Ensino

Departamento de Matemática

Chefe de Departamento:

O Departamento de Matemática do Centro Universitário da FEI tem sua origem principal no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia Industrial que existiu até o ano de 2002, quando houve a criação do Centro Universitário, com a reunião das faculdades de Engenharia, Administração e Ciência da Computação. A partir de então os professores e as disciplinas dessas faculdades foram reagrupados para compor o Departamento de Matemática com a atual configuração.

Esse Departamento oferece disciplinas em todos os cursos (Administração, Ciência da Computação e Engenharia), concentradas principalmente nos quatro primeiros semestres.

Os objetivos gerais dos respectivos conjuntos de disciplinas são voltados ao desenvolvimento das capacidades e habilidades para o tratamento matemático inerente aos trabalhos dos profissionais da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Esses objetivos visam contemplar aspectos conceituais da matemática e também suas aplicações.

O quadro a seguir relaciona, de forma resumida, os grupos de disciplinas com as práticas vinculadas às várias capacidades e habilidades mais específicas.

  • Grupo 1: Cálculo Diferencial e Integral, Matemática
  • Grupo 2: Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Álgebra Linear, Álgebra
  • Grupo 3: Cálculo Numérico
  • Grupo 4: Estatística, Estatística Básica
 
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
Argumentação e Organização Lógica
X
X
X
X
Linguagem Algébrica e Geométrica
X
X
X
X
Raciocínio Analítico
X
X
X
X
Elaboração e Aplicação de Métodos Numéricos    
X
 
Modelagem Matemática
X
X
X
X
Visão Espacial
X
X
X
 
Vivência em Ambiente Computacional
X
 
X
 
Abordagem de Conceitos Básicos
X
X
X
X

Os professores são, na quase totalidade, titulados (mestres ou doutores) e todos possuem sólida bagagem nas atividades de ensino. Alguns atuam em trabalhos de investigação e pesquisa tanto em áreas da matemática (Matemática, Matemática Aplicada, História da Matemática e Educação Matemática) como em outras áreas correlatas (Engenharia, Física e Computação) fornecendo ao departamento uma atuação integrada às necessidades dos distintos cursos oferecidos.

Conheça o Corpo Docente
 

O Departamento incentiva o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e Iniciação Didática tanto em Matemática como em áreas correlatas, em projetos onde as necessidades de conhecimentos diferenciados em Matemática se destacam. Tais projetos são desenvolvidos com a participação de alunos dos diversos cursos.

Profº Dr. Fábio Gerab

Iniciou suas atividades no Centro Universitário FEI em 2001, atualmente é Professor Titular e Chefe do Departamento de Matemática da Instituição. Atua nos cursos de Administração, de Engenharia e de Ciência da Computação, nas disciplinas de Estatística, Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral.

Graduado em Física, pela USP (1985), Mestre em Física Nuclear, pela USP (1989); Doutor em Física Aplicada, pela USP e parcialmente desenvolvido na Universidade de Lund, Suécia (1996), Pós-doutor pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN (1997).

Informações complementares: Líder do Grupo de Educação Matemática e Matemática no Ensino Superior - GEMMES, do CNPq. Desenvolve atividades e pesquisas nas áreas de Educação, Estatística, Física Nuclear, Física Aplicada à Estudos Ambientais, Engenharia Automotiva, Acústica e Vibração, Ergonomia Automotiva e Gestão da Qualidade. Possui mais de uma década de experiência no desenvolvimento de produtos na indústria automotiva.

Currículo Lattes / Google Acadêmico / prifgerab@fei.edu.br