normalizado para uma eficiente leitura e interpretação de desenho técnico em engenharia, além de desenvolver hábitos motores corretos na execução de desenhos e uso do instrumental. Desenvolvimento de raciocínio espacial e criatividade.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo. Exigências estruturais do homem. Razão. Dinâmica do conhecer. A experiência humana: sua natureza. Compromisso com a vida. O Eu como promessa.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Temperatura e calor. 1a Lei da termodinâmica. Transformações com gases perfeitos. Teoria cinética dos gases. 2a Lei da termodinâmica. Máquinas térmicas. Oscilações. Ondas.
Aulas Semanais
6 Teóricas / 0 Práticas
Integrais indefinidas e definidas. Técnicas de integração. Aplicações. Funções de duas variáveis - aplicações. Integrais duplas. Análise vetorial. Equações diferenciais de primeira ordem. Equações diferenciais de segunda ordem com coeficientes constantes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Espaços vetoriais. Transformações lineares. Auto valores e auto vetores. Espaços com produto interno.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares: métodos exatos e iterativos. Zeros de funções: método gráfico e numérico. Aproximação de funções; Método dos Mínimos Quadrados. Interpolação; Método de Newton e Método de Lagrange. Integração numérica. Equações diferenciais; Métodos numéricos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Noções sobre microestrutura da matéria / Estrutura do Átomo / Elementos, Compostos e Misturas / Mol e Massa Molar / Noções sobre Ligação Química / Substância Iônica e Substância Molecular / Nomenclatura dos compostos químicos / Identificação Funcional (ácido, base, sal, óxido) / Polaridade das Ligações e Eletronegatividade / Noções sobre Forças Intermoleculares / Estequiometria / Balanceamento de Equações Químicas / Estados Físicos da Matéria (Sólidos, Líquidos e Gases) / Mudança de Estado e Equilíbrios Físicos / Diagramas de fase / Mistura gás - vapor / Gases / Sólidos / Soluções / Propriedades e Tipos de Soluções/ Unidades de Concentração .
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos do Ensino Social da Igreja: Princípio personalista: concepção de pessoa na antropologia cristã, dignidade e direitos humanos, aplicação deste princípio em questões de bioética. Princípio da subsidiariedade: conceito e aplicações, o papel do Estado e a importância do terceiro Setor. Princípio de solidariedade: conceito e estudo de caso, o papel do Estado e a importância do terceiro setor. Princípio do Bem Comum: Pessoa/Estado/Mercado, Política, Estado e Religião, Economia e Ética, Características do mercado globalizado, Desafios para o desenvolvimento no âmbito da economia e tecnologia. Trabalho humano: Dimensão objetiva e subjetiva, Sentido e implicações do trabalho e emprego no mundo atual.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Interfaces da Arquitetura e Engenharia; Análise de obra; Representação gráfica; Etapas de projeto; Necessidades e escala humana; Conforto ambiental; Avaliação Pós-Ocupação; Legislação: código de obras; Uso e ocupação do solo (zoneamento); Desenho arquitetônico; Plano geral: implantação, plantas baixas; Cortes; Elevações: definição de acabamentos e aberturas; Representação de materiais e peças estruturais; Desenho em computador
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Lei de Coulomb; campo eletrostático; distribuições discreta e contínua de cargas; Lei de Gauss; potencial eletrostático; trabalho; campo de indução magnética; força magnética; força de Lorentz; força magnética em condutores de corrente; conjugado magnético; Lei circuital de Ampere; Lei de Biot-Savart; capacitância.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sistema de muitas partículas; centro de massa; momento de uma força; equilíbrio do corpo rígido; cinemática plana do corpo rígido (translação e rotação em torno de eixo fixo, centro instantâneo de rotação); dinâmica plana do corpo rígido (momento de inércia, Teorema do Centro de Massa, Teorema do Momento Angular, translação, rotação em torno de eixo fixo e movimento plano geral).
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Números complexos. Funções de variáveis complexas. Funções Analíticas. Integrais de funções complexas. Integrais de Cauchy. Séries numéricas. Critérios de convergência para séries positivas. Séries alternadas. Séries de funções. Séries de Taylor. Séries de Fourier.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Descrever as leis básicas da termodinâmica (1ª e 2ª Leis da Termodinâmica). Sistemas abertos ou fechados. Regime permanente ou variável. Propriedades das substâncias. Estudos de ciclos motores a vapor (Carnot e Rankine).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Combustão e Combustíveis Industriais: Definição e classificação de combustíveis industriais / Constituintes dos combustíveis / Reações de Combustão / Estequiometria da combustão / Análise dos Fumos / Tipos de Combustão / Poder Calorífico de combustíveis / Temperatura Adiabática e Real de chama / Problemas ambientais causados pelos fumos da combustão/ Corrosão de materiais metálicos e proteção contra a corrosão: Conceito de Corrosão / Tipos de Corrosão / Heterogeneidades determinantes da força eletro-motriz / indicadores de corrosão / pilhas / taxa de corrosão / métodos de prevenção da corrosão / Fundamentos da Lubrificação Industrial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Normalização Técnica; Propriedades, obtenção e aplicação de materiais de construção civil; Aglomerantes; Agregados; Estudo de dosagem do concreto de cimento Portland; Aço estrutural e para concreto armado; Ensaios de Controle Tecnológico.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Tensão, potência e energia elétrica em corrente contínua. Convenção de gerador e receptor. Leis de Kirchhoff. Análise de malhas. Análise nodal. Gerador equivalente de Thevenin. Circuitos monofásicos. Circuito RLC série e paralelo. Correção de fator de potência. Noções de circuitos trifásicos. Transformadores. Motor. Alternador.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Equação de Maxwell na forma diferencial; interferência por sistema de N fendas; difração; polarização da luz; ondas de De Broglie; difração de Bragg; átomo de Bohr; números quânticos; decaimento nuclear e datação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Espaço amostral. Probabilidade. Variáveis aleatórias discretas. Distribuição conjunta de variáveis aleatórias discretas. Distribuições teóricas de variáveis aleatórias discretas: Binomial e Poisson. Variáveis aleatórias contínuas. Distribuição Normal.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudos das leis básicas para a compreensão dos fenômenos de condução, convecção e radiação de calor.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Objetiva estudar as propriedades, a estática e a cinemática dos fluidos, bem como as instrumentações básicas para medidas de suas propriedades, possibilitando desta forma os estudos dos escoamentos unidirecionais, incompressíveis e em regime permanente em condutos forçados na presença, ou não de máquinas hidráulicas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Propiciar condições ao aluno de entender e analisar o comportamento de sólidos sujeitos aos vários tipos de esforços, fornecendo as bases de projeto e verificação estrutural de componentes de engenharia.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Técnicas de construção; Etapas de construção; Canteiro de obras; Execução de fundações; Execução de estruturas de concreto armado; Fôrmas e escoramentos; Alvenarias e vãos; Instalação de Esquadrias; Impermeabilização; Coberturas; Revestimentos; Execução de instalações hidráulicas e elétricas; Novas tecnologias de fechamentos: paredes secas (gesso acartonado); Visitas a obras de pequeno, médio e grande porte.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Características e aplicação dos materiais na Construção Civil; Ligas metálicas; Dureza; Madeiras; Cerâmicas; Plásticos, polímeros e Elastômeros; Vidros; Tintas; Betumes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Instalações hidráulicas de bombeamento; Estudo de viabilidade econômica; Usinas hidroelétricas; Aproveitamentos hidroelétricos; Potência e rendimentos; Tipos de turbinas; Usinas reversíveis; Semelhança entre turbinas; Rotação específica; Escolha do tipo de turbina; Custo de geração de energia; Perda de carga em condutos; Ábaco de Hazem-Williams; Perda de carga em tubulações e singularidades; Influência da idade; Forças atuantes em superfÌcies submersas; EquilÌbrio de corpos flutuantes; Condições de flutuabilidade
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Ciclo Hidrológico; Bacias Hidrográficas; Precipitação; Infiltração; Evaporação e Evapotranspiração; Escoamento superficial; Regime dos cursos d`água; Previsão de enchentes; Regularização de vazões e aproveitamento de recursos hídricos; Micro e macro drenagem urbana.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Instalações hidráulico-sanitárias: conceitos e importância da compatibilidade com o projeto de construção; Normas; Instalações de água fria; Reservatório; Ramal de alimentação; Colunas e barriletes; Sistema de recalque; Ramais e sub-ramais; Instalações de água quente; Sistema predial de águas pluviais, calhas e condutores; Sistema predial de esgoto sanitário; Ventilação; Traçado, diagramas isométricos, materiais, dimensionamento, e projeto de sistema predial de águas e esgoto
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Associação das estruturas com a função estrutural; Estruturas isostáticas; Cargas móveis; Linhas de influência; Envoltória de máximos e mínimos; Torção em barras; Tensões e deformações; Cisalhamento na flexão; Estado plano de tensões; Círculo de Mohr
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Formação Geológica dos solos; Classificação Genética dos Solos; Identificação e Classificações Geotécnicas; Índices Físicos; Solos Granulares; Solos Argilosos; Resistência ao Cisalhamento, Permeabilidade e Deformabilidade; Compactação e Controle Tecnológico; Investigações Geotécnicas; Tensões Geoestáticas e Transmissão de tensões no solo
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Instalações elétricas de baixa tensão; Circuitos unifilar e multifilar; Medidores e Sistemas de distribuição de energia e tarifação; Fatores de carga, de demanda e de utilização; Luminotécnica; Condutores elétricos; Isolações; Segurança em eletricidade e dispositivos de proteção; Circuitos de carga, comando e sinalização para partida direta de motores trifásicos;
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Análise sociológica das organizações. Cultura e Poder nas organizações. Os novos paradigmas organizacionais: Capital Intelectual, Inovação, Empreendedorismo, Liderança, Relacionamento Interpessoal e conflito de gerações, Responsabilidade Social. O engenheiro e o mercado de trabalho.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Alvenaria Armada; Argamassa Armada e Tela Soldada; Noções gerais de concreto protendido; Pré-fabricados de concreto armado e protendido; Novas tecnologias; Patologias das Construções; Contratos de construção; Análise de projetos; Etapas Construtivas; Planejamento da execução das obras; Noções de segurança do trabalho; Responsabilidade do Engenheiro; Visitas a obras de pequeno, médio e grande porte
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estruturas hiperestáticas; Deformações; Compatibilidade de deslocamentos; Flexão; Vigas simples hiperestáticas; Vigas contínuas; Equação dos três momentos; Deslocamentos dos vínculos; Aplicação de programas computacionais; Pórticos hiperestáticos; Equação dos 4 momentos
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Compressibilidade dos solos; Adensamento; Analogia mecânica de Terzaghi; Ensaios de laboratório; Recalques; Critérios de resistência; Lei de Darcy; Linhas de fluxo, equipotenciais e canais de fluxo; Princípio de Bernoulli; Linha freática; Velocidade de percolação; Estabilidade de Taludes; Escala de Varnes; Ensaios de cisalhamento e adensamento; Métodos de Análise.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Aspectos sociais e Noções Gerais dos Modos de Transporte: Transporte Ferroviário e metroviário; Transporte Rodoviário; Transporte Aeroviário; Transporte Aquaviário; Transporte Dutoviário; Noções de Planejamento em Transportes: Demanda; Geração de viagens; Terminais; Intermodalidade; Logística em transportes; Avaliação e Custos em Empreendimentos de Transportes; Impacto do tráfego no meio ambiente; Critérios de seleção de projetos; Estimativa de valor unitário de pedágio; Transporte Urbano: Rede de tráfego urbana; Modos urbanos de transporte de passageiros e carga; Melhoria de corredor. Modelagem de sistemas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 4 Práticas
Conceitos Fundamentais; Escalas; Medição de Distâncias; Medição de ângulos; Instrumentos Topográficos; Poligonais; Cálculo de Azimutes; Cálculo de Coordenadas; Nivelamento; Taqueometria; Desenho Topográfico; Representação do Relevo; Cálculo de áreas e volumes; Estudos sobre a Planta Topográfica; Locação Topográfica; Organização de Levantamentos; Sistema de Projeção UTM; Aerofotogrametria; Projeto topográfico; Exercícios práticos no campo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Oferecer elementos que apresentem o `problema religioso` enfocado a partir dos eixos antropológico, ético e teológico, que se encontram implicados diante da delicada questão da consciência religiosa do homem contemporâneo, influenciado pelas inúmeras consequências do relativismo moral e filosófico.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Noções de Planejamento e Gerenciamento de obras; Produtividade; Orçamento na Construção Civil; Custo Horário de Equipamentos; Insumos e serviços; Composição de preços; Encargos Sociais; BDI.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Ecologia e Saneamento básico: definição e importância social; Sistemas de abastecimento de água; Ensaios de caracterização das águas, usos e consumo; Saneamento do meio rural e urbano; Sistemas de captação, adução e distribuição; Sistemas de tratamento de águas; Sistemas de esgotamento sanitário no meio rural e urbano; Ensaios de caracterização dos esgotos sanitários; Sistemas de tratamento de esgotos sanitários; Coleta e disposição de águas pluviais; Poluição e autodepuração das águas; Saneamento de emergência; Sistema de tratamento de resíduos sólidos; Controle da poluição das águas, do solo, do ar, ruídos e radiações; Tratamento de resíduos industriais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Análise matricial de estruturas; Deslocabilidade; Vetor deslocamento nodal e vetor esforço nodal; Sistemas, local e global, de referência para barras; Matriz de rigidez de barra no sistema local e global; Matriz transformação de coordenadas; Matriz de rigidez da estrutura; Equações de equilíbrio; Esforços nas barras; Energia de deformação; Teoremas fundamentais: Clapeyron, Maxwell e Castigliano para cálculo de deslocamentos; Teorema de Menabrea; Aplicações em treliças, pórticos planos, arcos e estrutura espacial
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de Capacidade de Carga e Recalque Admissível; Critério de Escolha de Fundação; Métodos executivos; Dimensionamento; Métodos Teóricos e Semi-empíricos; Provas de carga; Ensaios Dinâmicos; Projeto de fundações: sapatas isoladas, associadas, de divisa, viga alavanca, blocos de estacas; Muros de arrimo; Empuxo do solo; Obras de terra: Aterros, barragens, cortes e taludes naturais; Métodos de execução e controle; Terraplanagem.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Estudo das estradas e vias de circulação; Influências econômicas, políticas e sociais; Classificação das vias; Vias rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias; Veículo de projeto; Motorista; Características do tráfego e níveis de serviço; Fases do Projeto: Reconhecimento ou anteprojeto; Exploração; Locação e projeto definitivo; Traçado de vias; Elementos geométricos; Elementos da seção transversal; Segurança viária; Distância de visibilidade; Superlargura; Superelevação; Perfil do terreno; Lançamento do greide; Curvas verticais; Noções de terraplenagem; Diagrama de Bruckner; Especificações de projeto; Interseções; Projeto e Orçamento.
Aulas Semanais
6 Teóricas / 0 Práticas
Propriedades das estruturas de concreto armado; Sistemas estruturais; Características dos materiais: concreto e aço; Segurança nas estruturas; Estados limites; Cálculo da armadura de flexão; Posição limite da linha neutra; Largura colaborante das lajes; Cálculo da viga -T-; Cálculo do Cisalhamento no concreto armado; Treliça de Morsch; Decalagem e ancoragem da armadura nas vigas; Projeto da estrutura de um edifício. Concepção estrutural; Cálculo da armadura das lajes; Lajes em balanço; Cargas nas vigas ; Detalhamento da armadura; Projeto por meio de computador; Análise: projeto por computador versus projeto manual.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Matemática Financeira, Análise econômica de alternativas de investimentos. Substituição de equipamentos, Desconto de duplicatas, Influência do imposto de renda na avaliação de projeto, Tipos de financiamentos e prestações, Diagrama de equilíbrio.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Noções de Direito: Organização do Estado Brasileiro. Sistema federativo e separação de poderes. Norma jurídica: estrutura, distinção e características. Processo legislativo. Revogação das leis. Efeitos das leis no tempo. Espécies normativas: Constituição Federal, Leis Ordinárias e Complementares, Medidas Provisórias e Atos Administrativos Normativos. Ramos do Direito. Ordenamento Jurídico. Legislação relacionada à engenharia: Aspectos peculiares do Direito do Trabalho em relação ao engenheiro, A propriedade intelectual e a profissão da engenharia, Código de Ética do Engenheiro, Regulamentação da profissão da engenharia.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de Produtividade; Controle da produtividade da mão de obra da Construção Civil; Organização do trabalho (Taylorismo/Fordismo); A mensuração e os indicadores de produtividade: modelos; Dimensionamento quantitativo de equipamentos; Treinamento; O Processo Produtivo; Racionalização; O papel dos agentes da cadeia produtiva; Implantação de Tecnologias; Organização de canteiros de obras e transporte de materiais; Metas e `benchmarking`.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Características técnicas e gerais dos transportes; A problemática dos transportes; Classificação; O transporte no Brasil; Indicadores de desempenho; Transporte metroviário; Transporte ferroviário; Transporte por ônibus; Sistema viário urbano; Tratamento preferencial ao transporte coletivo por ônibus; Pontos de parada; Nível de ocupação;.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Noções de oceanografia e meteorologia. Ondas e vagas. Marés. Correntes marítimas. Ação geodinâmica do vento e do mar sobre os litorais. Obras de melhoramentos dos portos. Assessoria das obras de acostagem. Portos fluviais. Melhoramento dos cursos de água naturais para navegação. Canalização. Obras de transposição de desnível (eclusas).
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Pavimentos. Conceituação e funções. Dimensionamento, projeto e construção de pavimentos flexíveis, semi-rígido e rígidos. Critérios. Materiais. Conservação. Drenagem superficial. Sinalização.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Elementos da via permanente ferroviária; Noções de material rodante; Tecnologia de construção; Características do Metrô; Trilhos; Dispositivos de fixação; Desgaste das juntas; Trilho longo soldado; Tensão de temperatura; Flambagem da via; Dormentes: tipos e características; Lastro: tipos e características; Distribuição das tensões; Métodos de Talbot e Schramm; Sublastro e Material Selecionado: funções e especificação; Determinação dos esforços no trilho; Método da linha elástica de Zimmermann; Efeito dinâmico da carga; Projeto de via superestrutura de via permanente ferroviária; Equipamentos de via complementares; Aparelhos de Mudança de Via; Manutenção da via;
Aulas Semanais
6 Teóricas / 0 Práticas
Projeto de escada; Dimensionamento de pilares; Índice de Esbeltez; Cálculo da armadura; Emprego de ábacos; Excentricidade complementar;. Flexão normal composta e flexão obliqua composta; Projeto de Fundações por sapatas em concreto armado; Projeto de Blocos sobre estacas; Projeto de Vigas-Alavanca; Reservatório de água para edifício; Torção nas vigas de concreto armado; Controle de Fissuração nas vigas;
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Qualidade na indústria da Construção Civil; Normas séries ISO 9000 e ISO 14000; Certificação de conformidade; Implantação de programas evolutivos de gestão da Qualidade na construção civil (ITQC, PBQP-H QualiHab); Sistema 5S; Qualidade no projeto e no processo; Garantia da Qualidade; Conceito de `Lean Construction`.
Aulas Semanais
3 Teóricas / 0 Práticas
Métodos dos elementos finitos; Relação entre deslocamentos, deformaçõese tensões; Teoria da elasticidade; Estudo do elemento finito triangular; Estado plano de tensões e deformações; Matriz de rigidez de um elemento finito triangular; Processo de deslocamentos; Matriz de rigidez da estrutura; Condições de contorno; Emprego do computador; Diagramas de tensões normais e de cisalhamento; Discretização de elementos;
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Velocidade. Características da corrente de trânsito. Capacidade e níveis de serviço para fluxo ininterrupto. Estudo de origem, destino. Capacidade das rampas. Trânsito em rede viária - distribuição e atribuição de viagens. Tipos de rodovias rurais. Artérias urbanas. Vias expressas em nível. Vias expressas bloqueadas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceituação. Sistemas de tração. Material rodante. Segurança e controle de tráfego. Tráfego mútuo. Sinalização. Tarifas. Receitas e despesas. Relações entre volume, densidade e velocidade
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de aerovia; controle de tráfego e navegação aérea. Projeto de aeroportos - localização: Plano geral, áreas de pouso, manobras, zona de segurança, projeto geométrico das pistas. Área terminal - Heliportos e aeroportos militares.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Tipos de protensão; Métodos construtivos; Projeto de cobertura de concreto protendido pré-moldado; Modelos de concreto armado; Semelhança mecânica; Execução de modelo de viga ou pilar de concreto armado; Ensaios dos modelos de concreto armado; Comparação dos ensaios com os métodos de cálculo e normas;
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Planejamento de trabalhos de pesquisa ao final do curso, sob a orientação de Professor Responsável pela disciplina que orientará, fiscalizará e supervisionará individualmente cada aluno. Metodologia Científica
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Relatório sobre um ou mais diversos sistemas de transporte com visitas periódicas aos sistemas existentes. Esse trabalho é orientado, fiscalizado e supervisionado pelo professor da disciplina.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Prevenção de acidentes; Riscos; Insalubridade; Periculosidade; Legislação e normas aplicadas à construção civil; Segurança no canteiro de obras; Ergonomia; Prevenção e combate a incêndios. Estudo de casos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Arquitetura das pontes. Esforços externos ativos. Aparelhos de apoio. Estudo de infra-estrutura. Pilares e encontros. Esforços. Superestruturas de pontes de concreto armado e protendido: Lajes de pontes. Superestruturas de pontes metálicas. Pontes metálicas. Pontes em treliça. Pontes pênseis
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução. Características econômicas dos sistemas de transportes. Custo. Demanda. Tarifação. Avaliação de projetos. Investimentos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos fundamentais de transportes. Planejamento de transportes: obtenção de dados. Diagnóstico da situação existente. Previsão da demanda. Planejamento de transportes por modelos. Condicionamento existentes ao planejamento de transportes.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentação teórica do planejamento como processo. Elaboração do planejamento de implementação. Conceitos: as regiões, atividades econômicas, equilíbrios e desequilíbrios regionais. Modelos; técnicas de planejamento regional. Sistema urbano: componentes. Estudo de uma cidade como sistema.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Desenvolvimento de trabalhos de pesquisa ao final do curso, sob a orientação de Professor Responsável pela disciplina que orientará, fiscalizará e supervisionará individualmente cada aluno.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estruturas metálicas. Campo de aplicação. Método de cálculo. Arranjo estrutural das construções metálicas civis e industriais. Construções de madeira. Campo de aplicação. Propriedades, resistência e proteção, arranjo estrutural das construções de madeira.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de Pesquisa Operacional. Modelos e otimização. Soluções gráficas. Programação linear. Teorema fundamental. Método simplex. Método de duas fases. Método do simplex revisado. Dualidade. Análise de sensibilidade. Modelos de transporte. Análise econômica. Teoria de jogos.
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de Função. Funções Básicas. Limites. Formas Indeterminadas. Limites Fundamentais. Derivadas. Interpretação Geométrica. Propriedades Operatórias.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Matrizes. Vetores no Plano e no Espaço. Operações com Vetores. Dependência Linear. Bases. Produtos. Sistemas de Coordenadas. Retas e Planos. Superfícies Esféricas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução aos conceitos básicos para a interpretação e elaboração de desenhos técnicos utilizados em engenharia. Representação de figuras planas e perspectivas. Elaboração de croquis. Projeções ortográficas convencionais e com utilização de cortes. Dimensionamento e escalas. Trabalhos práticos manuais com instrumentos e por meio de software CAD.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Medidas físicas; Cinemática da partícula; Dinâmica da partícula: Forças e leis de Newton; Trabalho, energia e conservação da energia; Impulso, momento linear e conservação do momento linear.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Conversão de relações descritas em língua natural (propostas de problemas) para a forma de expressões matemáticas e lógicas (modelos matemáticos) utilizando Funções Básicas. Desenvolvimento de soluções em ambiente computacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de inovação (descoberta x invenção x inovação); tipos de inovação (produto, processo, marketing, método organizacional e modelo de negócio); formulação de problema e geração de ideias (técnicas de formulação de perguntas, ferramenta de Design Thinking ((pensar de forma criativa e visual e usado geralmente quando o problema não está bem definido)) e o método do 5W1H); seleção de ideias (uso da ferramenta do Funil da Inovação) e difusão de ideias em seus diferentes graus (incremental, radical e mudança de paradigma); algumas ferramentas de auxílio do Google: Analytics, Adsense e Adwords.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Principais conceitos sociológicos. Trabalho objetivo e subjetivo. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A quarta revolução industrial: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais. Estado e políticas de inserção social. Desigualdades, conflitos sociais, identidade e diversidade. Multiculturalismo e pluralidade.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Aplicações de Derivadas: otimização, regra do L’Hospital, esboço de gráficos de funções. Diferenciais e Taxa de Variação. Integrais indefinidas. Técnicas de Integração. Integrais definidas. Aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Textos literários e textos não literários. Níveis de linguagem, linguagem coloquial e norma culta. Leitura e interpretação de textos dissertativos, científicos e jornalísticos. Estrutura do texto dissertativo. Estrutura do parágrafo e tópico frasal; coesão e coerência textuais. Argumentação: tipos de argumento. Tópicos de linguagem. Produção textual.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Representação Analógica e Digital e suas interfaces. Introdução aos Circuitos Lógicos. Controladores Lógicos Programáveis e Microcontroladores. Instrumentação e amplificação. Sensores e Atuadores. Processamento de Sinais. Comunicação digital.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo. Investigação existencial e Experiência. Razão e Razoabilidade. Certeza moral e Fé. Moralidade no conhecimento. Razão e Sentimento. Senso religioso. Pessoa e o Infinito.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Oscilações simples, amortecidas e forçadas. Ressonância. Ondas mecânicas. Equilíbrio térmico e calor. Transferência de calor: condução, convecção e radiação. Propriedades térmicas da matéria. Primeira lei da termodinâmica, trabalho, energia e processos termodinâmicos simples. Segunda lei da termodinâmica, entropia, máquinas térmicas e refrigeradores.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução e conceitos básicos de Algoritmos. Noções sobre bases de numeração: decimal, binária, hexadecimal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição. Modularização. Tipos de dados estruturados homogêneos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Competências para inovar (liderança, ferramenta DISC para avaliação pessoal, tipos de profissional); risco x incerteza (transformar incerteza em risco, classificando em tipo de grau de risco); Effectuation (metodologia de desenvolvimento de negócio); metodologia de validação de ideias; construção de um MVP Minimum Viable Product no laboratório de informática (elaboração de vídeos, app, blogs, fotos etc); marketing digital e mídias sociais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Quantidade de matéria; Gases; Líquidos; Estequiometria; Equilíbrio líquido – vapor. Balanço Material. Termoquímica; Combustão e combustíveis; Lubrificantes e lubrificação; Eletroquímica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Interfaces entre Arquitetura e Engenharia Civil; Análise de obra; Representação gráfica para projetos de edificações; Levantamento e elaboração de planta de imóvel existente; Etapas de projeto; Programa de necessidades e escala humana; Conforto ambiental; Estudos exploratórios de ambientes; Legislação: código de obras; Uso e ocupação do solo: zoneamento; Elaboração de projeto arquitetônico: partido, plano de massas, implantação, plantas, cortes, elevações; Desenho em computador com programa AutoCAD-2D.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Funções de Várias Variáveis. Derivadas Parciais. Diferenciais. Integrais Múltiplas. Integrais de linha. Operadores: Gradiente, Divergente e Rotacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Equações diferenciais de primeira Ordem: Variáveis Separáveis, Homogêneas, Lineares e Exatas. Equações Diferenciais de Segunda Ordem com Coeficientes Constantes: Homogênea e Completa. Modelagem matemática.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Carga elétrica, campo elétrico, força elétrica e fluxo de campo elétrico. Corrente elétrica, campo magnético, força magnética e fluxo de campo magnético. Movimento de cargas puntiformes em campos elétrico e magnético. Potencial elétrico, energia potencial elétrica e capacitância. Indução eletromagnética, energia magnética e indutância. Campos elétricos e magnéticos na matéria.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Centroide, centro de massa e momentos de inércia. Sistemas de forças e forças distribuídas. Equilíbrio. Cinemática do corpo rígido: translação, rotação e centro instantâneo de rotação. Dinâmica do corpo rígido: translação e rotação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Tipos de ligações químicas em sólidos de substâncias puras e seu papel na determinação de: (1) propriedades físicas fundamentais; (2) estruturas atômicas/moleculares; (3) classes de materiais; (4) propriedades mecânicas básicas. Influência das estruturas e microestruturas nas propriedades dos materiais. Introdução a relação entre estrutura/propriedades/processamento e desempenho de materiais.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências: solucionar problemas de forma criativa e inovadora; aprender de forma autônoma; trabalhar e liderar equipes multidisciplinares; comunicar-se efetivamente e eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; interpretar e aplicar a legislação e os atos normativos; modelagem matemática de fenômenos físicos e químicos; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços) componentes ou processos no âmbito da Engenharia Civil.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Conceitos básico de cartografia: Introdução a topografia, medição de distâncias e ângulos; poligonais azimutes e coordenadas; declinação magnética, taqueometria, representação do relevo; nivelamento; estudos sobre planta topográfica; avaliação de áreas e volumes; locação topográfica; desenho topográfico com auxílio de computador
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais. Subespaços Vetoriais. Bases e Dimensões. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Espaços Vetoriais com Produto Interno. Aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Circuitos de corrente contínua. Potência gerada e dissipada. Circuitos de corrente alternada. Fator de Potência. Circuitos trifásicos. Motores e geradores elétricos. Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Fornecimento de Energia – Tarifação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Óptica física: polarização, interferência e difração. Relatividade: dilação temporal, contração espacial e equivalência entre massa e energia. Física quântica: fótons e efeito fotoelétrico, ondas de matéria e equação de Schrödinger, princípio da incerteza, interpretação probabilística e tunelamento, átomos e moléculas, condução de eletricidade nos sólidos, núcleos atômicos, radioatividade e energia nuclear.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Impacto das grandes cidades e alterações no regime do ciclo hidrológico natural; Estudo do Ciclo Hidrológico. Noções de obras e suas interferências nos cursos dágua. Bacias Hidrográficas; divisores de água; comparações entre bacias; Precipitação; formação e classificação; medidas pluviométricas; frequência das precipitações; intensidade de precipitação; levantamento de dados pluviométricos; Infiltração; características; fatores que influenciam; capacidade de infiltração de um solo; medição; generalidades sobre as águas subterrâneas; Escoamento superficial; hidrograma e hidrograma unitário; Estimativa do escoamento a partir dos dados pluviométricos; Método Racional; aproveitamento de águas de chuva Regime dos cursos dágua; curvas de duração e de utilização; medição de vazões; Previsão de enchentes; período de retorno; métodos de cálculo; Propagação de enchentes em reservatórios, rios e canais; Métodos de combate às enchentes; Regularização de vazões e aproveitamento de recursos hídricos; aspectos ambientais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos (planejamento e etapas) de instalações elétricas. Normas técnicas de instalações elétricas de baixa e alta tensão e também para telefonia. Luminotécnica (luminotecnia). Símbolos gráficos usados para representar as instalações elétricas e telefônicas. Dimensionamento de cabos e equipamentos. Traçado de circuitos de instalação elétrica. Pára-raios. Aterramento. Comando e proteção em instalações elétricas (iluminação, de motores elétricos, etc.). Potências aparente, ativa e reativa e correção do Fator de Potência. Gerador suplementar de energia elétrica (emergência). Uso racional da energia elétrica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Normalização Técnica; Propriedades, obtenção e aplicação de materiais de construção civil; Aglomerantes; Agregados; Estudo de dosagem do concreto de cimento Portland; Aço estrutural e para concreto armado; Ensaios de Controle Tecnológico.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Complementos de estática. Elementos estruturais. Mecânica dos sólidos deformáveis: tensões, deformações, deslocamentos, classificação dos materiais estruturais e leis constitutivas. Modelagem de casos particulares: i) tração/compressão e flambagem; ii) cisalhamento puro e ligações mecânicas; iii) flexão pura, simples e composta; iv) torção e transmissão de potência em seções circulares; v) tensões térmicas.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências. Complementos do Projeto Interdisciplinar Tutorado de Inovação I
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Introduzir conceitos básicos sobre eletroquímica. Conceitos fundamentais de corrosão de metais. Asfalto (tipos, caracterização físico-química, normalização). Cimento Portland (processo de produção, composição química, clinquerização, cálculo de Bogue, hidratação e solubilidade dos componentes).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares: métodos exatos e iterativos. Zeros de funções. Aproximação de funções – Método dos Mínimos Quadrados. Interpolação – Método de Newton e Método de Lagrange. Integração numérica. Equações diferenciais – métodos numéricos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Breve história do pensamento econômico. Microeconomia: oferta e demanda, elasticidade e custo marginal. Função produção. Inovação tecnológica no contexto da economia da empresa. Macroeconomia: taxa de juros, câmbio, moeda, dívida pública, PIB, desemprego, inflação. Introdução à organização industrial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Natureza do Ensino Social Cristão. Princípios norteadores. Dignidade humana e Direitos humanos. Princípio da Solidariedade; Princípio da Subsidiariedade e do Bem Comum. Justiça e Misericórdia. Política: papel do Estado e grupos intermediários. Liberdade religiosa. Economia, ética e destinação universal dos bens. A questão do trabalho humano. Solidariedade, economia e desenvolvimento integral.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Introduzir conceitos fundamentais de ciência, tecnologia e desenvolvimento de materiais. Capacitar o aluno a especificar e controlar tecnologicamente os materiais mais comuns utilizados na construção civil: cerâmicas, vidros, polímeros e elastômeros, madeiras, tintas, argamassas e outros materiais cimentícios. Normalização técnica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos fundamentais de mecânica dos fluídos. Viscosidade. Hidrostática. Manometria. Conservação da massa e energia em volume de controle. Equação de Bernoulli. Perda de carga distribuída e singular. Diagrama de Moody.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Probabilidade. Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuição Conjunta de Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuições de Variáveis Discretas: Binomial e Poisson. Distribuições de Variáveis Aleatórias Contínuas: Normal e Exponencial.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências: solucionar problemas de forma criativa e inovadora; aprender de forma autônoma; trabalhar e liderar equipes multidisciplinares; comunicar-se efetivamente e eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; interpretar e aplicar a legislação e os atos normativos; Analisar e compreender os usuários das soluções de engenharia e seu contexto, para formular as questões de Engenharia Civil e conceber soluções desejáveis; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços) componentes ou processos no âmbito da Engenharia Civil; Implantar, operar e manter as soluções e sistemas de Engenharia Civil considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estruturas isostáticas. Diagramas de esforços internos solicitantes. Pórticos planos. Estruturas tri-articuladas. Arcos isostáticos. Cisalhamento na flexão. Estado plano de tensões. Noções de análise experimental de estruturas. Extensometria elétrica. Aquisição de dados. Análise experimental de tensões.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Modos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Resistência térmica. Associação em série e paralelo. Aletas. Trocadores de calor.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos básicos. Métodos de custeio. Abordagens contemporâneas de custos: custos ambientais, custo da qualidade, Life Cycle Cost (LCC), outras.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Análises experimentais térmicas e acústicas dos principais materiais utilizados em pisos, paredes, coberturas, fachadas e esquadrias. Fundamentos de acústica. Isolamento termoacústico. Dimensionamento e medições necessárias para o atendimento às normas brasileiras.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A questão ambiental e a vida humana. Teoria Ecológica: Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente. O Impacto das novas tecnologias. Eficiência energética. Produção Mais Limpa. Eco eficiência. Logística reversa. Produção sustentável e Análise de Ciclo de Vida do Produto. Normas e Certificações.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Instalações de bombeamento: curvas de bombas, curva da instalação e custo de bombeamento; Perda da carga em condutos forçados; Usinas hidroelétricas: instalações, turbinas e custo de geração; Forças em superfícies submersas; Equilíbrio de corpos flutuantes; Canais e vertedores em regime permanente.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Estática dos fluídos; Análise dimensional e semelhança; Equação da quantidade de movimento; Experiências de manometria, visualização de escoamentos, bombas, perda de carga singular e distribuída, forças em superfícies sujeitas ao escoamento de um fluido.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Amostragem. Distribuições Amostrais. Intervalos de Confiança. Testes de Hipóteses para a Média e a Proporção. Correlação e Regressão. Teste de Qui-Quadrado. Análise de Variância. Desenho de Experimentos.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências. Complementos do Projeto Interdisciplinar Tutorado de Inovação III.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas e métodos construtivos; Etapas de construção; Plano de canteiro de obras; Locação de obra; Execução de estruturas de concreto armado; Fôrmas e escoramentos; Alvenaria racionalizada; Parede em gesso acartonado; Impermeabilização; Coberturas; Revestimentos; Execução de instalações hidráulicas; Visitas técnicas a obras em construção.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estruturas hiperestáticas. Estruturas estaiadas. Grelhas. Vigas hiperestáticas. Vigas contínuas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Matemática financeira. Valor do dinheiro no tempo: juros e fluxo de caixa. Métodos de análise de projetos de investimento (VPL, TIR, VAE, tempo de retorno). Vida econômica e substituição de equipamentos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O âmbito da ética. Relações étnico-raciais, discriminação e xenofobia. Ética da Lei Natural. Fundamentos da Lei Natural. A opção fundamental e os comportamentos concretos. Direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Principais aspectos de geologia com foco na gênese das rochas e dos solos. Constituição do solo, relação entre seus índices físicos. Características dos solos granulares e coesivos e as classificações geotécnicas. Ensaios de laboratório Tensões geostáticas e transmissão de tensões aplicadas na superfície de um maciço, investigações geotécnicas e a teoria de consolidação de argilas saturadas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Instalação de abastecimento predial; Distribuição de água fria: barrilete, coluna, ramais e sub-ramais; Esgoto sanitário: ramal de descarga e de esgoto, coletores, tubos de queda e coluna de ventilação; Esgoto pluvial: calhas, tubos de queda e galerias pluviais; Instalações de água quente; Sistemas de combate a incêndio: comandado e automático.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências: solucionar problemas de forma criativa e inovadora; aprender de forma autônoma; trabalhar e liderar equipes multidisciplinares; comunicar-se efetivamente e eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; interpretar e aplicar a legislação e os atos normativos; Analisar e compreender os usuários das soluções de engenharia e seu contexto, para formular as questões de Engenharia Civil e conceber soluções desejáveis; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços) componentes ou processos no âmbito da Engenharia Civil; Implantar, operar e manter as soluções e sistemas de Engenharia Civil considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Deslocamento dos vínculos. Análise matricial. Teorema da energia de deformação. Teorema de Menabrea.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução aos Transportes. Modos, vias e veículos. Física aplicada aos modais de transporte. Técnica e Economia em Transportes. Modelos de estudos financeiros aplicados. Heurística aplicada a estudos e projetos em Transportes. Estudo de vias de transporte terrestre; influências econômicas, políticas e sociais. Classificação das vias, veículos de projeto, fases de projeto (reconhecimento, projeto básico, projeto executivo 0; elementos da seção transversal, elementos horizontais e verticais (especificações de projeto), noções de terraplenagem, diagrama de Bruckner, estimativa de custo.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Fontes de água; caracterização das águas (determinação de: dureza, alcalinidade, sólidos totais, sólidos fixos, sólidos voláteis, sólidos sedimentáveis, sólidos em suspensão e sólidos dissolvidos); usos e consumos; sistemas de tratamento de águas; tratamento de águas para fins potáveis (ensaios de clarificação e filtração); sistemas de abastecimento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estratégia. Gestão por processos e funções organizacionais (finanças, marketing, produção). Gestão do desenvolvimento de produto. Aspectos humanos nas organizações.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Pré-dimensionamento. Comportamento mecânico. Vigas retangulares. Lajes maciças. Seção T. Vigas submetidas ao cisalhamento.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de resistência ao cisalhamento dos solos e respectivos ensaios. Aspectos conceituais e de execução relativos a compactação de aterros. Percolação de água nos solos. Análise de estabilidade de taludes de aterros. Escavações pela Teoria do Equilíbrio Limite.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A pesquisa e a produção metodológica de conhecimento. Projeto de pesquisa científica. Taxonomias e tipos de pesquisas. Procedimentos e etapas de um trabalho científico (tema, problema, objetivos, hipóteses, justificativas). Citações e Referências bibliográficas. Plágio e ética na Pesquisa Científica. Níveis e variáveis de mensuração. Amostragem na pesquisa. Elementos pré-textuais, textuais e póstextuais. As Referências e normas. Fontes de pesquisa e banco de patentes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Nome:
Análise de Investimentos
Ementa:
Principais conceitos de investimentos, capitalização simples e composta, séries não uniformes e uniformes, técnicas de análise de investimentos.
Pré-requisito:
Nome:
Arquitetura Sustentável
Ementa:
Conceito de sustentabilidade, Arquitetura sustentável, Agenda 21, Conceito de Edifícios verdes. Principais selos para construções sustentáveis: Certificação LEED, Programa nacional de Eficiência energética em Edificações (PROCEL EDIFICA), processo AQUA, BREAM (Building Reserarch Establishment Environmental Assessment Method) , Casa Azul, DGNB (German Sustainable Building Council).
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Barragens de Terra e Enrocamento
Ementa:
Exemplo clássico de usina hidrelétrica, com todos os seus órgãos constituintes, ou seja, obras para desvio do rio, barramento, sistemas de vertimento e de geração de energia elétrica. Fatores intervenientes na escolha dos tipos de soluções e respectivo arranjo. Principais tipos de barragens de terra e/ou enrocamento, seus detalhes, tratamentos de fundação, metodologias de dimensionamento e um estudo comparativo entre as soluções apresentadas.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Building Information Modeling (BIM)
Ementa:
Conceituação e prática do sistema parametrizado BIM – Building Information Modeling para projeto de edificações; Utilização do programa Revit-Autodesk; Modelagem 3D de projeto de edificação a partir de Estudo Preliminar pré- elaborado pelo aluno; Verificação de elementos construtivos do projeto; Quantificação de materiais; Geração de imagens 3D renderizadas.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Cidades Inteligentes (Smart Cities)
Ementa:
Conceitos de cidades inteligentes; expectativa de vida humana, migração urbana populacional, recursos naturais, cidades resilientes; infraestrutura básica para cidades; conectividade; mobilidade; segurança, saúde, educação, governança, centro de operação, centro de comando e controle; sensorização, iluminação, informação ao cidadão, redes inteligentes, energia, colaboração cidadão, modos de transportes urbanos e integração, galerias de utilidades, conceito de cidades globais.
Pré-requisito:
Arquitetura e Representação Gráfica
Nome:
Comportamento Humano nas Organizações
Ementa:
Abarca as concepções de ser humano e suas relações nas organizações, envolvendo: satisfação e motivação no trabalho, liderança, valores individuais e organizacionais, o sentido do trabalho, comportamento de grupo, clima, cultura e simbolismo organizacional, diversidade humana e conflito, inteligência emocional, desenvolvimento e mudança, o poder e as organizações, equipes formais, informais e virtuais (cooperação e conflito), modelos participativos de gestão e seu impacto no grupo, comunicação e conflito, mudanças tecnológicas e o ser humano.
Pré-requisito:
Nome:
Conceitos Fundamentais de Finanças
Ementa:
Objetivo da gestão financeira, risco e retorno, custo de capital e estrutura de capital, administração de dividendos, alavancagem e modalidades de financiamento.
Pré-requisito:
Nome:
Drenagem Subterrânea
Ementa:
Teoremas da condutividade hidráulica de meios porosos. Teorema de Terzaghi. Curva de Distribuição de Vazios. Seções transversais de drenos subterrâneos. Sistemas de drenagem subterrânea e sub superficial de pavimentos.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Drenagem Superficial de Vias Terrestres
Ementa:
Teoremas aplicados da hidráulica, para conduções forçada e livre. Aplicações de Reynolds e Número de Froude. Tipologia de elementos de drenagem superficial aplicáveis a rodovias, ferrovias e aeroportos. Projeto de Seções transversais. Sistemas de drenagem. Controle de Erosões. Técnica construtiva.
Pré-requisito:
Hidráulica e Hidrologia
Nome:
Drenagem Urbana
Ementa:
Fundamentos de hidrologia urbana. Conceitos gerais de drenagem urbana sustentável. Gestão do risco em drenagem urbana. Sistemas de Micro drenagem: elementos constituintes, concepção e traçado de sarjetas e captações superficiais, vazão de dimensionamento, dimensionamento de galerias e canalizações, dimensionamento de bueiros e dissipadores. Uso de “softwares” de simulação. Sistemas de Macro drenagem: conceitos gerais, análise de risco em drenagem, modelagem hidrológica da bacia, dispositivos de condução, dispositivos de retenção e armazenamento, dimensionamento de canalizações, bueiros, diques e polderes.
Pré-requisito:
Hidrologia
Nome:
Durabilidade do Concreto
Ementa:
Introdução à microestrutura do concreto. Ações de degradação de estruturas de concreto. Ataque por sulfatos. Ataque por cloretos. Carbonatação. Retração por secagem. Reação álcali-agregado. Lixiviação. Eflorescência.
Pré-requisito:
Materiais de Construção Civil I
Nome:
Economia dos Transportes
Ementa:
Relação entre conceitos e aspectos econômicos e movimentações de cargas e pessoas. Relação entre ransporte e desenvolvimento. Aplicações da matemática financeira no setor transporte. Utilização de recursos e necessidade de decisão. Características econômicas dos sistemas de transporte. Estrutura de custos no setor transporte (custo, preço e valor). Demanda por transporte. Fretes e tarifas em sistemas de transporte. Ambientes econômicos e formação de preços. Avaliação de projetos e de intervenções. Enfoques empresarial e governamental (social). Investimentos e financiamento no setor transporte. Estrutura Institucional e de gestão no setor transporte.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Edifícios Inteligentes e Automação Predial (Building Technologies)
Ementa:
Conceitos básicos de tecnologias prediais e automação compreendidas por: protocolos de equipamentos e comunicação; certificações LEED,ACQUA e PROCEL Edifica, sistema integrado de facilidades (água, esgoto, elétrica, incêndio, aterramento, pararaios, telecomunicações, etc); reuso de água(captação e filtragem de galerias pluviais e coletores); geração distribuída (solar); sistemas de emergência - gerador, iluminação, abastecimento; tratamento e coleta seletiva de resíduos domésticos; segurança perimetral e invasão; portaria eletrônica e automação de acesso; otimização e infraestrutura de veículos elétricos - conceitos de smart grid (redes inteligentes); centro de controle e comando predial.
Pré-requisito:
Instalações Hidráulicas
Nome:
Empreendedorismo e Inovação
Ementa:
Desenvolvimento de produtos e serviços, Inovação tecnológica; Desenvolvimento Econômico; Competitividade Empresarial; Ambientes; Sistemas Institucionais; Estratégias aplicadas a Planos de Negócios; Estudos de Casos
Pré-requisito:
Nome:
Engenharia Civil: Direito e Legislação
Ementa:
A regulamentação da engenharia. Sistema jurídico brasileiro. Prerrogativas de atividades do engenheiro civil. Engenharia civil e Direito do Trabalho. Planejamento urbanístico e licenciamento de obras. A engenharia civil no setor público. Engenharia Civil e as questões legais específicas. Segurança nas obras e legislação. Legislação ambiental na construção civil. A ética e a engenharia civil.
Pré-requisito:
Nome:
Engenharia de Trafego
Ementa:
Estruturação e Funções dos Espaços urbanos. Componentes, classes e funções do sistema viário. . Configurações de demanda e perfis de tráfego veicular. Princípios Fundamentais da Teoria de Fluxo de Tráfego. Modelos Gerais de Fluxo de Tráfego e Equação Fundamental de Tráfego. Capacidade Viária e Níveis de Serviço. . Noções de Polos Geradores do Tráfego. Estacionamentos. Segurança de Tráfego. Sinalização viária. Estruturação de Interseções Urbanas e de Rodovias. Teoria das Filas e simulações.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Engenharia Humanitária
Ementa:
A Engenharia Humanitária. Critérios para a engenharia humanitária. Fator Humano, fator econômico, Fator ambiental. Inovações, sustentabilidade e segurança. Prevenção, inovação e mudança. Tecnologia, economia, ética e cultura. Cooperação e transdisciplinaridade para a Engenharia Humanitária.
Pré-requisito:
Nome:
Escaneamento a Laser
Ementa:
Laser Scan terrestre: - Tecnologias e equipamentos. Princípios físicos e geométricos do levantamento - Técnicas de levantamento de campo, métodos de varredura - Modelos, maquetes 3D, plantas, seções, perfis, levantamento do como construído (“as built”) - Processamento de dados: da nuvem de pontos à formação de modelos: eliminação de ruídos e de pontos redundantes, consolidação, registro, extrações dimensionais, primitivas, - Técnicas de modelagem 3D: primitivas, renderização, variáveis visuais - Técnicas de integração em projetos. Projetos inteligentes. - Aplicações: Plantas industriais, refinarias de petróleo, túneis, mineração e construção de edifícios.
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Estilos e Modelos Gerenciais
Ementa:
Definição de estilo gerencial, equipes formais, informais e virtuais, conceitos de liderança e sua aplicação ä realidade organizacional, tipologias de estilos construtivos, passivodefensivo e agressivo defensivo.
Pré-requisito:
Nome:
Estruturas de Concreto Assistidas por Computador
Ementa:
Uso de ferramentas computacionais na elaboração de projetos de concreto armado. Modelos estruturais e tipos de análise estrutural. Exemplo de cálculo completo, desde a concepção até a geração dos desenhos de fôrma e armadura.
Pré-requisito:
Estruturas de Concreto I
Nome:
Geologia de Engenharia
Ementa:
Maciços rochosos com vista a obras de engenharia civil. Investigações, ensaios, princípios básicos da Mecânica de Rochas. Sistemas de classificação de maciços rochosos consagrados de Bieniavsky, Barton e Hoek, a partir dos quais é possível obter as propriedades geomecânicas de resistência e deformabilidade do maciço rochoso. Análise de estabilidade dos taludes de escavação em rocha.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Geologia Geral
Ementa:
Mineralogia. Petrologia das rochas lígneas, sedimentares e metamórficas. Geologia estrutural. Métodos de investigação. Caracterização e classificação geológica de rochas e de maciços rochosos. Cartas Geológicas. Aplicações na Engenharia Civil.
Pré-requisito:
Nome:
Gerência de Pavimentos
Ementa:
Avaliações de qualidade por métodos de investigação superficial. Equipamentos de mensuração de características gerais estruturais. Índice de condição do pavimento. Técnicas de gerência com metodologia de critérios específicos de ações sob nota decrescente de segmentos de pavimentos.
Pré-requisito:
Transportes II
Nome:
Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil
Ementa:
Perdas e Geração de resíduos na construção civil. Classificação e características dos resíduos da construção e demolição. Marcos conceituais, legislação, classificação e acondicionamento e destinação dos resíduos. Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) na construção civil. Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Gestão pós-uso na área da construção civil abrangendo minimização no uso de recursos, reutilização, recuperação e reciclagem evitando perdas e desperdícios.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Gestão Ambiental
Ementa:
O conteúdo programático de Gestão Ambiental. Representação Legal. Conceitos Fundamentais. Licenciamento Ambiental. Sustentabilidade e Desenvolvimento sustentável. Recursos Tecnológicos Disponíveis – Equipamentos de Controle da Poluição do Ar. Gestão Ambiental Empresarial.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Riscos ao Meio Ambiente na Construção
Ementa:
Os principais perigos associados à indústria da construção civil e os riscos associados às diversas categorias de trabalhadores do setor. Legislação relativa ao setor da construção. Documentação e comunicação e avaliação de riscos. Gerência dos riscos do projeto. Metodologias e estratégias de controle. Legislação na área trabalhista e de segurança na área da construção civil.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Gestão de Vias Urbanas e Segurança Viária
Ementa:
Aspectos gerais de segurança viária e métodos de avaliação de riscos. Pedágio urbano. Concessão de vias urbanas. Geometria viária urbana: intersecções e segmentos de vias. Elementos da seção transversal. Normatização e Métodos.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Gestão e Liderança de Pessoas
Ementa:
Conceitos de liderança e sua aplicação à realidade organizacional; liderança formal e informal; liderança situacional e contingencial; liderança carismática, transacional e transformacional; liderança e comunicação; liderança e poder nas organizações; comportamento dos líderes; liderança e personalidade; o modelo de liderança de Fiedler; liderança e comportamento dos subordinados; liderança e ciclo de vida das organizações; estilos de liderança e flexibilidade; a liderança e os princípios éticos.
Pré-requisito:
Nome:
Instrumentação e Monitoramento de Estruturas
Ementa:
Estruturas e seu comportamento perante as solicitações do ambiente e de cargas. Introdução à segurança das estruturas. Referências para a coleta de dados de deslocamentos em estruturas. Sistemas cartesianos de referência (absolutos e relativos). Referencial altimétrico. Equipamentos clássicos e modernos de medição: técnicas de Topografia e Geodésia. instrumentação estrutural e Geotécnica. Fases de monitoramento dos deslocamentos versus tempo. Análise dos resultados perante modelos teóricos de deslocamentos estruturais.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Introdução à Modelagem de Estruturas via Método dos Elementos Finitos
Ementa:
Introdução ao Método dos elementos finitos. Elementos de viga. Elementos de casca. Não linearidade geométrica. Não linearidade do material.
Pré-requisito:
Teoria das Estruturas III
Nome:
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Ementa:
A realidade da pessoa surda na sociedade brasileira. Inclusão e integração do surdo na educação e no mercado de trabalho. De que se trata a Língua Brasileira de Sinais. A linguagem de Sinais em situações dialógicas: apresentação pessoal, cumprimentos, diálogos corriqueiros, alfabeto, números, cores, verbos, tempos verbais, pronomes, família, a casa, profissões, alimentos, horários, sentimentos, meios de comunicação, meses do ano.
Pré-requisito:
Nome:
Ligações em Estruturas
Ementa:
Ligações em estruturas de madeiras. Ligações em estruturas metálicas; Cálculo das ligações parafusadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Simbologia de soldagem; Cálculo das ligações soldadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Dimensionamento de placas de base e chumbadores; Ligações de viga de aço com elementos de concreto; Ligações em estruturas mistas
Pré-requisito:
Estruturas Metálicas e de Madeiras (cursando)
Nome:
Matemática Financeira
Ementa:
Capitalizações simples e composta, com foco em juro e desconto nas operações financeiras; séries não uniformes e uniformes; sistemas de amortização, com análise das melhores opções de pagamento e aplicação; técnicas de análise de investimentos; principais taxas de juros; taxa de inflação; principais aplicações financeiras. Matemática financeira e suas aplicações em planilhas eletrônicas.
Pré-requisito:
Nome:
Materiais Ecoeficientes
Ementa:
Ecoeficiência e influência na análise do custo do ciclo de vida. Indicadores de impactos ambientais. Impactos ambientais dos materiais de construção civil. Materiais e produtos que minimizam o uso de recursos naturais. Materiais e produtos que contribuem para a minimização do consumo de água, energia e efeito de ilha de calor. Materiais e produtos que minimizam os riscos para a saúde humana e ecossistemas. Planejamento e orçamento de uma obra que utiliza materiais sustentáveis.
Pré-requisito:
Nome:
Materiais Têxteis para a Construção Civil e Arquitetura
Ementa:
Tipos e construção dos têxteis usados na construção civil: Fibras, estruturas, acabamentos. Propriedades e requisitos dos têxteis usados na construção civil. Interação dos Têxteis com materiais usados na construção civil. Concreto reforçado com têxteis (TRC). Fibrocimento. Têxteis para isolamento térmico e acústico. Membranas têxteis e estruturas tensionadas. Geotêxteis: separação, drenagem, filtração, proteção, reforço, barreira. Redes para andaimes e outras aplicações. Têxteis avançados: compósitos.
Pré-requisito:
Nome:
Métodos de Pesquisa Quantitativa
Ementa:
Testes de hipóteses para média e proporção. Testes para a correlação e a regressão. Distribuição de qui quadrado. Distribuição f e Análise de variância. Regressão linear múltipla. Análise de componentes principais. Agrupamento hierárquico. Noções de Regressão Logística
Pré-requisito:
Nome:
Modelagem Digital de Terrenos
Ementa:
Modelos digitais de terreno: histórico, classificação e visão geral dos diversos tipos de modelo. Aplicação nas diversas áreas da engenharia. Esquemas gerais de interpolação. Modelos que utilizam redes regulares. Técnicas de interpolação. Modelos que utilizam redes triangulares. Fundamentos, equacionamento e esquema de interpolação. Aplicativos em modelagem digital de terrenos: Projeto geométrico de estradas. Cálculo de declividades. Problemas de visibilidade. Desenho das curvas de nível.
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Modelagem e Planejamento de Transporte Urbano
Ementa:
Condicionantes do Planejamento de Transporte Urbano. Modelagem e Simulação em Transporte Urbano. Softwares de modelagem. Software EMME. Análise de dados e previsão de demanda do Modelo 4 Etapas. Avaliação e estudos de projetos de transporte urbano através de modelagem usando o software EMME.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Novas Tecnologias aplicadas ao Transporte Urbano
Ementa:
Novos sistemas de transporte público e individuais urbanos. Novos métodos de coleta de dados em transporte (GPS, smartphones). Análise e visualização de dados em transporte: GPS, bilhetagem eletrônica, dados de smartphones. Perspectivas em planejamento de transportes.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações e Manutenção Aeroportuárias
Ementa:
Estrutura administrativa de aeroporto de grande porte. Sistemas de apoio (ETA, ETE, subestação de energia elétrica, CAG). Estratégias de ampliação e de manutenção de TPS e TECA. Operações de pátio e integração com TWR. Sistemas operacionais de transporte de malas e bulk. Segurança operacional. Tendências evolutivas aeronáuticas e implicações ao sítio aeroportuário. Noções de manutenção de pavimentos aeroportuários. Tipologia de aeronaves associada às necessidades de terra.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações e Manutenção Rodoviárias
Ementa:
Concessão rodoviária e sua viabilidade técnico-econômica. Viabilidade e recursos públicos para rodovias de baixo tráfego. Estrutura administrativa rodoviária. Gestão de operações e recursos. Parcerias. Métodos de análise financeira associada a vida útil dos elementos.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações Metro-Ferroviárias
Ementa:
Tipologia de carros e de trens-unidade. A viabilidade metroviária associada à demanda. Sistemas construtivos e possibilidade de ampliação de acordo com demanda e recursos. Técnicas e sistemas de controle de trens. Segurança de linha e de estações. Integração operacional. Gestão financeira.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações, Manutenção e Recapacitação Portuárias
Ementa:
Métodos de pesquisa operacional e planos diretores aplicados. Estudos de viabilidade de registro de aceitação de calados maiores, armazéns e extensão de cais. Elementos da bacia de evolução e zonas de acesso portuário. Características aplicadas de navios e tendências tecnológicas.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Patologia das Construções
Ementa:
Caracterização de patologias, fatores endógenos e exógenos, intrínsecos e extrínsecos, aplicados ao ambiente construído. Engenharia legal, responsabilidade e o código de defesa do consumidor. Diagnóstico, prognóstico e profilaxia em sistemas construídos. Métodos de restauro, reparo e conservação de sistemas construtivos. Manutenção corretiva, preventiva e preditiva e planos de manutenção.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Pavimentação Rígida
Ementa:
Principais fatores influentes na seleção de tipos de pavimentos. Princípio de Westergaard. Métodos de projeto para cargas especiais, carga máxima e consumo de resistência à fadiga. Procedimentos de projeto dimensional. Características aplicadas dos concretos de cimento Portland. Técnica construtiva.
Pré-requisito:
Transportes II
Nome:
Pesquisa Operacional em Engenharia Civil
Ementa:
Conceitos de decisão com enfoque da pesquisa operacional no aspecto gerencial. Introdução, origem e importância da pesquisa operacional, formulação e modelagem, programação linear, problemas gerenciais, resolução gráfica, método Simplex, análise de sensibilidade, dualidade e a interpretação econômica. Programação linear em problemas de logística, problemas de rede e de transporte, transbordo, de escala de produção e de distribuição, uso de SW livres ( exemplo Solver - Excel outros )
Pré-requisito:
Nome:
Planejamento e Gestão de empreendimentos: Real Estate
Ementa:
Fundamentos de real estate. Indicadores da qualidade dos investimentos nos negócios do setor. Aglutinação de capitais de investimento. Poupança em ativos com lastro imobiliário. Os empreendimentos imobiliários com investimentos do empreendedor. Os empreendimentos imobiliários com financiamentos para produção e comercialização. Os empreendimentos de base imobiliária com renda fixada (build to suit e edifícios de escritórios para locação pulverizada). Decidir sobre investimentos diante do risco. Sistemas de gestão de investimentos e análises para programar a equação de fundos de um empreendimento: Conceitos de gestão de investimentos – caracterização do sistema gerenciador de investimentos e do sistema empreendimento; modelos para geração de informações para decisões financeiras nas hierarquias estratégicas (plano de negócios) e dos empreendimentos (validação de equação de fundos); e conceito de formatação de fluxos de caixa esperados. Rotina para escolha de empreendimentos e indicadores da condição econômica esperada: processo de hierarquização e escolha de empreendimentos; procedimento para construção de AQI; e indicadores da qualidade do investimento. Modelagem de sistemas para geração de informação de planejamento para apoio à gestão financeira. Formação da equação de fundos para desenvolvimento de empreendimentos, ou para suporte de investimentos em capital de giro. Rotina para escolha de empreendimentos.
Pré-requisito:
Engenharia Econômica
Nome:
Planejamento e Gestão de Projetos: Sistemas de Orçamento e Recursos
Ementa:
Projeto como produto e como serviço; coordenação de projetos. Inserção do projeto no empreendimento de construção de edifícios: papel dos agentes do empreendimento face ao processo de projeto. Configuração das equipes de projeto dentro da lógica multidisciplinar Gestão de Recursos Humanos: perfil dos trabalhadores; histórico; desenvolvimento dos recursos humanos; motivação e treinamento; estratégias de contratação. Gestão de contratos: agentes envolvidos; licitações; regimes de contratação. O processo de projeto e sua gestão; etapas de desenvolvimento do projeto e retroalimentação do processo. Projeto para produção como ferramenta para a qualidade e a inovação tecnológica; integração entre decisões no projeto e no canteiro de obras. Ferramentas de gestão da qualidade: PDCA; Kaizen; Diagramas e fluxogramas de análise de processos; 5W2H (What, When, Why, Where, Who, How, How much); Benchmarking. Qualidade na cadeia produtiva.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Planejamento Territorial Sustentável
Ementa:
O que é planejamento sustentável. História do planejamento territorial no Brasil. Políticas Territoriais no Brasil. Estudo e análise do estatuto da cidade. Estudo e análise do Plano Diretor. Aplicação do Planejamento no projeto integrado.
Pré-requisito:
Arquitetura e Representação Gráfica
Nome:
Processos Estocásticos
Ementa:
Processos estocásticos. Distribuição Exponencial e o Processo de Poisson. Cadeias de Markov. Passeio Aleatório. Teoria das Filas. Aplicações
Pré-requisito:
Nome:
Produtividade e Gestão de Processos na Construção Civil
Ementa:
Aplicações do conceito de Projeto para Produção e sua implementação no canteiro de obras. Gestão de materiais: programação e escolha; aquisição; recebimento e controle. Elementos do sistema de gestão da qualidade em empresas construtoras; relações entre Suprimentos, Recursos Humanos, Projeto, Produção e Assistência Técnica. Certificação da qualidade; acordos setoriais e Planos Setoriais da Qualidade (PSQ); sistemas evolutivos de certificação da qualidade. Coordenação de projetos: gestão e controle do processo; os possíveis coordenadores de projetos. Sistemas de informação para a coordenação de projetos. Conceito de satisfação do cliente; clientes internos e externos; ciclo da qualidade na construção de edifícios. Certificação da qualidade de produtos e de sistemas: fornecedores de materiais e componentes; fornecedores de serviços. Planos da qualidade do empreendimento (PQE): interfaces entre sistemas da qualidade do empreendedor, dos projetistas e dos construtores e fornecedores.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Propriedade Intelectual e Inovação
Ementa:
Introdução à Propriedade Intelectual. Evolução Histórica. Importância, alcance e dimensão da Propriedade Intelectual. Propriedade Intelectual e Inovação. Legislação específica. Tipos de PI: direito autoral; propriedade industrial; indicação geográfica; marcas. Patentes de invenção e patentes de modelos de utilidade. Desenho industrial. Cultivares. Indicação geográfica. Busca de anterioridade e sua relação com prospecção tecnológica e avaliação da pertinência de apropriar criações. Gestão de PI. Procedimentos de apropriação.
Pré-requisito:
Nome:
Saneamento Básico
Ementa:
Características Físicas, Químicas e Biológicas dos efluentes (esgotos). DBO, DQO e Carga orgânica. Tratamento Físico e químico. Tratamento Biológico (aeróbico e anaeróbico). Processos de tratamento Biológicos de efluentes (Esgotos). Processo de lodo ativado e filtros biológicos. Processo de lagoas de estabilização e aeradas. Dimensionamento de Fossas Sépticas. Dimensionamento de sumidouros. Dimensionamento de Valos de oxidação. Dimensionamento de lagoas aeradas. Emissários Submarinos.
Pré-requisito:
Hidráulica
Nome:
Semáforos Inteligentes
Ementa:
Noções em evolução semafórica, semáforos isolados e integrados. Sistemas inteligentes de controle. Equipamentos de medição e controle. Noções sobre softwares e hardwares de confiabilidade para uso em período extenso de tempo (tipo wax). Integração interregional. Estimativas de remansos e de nível de serviço em tempo real. Elementos de projeto de semáforos inteligentes.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sinalização Rodoviária
Ementa:
Sinalizações catóptrica, Horizontal e Vertical. Materiais, especificações e serviços, projeto e conservação. Elementos de Projeto de sinalização de intersecção rodoviária.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sistemas de Gestão da Qualidade
Ementa:
Gestão segundo a normalização e certificações. Auditorias internas da qualidade. Diagramas de Ishikawa, métodos 5W2H e modelos multicriteriais de apoio a decisão. Avaliação Pós Ocupação, condicionamento e assistência técnica. Programas evolutivos da qualidade (ITQC , PBQP-H e Qualihab).
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Sistemas de Impermeabilização
Ementa:
Introdução; Conceitos Importantes; Normalização Brasileira; Tipos de Impermeabilização (NBR 9574) e Ensaios de campo. Sistemas de Impermeabilização aplicados: Fundações, Estruturas de Contenção, rodapé, banheiros, calhas, rufos, fachada; poço de elevador; reservatórios, piscinas, jardineiras e lajes. Tipos de laje impermeabilizadas: subpressão; tráfego de veículos; tráfego de pessoas, laje de cobertura; varandas e terraços; Cuidados na execução; Estruturas sujeitas a ambientes agressivos – ETA, ETE, Tanques de resíduos, Aterro sanitário; Canais de Irrigação; Tuneis; Ensaios; Contratação; Orçamento e composição de preços; Fiscalização e acompanhamento; Aspectos de saúde e segurança do trabalho; Cronograma físicofinanceiro; Garantias; Norma de Desempenho aplicada a serviços de impermeabilização. Serviços auxiliares e complementares; Sistemas de impermeabilização e seleção; Projeto de Impermeabilização; Interferências com os demais subsistemas; Detalhamento e Caderno de Especificação; Os danos causados à estrutura de concreto armado; Eflorescências; Umidade de rodapé; Descolamentos; Deformações estruturais; Infiltrações; Medidas corretivas e como evitá-las.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Sistemas de Posicionamento por Satélite e suas Aplicações na Engenharia
Ementa:
Conceitos básicos de geodesia por satélites (GNSS). Sistemas de Posicionamento e de Referência. Projeções Cartográficas. Características do Sistema GNSS. Métodos e modelos matemáticos (código, fase, combinações). Métodos de posicionamento: estático, cinemático, RTK, DGPS, PPP e outros. GNSS e altimetria. Processamento de dados GNSS. Aplicações na engenharia: Redes, Apoio topográfico, Controle de veículos e frotas, Sistemas de Navegação e Controle de rotas. Monitoramento de Estruturas
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS)
Ementa:
Visão geral sobre arquitetura ITS e TMS (arquiteturas abertas, infraestrutura e regulamentações); Visão geral de normalização (abordagem ITS, TMS); NTCIP - normas de equipamentos: comunicação central-central); protocolos de comunicação, protocolos de bilhetagem; processo de implantação de normas de tráfego e sinalização; ensaios de conformidade; sistemas de tráfego de transportes públicos; green zones; informação ao motorista; sistemas de rotas; integração infraestrutura veicular; pesagem em trânsito; utilização de normas e aplicabilidade com agências reguladoras.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sistemas Térmicos Aplicados à Engenharia Civil
Ementa:
Propriedades termodinâmicas, tabelas e ábacos; Primeiro e Segundo Princípios da Termodinâmica; Sistemas de refrigeração aplicados à engenharia civil; Transferência de calor em paredes de concreto; Ventilação e ar condicionado, para o conforto térmico; Utilização da energia solar nas instalações de aquecimento ambiental.
Pré-requisito:
Transmissão de Calor
Nome:
Superestrutura Metroviária
Ementa:
Material rodante. Elementos da Via Permanente Metroviária. Trilhos. Dispositivos de fixação. Temperatura. Flambagem. Tensões. Lastro. Sublastro. Esforços e métodos de dimensionamento. Estações e feixes metroviários.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sustentabilidade na Construção Civil
Ementa:
As características de uma construção sustentável. Principais modelos de certificação na área de construção civil. O Modelo Leed (Green Building). Processos e critérios da certificação AQUA. Programa Brasileiro de Etiquetagem. A Rotulagem PROCEL EDIFICA. Materiais de Construção Sustentáveis. Avaliação de materiais de construção alternativos, naturais e sustentáveis e as suas aplicações, tanto no setor da construção convencional como na engajada nos novos paradigmas. Retrofit de edificações já existentes. Sistemas e Instalações Sustentáveis. Os sistemas de energia renovável e de conservação de energia nas habitações.
Pré-requisito:
Nome:
Técnicas Gráficas de Soluções Geotécnicas
Ementa:
Embasamento matemático da estimativa de esforços geotécnicos (empuxos, tensões e resistência ao cisalhamento). Traçado de redes de fluxo em meios porosos. Método de Fellenius aplicado a taludes com extratificação complexa. Métodos Gráficos de Culmann e de Poncelet para determinação de empuxos.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Tecnologia das Construções II
Ementa:
Sistemas e métodos construtivos de maior complexidade; Alvenaria estrutural; Alvenaria com blocos de concreto celular autoclavado e sílico calcáreo; painéis de concreto prémoldados no local, pré-vigas e pré-lajes; painéis de concreto pré-fabricados; paredes em EPS com argamassa jateada e reforço em telas metálicas; paredes com painéis de madeira e enchimento termo-acústico; paredes com painéis de fibrocimento; Sistema Steel Framing; Estruturas mistas de concreto armado e estrutura metálica, lajes steel deck, fôrmas trepantes; Sistemas de caixilhos em alumínio, pvc, ferro; Curtain wall; Caixilhos unitizados; Visitas técnicas à obras; Elaboração de projeto e modelo de vedação vertical.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Tecnologia de Construção Pesada
Ementa:
Regime de contratação, organização e logística da empresa e do canteiro de obras pesadas. Qualidade em obras de construção pesadas. Impacto Ambiental: a problemática ambiental de implantação de obras de infraestrutura; EIA e RIMA. Discutir a complexidade dos diversos setores envolvidos no desenvolvimento do empreendimento de infraestrutura e dos agentes de fomento e financiamento. Aspectos do planejamento e do projeto de obras de construção pesada e o uso de recursos e a infraestrutura necessária para executar obras de construção pesada. Controle de custos e orçamento em obras de construção pesada. Métodos de contenção; ensecadeiras e corta-rios; esgotamento e rebaixamento de água; terraplanagem e pavimentação; operações de corte e aterro; desmonte de rocha em bancada; produção de brita e concreto asfáltico. Escavação e contenção de valas a céu aberto; métodos de escavação e contenção em túneis; escavação de túnel em solo e em rocha; técnicas de reforço de solo; esgotamento e rebaixamento de água; desmonte de rocha em túnel; projeção de concreto. Grandes Estruturas: produção de fundações e superestrutura de pontes, viadutos, torres, estações elevatórias. Equipamentos para Obras Pesadas: características, uso e manutenção.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Teoria da Inovação
Ementa:
Conceitos, relevância e desafios, Criatividade e Inovação a Interface, Técnicas de criatividade, tipos e abordagens de inovação, modelos linear e interativo de inovação, funil de inovação, Inovação e mudança, Inovação e tecnologias emergentes, Sistema Nacional de Inovação e Políticas Públicas e Ciência e Tecnologia, Redes de Inovação, Triple Helix e a Interação Universidade Empresa, Habitat de Inovação (incubadoras, Parques de Ciência e Tecnologia), Competências Dinâmicas, Estratégia de Inovação, Inovação Aberta.
Pré-requisito:
Nome:
Terraplenagem Mecanizada
Ementa:
Cubação, fatores de conversão, estimativas de volume e distâncias de transporte, máquinas motrizes e operatrizes (especificações, operações e estimativas). Projeto específico de elementos gerais em canteiro de obras.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Tópicos Especiais de Fundações
Ementa:
Conceitos de Capacidade de Carga e Recalque Admissível; Critério de Escolha de Fundação; Métodos executivos; Dimensionamento; Métodos Teóricos e Semi-empíricos; Provas de carga; Ensaios Dinâmicos; Projeto de fundações: sapatas isoladas, associadas, de divisa, viga alavanca, blocos de estacas; Métodos de execução e controle.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Transporte Urbano
Ementa:
Características técnicas e gerais dos transportes; A problemática dos transportes; Classificação; O transporte no Brasil; Indicadores de desempenho; Transporte metroviário; Transporte ferroviário; Transporte por ônibus; Sistema viário urbano; Tratamento preferencial ao transporte coletivo por ônibus; Pontos de parada; Nível de ocupação.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Túneis e Obras de Terra
Ementa:
Detalhamento da execução de aterros com foco na execução de aterros sobre solos moles e as soluções para melhoria das condições de fundação (substituição, uso de geotêxteis, colunas de jet-grouting e colunas de brita). Principais técnicas de escavações subterrâneas(túneis), incluindo os aspectos de investigação de subsolo, instrumentação e elementos para estabilização das escavações.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Vias Navegáveis Interiores
Ementa:
Morfologia fluvial (Teoremas de W. Davis e Surel). Noções aplicadas de geomorfologia e geologia de depósitos quaternários (calhas de Rios). Melhoramentos em cursos livres segundo a geometria associada à profundidade (leis de Fargue). Elementos de projeto de melhoramentos em condução livre e de eclusas e ascensores de embarcações. Elementos de Estudo da sustentabilidade de melhoramentos em fluxo restrito (barragens).
Pré-requisito:
Transportes I
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências. Complementos do Projeto Interdisciplinar Tutorado de Inovação V
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Superestruturas, tipos e elementos. Noções sobre materiais cimentícios e agregados aplicados aos sistemas. Projeto dimensional de pavimentos e de misturas betuminosas. Dimensionamento de trilhos, lastro e de sublastro. Construção e conservação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Flexão composta normal. Flexão composta oblíqua. Pilares de edifícios. Concreto protendido.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Dimensionamento geométrico. Fundações em concreto armado. Tipologia. Sapatas isoladas. Sapatas associadas. Blocos sobre estacas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudo de capacidade de carga dos solos para fundações diretas rasas e o dimensionamento de sapatas. Projeto de muros de arrimo de flexão e gravidade. Soluções de contenções especiais para estabilização de taludes e execução de subsolos de edifícios.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Nome:
Análise de Investimentos
Ementa:
Principais conceitos de investimentos, capitalização simples e composta, séries não uniformes e uniformes, técnicas de análise de investimentos.
Pré-requisito:
Nome:
Arquitetura Sustentável
Ementa:
Conceito de sustentabilidade, Arquitetura sustentável, Agenda 21, Conceito de Edifícios verdes. Principais selos para construções sustentáveis: Certificação LEED, Programa nacional de Eficiência energética em Edificações (PROCEL EDIFICA), processo AQUA, BREAM (Building Reserarch Establishment Environmental Assessment Method) , Casa Azul, DGNB (German Sustainable Building Council).
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Barragens de Terra e Enrocamento
Ementa:
Exemplo clássico de usina hidrelétrica, com todos os seus órgãos constituintes, ou seja, obras para desvio do rio, barramento, sistemas de vertimento e de geração de energia elétrica. Fatores intervenientes na escolha dos tipos de soluções e respectivo arranjo. Principais tipos de barragens de terra e/ou enrocamento, seus detalhes, tratamentos de fundação, metodologias de dimensionamento e um estudo comparativo entre as soluções apresentadas.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Building Information Modeling (BIM)
Ementa:
Conceituação e prática do sistema parametrizado BIM – Building Information Modeling para projeto de edificações; Utilização do programa Revit-Autodesk; Modelagem 3D de projeto de edificação a partir de Estudo Preliminar pré- elaborado pelo aluno; Verificação de elementos construtivos do projeto; Quantificação de materiais; Geração de imagens 3D renderizadas.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Cidades Inteligentes (Smart Cities)
Ementa:
Conceitos de cidades inteligentes; expectativa de vida humana, migração urbana populacional, recursos naturais, cidades resilientes; infraestrutura básica para cidades; conectividade; mobilidade; segurança, saúde, educação, governança, centro de operação, centro de comando e controle; sensorização, iluminação, informação ao cidadão, redes inteligentes, energia, colaboração cidadão, modos de transportes urbanos e integração, galerias de utilidades, conceito de cidades globais.
Pré-requisito:
Arquitetura e Representação Gráfica
Nome:
Comportamento Humano nas Organizações
Ementa:
Abarca as concepções de ser humano e suas relações nas organizações, envolvendo: satisfação e motivação no trabalho, liderança, valores individuais e organizacionais, o sentido do trabalho, comportamento de grupo, clima, cultura e simbolismo organizacional, diversidade humana e conflito, inteligência emocional, desenvolvimento e mudança, o poder e as organizações, equipes formais, informais e virtuais (cooperação e conflito), modelos participativos de gestão e seu impacto no grupo, comunicação e conflito, mudanças tecnológicas e o ser humano.
Pré-requisito:
Nome:
Conceitos Fundamentais de Finanças
Ementa:
Objetivo da gestão financeira, risco e retorno, custo de capital e estrutura de capital, administração de dividendos, alavancagem e modalidades de financiamento.
Pré-requisito:
Nome:
Drenagem Subterrânea
Ementa:
Teoremas da condutividade hidráulica de meios porosos. Teorema de Terzaghi. Curva de Distribuição de Vazios. Seções transversais de drenos subterrâneos. Sistemas de drenagem subterrânea e sub superficial de pavimentos.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Drenagem Superficial de Vias Terrestres
Ementa:
Teoremas aplicados da hidráulica, para conduções forçada e livre. Aplicações de Reynolds e Número de Froude. Tipologia de elementos de drenagem superficial aplicáveis a rodovias, ferrovias e aeroportos. Projeto de Seções transversais. Sistemas de drenagem. Controle de Erosões. Técnica construtiva.
Pré-requisito:
Hidráulica e Hidrologia
Nome:
Drenagem Urbana
Ementa:
Fundamentos de hidrologia urbana. Conceitos gerais de drenagem urbana sustentável. Gestão do risco em drenagem urbana. Sistemas de Micro drenagem: elementos constituintes, concepção e traçado de sarjetas e captações superficiais, vazão de dimensionamento, dimensionamento de galerias e canalizações, dimensionamento de bueiros e dissipadores. Uso de “softwares” de simulação. Sistemas de Macro drenagem: conceitos gerais, análise de risco em drenagem, modelagem hidrológica da bacia, dispositivos de condução, dispositivos de retenção e armazenamento, dimensionamento de canalizações, bueiros, diques e polderes.
Pré-requisito:
Hidrologia
Nome:
Durabilidade do Concreto
Ementa:
Introdução à microestrutura do concreto. Ações de degradação de estruturas de concreto. Ataque por sulfatos. Ataque por cloretos. Carbonatação. Retração por secagem. Reação álcali-agregado. Lixiviação. Eflorescência.
Pré-requisito:
Materiais de Construção Civil I
Nome:
Economia dos Transportes
Ementa:
Relação entre conceitos e aspectos econômicos e movimentações de cargas e pessoas. Relação entre ransporte e desenvolvimento. Aplicações da matemática financeira no setor transporte. Utilização de recursos e necessidade de decisão. Características econômicas dos sistemas de transporte. Estrutura de custos no setor transporte (custo, preço e valor). Demanda por transporte. Fretes e tarifas em sistemas de transporte. Ambientes econômicos e formação de preços. Avaliação de projetos e de intervenções. Enfoques empresarial e governamental (social). Investimentos e financiamento no setor transporte. Estrutura Institucional e de gestão no setor transporte.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Edifícios Inteligentes e Automação Predial (Building Technologies)
Ementa:
Conceitos básicos de tecnologias prediais e automação compreendidas por: protocolos de equipamentos e comunicação; certificações LEED,ACQUA e PROCEL Edifica, sistema integrado de facilidades (água, esgoto, elétrica, incêndio, aterramento, pararaios, telecomunicações, etc); reuso de água(captação e filtragem de galerias pluviais e coletores); geração distribuída (solar); sistemas de emergência - gerador, iluminação, abastecimento; tratamento e coleta seletiva de resíduos domésticos; segurança perimetral e invasão; portaria eletrônica e automação de acesso; otimização e infraestrutura de veículos elétricos - conceitos de smart grid (redes inteligentes); centro de controle e comando predial.
Pré-requisito:
Instalações Hidráulicas
Nome:
Empreendedorismo e Inovação
Ementa:
Desenvolvimento de produtos e serviços, Inovação tecnológica; Desenvolvimento Econômico; Competitividade Empresarial; Ambientes; Sistemas Institucionais; Estratégias aplicadas a Planos de Negócios; Estudos de Casos
Pré-requisito:
Nome:
Engenharia Civil: Direito e Legislação
Ementa:
A regulamentação da engenharia. Sistema jurídico brasileiro. Prerrogativas de atividades do engenheiro civil. Engenharia civil e Direito do Trabalho. Planejamento urbanístico e licenciamento de obras. A engenharia civil no setor público. Engenharia Civil e as questões legais específicas. Segurança nas obras e legislação. Legislação ambiental na construção civil. A ética e a engenharia civil.
Pré-requisito:
Nome:
Engenharia de Trafego
Ementa:
Estruturação e Funções dos Espaços urbanos. Componentes, classes e funções do sistema viário. . Configurações de demanda e perfis de tráfego veicular. Princípios Fundamentais da Teoria de Fluxo de Tráfego. Modelos Gerais de Fluxo de Tráfego e Equação Fundamental de Tráfego. Capacidade Viária e Níveis de Serviço. . Noções de Polos Geradores do Tráfego. Estacionamentos. Segurança de Tráfego. Sinalização viária. Estruturação de Interseções Urbanas e de Rodovias. Teoria das Filas e simulações.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Engenharia Humanitária
Ementa:
A Engenharia Humanitária. Critérios para a engenharia humanitária. Fator Humano, fator econômico, Fator ambiental. Inovações, sustentabilidade e segurança. Prevenção, inovação e mudança. Tecnologia, economia, ética e cultura. Cooperação e transdisciplinaridade para a Engenharia Humanitária.
Pré-requisito:
Nome:
Escaneamento a Laser
Ementa:
Laser Scan terrestre: - Tecnologias e equipamentos. Princípios físicos e geométricos do levantamento - Técnicas de levantamento de campo, métodos de varredura - Modelos, maquetes 3D, plantas, seções, perfis, levantamento do como construído (“as built”) - Processamento de dados: da nuvem de pontos à formação de modelos: eliminação de ruídos e de pontos redundantes, consolidação, registro, extrações dimensionais, primitivas, - Técnicas de modelagem 3D: primitivas, renderização, variáveis visuais - Técnicas de integração em projetos. Projetos inteligentes. - Aplicações: Plantas industriais, refinarias de petróleo, túneis, mineração e construção de edifícios.
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Estilos e Modelos Gerenciais
Ementa:
Definição de estilo gerencial, equipes formais, informais e virtuais, conceitos de liderança e sua aplicação ä realidade organizacional, tipologias de estilos construtivos, passivodefensivo e agressivo defensivo.
Pré-requisito:
Nome:
Estruturas de Concreto Assistidas por Computador
Ementa:
Uso de ferramentas computacionais na elaboração de projetos de concreto armado. Modelos estruturais e tipos de análise estrutural. Exemplo de cálculo completo, desde a concepção até a geração dos desenhos de fôrma e armadura.
Pré-requisito:
Estruturas de Concreto I
Nome:
Geologia de Engenharia
Ementa:
Maciços rochosos com vista a obras de engenharia civil. Investigações, ensaios, princípios básicos da Mecânica de Rochas. Sistemas de classificação de maciços rochosos consagrados de Bieniavsky, Barton e Hoek, a partir dos quais é possível obter as propriedades geomecânicas de resistência e deformabilidade do maciço rochoso. Análise de estabilidade dos taludes de escavação em rocha.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Geologia Geral
Ementa:
Mineralogia. Petrologia das rochas lígneas, sedimentares e metamórficas. Geologia estrutural. Métodos de investigação. Caracterização e classificação geológica de rochas e de maciços rochosos. Cartas Geológicas. Aplicações na Engenharia Civil.
Pré-requisito:
Nome:
Gerência de Pavimentos
Ementa:
Avaliações de qualidade por métodos de investigação superficial. Equipamentos de mensuração de características gerais estruturais. Índice de condição do pavimento. Técnicas de gerência com metodologia de critérios específicos de ações sob nota decrescente de segmentos de pavimentos.
Pré-requisito:
Transportes II
Nome:
Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil
Ementa:
Perdas e Geração de resíduos na construção civil. Classificação e características dos resíduos da construção e demolição. Marcos conceituais, legislação, classificação e acondicionamento e destinação dos resíduos. Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) na construção civil. Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Gestão pós-uso na área da construção civil abrangendo minimização no uso de recursos, reutilização, recuperação e reciclagem evitando perdas e desperdícios.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Gestão Ambiental
Ementa:
O conteúdo programático de Gestão Ambiental. Representação Legal. Conceitos Fundamentais. Licenciamento Ambiental. Sustentabilidade e Desenvolvimento sustentável. Recursos Tecnológicos Disponíveis – Equipamentos de Controle da Poluição do Ar. Gestão Ambiental Empresarial.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Riscos ao Meio Ambiente na Construção
Ementa:
Os principais perigos associados à indústria da construção civil e os riscos associados às diversas categorias de trabalhadores do setor. Legislação relativa ao setor da construção. Documentação e comunicação e avaliação de riscos. Gerência dos riscos do projeto. Metodologias e estratégias de controle. Legislação na área trabalhista e de segurança na área da construção civil.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Gestão de Vias Urbanas e Segurança Viária
Ementa:
Aspectos gerais de segurança viária e métodos de avaliação de riscos. Pedágio urbano. Concessão de vias urbanas. Geometria viária urbana: intersecções e segmentos de vias. Elementos da seção transversal. Normatização e Métodos.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Gestão e Liderança de Pessoas
Ementa:
Conceitos de liderança e sua aplicação à realidade organizacional; liderança formal e informal; liderança situacional e contingencial; liderança carismática, transacional e transformacional; liderança e comunicação; liderança e poder nas organizações; comportamento dos líderes; liderança e personalidade; o modelo de liderança de Fiedler; liderança e comportamento dos subordinados; liderança e ciclo de vida das organizações; estilos de liderança e flexibilidade; a liderança e os princípios éticos.
Pré-requisito:
Nome:
Instrumentação e Monitoramento de Estruturas
Ementa:
Estruturas e seu comportamento perante as solicitações do ambiente e de cargas. Introdução à segurança das estruturas. Referências para a coleta de dados de deslocamentos em estruturas. Sistemas cartesianos de referência (absolutos e relativos). Referencial altimétrico. Equipamentos clássicos e modernos de medição: técnicas de Topografia e Geodésia. instrumentação estrutural e Geotécnica. Fases de monitoramento dos deslocamentos versus tempo. Análise dos resultados perante modelos teóricos de deslocamentos estruturais.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Introdução à Modelagem de Estruturas via Método dos Elementos Finitos
Ementa:
Introdução ao Método dos elementos finitos. Elementos de viga. Elementos de casca. Não linearidade geométrica. Não linearidade do material.
Pré-requisito:
Teoria das Estruturas III
Nome:
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Ementa:
A realidade da pessoa surda na sociedade brasileira. Inclusão e integração do surdo na educação e no mercado de trabalho. De que se trata a Língua Brasileira de Sinais. A linguagem de Sinais em situações dialógicas: apresentação pessoal, cumprimentos, diálogos corriqueiros, alfabeto, números, cores, verbos, tempos verbais, pronomes, família, a casa, profissões, alimentos, horários, sentimentos, meios de comunicação, meses do ano.
Pré-requisito:
Nome:
Ligações em Estruturas
Ementa:
Ligações em estruturas de madeiras. Ligações em estruturas metálicas; Cálculo das ligações parafusadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Simbologia de soldagem; Cálculo das ligações soldadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Dimensionamento de placas de base e chumbadores; Ligações de viga de aço com elementos de concreto; Ligações em estruturas mistas
Pré-requisito:
Estruturas Metálicas e de Madeiras (cursando)
Nome:
Matemática Financeira
Ementa:
Capitalizações simples e composta, com foco em juro e desconto nas operações financeiras; séries não uniformes e uniformes; sistemas de amortização, com análise das melhores opções de pagamento e aplicação; técnicas de análise de investimentos; principais taxas de juros; taxa de inflação; principais aplicações financeiras. Matemática financeira e suas aplicações em planilhas eletrônicas.
Pré-requisito:
Nome:
Materiais Ecoeficientes
Ementa:
Ecoeficiência e influência na análise do custo do ciclo de vida. Indicadores de impactos ambientais. Impactos ambientais dos materiais de construção civil. Materiais e produtos que minimizam o uso de recursos naturais. Materiais e produtos que contribuem para a minimização do consumo de água, energia e efeito de ilha de calor. Materiais e produtos que minimizam os riscos para a saúde humana e ecossistemas. Planejamento e orçamento de uma obra que utiliza materiais sustentáveis.
Pré-requisito:
Nome:
Materiais Têxteis para a Construção Civil e Arquitetura
Ementa:
Tipos e construção dos têxteis usados na construção civil: Fibras, estruturas, acabamentos. Propriedades e requisitos dos têxteis usados na construção civil. Interação dos Têxteis com materiais usados na construção civil. Concreto reforçado com têxteis (TRC). Fibrocimento. Têxteis para isolamento térmico e acústico. Membranas têxteis e estruturas tensionadas. Geotêxteis: separação, drenagem, filtração, proteção, reforço, barreira. Redes para andaimes e outras aplicações. Têxteis avançados: compósitos.
Pré-requisito:
Nome:
Métodos de Pesquisa Quantitativa
Ementa:
Testes de hipóteses para média e proporção. Testes para a correlação e a regressão. Distribuição de qui quadrado. Distribuição f e Análise de variância. Regressão linear múltipla. Análise de componentes principais. Agrupamento hierárquico. Noções de Regressão Logística
Pré-requisito:
Nome:
Modelagem Digital de Terrenos
Ementa:
Modelos digitais de terreno: histórico, classificação e visão geral dos diversos tipos de modelo. Aplicação nas diversas áreas da engenharia. Esquemas gerais de interpolação. Modelos que utilizam redes regulares. Técnicas de interpolação. Modelos que utilizam redes triangulares. Fundamentos, equacionamento e esquema de interpolação. Aplicativos em modelagem digital de terrenos: Projeto geométrico de estradas. Cálculo de declividades. Problemas de visibilidade. Desenho das curvas de nível.
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Modelagem e Planejamento de Transporte Urbano
Ementa:
Condicionantes do Planejamento de Transporte Urbano. Modelagem e Simulação em Transporte Urbano. Softwares de modelagem. Software EMME. Análise de dados e previsão de demanda do Modelo 4 Etapas. Avaliação e estudos de projetos de transporte urbano através de modelagem usando o software EMME.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Novas Tecnologias aplicadas ao Transporte Urbano
Ementa:
Novos sistemas de transporte público e individuais urbanos. Novos métodos de coleta de dados em transporte (GPS, smartphones). Análise e visualização de dados em transporte: GPS, bilhetagem eletrônica, dados de smartphones. Perspectivas em planejamento de transportes.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações e Manutenção Aeroportuárias
Ementa:
Estrutura administrativa de aeroporto de grande porte. Sistemas de apoio (ETA, ETE, subestação de energia elétrica, CAG). Estratégias de ampliação e de manutenção de TPS e TECA. Operações de pátio e integração com TWR. Sistemas operacionais de transporte de malas e bulk. Segurança operacional. Tendências evolutivas aeronáuticas e implicações ao sítio aeroportuário. Noções de manutenção de pavimentos aeroportuários. Tipologia de aeronaves associada às necessidades de terra.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações e Manutenção Rodoviárias
Ementa:
Concessão rodoviária e sua viabilidade técnico-econômica. Viabilidade e recursos públicos para rodovias de baixo tráfego. Estrutura administrativa rodoviária. Gestão de operações e recursos. Parcerias. Métodos de análise financeira associada a vida útil dos elementos.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações Metro-Ferroviárias
Ementa:
Tipologia de carros e de trens-unidade. A viabilidade metroviária associada à demanda. Sistemas construtivos e possibilidade de ampliação de acordo com demanda e recursos. Técnicas e sistemas de controle de trens. Segurança de linha e de estações. Integração operacional. Gestão financeira.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações, Manutenção e Recapacitação Portuárias
Ementa:
Métodos de pesquisa operacional e planos diretores aplicados. Estudos de viabilidade de registro de aceitação de calados maiores, armazéns e extensão de cais. Elementos da bacia de evolução e zonas de acesso portuário. Características aplicadas de navios e tendências tecnológicas.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Patologia das Construções
Ementa:
Caracterização de patologias, fatores endógenos e exógenos, intrínsecos e extrínsecos, aplicados ao ambiente construído. Engenharia legal, responsabilidade e o código de defesa do consumidor. Diagnóstico, prognóstico e profilaxia em sistemas construídos. Métodos de restauro, reparo e conservação de sistemas construtivos. Manutenção corretiva, preventiva e preditiva e planos de manutenção.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Pavimentação Rígida
Ementa:
Principais fatores influentes na seleção de tipos de pavimentos. Princípio de Westergaard. Métodos de projeto para cargas especiais, carga máxima e consumo de resistência à fadiga. Procedimentos de projeto dimensional. Características aplicadas dos concretos de cimento Portland. Técnica construtiva.
Pré-requisito:
Transportes II
Nome:
Pesquisa Operacional em Engenharia Civil
Ementa:
Conceitos de decisão com enfoque da pesquisa operacional no aspecto gerencial. Introdução, origem e importância da pesquisa operacional, formulação e modelagem, programação linear, problemas gerenciais, resolução gráfica, método Simplex, análise de sensibilidade, dualidade e a interpretação econômica. Programação linear em problemas de logística, problemas de rede e de transporte, transbordo, de escala de produção e de distribuição, uso de SW livres ( exemplo Solver - Excel outros )
Pré-requisito:
Nome:
Planejamento e Gestão de empreendimentos: Real Estate
Ementa:
Fundamentos de real estate. Indicadores da qualidade dos investimentos nos negócios do setor. Aglutinação de capitais de investimento. Poupança em ativos com lastro imobiliário. Os empreendimentos imobiliários com investimentos do empreendedor. Os empreendimentos imobiliários com financiamentos para produção e comercialização. Os empreendimentos de base imobiliária com renda fixada (build to suit e edifícios de escritórios para locação pulverizada). Decidir sobre investimentos diante do risco. Sistemas de gestão de investimentos e análises para programar a equação de fundos de um empreendimento: Conceitos de gestão de investimentos – caracterização do sistema gerenciador de investimentos e do sistema empreendimento; modelos para geração de informações para decisões financeiras nas hierarquias estratégicas (plano de negócios) e dos empreendimentos (validação de equação de fundos); e conceito de formatação de fluxos de caixa esperados. Rotina para escolha de empreendimentos e indicadores da condição econômica esperada: processo de hierarquização e escolha de empreendimentos; procedimento para construção de AQI; e indicadores da qualidade do investimento. Modelagem de sistemas para geração de informação de planejamento para apoio à gestão financeira. Formação da equação de fundos para desenvolvimento de empreendimentos, ou para suporte de investimentos em capital de giro. Rotina para escolha de empreendimentos.
Pré-requisito:
Engenharia Econômica
Nome:
Planejamento e Gestão de Projetos: Sistemas de Orçamento e Recursos
Ementa:
Projeto como produto e como serviço; coordenação de projetos. Inserção do projeto no empreendimento de construção de edifícios: papel dos agentes do empreendimento face ao processo de projeto. Configuração das equipes de projeto dentro da lógica multidisciplinar Gestão de Recursos Humanos: perfil dos trabalhadores; histórico; desenvolvimento dos recursos humanos; motivação e treinamento; estratégias de contratação. Gestão de contratos: agentes envolvidos; licitações; regimes de contratação. O processo de projeto e sua gestão; etapas de desenvolvimento do projeto e retroalimentação do processo. Projeto para produção como ferramenta para a qualidade e a inovação tecnológica; integração entre decisões no projeto e no canteiro de obras. Ferramentas de gestão da qualidade: PDCA; Kaizen; Diagramas e fluxogramas de análise de processos; 5W2H (What, When, Why, Where, Who, How, How much); Benchmarking. Qualidade na cadeia produtiva.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Planejamento Territorial Sustentável
Ementa:
O que é planejamento sustentável. História do planejamento territorial no Brasil. Políticas Territoriais no Brasil. Estudo e análise do estatuto da cidade. Estudo e análise do Plano Diretor. Aplicação do Planejamento no projeto integrado.
Pré-requisito:
Arquitetura e Representação Gráfica
Nome:
Processos Estocásticos
Ementa:
Processos estocásticos. Distribuição Exponencial e o Processo de Poisson. Cadeias de Markov. Passeio Aleatório. Teoria das Filas. Aplicações
Pré-requisito:
Nome:
Produtividade e Gestão de Processos na Construção Civil
Ementa:
Aplicações do conceito de Projeto para Produção e sua implementação no canteiro de obras. Gestão de materiais: programação e escolha; aquisição; recebimento e controle. Elementos do sistema de gestão da qualidade em empresas construtoras; relações entre Suprimentos, Recursos Humanos, Projeto, Produção e Assistência Técnica. Certificação da qualidade; acordos setoriais e Planos Setoriais da Qualidade (PSQ); sistemas evolutivos de certificação da qualidade. Coordenação de projetos: gestão e controle do processo; os possíveis coordenadores de projetos. Sistemas de informação para a coordenação de projetos. Conceito de satisfação do cliente; clientes internos e externos; ciclo da qualidade na construção de edifícios. Certificação da qualidade de produtos e de sistemas: fornecedores de materiais e componentes; fornecedores de serviços. Planos da qualidade do empreendimento (PQE): interfaces entre sistemas da qualidade do empreendedor, dos projetistas e dos construtores e fornecedores.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Propriedade Intelectual e Inovação
Ementa:
Introdução à Propriedade Intelectual. Evolução Histórica. Importância, alcance e dimensão da Propriedade Intelectual. Propriedade Intelectual e Inovação. Legislação específica. Tipos de PI: direito autoral; propriedade industrial; indicação geográfica; marcas. Patentes de invenção e patentes de modelos de utilidade. Desenho industrial. Cultivares. Indicação geográfica. Busca de anterioridade e sua relação com prospecção tecnológica e avaliação da pertinência de apropriar criações. Gestão de PI. Procedimentos de apropriação.
Pré-requisito:
Nome:
Saneamento Básico
Ementa:
Características Físicas, Químicas e Biológicas dos efluentes (esgotos). DBO, DQO e Carga orgânica. Tratamento Físico e químico. Tratamento Biológico (aeróbico e anaeróbico). Processos de tratamento Biológicos de efluentes (Esgotos). Processo de lodo ativado e filtros biológicos. Processo de lagoas de estabilização e aeradas. Dimensionamento de Fossas Sépticas. Dimensionamento de sumidouros. Dimensionamento de Valos de oxidação. Dimensionamento de lagoas aeradas. Emissários Submarinos.
Pré-requisito:
Hidráulica
Nome:
Semáforos Inteligentes
Ementa:
Noções em evolução semafórica, semáforos isolados e integrados. Sistemas inteligentes de controle. Equipamentos de medição e controle. Noções sobre softwares e hardwares de confiabilidade para uso em período extenso de tempo (tipo wax). Integração interregional. Estimativas de remansos e de nível de serviço em tempo real. Elementos de projeto de semáforos inteligentes.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sinalização Rodoviária
Ementa:
Sinalizações catóptrica, Horizontal e Vertical. Materiais, especificações e serviços, projeto e conservação. Elementos de Projeto de sinalização de intersecção rodoviária.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sistemas de Gestão da Qualidade
Ementa:
Gestão segundo a normalização e certificações. Auditorias internas da qualidade. Diagramas de Ishikawa, métodos 5W2H e modelos multicriteriais de apoio a decisão. Avaliação Pós Ocupação, condicionamento e assistência técnica. Programas evolutivos da qualidade (ITQC , PBQP-H e Qualihab).
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Sistemas de Impermeabilização
Ementa:
Introdução; Conceitos Importantes; Normalização Brasileira; Tipos de Impermeabilização (NBR 9574) e Ensaios de campo. Sistemas de Impermeabilização aplicados: Fundações, Estruturas de Contenção, rodapé, banheiros, calhas, rufos, fachada; poço de elevador; reservatórios, piscinas, jardineiras e lajes. Tipos de laje impermeabilizadas: subpressão; tráfego de veículos; tráfego de pessoas, laje de cobertura; varandas e terraços; Cuidados na execução; Estruturas sujeitas a ambientes agressivos – ETA, ETE, Tanques de resíduos, Aterro sanitário; Canais de Irrigação; Tuneis; Ensaios; Contratação; Orçamento e composição de preços; Fiscalização e acompanhamento; Aspectos de saúde e segurança do trabalho; Cronograma físicofinanceiro; Garantias; Norma de Desempenho aplicada a serviços de impermeabilização. Serviços auxiliares e complementares; Sistemas de impermeabilização e seleção; Projeto de Impermeabilização; Interferências com os demais subsistemas; Detalhamento e Caderno de Especificação; Os danos causados à estrutura de concreto armado; Eflorescências; Umidade de rodapé; Descolamentos; Deformações estruturais; Infiltrações; Medidas corretivas e como evitá-las.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Sistemas de Posicionamento por Satélite e suas Aplicações na Engenharia
Ementa:
Conceitos básicos de geodesia por satélites (GNSS). Sistemas de Posicionamento e de Referência. Projeções Cartográficas. Características do Sistema GNSS. Métodos e modelos matemáticos (código, fase, combinações). Métodos de posicionamento: estático, cinemático, RTK, DGPS, PPP e outros. GNSS e altimetria. Processamento de dados GNSS. Aplicações na engenharia: Redes, Apoio topográfico, Controle de veículos e frotas, Sistemas de Navegação e Controle de rotas. Monitoramento de Estruturas
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS)
Ementa:
Visão geral sobre arquitetura ITS e TMS (arquiteturas abertas, infraestrutura e regulamentações); Visão geral de normalização (abordagem ITS, TMS); NTCIP - normas de equipamentos: comunicação central-central); protocolos de comunicação, protocolos de bilhetagem; processo de implantação de normas de tráfego e sinalização; ensaios de conformidade; sistemas de tráfego de transportes públicos; green zones; informação ao motorista; sistemas de rotas; integração infraestrutura veicular; pesagem em trânsito; utilização de normas e aplicabilidade com agências reguladoras.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sistemas Térmicos Aplicados à Engenharia Civil
Ementa:
Propriedades termodinâmicas, tabelas e ábacos; Primeiro e Segundo Princípios da Termodinâmica; Sistemas de refrigeração aplicados à engenharia civil; Transferência de calor em paredes de concreto; Ventilação e ar condicionado, para o conforto térmico; Utilização da energia solar nas instalações de aquecimento ambiental.
Pré-requisito:
Transmissão de Calor
Nome:
Superestrutura Metroviária
Ementa:
Material rodante. Elementos da Via Permanente Metroviária. Trilhos. Dispositivos de fixação. Temperatura. Flambagem. Tensões. Lastro. Sublastro. Esforços e métodos de dimensionamento. Estações e feixes metroviários.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sustentabilidade na Construção Civil
Ementa:
As características de uma construção sustentável. Principais modelos de certificação na área de construção civil. O Modelo Leed (Green Building). Processos e critérios da certificação AQUA. Programa Brasileiro de Etiquetagem. A Rotulagem PROCEL EDIFICA. Materiais de Construção Sustentáveis. Avaliação de materiais de construção alternativos, naturais e sustentáveis e as suas aplicações, tanto no setor da construção convencional como na engajada nos novos paradigmas. Retrofit de edificações já existentes. Sistemas e Instalações Sustentáveis. Os sistemas de energia renovável e de conservação de energia nas habitações.
Pré-requisito:
Nome:
Técnicas Gráficas de Soluções Geotécnicas
Ementa:
Embasamento matemático da estimativa de esforços geotécnicos (empuxos, tensões e resistência ao cisalhamento). Traçado de redes de fluxo em meios porosos. Método de Fellenius aplicado a taludes com extratificação complexa. Métodos Gráficos de Culmann e de Poncelet para determinação de empuxos.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Tecnologia das Construções II
Ementa:
Sistemas e métodos construtivos de maior complexidade; Alvenaria estrutural; Alvenaria com blocos de concreto celular autoclavado e sílico calcáreo; painéis de concreto prémoldados no local, pré-vigas e pré-lajes; painéis de concreto pré-fabricados; paredes em EPS com argamassa jateada e reforço em telas metálicas; paredes com painéis de madeira e enchimento termo-acústico; paredes com painéis de fibrocimento; Sistema Steel Framing; Estruturas mistas de concreto armado e estrutura metálica, lajes steel deck, fôrmas trepantes; Sistemas de caixilhos em alumínio, pvc, ferro; Curtain wall; Caixilhos unitizados; Visitas técnicas à obras; Elaboração de projeto e modelo de vedação vertical.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Tecnologia de Construção Pesada
Ementa:
Regime de contratação, organização e logística da empresa e do canteiro de obras pesadas. Qualidade em obras de construção pesadas. Impacto Ambiental: a problemática ambiental de implantação de obras de infraestrutura; EIA e RIMA. Discutir a complexidade dos diversos setores envolvidos no desenvolvimento do empreendimento de infraestrutura e dos agentes de fomento e financiamento. Aspectos do planejamento e do projeto de obras de construção pesada e o uso de recursos e a infraestrutura necessária para executar obras de construção pesada. Controle de custos e orçamento em obras de construção pesada. Métodos de contenção; ensecadeiras e corta-rios; esgotamento e rebaixamento de água; terraplanagem e pavimentação; operações de corte e aterro; desmonte de rocha em bancada; produção de brita e concreto asfáltico. Escavação e contenção de valas a céu aberto; métodos de escavação e contenção em túneis; escavação de túnel em solo e em rocha; técnicas de reforço de solo; esgotamento e rebaixamento de água; desmonte de rocha em túnel; projeção de concreto. Grandes Estruturas: produção de fundações e superestrutura de pontes, viadutos, torres, estações elevatórias. Equipamentos para Obras Pesadas: características, uso e manutenção.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Teoria da Inovação
Ementa:
Conceitos, relevância e desafios, Criatividade e Inovação a Interface, Técnicas de criatividade, tipos e abordagens de inovação, modelos linear e interativo de inovação, funil de inovação, Inovação e mudança, Inovação e tecnologias emergentes, Sistema Nacional de Inovação e Políticas Públicas e Ciência e Tecnologia, Redes de Inovação, Triple Helix e a Interação Universidade Empresa, Habitat de Inovação (incubadoras, Parques de Ciência e Tecnologia), Competências Dinâmicas, Estratégia de Inovação, Inovação Aberta.
Pré-requisito:
Nome:
Terraplenagem Mecanizada
Ementa:
Cubação, fatores de conversão, estimativas de volume e distâncias de transporte, máquinas motrizes e operatrizes (especificações, operações e estimativas). Projeto específico de elementos gerais em canteiro de obras.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Tópicos Especiais de Fundações
Ementa:
Conceitos de Capacidade de Carga e Recalque Admissível; Critério de Escolha de Fundação; Métodos executivos; Dimensionamento; Métodos Teóricos e Semi-empíricos; Provas de carga; Ensaios Dinâmicos; Projeto de fundações: sapatas isoladas, associadas, de divisa, viga alavanca, blocos de estacas; Métodos de execução e controle.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Transporte Urbano
Ementa:
Características técnicas e gerais dos transportes; A problemática dos transportes; Classificação; O transporte no Brasil; Indicadores de desempenho; Transporte metroviário; Transporte ferroviário; Transporte por ônibus; Sistema viário urbano; Tratamento preferencial ao transporte coletivo por ônibus; Pontos de parada; Nível de ocupação.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Túneis e Obras de Terra
Ementa:
Detalhamento da execução de aterros com foco na execução de aterros sobre solos moles e as soluções para melhoria das condições de fundação (substituição, uso de geotêxteis, colunas de jet-grouting e colunas de brita). Principais técnicas de escavações subterrâneas(túneis), incluindo os aspectos de investigação de subsolo, instrumentação e elementos para estabilização das escavações.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Vias Navegáveis Interiores
Ementa:
Morfologia fluvial (Teoremas de W. Davis e Surel). Noções aplicadas de geomorfologia e geologia de depósitos quaternários (calhas de Rios). Melhoramentos em cursos livres segundo a geometria associada à profundidade (leis de Fargue). Elementos de projeto de melhoramentos em condução livre e de eclusas e ascensores de embarcações. Elementos de Estudo da sustentabilidade de melhoramentos em fluxo restrito (barragens).
Pré-requisito:
Transportes I
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução a atuação e mercado de Construção Civil. Técnicas, conceitos e definições de planejamento estratégico, tático e operacional. Estrutura analítica de projeto e fluxogramas de trabalhos. Sistemas físicos de gerenciamento e execução de projetos. Caminho crítico, rede de dependências e relação de atividades (Pert-CPM), diagramas de Gantt. Introdução a Engenharia de Avaliações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso e aplicação das competências desenvolvidas ao longo do curso, visando uma proposta que atenda a uma demanda científica, da sociedade, do mercado, ou da indústria da construção civil.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Auxílios à navegação: vias, métodos, sistemas e equipamentos. Previsão e ações de ventos, ondas e marés. Elementos constituintes e de projeto de portos e aeroportos. Orientação, comprimento e elementos de Pistas de pouso e decolagem. Noções sobre Canalização de Rios com fluxo restrito (eclusas ou ascensores) ou livre (melhoramentos no canal). Previsão de tráfego e estimativa de capacidade das vias específicas. Aspectos geométricos dos elementos. Noções sobre pavimentação Aeroportuária.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho na Construção Civil. NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Identificar e reconhecer os principais diplomas legais. EPI e EPC; Análise de Riscos. Trabalho em altura. Higiene do Trabalho. Conceito do Acidente do Trabalho: causas e consequências. Avaliar riscos de incêndio e explosão. Ergonomia do Trabalho.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estruturas de madeiras. Estruturas metálicas. Normas para cálculo estrutural. Sistemas estruturais. Dimensionamento à tração, compressão, flexão reta e flexão oblíqua.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Planejamento Urbano no Brasil e no Mundo. Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. Reflexões do Planejamento Urbano nas cidades Brasileiras. Desenho Urbano e Mobilidade Urbana. Cidades planejadas no Brasil e no mundo. Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Zoneamento. Estudo de Impacto Ambiental, Estudo de Impacto de Vizinhança, Parcelamento do Solo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Tipos construtivos. Esforços atuantes em vigas de pontes. Estruturas submetidas a carregamentos móveis. Linha de influência. Flexão. Cisalhamento. Fadiga.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Aprimoramento do Trabalho de Conclusão de Curso I, com a implementação das soluções e Plano de Negócios, quando for o caso.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Elementos de planejamento e conceitos. Modelos de previsão de demanda. Níveis de serviço. Métodos de estimativa de capacidade de vias. Elementos constituintes. Controle e medições de tráfego. Fatores influentes na demanda e na capacidade. Semaforização. Noções sobre sinalização viária.
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de Função. Funções Básicas. Limites. Formas Indeterminadas. Limites Fundamentais. Derivadas. Interpretação Geométrica. Propriedades Operatórias.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Matrizes. Vetores no Plano e no Espaço. Operações com Vetores. Dependência Linear. Bases. Produtos. Sistemas de Coordenadas. Retas e Planos. Superfícies Esféricas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução aos conceitos básicos para a interpretação e elaboração de desenhos técnicos utilizados em engenharia. Representação de figuras planas e perspectivas. Elaboração de croquis. Projeções ortográficas convencionais e com utilização de cortes. Dimensionamento e escalas. Trabalhos práticos manuais com instrumentos e por meio de software CAD.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Medidas físicas; Cinemática da partícula; Dinâmica da partícula: Forças e leis de Newton; Trabalho, energia e conservação da energia; Impulso, momento linear e conservação do momento linear.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Conversão de relações descritas em língua natural (propostas de problemas) para a forma de expressões matemáticas e lógicas (modelos matemáticos) utilizando Funções Básicas. Desenvolvimento de soluções em ambiente computacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de inovação (descoberta x invenção x inovação); tipos de inovação (produto, processo, marketing, método organizacional e modelo de negócio); formulação de problema e geração de ideias (técnicas de formulação de perguntas, ferramenta de Design Thinking ((pensar de forma criativa e visual e usado geralmente quando o problema não está bem definido)) e o método do 5W1H); seleção de ideias (uso da ferramenta do Funil da Inovação) e difusão de ideias em seus diferentes graus (incremental, radical e mudança de paradigma); algumas ferramentas de auxílio do Google: Analytics, Adsense e Adwords.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Principais conceitos sociológicos. Trabalho objetivo e subjetivo. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A quarta revolução industrial: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais. Estado e políticas de inserção social. Desigualdades, conflitos sociais, identidade e diversidade. Multiculturalismo e pluralidade.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Aplicações de Derivadas: otimização, regra do L’Hospital, esboço de gráficos de funções. Diferenciais e Taxa de Variação. Integrais indefinidas. Técnicas de Integração. Integrais definidas. Aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Textos literários e textos não literários. Níveis de linguagem, linguagem coloquial e norma culta. Leitura e interpretação de textos dissertativos, científicos e jornalísticos. Estrutura do texto dissertativo. Estrutura do parágrafo e tópico frasal; coesão e coerência textuais. Argumentação: tipos de argumento. Tópicos de linguagem. Produção textual.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Representação Analógica e Digital e suas interfaces. Introdução aos Circuitos Lógicos. Controladores Lógicos Programáveis e Microcontroladores. Instrumentação e amplificação. Sensores e Atuadores. Processamento de Sinais. Comunicação digital.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo. Investigação existencial e Experiência. Razão e Razoabilidade. Certeza moral e Fé. Moralidade no conhecimento. Razão e Sentimento. Senso religioso. Pessoa e o Infinito.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Oscilações simples, amortecidas e forçadas. Ressonância. Ondas mecânicas. Equilíbrio térmico e calor. Transferência de calor: condução, convecção e radiação. Propriedades térmicas da matéria. Primeira lei da termodinâmica, trabalho, energia e processos termodinâmicos simples. Segunda lei da termodinâmica, entropia, máquinas térmicas e refrigeradores.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução e conceitos básicos de Algoritmos. Noções sobre bases de numeração: decimal, binária, hexadecimal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição. Modularização. Tipos de dados estruturados homogêneos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Competências para inovar (liderança, ferramenta DISC para avaliação pessoal, tipos de profissional); risco x incerteza (transformar incerteza em risco, classificando em tipo de grau de risco); Effectuation (metodologia de desenvolvimento de negócio); metodologia de validação de ideias; construção de um MVP Minimum Viable Product no laboratório de informática (elaboração de vídeos, app, blogs, fotos etc); marketing digital e mídias sociais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Quantidade de matéria; Gases; Líquidos; Estequiometria; Equilíbrio líquido – vapor. Balanço Material. Termoquímica; Combustão e combustíveis; Lubrificantes e lubrificação; Eletroquímica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Interfaces entre Arquitetura e Engenharia Civil; Análise de obra; Representação gráfica para projetos de edificações; Levantamento e elaboração de planta de imóvel existente; Etapas de projeto; Programa de necessidades e escala humana; Conforto ambiental; Estudos exploratórios de ambientes; Legislação: código de obras; Uso e ocupação do solo: zoneamento; Elaboração de projeto arquitetônico: partido, plano de massas, implantação, plantas, cortes, elevações; Desenho em computador com programa AutoCAD-2D.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Funções de Várias Variáveis. Derivadas Parciais. Diferenciais. Integrais Múltiplas. Integrais de linha. Operadores: Gradiente, Divergente e Rotacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Equações diferenciais de primeira Ordem: Variáveis Separáveis, Homogêneas, Lineares e Exatas. Equações Diferenciais de Segunda Ordem com Coeficientes Constantes: Homogênea e Completa. Modelagem matemática.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Carga elétrica, campo elétrico, força elétrica e fluxo de campo elétrico. Corrente elétrica, campo magnético, força magnética e fluxo de campo magnético. Movimento de cargas puntiformes em campos elétrico e magnético. Potencial elétrico, energia potencial elétrica e capacitância. Indução eletromagnética, energia magnética e indutância. Campos elétricos e magnéticos na matéria.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Centroide, centro de massa e momentos de inércia. Sistemas de forças e forças distribuídas. Equilíbrio. Cinemática do corpo rígido: translação, rotação e centro instantâneo de rotação. Dinâmica do corpo rígido: translação e rotação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Tipos de ligações químicas em sólidos de substâncias puras e seu papel na determinação de: (1) propriedades físicas fundamentais; (2) estruturas atômicas/moleculares; (3) classes de materiais; (4) propriedades mecânicas básicas. Influência das estruturas e microestruturas nas propriedades dos materiais. Introdução a relação entre estrutura/propriedades/processamento e desempenho de materiais.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências: solucionar problemas de forma criativa e inovadora; aprender de forma autônoma; trabalhar e liderar equipes multidisciplinares; comunicar-se efetivamente e eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; interpretar e aplicar a legislação e os atos normativos; modelagem matemática de fenômenos físicos e químicos; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços) componentes ou processos no âmbito da Engenharia Civil.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Conceitos básico de cartografia: Introdução a topografia, medição de distâncias e ângulos; poligonais azimutes e coordenadas; declinação magnética, taqueometria, representação do relevo; nivelamento; estudos sobre planta topográfica; avaliação de áreas e volumes; locação topográfica; desenho topográfico com auxílio de computador
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais. Subespaços Vetoriais. Bases e Dimensões. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Espaços Vetoriais com Produto Interno. Aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Circuitos de corrente contínua. Potência gerada e dissipada. Circuitos de corrente alternada. Fator de Potência. Circuitos trifásicos. Motores e geradores elétricos. Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Fornecimento de Energia – Tarifação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Óptica física: polarização, interferência e difração. Relatividade: dilação temporal, contração espacial e equivalência entre massa e energia. Física quântica: fótons e efeito fotoelétrico, ondas de matéria e equação de Schrödinger, princípio da incerteza, interpretação probabilística e tunelamento, átomos e moléculas, condução de eletricidade nos sólidos, núcleos atômicos, radioatividade e energia nuclear.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Impacto das grandes cidades e alterações no regime do ciclo hidrológico natural; Estudo do Ciclo Hidrológico. Noções de obras e suas interferências nos cursos dágua. Bacias Hidrográficas; divisores de água; comparações entre bacias; Precipitação; formação e classificação; medidas pluviométricas; frequência das precipitações; intensidade de precipitação; levantamento de dados pluviométricos; Infiltração; características; fatores que influenciam; capacidade de infiltração de um solo; medição; generalidades sobre as águas subterrâneas; Escoamento superficial; hidrograma e hidrograma unitário; Estimativa do escoamento a partir dos dados pluviométricos; Método Racional; aproveitamento de águas de chuva Regime dos cursos dágua; curvas de duração e de utilização; medição de vazões; Previsão de enchentes; período de retorno; métodos de cálculo; Propagação de enchentes em reservatórios, rios e canais; Métodos de combate às enchentes; Regularização de vazões e aproveitamento de recursos hídricos; aspectos ambientais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos (planejamento e etapas) de instalações elétricas. Normas técnicas de instalações elétricas de baixa e alta tensão e também para telefonia. Luminotécnica (luminotecnia). Símbolos gráficos usados para representar as instalações elétricas e telefônicas. Dimensionamento de cabos e equipamentos. Traçado de circuitos de instalação elétrica. Pára-raios. Aterramento. Comando e proteção em instalações elétricas (iluminação, de motores elétricos, etc.). Potências aparente, ativa e reativa e correção do Fator de Potência. Gerador suplementar de energia elétrica (emergência). Uso racional da energia elétrica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Normalização Técnica; Propriedades, obtenção e aplicação de materiais de construção civil; Aglomerantes; Agregados; Estudo de dosagem do concreto de cimento Portland; Aço estrutural e para concreto armado; Ensaios de Controle Tecnológico.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Complementos de estática. Elementos estruturais. Mecânica dos sólidos deformáveis: tensões, deformações, deslocamentos, classificação dos materiais estruturais e leis constitutivas. Modelagem de casos particulares: i) tração/compressão e flambagem; ii) cisalhamento puro e ligações mecânicas; iii) flexão pura, simples e composta; iv) torção e transmissão de potência em seções circulares; v) tensões térmicas.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências. Complementos do Projeto Interdisciplinar Tutorado de Inovação I
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Introduzir conceitos básicos sobre eletroquímica. Conceitos fundamentais de corrosão de metais. Asfalto (tipos, caracterização físico-química, normalização). Cimento Portland (processo de produção, composição química, clinquerização, cálculo de Bogue, hidratação e solubilidade dos componentes).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares: métodos exatos e iterativos. Zeros de funções. Aproximação de funções – Método dos Mínimos Quadrados. Interpolação – Método de Newton e Método de Lagrange. Integração numérica. Equações diferenciais – métodos numéricos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Breve história do pensamento econômico. Microeconomia: oferta e demanda, elasticidade e custo marginal. Função produção. Inovação tecnológica no contexto da economia da empresa. Macroeconomia: taxa de juros, câmbio, moeda, dívida pública, PIB, desemprego, inflação. Introdução à organização industrial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Natureza do Ensino Social Cristão. Princípios norteadores. Dignidade humana e Direitos humanos. Princípio da Solidariedade; Princípio da Subsidiariedade e do Bem Comum. Justiça e Misericórdia. Política: papel do Estado e grupos intermediários. Liberdade religiosa. Economia, ética e destinação universal dos bens. A questão do trabalho humano. Solidariedade, economia e desenvolvimento integral.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Introduzir conceitos fundamentais de ciência, tecnologia e desenvolvimento de materiais. Capacitar o aluno a especificar e controlar tecnologicamente os materiais mais comuns utilizados na construção civil: cerâmicas, vidros, polímeros e elastômeros, madeiras, tintas, argamassas e outros materiais cimentícios. Normalização técnica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos fundamentais de mecânica dos fluídos. Viscosidade. Hidrostática. Manometria. Conservação da massa e energia em volume de controle. Equação de Bernoulli. Perda de carga distribuída e singular. Diagrama de Moody.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Probabilidade. Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuição Conjunta de Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuições de Variáveis Discretas: Binomial e Poisson. Distribuições de Variáveis Aleatórias Contínuas: Normal e Exponencial.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências: solucionar problemas de forma criativa e inovadora; aprender de forma autônoma; trabalhar e liderar equipes multidisciplinares; comunicar-se efetivamente e eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; interpretar e aplicar a legislação e os atos normativos; Analisar e compreender os usuários das soluções de engenharia e seu contexto, para formular as questões de Engenharia Civil e conceber soluções desejáveis; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços) componentes ou processos no âmbito da Engenharia Civil; Implantar, operar e manter as soluções e sistemas de Engenharia Civil considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estruturas isostáticas. Diagramas de esforços internos solicitantes. Pórticos planos. Estruturas tri-articuladas. Arcos isostáticos. Cisalhamento na flexão. Estado plano de tensões. Noções de análise experimental de estruturas. Extensometria elétrica. Aquisição de dados. Análise experimental de tensões.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Modos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Resistência térmica. Associação em série e paralelo. Aletas. Trocadores de calor.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos básicos. Métodos de custeio. Abordagens contemporâneas de custos: custos ambientais, custo da qualidade, Life Cycle Cost (LCC), outras.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Análises experimentais térmicas e acústicas dos principais materiais utilizados em pisos, paredes, coberturas, fachadas e esquadrias. Fundamentos de acústica. Isolamento termoacústico. Dimensionamento e medições necessárias para o atendimento às normas brasileiras.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A questão ambiental e a vida humana. Teoria Ecológica: Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente. O Impacto das novas tecnologias. Eficiência energética. Produção Mais Limpa. Eco eficiência. Logística reversa. Produção sustentável e Análise de Ciclo de Vida do Produto. Normas e Certificações.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Instalações de bombeamento: curvas de bombas, curva da instalação e custo de bombeamento; Perda da carga em condutos forçados; Usinas hidroelétricas: instalações, turbinas e custo de geração; Forças em superfícies submersas; Equilíbrio de corpos flutuantes; Canais e vertedores em regime permanente.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Estática dos fluídos; Análise dimensional e semelhança; Equação da quantidade de movimento; Experiências de manometria, visualização de escoamentos, bombas, perda de carga singular e distribuída, forças em superfícies sujeitas ao escoamento de um fluido.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Amostragem. Distribuições Amostrais. Intervalos de Confiança. Testes de Hipóteses para a Média e a Proporção. Correlação e Regressão. Teste de Qui-Quadrado. Análise de Variância. Desenho de Experimentos.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências. Complementos do Projeto Interdisciplinar Tutorado de Inovação III.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas e métodos construtivos; Etapas de construção; Plano de canteiro de obras; Locação de obra; Execução de estruturas de concreto armado; Fôrmas e escoramentos; Alvenaria racionalizada; Parede em gesso acartonado; Impermeabilização; Coberturas; Revestimentos; Execução de instalações hidráulicas; Visitas técnicas a obras em construção.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estruturas hiperestáticas. Estruturas estaiadas. Grelhas. Vigas hiperestáticas. Vigas contínuas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Matemática financeira. Valor do dinheiro no tempo: juros e fluxo de caixa. Métodos de análise de projetos de investimento (VPL, TIR, VAE, tempo de retorno). Vida econômica e substituição de equipamentos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O âmbito da ética. Relações étnico-raciais, discriminação e xenofobia. Ética da Lei Natural. Fundamentos da Lei Natural. A opção fundamental e os comportamentos concretos. Direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Principais aspectos de geologia com foco na gênese das rochas e dos solos. Constituição do solo, relação entre seus índices físicos. Características dos solos granulares e coesivos e as classificações geotécnicas. Ensaios de laboratório Tensões geostáticas e transmissão de tensões aplicadas na superfície de um maciço, investigações geotécnicas e a teoria de consolidação de argilas saturadas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Instalação de abastecimento predial; Distribuição de água fria: barrilete, coluna, ramais e sub-ramais; Esgoto sanitário: ramal de descarga e de esgoto, coletores, tubos de queda e coluna de ventilação; Esgoto pluvial: calhas, tubos de queda e galerias pluviais; Instalações de água quente; Sistemas de combate a incêndio: comandado e automático.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 4 Práticas
Elaboração de projeto inter e multidisciplinar e desenvolvimento de competências: solucionar problemas de forma criativa e inovadora; aprender de forma autônoma; trabalhar e liderar equipes multidisciplinares; comunicar-se efetivamente e eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; interpretar e aplicar a legislação e os atos normativos; Analisar e compreender os usuários das soluções de engenharia e seu contexto, para formular as questões de Engenharia Civil e conceber soluções desejáveis; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços) componentes ou processos no âmbito da Engenharia Civil; Implantar, operar e manter as soluções e sistemas de Engenharia Civil considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Deslocamento dos vínculos. Análise matricial. Teorema da energia de deformação. Teorema de Menabrea.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução aos Transportes. Modos, vias e veículos. Física aplicada aos modais de transporte. Técnica e Economia em Transportes. Modelos de estudos financeiros aplicados. Heurística aplicada a estudos e projetos em Transportes. Estudo de vias de transporte terrestre; influências econômicas, políticas e sociais. Classificação das vias, veículos de projeto, fases de projeto (reconhecimento, projeto básico, projeto executivo 0; elementos da seção transversal, elementos horizontais e verticais (especificações de projeto), noções de terraplenagem, diagrama de Bruckner, estimativa de custo.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Fontes de água; caracterização das águas (determinação de: dureza, alcalinidade, sólidos totais, sólidos fixos, sólidos voláteis, sólidos sedimentáveis, sólidos em suspensão e sólidos dissolvidos); usos e consumos; sistemas de tratamento de águas; tratamento de águas para fins potáveis (ensaios de clarificação e filtração); sistemas de abastecimento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estratégia. Gestão por processos e funções organizacionais (finanças, marketing, produção). Gestão do desenvolvimento de produto. Aspectos humanos nas organizações.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Pré-dimensionamento. Comportamento mecânico. Vigas retangulares. Lajes maciças. Seção T. Vigas submetidas ao cisalhamento.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de resistência ao cisalhamento dos solos e respectivos ensaios. Aspectos conceituais e de execução relativos a compactação de aterros. Percolação de água nos solos. Análise de estabilidade de taludes de aterros. Escavações pela Teoria do Equilíbrio Limite.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A pesquisa e a produção metodológica de conhecimento. Projeto de pesquisa científica. Taxonomias e tipos de pesquisas. Procedimentos e etapas de um trabalho científico (tema, problema, objetivos, hipóteses, justificativas). Citações e Referências bibliográficas. Plágio e ética na Pesquisa Científica. Níveis e variáveis de mensuração. Amostragem na pesquisa. Elementos pré-textuais, textuais e póstextuais. As Referências e normas. Fontes de pesquisa e banco de patentes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Nome:
Análise de Investimentos
Ementa:
Principais conceitos de investimentos, capitalização simples e composta, séries não uniformes e uniformes, técnicas de análise de investimentos.
Pré-requisito:
Nome:
Arquitetura Sustentável
Ementa:
Conceito de sustentabilidade, Arquitetura sustentável, Agenda 21, Conceito de Edifícios verdes. Principais selos para construções sustentáveis: Certificação LEED, Programa nacional de Eficiência energética em Edificações (PROCEL EDIFICA), processo AQUA, BREAM (Building Reserarch Establishment Environmental Assessment Method) , Casa Azul, DGNB (German Sustainable Building Council).
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Barragens de Terra e Enrocamento
Ementa:
Exemplo clássico de usina hidrelétrica, com todos os seus órgãos constituintes, ou seja, obras para desvio do rio, barramento, sistemas de vertimento e de geração de energia elétrica. Fatores intervenientes na escolha dos tipos de soluções e respectivo arranjo. Principais tipos de barragens de terra e/ou enrocamento, seus detalhes, tratamentos de fundação, metodologias de dimensionamento e um estudo comparativo entre as soluções apresentadas.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Building Information Modeling (BIM)
Ementa:
Conceituação e prática do sistema parametrizado BIM – Building Information Modeling para projeto de edificações; Utilização do programa Revit-Autodesk; Modelagem 3D de projeto de edificação a partir de Estudo Preliminar pré- elaborado pelo aluno; Verificação de elementos construtivos do projeto; Quantificação de materiais; Geração de imagens 3D renderizadas.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Cidades Inteligentes (Smart Cities)
Ementa:
Conceitos de cidades inteligentes; expectativa de vida humana, migração urbana populacional, recursos naturais, cidades resilientes; infraestrutura básica para cidades; conectividade; mobilidade; segurança, saúde, educação, governança, centro de operação, centro de comando e controle; sensorização, iluminação, informação ao cidadão, redes inteligentes, energia, colaboração cidadão, modos de transportes urbanos e integração, galerias de utilidades, conceito de cidades globais.
Pré-requisito:
Arquitetura e Representação Gráfica
Nome:
Comportamento Humano nas Organizações
Ementa:
Abarca as concepções de ser humano e suas relações nas organizações, envolvendo: satisfação e motivação no trabalho, liderança, valores individuais e organizacionais, o sentido do trabalho, comportamento de grupo, clima, cultura e simbolismo organizacional, diversidade humana e conflito, inteligência emocional, desenvolvimento e mudança, o poder e as organizações, equipes formais, informais e virtuais (cooperação e conflito), modelos participativos de gestão e seu impacto no grupo, comunicação e conflito, mudanças tecnológicas e o ser humano.
Pré-requisito:
Nome:
Conceitos Fundamentais de Finanças
Ementa:
Objetivo da gestão financeira, risco e retorno, custo de capital e estrutura de capital, administração de dividendos, alavancagem e modalidades de financiamento.
Pré-requisito:
Nome:
Drenagem Subterrânea
Ementa:
Teoremas da condutividade hidráulica de meios porosos. Teorema de Terzaghi. Curva de Distribuição de Vazios. Seções transversais de drenos subterrâneos. Sistemas de drenagem subterrânea e sub superficial de pavimentos.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Drenagem Superficial de Vias Terrestres
Ementa:
Teoremas aplicados da hidráulica, para conduções forçada e livre. Aplicações de Reynolds e Número de Froude. Tipologia de elementos de drenagem superficial aplicáveis a rodovias, ferrovias e aeroportos. Projeto de Seções transversais. Sistemas de drenagem. Controle de Erosões. Técnica construtiva.
Pré-requisito:
Hidráulica e Hidrologia
Nome:
Drenagem Urbana
Ementa:
Fundamentos de hidrologia urbana. Conceitos gerais de drenagem urbana sustentável. Gestão do risco em drenagem urbana. Sistemas de Micro drenagem: elementos constituintes, concepção e traçado de sarjetas e captações superficiais, vazão de dimensionamento, dimensionamento de galerias e canalizações, dimensionamento de bueiros e dissipadores. Uso de “softwares” de simulação. Sistemas de Macro drenagem: conceitos gerais, análise de risco em drenagem, modelagem hidrológica da bacia, dispositivos de condução, dispositivos de retenção e armazenamento, dimensionamento de canalizações, bueiros, diques e polderes.
Pré-requisito:
Hidrologia
Nome:
Durabilidade do Concreto
Ementa:
Introdução à microestrutura do concreto. Ações de degradação de estruturas de concreto. Ataque por sulfatos. Ataque por cloretos. Carbonatação. Retração por secagem. Reação álcali-agregado. Lixiviação. Eflorescência.
Pré-requisito:
Materiais de Construção Civil I
Nome:
Economia dos Transportes
Ementa:
Relação entre conceitos e aspectos econômicos e movimentações de cargas e pessoas. Relação entre ransporte e desenvolvimento. Aplicações da matemática financeira no setor transporte. Utilização de recursos e necessidade de decisão. Características econômicas dos sistemas de transporte. Estrutura de custos no setor transporte (custo, preço e valor). Demanda por transporte. Fretes e tarifas em sistemas de transporte. Ambientes econômicos e formação de preços. Avaliação de projetos e de intervenções. Enfoques empresarial e governamental (social). Investimentos e financiamento no setor transporte. Estrutura Institucional e de gestão no setor transporte.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Edifícios Inteligentes e Automação Predial (Building Technologies)
Ementa:
Conceitos básicos de tecnologias prediais e automação compreendidas por: protocolos de equipamentos e comunicação; certificações LEED,ACQUA e PROCEL Edifica, sistema integrado de facilidades (água, esgoto, elétrica, incêndio, aterramento, pararaios, telecomunicações, etc); reuso de água(captação e filtragem de galerias pluviais e coletores); geração distribuída (solar); sistemas de emergência - gerador, iluminação, abastecimento; tratamento e coleta seletiva de resíduos domésticos; segurança perimetral e invasão; portaria eletrônica e automação de acesso; otimização e infraestrutura de veículos elétricos - conceitos de smart grid (redes inteligentes); centro de controle e comando predial.
Pré-requisito:
Instalações Hidráulicas
Nome:
Empreendedorismo e Inovação
Ementa:
Desenvolvimento de produtos e serviços, Inovação tecnológica; Desenvolvimento Econômico; Competitividade Empresarial; Ambientes; Sistemas Institucionais; Estratégias aplicadas a Planos de Negócios; Estudos de Casos
Pré-requisito:
Nome:
Engenharia Civil: Direito e Legislação
Ementa:
A regulamentação da engenharia. Sistema jurídico brasileiro. Prerrogativas de atividades do engenheiro civil. Engenharia civil e Direito do Trabalho. Planejamento urbanístico e licenciamento de obras. A engenharia civil no setor público. Engenharia Civil e as questões legais específicas. Segurança nas obras e legislação. Legislação ambiental na construção civil. A ética e a engenharia civil.
Pré-requisito:
Nome:
Engenharia de Trafego
Ementa:
Estruturação e Funções dos Espaços urbanos. Componentes, classes e funções do sistema viário. . Configurações de demanda e perfis de tráfego veicular. Princípios Fundamentais da Teoria de Fluxo de Tráfego. Modelos Gerais de Fluxo de Tráfego e Equação Fundamental de Tráfego. Capacidade Viária e Níveis de Serviço. . Noções de Polos Geradores do Tráfego. Estacionamentos. Segurança de Tráfego. Sinalização viária. Estruturação de Interseções Urbanas e de Rodovias. Teoria das Filas e simulações.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Engenharia Humanitária
Ementa:
A Engenharia Humanitária. Critérios para a engenharia humanitária. Fator Humano, fator econômico, Fator ambiental. Inovações, sustentabilidade e segurança. Prevenção, inovação e mudança. Tecnologia, economia, ética e cultura. Cooperação e transdisciplinaridade para a Engenharia Humanitária.
Pré-requisito:
Nome:
Escaneamento a Laser
Ementa:
Laser Scan terrestre: - Tecnologias e equipamentos. Princípios físicos e geométricos do levantamento - Técnicas de levantamento de campo, métodos de varredura - Modelos, maquetes 3D, plantas, seções, perfis, levantamento do como construído (“as built”) - Processamento de dados: da nuvem de pontos à formação de modelos: eliminação de ruídos e de pontos redundantes, consolidação, registro, extrações dimensionais, primitivas, - Técnicas de modelagem 3D: primitivas, renderização, variáveis visuais - Técnicas de integração em projetos. Projetos inteligentes. - Aplicações: Plantas industriais, refinarias de petróleo, túneis, mineração e construção de edifícios.
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Estilos e Modelos Gerenciais
Ementa:
Definição de estilo gerencial, equipes formais, informais e virtuais, conceitos de liderança e sua aplicação ä realidade organizacional, tipologias de estilos construtivos, passivodefensivo e agressivo defensivo.
Pré-requisito:
Nome:
Estruturas de Concreto Assistidas por Computador
Ementa:
Uso de ferramentas computacionais na elaboração de projetos de concreto armado. Modelos estruturais e tipos de análise estrutural. Exemplo de cálculo completo, desde a concepção até a geração dos desenhos de fôrma e armadura.
Pré-requisito:
Estruturas de Concreto I
Nome:
Geologia de Engenharia
Ementa:
Maciços rochosos com vista a obras de engenharia civil. Investigações, ensaios, princípios básicos da Mecânica de Rochas. Sistemas de classificação de maciços rochosos consagrados de Bieniavsky, Barton e Hoek, a partir dos quais é possível obter as propriedades geomecânicas de resistência e deformabilidade do maciço rochoso. Análise de estabilidade dos taludes de escavação em rocha.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Geologia Geral
Ementa:
Mineralogia. Petrologia das rochas lígneas, sedimentares e metamórficas. Geologia estrutural. Métodos de investigação. Caracterização e classificação geológica de rochas e de maciços rochosos. Cartas Geológicas. Aplicações na Engenharia Civil.
Pré-requisito:
Nome:
Gerência de Pavimentos
Ementa:
Avaliações de qualidade por métodos de investigação superficial. Equipamentos de mensuração de características gerais estruturais. Índice de condição do pavimento. Técnicas de gerência com metodologia de critérios específicos de ações sob nota decrescente de segmentos de pavimentos.
Pré-requisito:
Transportes II
Nome:
Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil
Ementa:
Perdas e Geração de resíduos na construção civil. Classificação e características dos resíduos da construção e demolição. Marcos conceituais, legislação, classificação e acondicionamento e destinação dos resíduos. Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) na construção civil. Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Gestão pós-uso na área da construção civil abrangendo minimização no uso de recursos, reutilização, recuperação e reciclagem evitando perdas e desperdícios.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Gestão Ambiental
Ementa:
O conteúdo programático de Gestão Ambiental. Representação Legal. Conceitos Fundamentais. Licenciamento Ambiental. Sustentabilidade e Desenvolvimento sustentável. Recursos Tecnológicos Disponíveis – Equipamentos de Controle da Poluição do Ar. Gestão Ambiental Empresarial.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Riscos ao Meio Ambiente na Construção
Ementa:
Os principais perigos associados à indústria da construção civil e os riscos associados às diversas categorias de trabalhadores do setor. Legislação relativa ao setor da construção. Documentação e comunicação e avaliação de riscos. Gerência dos riscos do projeto. Metodologias e estratégias de controle. Legislação na área trabalhista e de segurança na área da construção civil.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Gestão de Vias Urbanas e Segurança Viária
Ementa:
Aspectos gerais de segurança viária e métodos de avaliação de riscos. Pedágio urbano. Concessão de vias urbanas. Geometria viária urbana: intersecções e segmentos de vias. Elementos da seção transversal. Normatização e Métodos.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Gestão e Liderança de Pessoas
Ementa:
Conceitos de liderança e sua aplicação à realidade organizacional; liderança formal e informal; liderança situacional e contingencial; liderança carismática, transacional e transformacional; liderança e comunicação; liderança e poder nas organizações; comportamento dos líderes; liderança e personalidade; o modelo de liderança de Fiedler; liderança e comportamento dos subordinados; liderança e ciclo de vida das organizações; estilos de liderança e flexibilidade; a liderança e os princípios éticos.
Pré-requisito:
Nome:
Instrumentação e Monitoramento de Estruturas
Ementa:
Estruturas e seu comportamento perante as solicitações do ambiente e de cargas. Introdução à segurança das estruturas. Referências para a coleta de dados de deslocamentos em estruturas. Sistemas cartesianos de referência (absolutos e relativos). Referencial altimétrico. Equipamentos clássicos e modernos de medição: técnicas de Topografia e Geodésia. instrumentação estrutural e Geotécnica. Fases de monitoramento dos deslocamentos versus tempo. Análise dos resultados perante modelos teóricos de deslocamentos estruturais.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Introdução à Modelagem de Estruturas via Método dos Elementos Finitos
Ementa:
Introdução ao Método dos elementos finitos. Elementos de viga. Elementos de casca. Não linearidade geométrica. Não linearidade do material.
Pré-requisito:
Teoria das Estruturas III
Nome:
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Ementa:
A realidade da pessoa surda na sociedade brasileira. Inclusão e integração do surdo na educação e no mercado de trabalho. De que se trata a Língua Brasileira de Sinais. A linguagem de Sinais em situações dialógicas: apresentação pessoal, cumprimentos, diálogos corriqueiros, alfabeto, números, cores, verbos, tempos verbais, pronomes, família, a casa, profissões, alimentos, horários, sentimentos, meios de comunicação, meses do ano.
Pré-requisito:
Nome:
Ligações em Estruturas
Ementa:
Ligações em estruturas de madeiras. Ligações em estruturas metálicas; Cálculo das ligações parafusadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Simbologia de soldagem; Cálculo das ligações soldadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Dimensionamento de placas de base e chumbadores; Ligações de viga de aço com elementos de concreto; Ligações em estruturas mistas
Pré-requisito:
Estruturas Metálicas e de Madeiras (cursando)
Nome:
Matemática Financeira
Ementa:
Capitalizações simples e composta, com foco em juro e desconto nas operações financeiras; séries não uniformes e uniformes; sistemas de amortização, com análise das melhores opções de pagamento e aplicação; técnicas de análise de investimentos; principais taxas de juros; taxa de inflação; principais aplicações financeiras. Matemática financeira e suas aplicações em planilhas eletrônicas.
Pré-requisito:
Nome:
Materiais Ecoeficientes
Ementa:
Ecoeficiência e influência na análise do custo do ciclo de vida. Indicadores de impactos ambientais. Impactos ambientais dos materiais de construção civil. Materiais e produtos que minimizam o uso de recursos naturais. Materiais e produtos que contribuem para a minimização do consumo de água, energia e efeito de ilha de calor. Materiais e produtos que minimizam os riscos para a saúde humana e ecossistemas. Planejamento e orçamento de uma obra que utiliza materiais sustentáveis.
Pré-requisito:
Nome:
Materiais Têxteis para a Construção Civil e Arquitetura
Ementa:
Tipos e construção dos têxteis usados na construção civil: Fibras, estruturas, acabamentos. Propriedades e requisitos dos têxteis usados na construção civil. Interação dos Têxteis com materiais usados na construção civil. Concreto reforçado com têxteis (TRC). Fibrocimento. Têxteis para isolamento térmico e acústico. Membranas têxteis e estruturas tensionadas. Geotêxteis: separação, drenagem, filtração, proteção, reforço, barreira. Redes para andaimes e outras aplicações. Têxteis avançados: compósitos.
Pré-requisito:
Nome:
Métodos de Pesquisa Quantitativa
Ementa:
Testes de hipóteses para média e proporção. Testes para a correlação e a regressão. Distribuição de qui quadrado. Distribuição f e Análise de variância. Regressão linear múltipla. Análise de componentes principais. Agrupamento hierárquico. Noções de Regressão Logística
Pré-requisito:
Nome:
Modelagem Digital de Terrenos
Ementa:
Modelos digitais de terreno: histórico, classificação e visão geral dos diversos tipos de modelo. Aplicação nas diversas áreas da engenharia. Esquemas gerais de interpolação. Modelos que utilizam redes regulares. Técnicas de interpolação. Modelos que utilizam redes triangulares. Fundamentos, equacionamento e esquema de interpolação. Aplicativos em modelagem digital de terrenos: Projeto geométrico de estradas. Cálculo de declividades. Problemas de visibilidade. Desenho das curvas de nível.
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Modelagem e Planejamento de Transporte Urbano
Ementa:
Condicionantes do Planejamento de Transporte Urbano. Modelagem e Simulação em Transporte Urbano. Softwares de modelagem. Software EMME. Análise de dados e previsão de demanda do Modelo 4 Etapas. Avaliação e estudos de projetos de transporte urbano através de modelagem usando o software EMME.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Novas Tecnologias aplicadas ao Transporte Urbano
Ementa:
Novos sistemas de transporte público e individuais urbanos. Novos métodos de coleta de dados em transporte (GPS, smartphones). Análise e visualização de dados em transporte: GPS, bilhetagem eletrônica, dados de smartphones. Perspectivas em planejamento de transportes.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações e Manutenção Aeroportuárias
Ementa:
Estrutura administrativa de aeroporto de grande porte. Sistemas de apoio (ETA, ETE, subestação de energia elétrica, CAG). Estratégias de ampliação e de manutenção de TPS e TECA. Operações de pátio e integração com TWR. Sistemas operacionais de transporte de malas e bulk. Segurança operacional. Tendências evolutivas aeronáuticas e implicações ao sítio aeroportuário. Noções de manutenção de pavimentos aeroportuários. Tipologia de aeronaves associada às necessidades de terra.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações e Manutenção Rodoviárias
Ementa:
Concessão rodoviária e sua viabilidade técnico-econômica. Viabilidade e recursos públicos para rodovias de baixo tráfego. Estrutura administrativa rodoviária. Gestão de operações e recursos. Parcerias. Métodos de análise financeira associada a vida útil dos elementos.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações Metro-Ferroviárias
Ementa:
Tipologia de carros e de trens-unidade. A viabilidade metroviária associada à demanda. Sistemas construtivos e possibilidade de ampliação de acordo com demanda e recursos. Técnicas e sistemas de controle de trens. Segurança de linha e de estações. Integração operacional. Gestão financeira.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Operações, Manutenção e Recapacitação Portuárias
Ementa:
Métodos de pesquisa operacional e planos diretores aplicados. Estudos de viabilidade de registro de aceitação de calados maiores, armazéns e extensão de cais. Elementos da bacia de evolução e zonas de acesso portuário. Características aplicadas de navios e tendências tecnológicas.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Patologia das Construções
Ementa:
Caracterização de patologias, fatores endógenos e exógenos, intrínsecos e extrínsecos, aplicados ao ambiente construído. Engenharia legal, responsabilidade e o código de defesa do consumidor. Diagnóstico, prognóstico e profilaxia em sistemas construídos. Métodos de restauro, reparo e conservação de sistemas construtivos. Manutenção corretiva, preventiva e preditiva e planos de manutenção.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Pavimentação Rígida
Ementa:
Principais fatores influentes na seleção de tipos de pavimentos. Princípio de Westergaard. Métodos de projeto para cargas especiais, carga máxima e consumo de resistência à fadiga. Procedimentos de projeto dimensional. Características aplicadas dos concretos de cimento Portland. Técnica construtiva.
Pré-requisito:
Transportes II
Nome:
Pesquisa Operacional em Engenharia Civil
Ementa:
Conceitos de decisão com enfoque da pesquisa operacional no aspecto gerencial. Introdução, origem e importância da pesquisa operacional, formulação e modelagem, programação linear, problemas gerenciais, resolução gráfica, método Simplex, análise de sensibilidade, dualidade e a interpretação econômica. Programação linear em problemas de logística, problemas de rede e de transporte, transbordo, de escala de produção e de distribuição, uso de SW livres ( exemplo Solver - Excel outros )
Pré-requisito:
Nome:
Planejamento e Gestão de empreendimentos: Real Estate
Ementa:
Fundamentos de real estate. Indicadores da qualidade dos investimentos nos negócios do setor. Aglutinação de capitais de investimento. Poupança em ativos com lastro imobiliário. Os empreendimentos imobiliários com investimentos do empreendedor. Os empreendimentos imobiliários com financiamentos para produção e comercialização. Os empreendimentos de base imobiliária com renda fixada (build to suit e edifícios de escritórios para locação pulverizada). Decidir sobre investimentos diante do risco. Sistemas de gestão de investimentos e análises para programar a equação de fundos de um empreendimento: Conceitos de gestão de investimentos – caracterização do sistema gerenciador de investimentos e do sistema empreendimento; modelos para geração de informações para decisões financeiras nas hierarquias estratégicas (plano de negócios) e dos empreendimentos (validação de equação de fundos); e conceito de formatação de fluxos de caixa esperados. Rotina para escolha de empreendimentos e indicadores da condição econômica esperada: processo de hierarquização e escolha de empreendimentos; procedimento para construção de AQI; e indicadores da qualidade do investimento. Modelagem de sistemas para geração de informação de planejamento para apoio à gestão financeira. Formação da equação de fundos para desenvolvimento de empreendimentos, ou para suporte de investimentos em capital de giro. Rotina para escolha de empreendimentos.
Pré-requisito:
Engenharia Econômica
Nome:
Planejamento e Gestão de Projetos: Sistemas de Orçamento e Recursos
Ementa:
Projeto como produto e como serviço; coordenação de projetos. Inserção do projeto no empreendimento de construção de edifícios: papel dos agentes do empreendimento face ao processo de projeto. Configuração das equipes de projeto dentro da lógica multidisciplinar Gestão de Recursos Humanos: perfil dos trabalhadores; histórico; desenvolvimento dos recursos humanos; motivação e treinamento; estratégias de contratação. Gestão de contratos: agentes envolvidos; licitações; regimes de contratação. O processo de projeto e sua gestão; etapas de desenvolvimento do projeto e retroalimentação do processo. Projeto para produção como ferramenta para a qualidade e a inovação tecnológica; integração entre decisões no projeto e no canteiro de obras. Ferramentas de gestão da qualidade: PDCA; Kaizen; Diagramas e fluxogramas de análise de processos; 5W2H (What, When, Why, Where, Who, How, How much); Benchmarking. Qualidade na cadeia produtiva.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Planejamento Territorial Sustentável
Ementa:
O que é planejamento sustentável. História do planejamento territorial no Brasil. Políticas Territoriais no Brasil. Estudo e análise do estatuto da cidade. Estudo e análise do Plano Diretor. Aplicação do Planejamento no projeto integrado.
Pré-requisito:
Arquitetura e Representação Gráfica
Nome:
Processos Estocásticos
Ementa:
Processos estocásticos. Distribuição Exponencial e o Processo de Poisson. Cadeias de Markov. Passeio Aleatório. Teoria das Filas. Aplicações
Pré-requisito:
Nome:
Produtividade e Gestão de Processos na Construção Civil
Ementa:
Aplicações do conceito de Projeto para Produção e sua implementação no canteiro de obras. Gestão de materiais: programação e escolha; aquisição; recebimento e controle. Elementos do sistema de gestão da qualidade em empresas construtoras; relações entre Suprimentos, Recursos Humanos, Projeto, Produção e Assistência Técnica. Certificação da qualidade; acordos setoriais e Planos Setoriais da Qualidade (PSQ); sistemas evolutivos de certificação da qualidade. Coordenação de projetos: gestão e controle do processo; os possíveis coordenadores de projetos. Sistemas de informação para a coordenação de projetos. Conceito de satisfação do cliente; clientes internos e externos; ciclo da qualidade na construção de edifícios. Certificação da qualidade de produtos e de sistemas: fornecedores de materiais e componentes; fornecedores de serviços. Planos da qualidade do empreendimento (PQE): interfaces entre sistemas da qualidade do empreendedor, dos projetistas e dos construtores e fornecedores.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Propriedade Intelectual e Inovação
Ementa:
Introdução à Propriedade Intelectual. Evolução Histórica. Importância, alcance e dimensão da Propriedade Intelectual. Propriedade Intelectual e Inovação. Legislação específica. Tipos de PI: direito autoral; propriedade industrial; indicação geográfica; marcas. Patentes de invenção e patentes de modelos de utilidade. Desenho industrial. Cultivares. Indicação geográfica. Busca de anterioridade e sua relação com prospecção tecnológica e avaliação da pertinência de apropriar criações. Gestão de PI. Procedimentos de apropriação.
Pré-requisito:
Nome:
Saneamento Básico
Ementa:
Características Físicas, Químicas e Biológicas dos efluentes (esgotos). DBO, DQO e Carga orgânica. Tratamento Físico e químico. Tratamento Biológico (aeróbico e anaeróbico). Processos de tratamento Biológicos de efluentes (Esgotos). Processo de lodo ativado e filtros biológicos. Processo de lagoas de estabilização e aeradas. Dimensionamento de Fossas Sépticas. Dimensionamento de sumidouros. Dimensionamento de Valos de oxidação. Dimensionamento de lagoas aeradas. Emissários Submarinos.
Pré-requisito:
Hidráulica
Nome:
Semáforos Inteligentes
Ementa:
Noções em evolução semafórica, semáforos isolados e integrados. Sistemas inteligentes de controle. Equipamentos de medição e controle. Noções sobre softwares e hardwares de confiabilidade para uso em período extenso de tempo (tipo wax). Integração interregional. Estimativas de remansos e de nível de serviço em tempo real. Elementos de projeto de semáforos inteligentes.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sinalização Rodoviária
Ementa:
Sinalizações catóptrica, Horizontal e Vertical. Materiais, especificações e serviços, projeto e conservação. Elementos de Projeto de sinalização de intersecção rodoviária.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sistemas de Gestão da Qualidade
Ementa:
Gestão segundo a normalização e certificações. Auditorias internas da qualidade. Diagramas de Ishikawa, métodos 5W2H e modelos multicriteriais de apoio a decisão. Avaliação Pós Ocupação, condicionamento e assistência técnica. Programas evolutivos da qualidade (ITQC , PBQP-H e Qualihab).
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Sistemas de Impermeabilização
Ementa:
Introdução; Conceitos Importantes; Normalização Brasileira; Tipos de Impermeabilização (NBR 9574) e Ensaios de campo. Sistemas de Impermeabilização aplicados: Fundações, Estruturas de Contenção, rodapé, banheiros, calhas, rufos, fachada; poço de elevador; reservatórios, piscinas, jardineiras e lajes. Tipos de laje impermeabilizadas: subpressão; tráfego de veículos; tráfego de pessoas, laje de cobertura; varandas e terraços; Cuidados na execução; Estruturas sujeitas a ambientes agressivos – ETA, ETE, Tanques de resíduos, Aterro sanitário; Canais de Irrigação; Tuneis; Ensaios; Contratação; Orçamento e composição de preços; Fiscalização e acompanhamento; Aspectos de saúde e segurança do trabalho; Cronograma físicofinanceiro; Garantias; Norma de Desempenho aplicada a serviços de impermeabilização. Serviços auxiliares e complementares; Sistemas de impermeabilização e seleção; Projeto de Impermeabilização; Interferências com os demais subsistemas; Detalhamento e Caderno de Especificação; Os danos causados à estrutura de concreto armado; Eflorescências; Umidade de rodapé; Descolamentos; Deformações estruturais; Infiltrações; Medidas corretivas e como evitá-las.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Sistemas de Posicionamento por Satélite e suas Aplicações na Engenharia
Ementa:
Conceitos básicos de geodesia por satélites (GNSS). Sistemas de Posicionamento e de Referência. Projeções Cartográficas. Características do Sistema GNSS. Métodos e modelos matemáticos (código, fase, combinações). Métodos de posicionamento: estático, cinemático, RTK, DGPS, PPP e outros. GNSS e altimetria. Processamento de dados GNSS. Aplicações na engenharia: Redes, Apoio topográfico, Controle de veículos e frotas, Sistemas de Navegação e Controle de rotas. Monitoramento de Estruturas
Pré-requisito:
Topografia
Nome:
Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS)
Ementa:
Visão geral sobre arquitetura ITS e TMS (arquiteturas abertas, infraestrutura e regulamentações); Visão geral de normalização (abordagem ITS, TMS); NTCIP - normas de equipamentos: comunicação central-central); protocolos de comunicação, protocolos de bilhetagem; processo de implantação de normas de tráfego e sinalização; ensaios de conformidade; sistemas de tráfego de transportes públicos; green zones; informação ao motorista; sistemas de rotas; integração infraestrutura veicular; pesagem em trânsito; utilização de normas e aplicabilidade com agências reguladoras.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sistemas Térmicos Aplicados à Engenharia Civil
Ementa:
Propriedades termodinâmicas, tabelas e ábacos; Primeiro e Segundo Princípios da Termodinâmica; Sistemas de refrigeração aplicados à engenharia civil; Transferência de calor em paredes de concreto; Ventilação e ar condicionado, para o conforto térmico; Utilização da energia solar nas instalações de aquecimento ambiental.
Pré-requisito:
Transmissão de Calor
Nome:
Superestrutura Metroviária
Ementa:
Material rodante. Elementos da Via Permanente Metroviária. Trilhos. Dispositivos de fixação. Temperatura. Flambagem. Tensões. Lastro. Sublastro. Esforços e métodos de dimensionamento. Estações e feixes metroviários.
Pré-requisito:
Transportes I
Nome:
Sustentabilidade na Construção Civil
Ementa:
As características de uma construção sustentável. Principais modelos de certificação na área de construção civil. O Modelo Leed (Green Building). Processos e critérios da certificação AQUA. Programa Brasileiro de Etiquetagem. A Rotulagem PROCEL EDIFICA. Materiais de Construção Sustentáveis. Avaliação de materiais de construção alternativos, naturais e sustentáveis e as suas aplicações, tanto no setor da construção convencional como na engajada nos novos paradigmas. Retrofit de edificações já existentes. Sistemas e Instalações Sustentáveis. Os sistemas de energia renovável e de conservação de energia nas habitações.
Pré-requisito:
Nome:
Técnicas Gráficas de Soluções Geotécnicas
Ementa:
Embasamento matemático da estimativa de esforços geotécnicos (empuxos, tensões e resistência ao cisalhamento). Traçado de redes de fluxo em meios porosos. Método de Fellenius aplicado a taludes com extratificação complexa. Métodos Gráficos de Culmann e de Poncelet para determinação de empuxos.
Pré-requisito:
Geotecnia I
Nome:
Tecnologia das Construções II
Ementa:
Sistemas e métodos construtivos de maior complexidade; Alvenaria estrutural; Alvenaria com blocos de concreto celular autoclavado e sílico calcáreo; painéis de concreto prémoldados no local, pré-vigas e pré-lajes; painéis de concreto pré-fabricados; paredes em EPS com argamassa jateada e reforço em telas metálicas; paredes com painéis de madeira e enchimento termo-acústico; paredes com painéis de fibrocimento; Sistema Steel Framing; Estruturas mistas de concreto armado e estrutura metálica, lajes steel deck, fôrmas trepantes; Sistemas de caixilhos em alumínio, pvc, ferro; Curtain wall; Caixilhos unitizados; Visitas técnicas à obras; Elaboração de projeto e modelo de vedação vertical.
Pré-requisito:
Tecnologia das Construções I
Nome:
Tecnologia de Construção Pesada
Ementa:
Regime de contratação, organização e logística da empresa e do canteiro de obras pesadas. Qualidade em obras de construção pesadas. Impacto Ambiental: a problemática ambiental de implantação de obras de infraestrutura; EIA e RIMA. Discutir a complexidade dos diversos setores envolvidos no desenvolvimento do empreendimento de infraestrutura e dos agentes de fomento e financiamento. Aspectos do planejamento e do projeto de obras de construção pesada e o uso de rec