Hoje, para todo produto que se imagine (qualquer coisa que suporte esforços, se mova ou use energia!), um engenheiro mecânico está envolvido em alguma etapa do processo, seja em sua concepção, projeto, fabricação, operação, manutenção ou gestão.
A Engenharia Mecânica é uma das áreas mais promissoras do mercado. Dinâmica e multidisciplinar, trabalha na identificação das demandas futuras e nos grandes desafios da humanidade, trazendo respostas e soluções criativas.
Quando você escolhe fazer Engenharia Mecânica na FEI, determina se tornar um protagonista na aplicação e no desenvolvimento da tecnologia, empregando suas competências na criação de equipamentos, sistemas e estruturas que buscam promover o avanço da sociedade e melhorar a vida das pessoas.
Não formamos simples solucionadores de problemas ou analistas de aspectos conjunturais. Aqui você desenvolve um olhar sistêmico para as grandes questões da realidade e, com criatividade e inovação, poderá oferecer soluções que possibilitem a melhoria da condição humana por meio da tecnologia a serviço da qualidade de vida.
4 Estrelas
Campus São Bernardo do Campo
Classificado como melhor curso do País, entre as instituições particulares e melhor curso do Estado de São Paulo
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Linguagem algorítmica; Linguagem de programação; Ambiente de programação; Fluxos seqüenciais, fluxos alternativos, fluxos repetitivos; Modularização e subprogramas; Tipos estruturados: listas e registros.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O sentido do trabalho humano: objetivo e subjetivo. Conceitos sociológicos para compreender a realidade social. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A Sociedade Globalizada: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais: menos organização e mais conectividade, trabalho material e imaterial, dilemas entre o público e o privado. Multiculturalismo e pluralidade: heranças culturais indígenas, africanas, europeias e asiáticas na cultura brasileira. A Revolução Informacional e a Sociedade em Rede. O Ócio criativo: trabalho e lazer. A Política Nacional de Informática. Novas Tecnologias de comunicação e informação e seu impacto sobre a cultura e a sociedade.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Cinemática escalar do ponto; cinemática vetorial do ponto; elementos geométricos da trajetória; movimento circular de uma partícula; Leis de Newton; equilíbrio do ponto; trabalho; potência de uma força; energia cinética; energia potencial; energia mecânica; conservação e não conservação da energia mecânica; quantidade de movimento; conservação da quantidade de movimento.
Aulas Semanais
6 Teóricas / 0 Práticas
Conjuntos numéricos usuais. Conceitos de funções, funções básicas. Limites, formas indeterminadas, limites fundamentais. Derivada, reta tangente, regras de derivação, problemas de máximos e mínimos, regra de L-Hospital. Taxa de variação. Esboço de curvas. Diferenciais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Vetores. Dependência linear. Base. Mudança de base. Produto escalar. Produto vetorial. Produto misto. Sistema de coordenadas. Reta e Plano. Posições relativas. Superfícies esféricas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estudo das várias técnicas do desenho de projeções normalizado para uma eficiente leitura e interpretação de desenho técnico em engenharia, além de desenvolver hábitos motores corretos na execução de desenhos e uso do instrumental. Desenvolvimento de raciocínio espacial e criatividade.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo. Exigências estruturais do homem. Razão. Dinâmica do conhecer. A experiência humana: sua natureza. Compromisso com a vida. O Eu como promessa.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Temperatura e calor. 1a Lei da termodinâmica. Transformações com gases perfeitos. Teoria cinética dos gases. 2a Lei da termodinâmica. Máquinas térmicas. Oscilações. Ondas.
Aulas Semanais
6 Teóricas / 0 Práticas
Integrais indefinidas e definidas. Técnicas de integração. Aplicações. Funções de duas variáveis - aplicações. Integrais duplas. Análise vetorial. Equações diferenciais de primeira ordem. Equações diferenciais de segunda ordem com coeficientes constantes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Espaços vetoriais. Transformações lineares. Auto valores e auto vetores. Espaços com produto interno.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares: métodos exatos e iterativos. Zeros de funções: método gráfico e numérico. Aproximação de funções; Método dos Mínimos Quadrados. Interpolação; Método de Newton e Método de Lagrange. Integração numérica. Equações diferenciais; Métodos numéricos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Noções sobre microestrutura da matéria / Estrutura do Átomo / Elementos, Compostos e Misturas / Mol e Massa Molar / Noções sobre Ligação Química / Substância Iônica e Substância Molecular / Nomenclatura dos compostos químicos / Identificação Funcional (ácido, base, sal, óxido) / Polaridade das Ligações e Eletronegatividade / Noções sobre Forças Intermoleculares / Estequiometria / Balanceamento de Equações Químicas / Estados Físicos da Matéria (Sólidos, Líquidos e Gases) / Mudança de Estado e Equilíbrios Físicos / Diagramas de fase / Mistura gás - vapor / Gases / Sólidos / Soluções / Propriedades e Tipos de Soluções/ Unidades de Concentração .
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos do Ensino Social da Igreja: Princípio personalista: concepção de pessoa na antropologia cristã, dignidade e direitos humanos, aplicação deste princípio em questões de bioética. Princípio da subsidiariedade: conceito e aplicações, o papel do Estado e a importância do terceiro Setor. Princípio de solidariedade: conceito e estudo de caso, o papel do Estado e a importância do terceiro setor. Princípio do Bem Comum: Pessoa/Estado/Mercado, Política, Estado e Religião, Economia e Ética, Características do mercado globalizado, Desafios para o desenvolvimento no âmbito da economia e tecnologia. Trabalho humano: Dimensão objetiva e subjetiva, Sentido e implicações do trabalho e emprego no mundo atual.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Lei de Coulomb; campo eletrostático; distribuições discreta e contínua de cargas; Lei de Gauss; potencial eletrostático; trabalho; campo de indução magnética; força magnética; força de Lorentz; força magnética em condutores de corrente; conjugado magnético; Lei circuital de Ampere; Lei de Biot-Savart; capacitância.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Momentos de forças e binários; sistemas equivalentes de forças; equilíbrio dos corpos rígidos no plano; equilíbrio dos corpos rígidos no espaço; baricentros; centróides; treliças; máquinas; forças em vigas; momento de inércia de superfícies; momento de inércia de corpos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Números complexos. Funções de variáveis complexas. Funções Analíticas. Integrais de funções complexas. Integrais de Cauchy. Séries numéricas. Critérios de convergência para séries positivas. Séries alternadas. Séries de funções. Séries de Taylor. Séries de Fourier.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Descrever as leis básicas da termodinâmica (1ª e 2ª Leis da Termodinâmica). Sistemas abertos ou fechados. Regime permanente ou variável. Propriedades das substâncias. Estudos de ciclos motores a vapor (Carnot e Rankine).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fornecer o conhecimento de representação gráfica de sólidos e da utilização dos métodos de geometria descritiva.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Aplicação e extensão dos conceitos desenvolvidos em desenho técnico na engenharia mecânica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Combustão e Combustíveis Industriais: Definição e classificação de combustíveis industriais / Constituintes dos combustíveis / Reações de Combustão / Estequiometria da combustão / Análise dos Fumos / Tipos de Combustão / Poder Calorífico de combustíveis / Temperatura Adiabática e Real de chama / Problemas ambientais causados pelos fumos da combustão/ Corrosão de materiais metálicos e proteção contra a corrosão: Conceito de Corrosão / Tipos de Corrosão / Heterogeneidades determinantes da força eletro-motriz / indicadores de corrosão / pilhas / taxa de corrosão / métodos de prevenção da corrosão / Fundamentos da Lubrificação Industrial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Sustentabilidade: bases conceituais. Mudanças Globais. Avaliação de Impactos Ambientais: Meio físico - fatores de degradação, mitigação de impactos e controle. Licenciamento Ambiental. Estudos de Impacto Ambiental. DFE - Design for Environment. ACV - Análise do Ciclo de Vida. Rotulagem Ambiental de Produtos. (P+L) Produção Mais Limpa. Sistemas de Gestão Ambiental segundo a NBR ISO-14.000: 2004. Sistemas de Gestão Integrada.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Cinemática do movimento de translação de sólidos; rotação em torno de eixo fixo; equação do ato de movimento e equação da aceleração; movimento plano (caso geral); Centro Instantâneo de Rotação; dinâmica da translação de sólidos; Teorema do Centro de Massa (T.C.M.) e Teorema do Momento Angular (TMA); dinâmica da rotação de sólidos em torno de eixo fixo; dinâmica dos sólidos (caso geral); movimento relativo (aceleração de Coriolis); matriz de inércia; esforços dinâmicos sobre mancais e noções de balanceamento; energia mecânica e conservação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Equação de Maxwell na forma diferencial; interferência por sistema de N fendas; difração; polarização da luz; ondas de De Broglie; difração de Bragg; átomo de Bohr; números quânticos; decaimento nuclear e datação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Espaço amostral. Probabilidade. Variáveis aleatórias discretas. Distribuição conjunta de variáveis aleatórias discretas. Distribuições teóricas de variáveis aleatórias discretas: Binomial e Poisson. Variáveis aleatórias contínuas. Distribuição Normal.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudos das leis básicas para a compreensão dos fenômenos de condução, convecção e radiação de calor.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo e aplicação das técnicas de desenho 2D e 3D auxiliado por computador (CAD, Computer Aided Design) na engenharia mecânica. Modelamento sólido.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Objetiva estudar as propriedades, a estática e a cinemática dos fluidos, bem como as instrumentações básicas para medidas de suas propriedades, possibilitando desta forma os estudos dos escoamentos unidirecionais, incompressíveis e em regime permanente em condutos forçados na presença, ou não de máquinas hidráulicas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Propiciar condições ao aluno de entender e analisar o comportamento de sólidos sujeitos aos vários tipos de esforços, fornecendo as bases de projeto e verificação estrutural de componentes de engenharia.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Apresentação das técnicas de projeto térmico de trocadores de calor.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudo dos sistemas a vapor de água, ciclos frigoríficos e ciclos motores.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudos dos escoamentos de fluidos compressíveis e dinâmica dos escoamentos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 4 Práticas
Propiciar aos alunos o primeiro contato com a tecnologia de fabricação mecânica. Estudar as técnicas de determinação de sistemas adequados de medição aos produtos mecânicos fabricados, com estudo estatístico da variabilidade dos sistemas de medição empregados.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Apresentação dos principais órgãos de máquinas (parafusos, porcas, pinos, chavetas, eixos, entre outros) e estudo dos métodos de cálculo para o dimensionamento destes. Fadiga nos elementos mecânicos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Complementação da disciplina de Resistência dos Materiais, capacitando o aluno a análise de tensões, deformações e deslocamentos em componentes sujeitos aos vários tipos de esforços. Laboratório para análise experimental de tensões, introduzindo os alunos às técnicas de fotoelasticidade e extensometria elétrica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo da estrutura de materiais metálicos e cerâmicos, caracterização de seus defeitos e estados de equilíbrio. Estudo de difusão em sólidos. Definição das diferentes variáveis de caracterização do comportamento mecânico de materiais e execução de ensaios de caracterização de materiais metálicos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Análise sociológica das organizações. Cultura e Poder nas organizações. Os novos paradigmas organizacionais: Capital Intelectual, Inovação, Empreendedorismo, Liderança, Relacionamento Interpessoal e conflito de gerações, Responsabilidade Social. O engenheiro e o mercado de trabalho.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Continuação da disciplina de Elementos de Máquinas I focalizando principalmente os elementos de transmissão (engrenagens, correias e acoplamentos). Fornecer subsídios para as demais disciplinas de projetos de equipamentos, utilizando os conceitos fundamentais de elementos de máquinas para confecção e dimensionamento destas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estudo dos casos de tensões e deformações multi-axiais. Equações para as transformações da tensão e da deformação. Definição de estado triplo de tensões e deformações e critérios de resistência no projeto mecânico. Análise matricial de esltruturas: modelamento de estruturas reticuladas a partir de elementos de vigas e barras, matriz de flexibilidade e de rigidez, modelamento das condições de vínculo, princípio dos trabalhos virtuais e teorema de Castigliano.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Fornecer subsídios para projetos de instalações hidráulicas com o uso de moto-bombas. Estudar e equacionar o funcionamento de bombas hidráulicas, possibilitando a escolha de equipamentos adequados para instalações hidráulicas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo dos mecanismos de endurecimento de metais e ligas. Definição dos principais sistemas metálicos e ligas destes derivados (ligas de cobre, alumínio, aços e ferros fundidos). Estudo dos fundamentos de transformações de fases e tratamentos térmicos e respectivas microestruturas. Introdução às técnicas de seleção de materiais em projeto mecânico.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo das relações entre estrutura, processamento e comportamento mecânico de materiais poliméricos e compósitos de matriz polimérica. Introdução às técnicas de seleção de materiais no projeto mecânico e ao processamento de materiais poliméricos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Metais e ligas para fundição. Métodos e operações de fundição. Fundição em moldes colapsáveis e permanentes. Dimensionamento de moldes e o projeto mecânico de peças. Equipamentos para fundição. Técnicas de lingotamento intermitente. Fundição e lingotamento contínuo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Contabilidade básica, Balanço, Demonstrativo de resultados, Custos diretos e indiretos, Sistemas de apuração de custos - por ordem de produção, por processos, por departamento, por atividades.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Oferecer elementos que apresentem o `problema religioso` enfocado a partir dos eixos antropológico, ético e teológico, que se encontram implicados diante da delicada questão da consciência religiosa do homem contemporâneo, influenciado pelas inúmeras consequências do relativismo moral e filosófico.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Tensão, potência e energia elétrica em cc. Convenção de gerador e receptor. Leis de Kirchhoff. Análise de malhas em cc. Análise nodal em cc. Gerador equivalente de Thevenin. Circuitos monofásicos. Circuito RLC série e paralelo. Correção de fator de potência. Noções de circuitos trifásicos. Transformadores. Motor. Alternador.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introduzir os alunos às técnicas de resolução de problemas de análises de tensões, deformações e deslocamentos em componentes mecânicos utilizando o método dos elementos finitos. Princípios variacionais na mecânica. Estudo de problemas estáticos e dinâmicos, lineares e não-lineares. Definição das bases para a análise de elementos mecânicos através do MEF aplicando-o, inclusive, na solução de problemas de condução de calor. Utilização de -softwares- comerciais (AutoCad, Nastran).
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos de fabricação e conformação mecânica de materiais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudo do funcionamento, projetos e equacionamento dos equipamentos, que promovem a troca de energia entre um sistema mecânico e um fluido, transformando energia mecânica em energia de fluido ou energia de fluido em energia mecânica (turbinas hidráulicas, ventiladores e compressores).
Aulas Semanais
3 Teóricas / 0 Práticas
Aplicação de conhecimentos básicos de estática e dinâmica dos corpos rígidos nos estudos da cinemática e dinâmica de mecanismos e demais conjuntos mecânicos.
Aulas Semanais
3 Teóricas / 0 Práticas
Apresentação das técnicas de projeto térmico de usinas termoelétricas com turbinas a vapor ou a gás. Análise econômica. Ciclos combinados. Co-geração.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Soldagem por fusão e chama oxiacetilência. Soldagem por fusão a arco. Brasagem, solda brasagem e oxicorte. Defeitos. Controle de qualidade e dimensionamento de juntas soldadas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Matemática Financeira, Análise econômica de alternativas de investimentos. Substituição de equipamentos, Desconto de duplicatas, Influência do imposto de renda na avaliação de projeto, Tipos de financiamentos e prestações, Diagrama de equilíbrio.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Noções de Direito: Organização do Estado Brasileiro. Sistema federativo e separação de poderes. Norma jurídica: estrutura, distinção e características. Processo legislativo. Revogação das leis. Efeitos das leis no tempo. Espécies normativas: Constituição Federal, Leis Ordinárias e Complementares, Medidas Provisórias e Atos Administrativos Normativos. Ramos do Direito. Ordenamento Jurídico. Legislação relacionada à engenharia: Aspectos peculiares do Direito do Trabalho em relação ao engenheiro, A propriedade intelectual e a profissão da engenharia, Código de Ética do Engenheiro, Regulamentação da profissão da engenharia.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Definir os conceitos básicos para entendimento de sistema de controle eletrônicos aplicados na engenharia mecânica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Confiabilidade discreta e contínua, estimativa de parâmetros e tempo de falha, testes de aderência, modelos de risco, análise de dados, confiabilidade em série e em paralelo.
Aulas Semanais
3 Teóricas / 0 Práticas
Estudo e quantificação dos movimentos vibratórios e seu amortecimento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Familiarizar os alunos com equipamentos hidráulicos e pneumáticos, e com o uso destes em projetos de acionamento de máquinas diversas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fornecer aos alunos conhecimentos sobre processos de fabricação de peças metálicas estampadas e forjadas e projetos de ferramentas de estampagem e forjamento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução às técnicas de projeto mecânico assistido por computador (CAE, -Computer Aided Engineering-) aplicadas na engenharia mecânica. Utilização de -softwares- comerciais (AutoCad, Nastran) no projeto mecânico de componentes e máquinas. Seleção e dimensionamento de componentes mecânicos utilizando os conceitos desenvolvidos nos cursos de elementos de máquinas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Competitividade e produtividade, Sistemas de produção, Teoria das restrições: A Meta. Localização de empreendimento, Layout de instalações, Estudo de tempos e movimentos Balanceamento de linhas de produção, Gerenciamento de projetos: Pert/CPM.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Prover conhecimentos teóricos e práticos sobre os vários processos de fabricação de componentes usados em veículos, buscando atualização aos materiais e processos adaptados as novas tecnologias de fabricação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Capacitar o futuro engenheiro para conhecer as ferramentas de corte utilizadas nas operações de usinagem, determinando os esforços envolvidos e dimensionando estas operações com base nas potencialidades de máquinas e ferramentas. Disponibilizar as técnicas para dimensionamento de operações de usinagem para regimes econômicos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Modelamento e avaliação do comportamento de veículos e sistemas veiculares em trajetórias retas e curvas nas diversas condições de aceleração.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudo das diretrizes, etapas e cronogramas básicos do projeto automotivo; definição dos objetivos, realização de pesquisa de mercado e estabelecimento das especificações técnicas básicas desejadas no projeto.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Conceito básico (plena): orientação de alunos quanto a diretrizes básicas de projeto de engenharia, com definição dos objetivos do trabalho de formatura através da identificação de problema (ou necessidade) passíveis de solução perante as atividades de engenharia mecânica; além disso, encontrar e quantificar as especificações técnicas que delinearão as soluções e balizarão o projeto, indicando as soluções possíveis, suas vantagens e desvantagens. Cronograma e instruções referentes a ExpoMecPlena -Exposição de Projetos de Formatura do Curso de Engenharia Mecânica, encontram-se disponíveis no Portal do Aluno e Portal do Professor.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Conceituação global de sistemas de ventilação e ar condicionado, suas aplicações e características. Projetar estes sistemas e escolher componentes, além de execução de testes de componentes utilizados nestas instalações para levantamento de suas características técnicas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fornecer os conhecimentos básicos de funcionamento de motores de combustão interna, funcionamento dos motores Otto, a diesel e turbinas a gás.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Fornecer os conceitos básicos de controle aplicados a sistemas mecânicos, como controle de temperatura, deslocamentos, pressão, vazão e nível, e sistemas de controle em malha aberta e fechada. . Utilização de -softwares- comerciais (Matlab, Simulink) no estudo do controle de sistemas mecânicos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar o funcionamento das caixas de transmissão veiculares e dos elementos de ligação do motor com a caixa de transmissão; utilizar os modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicar esta parte do trem de força ao veículo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceituar um anteprojeto veicular e organizacional. Introdução ao gerenciamento de pesquisas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
`Apresentar o funcionamento dos sistemas de suspensão e direção automotivos; utilizar os modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicar estes sistemas ao veículo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de segurança do trabalho. Aspecto legal e técnico-prevencionista do acidente de trabalho, Causas e consequências do acidente de trabalho, Medidas de proteção coletiva, Equipamentos de proteção individual, Higiene industrial, riscos ambientais e mapas de risco, Atividades insalubres e perigosas, A natureza da ergonomia, O sistema homem-máquina, Antropometria, Aspectos ergonômicos relacionados ao projeto de controles, dispositivos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar as funções principais dos componentes elétricos e eletrônicos embarcados, bem como o uso da eletrônica no controle de sistemas automotivos.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Orientar os alunos ao equacionamento e sugestões para soluções de problemas na empresa de âmbito global (técnico/administrativo)
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Detalhamento (plena): aprimoramento do projeto definido previamente, buscando detalhamento de dimensionamento utilizado, desenhos e planilhas de fabricação, projeto de conjunto, análises e verificações. Cronograma e instruções referentes a ExpoMecPlena -Exposição de Projetos de Formatura do Curso de Engenharia Mecânica, encontram-se disponíveis no Portal do Aluno e Portal do Professor.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Dar aos alunos conhecimentos do desempenho dos componentes do motor. Mostrar a influência das emissões no meio ambiente e da sobrealimentação no desempenho do motor. Fornecer alguns elementos para projeto de motores de combustão interna. Mostrar a forma de proceder o balanceamento de motores de vários cilindros de 2 e 4 tempos. Mostrar as vantagens trazidas pela eletrônica nos sistemas de alimentação de combustível e de ignição. Efetuar o dimensionamento de componentes: volante do motor, mancais, bielas, etc. Dar noções de lubrificação. Resfriamento e dimensionamento de radiadores.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Identificar os equipamentos de elevação e transporte de carga, classificando-os segundo a NBR 8400. Identificar, selecionar e projetar componentes de um equipamento de elevação de carga.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar as técnicas de manufatura assistida por computador (CAM, -Computer Aided Manufacturing-), e conhecimentos de processos de fabricação robotizados e com controle numérico computadorizado (CNC).
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar os conceitos técnicos necessários a analisar e identificar o potencial e limitações de máquinas operatrizes, analisando princípios de funcionamento. Permitir a escolha de máquinas adequadas para aplicações específicas e projetar alterações nas máquinas existentes, bem como possibilitar o projeto de novas máquinas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A partir do anteprojeto de carroceira, realizar projeto com desenhos normalizados e com cálculos de dimensionamento adequados aos processos e procedimentos industriais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Apresentar o funcionamento dos eixos de tração veiculares e dos elementos de ligação da caixa de transmissão com o eixo de tração; utilizar os modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicar esta parte do trem de força ao veículo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudar os elementos mecânicos básicos na construção de máquinas agrícolas e seus implementos usuais no cultivo da terra, semeadura, plantação e colheita.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar o funcionamento dos diversos sistemas de freio e dos seus componentes, dimensionando-os para as diferentes aplicações veiculares.
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
6 Teóricas / 0 Práticas
Conjuntos numéricos usuais. Conceitos de funções, funções básicas. Limites, formas indeterminadas, limites fundamentais. Derivada, reta tangente, regras de derivação, problemas de máximos e mínimos, regra de Hospital. Taxa de variação. Esboço de curvas. Diferenciais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Vetores. Dependência linear. Base. Mudança de base. Produto escalar. Produto vetorial. Produto misto. Sistema de coordenadas. Reta e Plano. Posições relativas. Superfícies esféricas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Linguagem algorítmica. Linguagem de programação. Ambiente de programação. Fluxos seqüenciais, fluxos alternativos, fluxos repetitivos. Modularização e subprogramas. Tipos estruturados: listas e registros.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estudo das várias técnicas do desenho de projeções normalizado para uma eficiente leitura e interpretação de desenho técnico em engenharia, além de desenvolver hábitos motores corretos na execução de desenhos e uso do instrumental. Desenvolvimento de raciocínio espacial e criatividade.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Sociologia e Sociedade. Indivíduo e Sociedade. Instituições sociais e Controle social Instituições formais. Modalidade social. Sociedade do conhecimento
Aulas Semanais
6 Teóricas / 0 Práticas
Integrais indefinidas e definidas. Técnicas de integração. Aplicações. Funções de duas variáveis aplicações. Integrais duplas. Análise vetorial. Equações diferenciais de primeira ordem. Equações diferenciais de segunda ordem com coeficientes constantes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares: Métodos exatos e iterativos. Zeros de funções: método gráfico e numérico. Aproximação de funções, Método dos Mínimos Quadrados. Interpolação, Método de Newton e Método de Lagrange. Integração numérica. Equações diferenciais, métodos numéricos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Cinemática escalar do ponto; cinemática vetorial do ponto; elementos geométricos da trajetória; movimento circular de uma partícula; Leis de Newton; equilíbrio do ponto; trabalho; potência de uma força; energia cinética; energia potencial; energia mecânica; conservação e não conservação da energia mecânica; quantidade de movimento; conservação da quantidade de movimento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo. Exigências estruturais do homem. Razão. Dinâmica do conhecer. A experiência humana: sua natureza. Compromisso com a vida. O Eu como promessa.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Números complexos - operações, forma trigonométrica, lugares geométricos. Funções de variáveis complexas. Funções Analíticas. Integrais de funções complexas. Integrais de Cauchy. Séries numéricas. Critérios de convergência para séries positivas. Séries alternadas. Séries de funções. Séries de Taylor. Séries de Fourier.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Espaços vetoriais. Transformações lineares. Auto valores e auto vetores. Espaços com produto interno.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Noções sobre microestrutura da matéria / Estrutura do Átomo / Elementos, Compostos e Misturas / Mol e Massa Molar / Noções sobre Ligação Química / Substância Iônica e Substância Molecular / Nomenclatura dos compostos químicos / Identificação Funcional (ácido, base, sal, óxido) / Polaridade das Ligações e Eletronegatividade / Noções sobre Forças Intermoleculares / Estequiometria / Balanceamento de Equações Químicas / Estados Físicos da Matéria (Sólidos, Líquidos e Gases) / Mudança de Estado e Equilíbrios Físicos / Diagramas de fase / Mistura gás - vapor / Gases / Sólidos / Soluções / Propriedades e Tipos de Soluções/ Unidades de Concentração .
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos do Ensino Social da Igreja: Princípio personalista: concepção de pessoa na antropologia cristã, dignidade e direitos humanos, aplicação deste princípio em questões de bioética. Princípio da subsidiariedade: conceito e aplicações, o papel do Estado e a importância do terceiro Setor. Princípio de solidariedade: conceito e estudo de caso, o papel do Estado e a importância do terceiro setor. Princípio do Bem Comum: Pessoa/Estado/Mercado, Política, Estado e Religião, Economia e Ética, Características do mercado globalizado, Desafios para o desenvolvimento no âmbito da economia e tecnologia. Trabalho humano: Dimensão objetiva e subjetiva, Sentido e implicações do trabalho e emprego no mundo atual.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Lei de Coulomb; campo eletrostático; distribuições discreta e contínua de cargas; Lei de Gauss; potencial eletrostático; trabalho; campo de indução magnética; força magnética; força de Lorentz; força magnética em condutores de corrente; conjugado magnético; Lei circuital de Ampere; Lei de Biot-Savart; capacitância.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Momentos de forças e binários; sistemas equivalentes de forças; equilíbrio dos corpos rígidos no plano; equilíbrio dos corpos rígidos no espaço; baricentros; centróides; treliças; máquinas; forças em vigas; momento de inércia de superfícies; momento de inércia de corpos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Descrever as leis básicas da termodinâmica (1ª e 2ª Leis da Termodinâmica). Sistemas abertos ou fechados. Regime permanente ou variável. Propriedades das substâncias. Estudos de ciclos motores a vapor (Carnot e Rankine).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fornecer o conhecimento de representação gráfica de sólidos e da utilização dos métodos de geometria descritiva.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Aplicação e extensão dos conceitos desenvolvidos em desenho técnico na engenharia mecânica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Combustão e Combustíveis Industriais: Definição e classificação de combustíveis industriais / Constituintes dos combustíveis / Reações de Combustão / Estequiometria da combustão / Análise dos Fumos / Tipos de Combustão / Poder Calorífico de combustíveis / Temperatura Adiabática e Real de chama / Problemas ambientais causados pelos fumos da combustão/ Corrosão de materiais metálicos e proteção contra a corrosão: Conceito de Corrosão / Tipos de Corrosão / Heterogeneidades determinantes da força eletro-motriz / indicadores de corrosão / pilhas / taxa de corrosão / métodos de prevenção da corrosão / Fundamentos da Lubrificação Industrial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Poluição. Monitorização do meio ambiente. Controle da poluição industrial. Modificações nos ciclos hidrológicos. Energia nuclear e seus efeitos. Biodiversidade. Desenvolvimento sustentável. Papel da Universidade na pesquisa ambiental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Espaço amostral. Probabilidade. Variáveis aleatórias discretas. Distribuição conjunta de variáveis aleatórias discretas. Distribuições teóricas de variáveis aleatórias discretas: Binomial e Poisson. Variáveis aleatórias contínuas. Distribuição Normal.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Cinemática do movimento de translação de sólidos; rotação em torno de eixo fixo; equação do ato de movimento e equação da aceleração; movimento plano (caso geral); Centro Instantâneo de Rotação; dinâmica da translação de sólidos; Teorema do Centro de Massa (T.C.M.) e Teorema do Momento Angular (TMA); dinâmica da rotação de sólidos em torno de eixo fixo; dinâmica dos sólidos (caso geral); movimento relativo (aceleração de Coriolis); matriz de inércia; esforços dinâmicos sobre mancais e noções de balanceamento; energia mecânica e conservação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Equação de Maxwell na forma diferencial; interferência por sistema de N fendas; difração; polarização da luz; ondas de De Broglie; difração de Bragg; átomo de Bohr; números quânticos; decaimento nuclear e datação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo e aplicação das técnicas de desenho 2D e 3D auxiliado por computador (CAD, Computer Aided Design) na engenharia mecânica. Modelamento sólido.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Objetiva estudar as propriedades, a estática e a cinemática dos fluidos, bem como as instrumentações básicas para medidas de suas propriedades, possibilitando desta forma os estudos dos escoamentos unidirecionais, incompressíveis e em regime permanente em condutos forçados na presença, ou não de máquinas hidráulicas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Propiciar condições ao aluno de entender e analisar o comportamento de sólidos sujeitos aos vários tipos de esforços, fornecendo as bases de projeto e verificação estrutural de componentes de engenharia.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Dimensão antropológica da religião. O senso religioso. Fé e Razão. As grandes religiões. Bíblia, Jesus Cristo, Cristianismo. Fundamento último do valor moral. Consciência moral. A moral da responsabilidade. Questões de moral.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudos das leis básicas para a compreensão dos fenômenos de condução, convecção e radiação de calor.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudos dos escoamentos de fluidos compressíveis e dinâmica dos escoamentos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 4 Práticas
Propiciar aos alunos o primeiro contato com a tecnologia de fabricação mecânica. Estudar as técnicas de determinação de sistemas adequados de medição aos produtos mecânicos fabricados, com estudo estatístico da variabilidade dos sistemas de medição empregados.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Complementação da disciplina de Resistência dos Materiais, capacitando o aluno a análise de tensões, deformações e deslocamentos em componentes sujeitos aos vários tipos de esforços. Laboratório para análise experimental de tensões, introduzindo os alunos às técnicas de fotoelasticidade e extensometria elétrica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo da estrutura de materiais metálicos e cerâmicos, caracterização de seus defeitos e estados de equilíbrio. Estudo de difusão em sólidos. Definição das diferentes variáveis de caracterização do comportamento mecânico de materiais e execução de ensaios de caracterização de materiais metálicos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Análise sociológica das organizações. Cultura e Poder nas organizações. Os novos paradigmas organizacionais: Capital Intelectual, Inovação, Empreendedorismo, Liderança, Relacionamento Interpessoal e conflito de gerações, Responsabilidade Social. O engenheiro e o mercado de trabalho.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Apresentação das técnicas de projeto térmico de trocadores de calor.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudo dos sistemas a vapor de água, ciclos frigoríficos e ciclos motores.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Apresentação dos principais órgãos de máquinas (parafusos, porcas, pinos, chavetas, eixos, entre outros) e estudo dos métodos de cálculo para o dimensionamento destes. Fadiga nos elementos mecânicos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estudo dos casos de tensões e deformações multi-axiais. Equações para as transformações da tensão e da deformação. Definição de estado triplo de tensões e deformações e critérios de resistência no projeto mecânico. Análise matricial de esltruturas: modelamento de estruturas reticuladas a partir de elementos de vigas e barras, matriz de flexibilidade e de rigidez, modelamento das condições de vínculo, princípio dos trabalhos virtuais e teorema de Castigliano.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo dos mecanismos de endurecimento de metais e ligas. Definição dos principais sistemas metálicos e ligas destes derivadas (Ligas de cobre, alumínio, aços e ferros fundidos). Estudo dos fundamentos de transformação de fases e tratamentos térmicos. Introdução às técnicas de seleção de materiais no projeto mecânico.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo das relações entre estrutura, processamento e comportamento mecânico de materiais poliméricos e compósitos de matriz polimérica. Introdução às técnicas de seleção de materiais no projeto mecânico e ao processamento de materiais poliméricos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Noções de Direito: Organização do Estado Brasileiro. Sistema federativo e separação de poderes. Norma jurídica: estrutura, distinção e características. Processo legislativo. Revogação das leis. Efeitos das leis no tempo. Espécies normativas: Constituição Federal, Leis Ordinárias e Complementares, Medidas Provisórias e Atos Administrativos Normativos. Ramos do Direito. Ordenamento Jurídico. Legislação relacionada à engenharia: Aspectos peculiares do Direito do Trabalho em relação ao engenheiro, A propriedade intelectual e a profissão da engenharia, Código de Ética do Engenheiro, Regulamentação da profissão da engenharia.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introduzir os alunos às técnicas de resolução de problemas de análises de tensões, deformações e deslocamentos em componentes mecânicos utilizando o método dos elementos finitos. Princípios variacionais na mecânica. Estudo de problemas estáticos e dinâmicos, lineares e não-lineares. Definição das bases para a análise de elementos mecânicos através do MEF aplicando-o, inclusive, na solução de problemas de condução de calor. Utilização de -softwares- comerciais (AutoCad, Nastran).
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Continuação da disciplina de Elementos de Máquinas I focalizando principalmente os elementos de transmissão (engrenagens, correias e acoplamentos). Fornecer subsídios para as demais disciplinas de projetos de equipamentos, utilizando os conceitos fundamentais de elementos de máquinas para confecção e dimensionamento destas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Fornecer subsídios para projetos de instalações hidráulicas com o uso de moto-bombas. Estudar e equacionar o funcionamento de bombas hidráulicas, possibilitando a escolha de equipamentos adequados para instalações hidráulicas.
Aulas Semanais
3 Teóricas / 0 Práticas
Continuação da disciplina de Elementos de Máquinas I focalizando principalmente os elementos de transmissão (engrenagens, correias e acoplamentos). Fornecer subsídios para as demais disciplinas de projetos de equipamentos, utilizando os conceitos fundamentais de elementos de máquinas para confecção e dimensionamento destas.
Aulas Semanais
3 Teóricas / 0 Práticas
Apresentação das técnicas de projeto térmico de usinas termoelétricas com turbinas a vapor ou a gás. Análise econômica. Ciclos combinados. Co-geração.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Metais e ligas para fundição. Métodos e operações de fundição. Fundição em moldes colapsáveis e permanentes. Dimensionamento de moldes e o projeto mecânico de peças. Equipamentos para fundição. Técnicas de lingotamento intermitente. Fundição e lingotamento contínuo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Soldagem por fusão e chama oxiacetilência. Soldagem por fusão a arco. Brasagem, solda brasagem e oxicorte. Defeitos. Controle de qualidade e dimensionamento de juntas soldadas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Tensão, potência e energia elétrica em cc. Convenção de gerador e receptor. Leis de Kirchhoff. Análise de malhas em cc. Análise nodal em cc. Gerador equivalente de Thevenin. Circuitos monofásicos. Circuito RLC série e paralelo. Correção de fator de potência. Noções de circuitos trifásicos. Transformadores. Motor. Alternador.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos de fabricação e conformação mecânica de materiais.
Aulas Semanais
3 Teóricas / 0 Práticas
Estudo e quantificação dos movimentos vibratórios e seu amortecimento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudo do funcionamento, projetos e equacionamento dos equipamentos, que promovem a troca de energia entre um sistema mecânico e um fluido, transformando energia mecânica em energia de fluido ou energia de fluido em energia mecânica (turbinas hidráulicas, ventiladores e compressores).
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução às técnicas de projeto mecânico assistido por computador (CAE, Computer Aided Engineering) aplicadas na engenharia mecânica. Utilização de softwares comerciais (AutoCad, Nastran) no projeto mecânico de componentes e máquinas. Seleção e dimensionamento de componentes mecânicos utilizando os conceitos desenvolvidos nos cursos de elementos de máquinas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Competitividade e produtividade. Sistemas de produção.Teoria das restrições: A Meta: Localização de empreendimentos, Layout de instalações, Estudo de tempos e movimentos, Balanceamento de linhas de produção, Gerenciamento de projetos: Pert/CPM.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Matemática Financeira, Análise econômica de alternativas de investimentos Substituição de equipamentos, Desconto de duplicatas, Influência do imposto de renda na avaliação de projeto, Tipos de financiamentos e prestações, Diagrama de equilíbrio.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Definir os conceitos básicos para entendimento de sistema de controle eletrônicos aplicados na engenharia mecânica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Confiabilidade discreta e contínua, estimativa de parâmetros e tempo de falha, testes de aderência, modelos de risco, análise de dados, confiabilidade em série e em paralelo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Prover conhecimentos teóricos e práticos sobre os vários processos de fabricação de componentes usados em veículos, buscando atualização aos materiais e processos adaptados as novas tecnologias de fabricação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Modelamento e avaliação do comportamento de veículos e sistemas veiculares em trajetórias retas e curvas nas diversas condições de aceleração.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudo das diretrizes, etapas e cronogramas básicos do projeto automotivo; definição dos objetivos, realização de pesquisa de mercado e estabelecimento das especificações técnicas básicas desejadas no projeto.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Conceituação global de sistemas de ventilação e ar condicionado, suas aplicações e características. Projetar estes sistemas e escolher componentes, além de execução de testes de componentes utilizados nestas instalações para levantamento de suas características técnicas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Familiarizar os alunos com equipamentos hidráulicos e pneumáticos, e com o uso destes em projetos de acionamento de máquinas diversas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fornecer aos alunos conhecimentos sobre processos de fabricação de peças metálicas estampadas e forjadas e projetos de ferramentas de estampagem e forjamento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Contabilidade básica, Balanço, Demonstrativo de resultados, Custos diretos e indiretos, Sistemas de apuração de custos - por ordem de produção, por processos, por departamento, por atividades.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar as funções principais dos componentes elétricos e eletrônicos embarcados, bem como o uso da eletrônica no controle de sistemas automotivos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Capacitar o futuro engenheiro para conhecer as ferramentas de corte utilizadas nas operações de usinagem, determinando os esforços envolvidos e dimensionando estas operações com base nas potencialidades de máquinas e ferramentas. Disponibilizar as técnicas para dimensionamento de operações de usinagem para regimes econômicos.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Conceito básico (plena): orientação de alunos quanto a diretrizes básicas de projeto de engenharia, com definição dos objetivos do trabalho de formatura através da identificação de problema (ou necessidade) passíveis de solução perante as atividades de engenharia mecânica; além disso, encontrar e quantificar as especificações técnicas que delinearão as soluções e balizarão o projeto, indicando as soluções possíveis, suas vantagens e desvantagens. Obs: Disciplina do curso de Engenharia Mecânica Ênfase Mecânica Plena Cronograma e instruções referentes a ExpoMecPlena -Exposição de projetos de formatura do curso de Engenharia Mecânica, encontram-se disponíveis no Portal do Aluno e Portal do Professor.`
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fornecer os conhecimentos básicos de funcionamento de motores de combustão interna, funcionamento dos motores Otto, a diesel e turbinas a gás.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Fornecer os conceitos básicos de controle aplicados a sistemas mecânicos, como controle de temperatura, deslocamentos, pressão, vazão e nível, e sistemas de controle em malha aberta e fechada. . Utilização de -softwares- comerciais (Matlab, Simulink) no estudo do controle de sistemas mecânicos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar as técnicas de manufatura assistida por computador (CAM, -Computer Aided Manufacturing-), e conhecimentos de processos de fabricação robotizados e com controle numérico computadorizado (CNC).
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar o funcionamento das caixas de transmissão veiculares e dos elementos de ligação do motor com a caixa de transmissão; utilizar os modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicar esta parte do trem de força ao veículo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceituar um anteprojeto veicular e organizacional. Introdução ao gerenciamento de pesquisas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar o funcionamento dos sistemas de suspensão e direção automotivos; utilizar os modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicar estes sistemas ao veículo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de segurança do trabalho. Aspecto legal e técnico-prevencionista do acidente de trabalho, Causas e consequências do acidente de trabalho, Medidas de proteção coletiva, Equipamentos de proteção individual, Higiene industrial, riscos ambientais e mapas de risco, Atividades insalubres e perigosas, A natureza da ergonomia, O sistema homem-máquina, Antropometria, Aspectos ergonômicos relacionados ao projeto de controles, dispositivos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Identificar os equipamentos de elevação e transporte de carga, classificando-os segundo a NBR 8400. Identificar, selecionar e projetar componentes de um equipamento de elevação de carga.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
`Apresentar os conceitos técnicos necessários a analisar e identificar o potencial e limitações de máquinas operatrizes, analisando princípios de funcionamento. Permitir a escolha de máquinas adequadas para aplicações específicas e projetar alterações nas máquinas existentes, bem como possibilitar o projeto de novas máquinas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudar os elementos mecânicos básicos na construção de máquinas agrícolas e seus implementos usuais no cultivo da terra, semeadura, plantação e colheita.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estudar os elementos mecânicos básicos na construção de máquinas agrícolas e seus implementos usuais no cultivo da terra, semeadura, plantação e colheita.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Apresentar o funcionamento dos eixos de tração veiculares e dos elementos de ligação da caixa de transmissão com o eixo de tração; utilizar os modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicar esta parte do trem de força ao veículo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A partir do anteprojeto de carroceira, realizar projeto com desenhos normalizados e com cálculos de dimensionamento adequados aos processos e procedimentos industriais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Dar aos alunos conhecimentos do desempenho dos componentes do motor. Mostrar a influência das emissões no meio ambiente e da sobrealimentação no desempenho do motor. Fornecer alguns elementos para projeto de motores de combustão interna. Mostrar a forma de proceder o balanceamento de motores de vários cilindros de 2 e 4 tempos. Mostrar as vantagens trazidas pela eletrônica nos sistemas de alimentação de combustível e de ignição. Efetuar o dimensionamento de componentes: volante do motor, mancais, bielas, etc. Dar noções de lubrificação. Resfriamento e dimensionamento de radiadores.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Dar aos alunos conhecimentos do desempenho dos componentes do motor. Mostrar a influência das emissões no meio ambiente e da sobrealimentação no desempenho do motor. Fornecer alguns elementos para projeto de motores de combustão interna. Mostrar a forma de proceder o balanceamento de motores de vários cilindros de 2 e 4 tempos. Mostrar as vantagens trazidas pela eletrônica nos sistemas de alimentação de combustível e de ignição. Efetuar o dimensionamento de componentes: volante do motor, mancais, bielas, etc. Dar noções de lubrificação. Resfriamento e dimensionamento de radiadores.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Apresentar o funcionamento dos diversos sistemas de freio e dos seus componentes, dimensionando-os para as diferentes aplicações veiculares.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Detalhamento (plena): aprimoramento do projeto definido previamente, buscando detalhamento de dimensionamento utilizado, desenhos e planilhas de fabricação, projeto de conjunto, análises e verificações.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Detalhamento (plena): aprimoramento do projeto definido previamente, buscando detalhamento de dimensionamento utilizado, desenhos e planilhas de fabricação, projeto de conjunto, análises e verificações.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Orientar os alunos ao equacionamento e sugestões para soluções de problemas na empresa de âmbito global (técnico/administrativo).
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Orientar os alunos ao equacionamento e sugestões para soluções de problemas na empresa de âmbito global (técnico/administrativo).
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de Função. Funções Básicas. Limites. Formas Indeterminadas. Limites Fundamentais. Derivadas. Interpretação Geométrica. Propriedades Operatórias.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Matrizes. Vetores no Plano e no Espaço. Operações com Vetores. Dependência Linear. Bases. Produtos. Sistemas de Coordenadas. Retas e Planos. Superfícies Esféricas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução aos conceitos básicos para a interpretação e elaboração de desenhos técnicos utilizados em engenharia. Representação de figuras planas e perspectivas. Elaboração de croquis. Projeções ortográficas convencionais e com utilização de cortes. Dimensionamento e escalas. Trabalhos práticos manuais com instrumentos e por meio de software CAD.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Medidas físicas; Cinemática da partícula; Dinâmica da partícula: Forças e leis de Newton; Trabalho, energia e conservação da energia; Impulso, momento linear e conservação do momento linear.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Conversão de relações descritas em língua natural (propostas de problemas) para a forma de expressões matemáticas e lógicas (modelos matemáticos) utilizando Funções Básicas. Desenvolvimento de soluções em ambiente computacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de inovação (descoberta x invenção x inovação); tipos de inovação (produto, processo, marketing, método organizacional e modelo de negócio); formulação de problema e geração de ideias (técnicas de formulação de perguntas, ferramenta de Design Thinking ((pensar de forma criativa e visual e usado geralmente quando o problema não está bem definido)) e o método do 5W1H); seleção de ideias (uso da ferramenta do Funil da Inovação) e difusão de ideias em seus diferentes graus (incremental, radical e mudança de paradigma); algumas ferramentas de auxílio do Google: Analytics, Adsense e Adwords.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Principais conceitos sociológicos. Trabalho objetivo e subjetivo. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A quarta revolução industrial: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais. Estado e políticas de inserção social. Desigualdades, conflitos sociais, identidade e diversidade. Multiculturalismo e pluralidade.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Aplicações de Derivadas: otimização, regra do L’Hospital, esboço de gráficos de funções. Diferenciais e Taxa de Variação. Integrais indefinidas. Técnicas de Integração. Integrais definidas. Aplicações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Textos literários e textos não literários. Níveis de linguagem, linguagem coloquial e norma culta. Leitura e interpretação de textos dissertativos, científicos e jornalísticos. Estrutura do texto dissertativo. Estrutura do parágrafo e tópico frasal; coesão e coerência textuais. Argumentação: tipos de argumento. Tópicos de linguagem. Produção textual.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Representação Analógica e Digital e suas interfaces. Introdução aos Circuitos Lógicos. Controladores Lógicos Programáveis e Microcontroladores. Instrumentação e amplificação. Sensores e Atuadores. Processamento de Sinais. Comunicação Digital.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo. Investigação existencial e Experiência. Razão e Razoabilidade. Certeza moral e Fé. Moralidade no conhecimento. Razão e Sentimento. Senso religioso. Pessoa e o Infinito.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Oscilações simples, amortecidas e forçadas. Ressonância. Ondas mecânicas. Equilíbrio térmico e calor. Transferência de calor: condução, convecção e radiação. Propriedades térmicas da matéria. Primeira lei da termodinâmica, trabalho, energia e processos termodinâmicos simples. Segunda lei da termodinâmica, entropia, máquinas térmicas e refrigeradores.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução e conceitos básicos de Algoritmos. Noções sobre bases de numeração: decimal, binária, hexadecimal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição. Modularização. Tipos de dados estruturados homogêneos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Competências para inovar (liderança, ferramenta DISC para avaliação pessoal, tipos de profissional); risco x incerteza (transformar incerteza em risco, classificando em tipo de grau de risco); Effectuation (metodologia de desenvolvimento de negócio); metodologia de validação de ideias; construção de um MVP Minimum Viable Product no laboratório de informática (elaboração de vídeos, app, blogs, fotos etc); marketing digital e mídias sociais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Quantidade de matéria; Gases; Líquidos; Estequiometria; Equilíbrio líquido – vapor. Balanço Material. Termoquímica; Combustão e combustíveis; Lubrificantes e lubrificação; Eletroquímica.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Funções de Várias Variáveis. Derivadas Parciais. Diferenciais. Integrais Múltiplas. Integrais de linha. Operadores: Gradiente, Divergente e Rotacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Extensão dos conceitos desenvolvidos em Desenho Técnico. Desenhos de montagens de componentes mecânicos com aplicação de elementos normalizados. Fundamentos de toleranciamento e ajustes. Representação normalizada de desenhos de detalhes e conjuntos. Modelagem em software CAD; definição de materiais e lista de componentes. Indução ao estudo extra-classe da técnica de desenvolvimento de dobras em software CAD. Práticas computacional e experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Apresentação formal da Engenharia Mecânica, destaques de sua evolução histórica e como sempre respondeu e vem respondendo aos grandes desafios da humanidade, centralmente balanço global de energia, água e recursos naturais, clima, energia, alimentação, mobilidade, população, urbanização, entre outros. Apresentação e discussão crítica das tecnologias emergentes frente às demandas atuais. Indução aos alunos que pensem nos problemas das próximas décadas e desenvolvam soluções criativas à luz das tecnologias mecânicas, exercitando os passos do processo criativo.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Equações diferenciais de primeira Ordem: Variáveis Separáveis, Homogêneas, Lineares e Exatas. Equações Diferenciais de Segunda Ordem com Coeficientes Constantes: Homogênea e Completa. Modelagem matemática.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Carga elétrica, campo elétrico, força elétrica e fluxo de campo elétrico. Corrente elétrica, campo magnético, força magnética e fluxo de campo magnético. Movimento de cargas puntiformes em campos elétrico e magnético. Potencial elétrico, energia potencial elétrica e capacitância. Indução eletromagnética, energia magnética e indutância. Campos elétricos e magnéticos na matéria.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Centroide, centro de massa e momentos de inércia. Sistemas de forças e forças distribuídas. Equilíbrio. Cinemática do corpo rígido: translação, rotação e centro instantâneo de rotação. Dinâmica do corpo rígido: translação e rotação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Tipos de ligações químicas em sólidos de substâncias puras e seu papel na determinação de: (1) propriedades físicas fundamentais; (2) estruturas atômicas/moleculares; (3) classes de materiais; (4) propriedades mecânicas básicas. Influência das estruturas e microestruturas nas propriedades dos materiais. Introdução a relação entre estrutura/propriedades/processamento e desempenho de materiais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Leis básicas da termodinâmica (1ª e 2ª Leis da Termodinâmica). Sistemas abertos ou fechados. Regime permanente ou variável. Propriedades das substâncias puras. Estudos dos ciclos de Carnot, Rankine e refrigeração.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais. Subespaços Vetoriais. Bases e Dimensões. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Espaços Vetoriais com Produto Interno. Aplicações.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Revisão de Mecânica Geral; Cinemática e dinâmica do ponto material. Cinemática do corpo rígido. Cinemática de mecanismos. Composição de movimentos. Dinâmica do corpo rígido: Teorema do Movimento do Baricentro e Teorema do Momento Angular. Balanceamento
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A questão ambiental e a vida humana. Teoria Ecológica: Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente. O Impacto das novas tecnologias. Eficiência energética. Produção Mais Limpa. Eco eficiência. Logística reversa. Produção sustentável e Análise de Ciclo de Vida do Produto. Normas e Certificações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Óptica física: polarização, interferência e difração. Relatividade: dilação temporal, contração espacial e equivalência entre massa e energia. Física quântica: fótons e efeito fotoelétrico, ondas de matéria e equação de Schrödinger, princípio da incerteza, interpretação probabilística e tunelamento, átomos e moléculas, condução de eletricidade nos sólidos, núcleos atômicos, radioatividade e energia nuclear.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Conceitos fundamentais de mecânica dos fluidos. Viscosidade. Hidrostática. Manometria. Conservação de massa, energia e quantidade de movimento na forma integral. Análise dimensional e semelhança. Perda de carga distribuída e singular. Experimentos em laboratório de mecânica dos fluidos para escoamentos incompressíveis.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Complementos de estática. Elementos estruturais. Mecânica dos sólidos deformáveis: tensões, deformações, deslocamentos, classificação dos materiais estruturais e leis constitutivas. Modelagem de casos particulares: i) tração/compressão e flambagem; ii) cisalhamento puro e ligações mecânicas; iii) flexão pura, simples e composta; iv) torção e transmissão de potência em seções circulares; v) tensões térmicas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A pesquisa e a produção metodológica de conhecimento. Projeto de pesquisa científica. Taxonomias e tipos de pesquisas. Procedimentos e etapas de um trabalho científico (tema, problema, objetivos, hipóteses, justificativas). Citações e Referências bibliográficas. Plágio e ética na Pesquisa Científica. Níveis e variáveis de mensuração. Amostragem na pesquisa. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. As Referências e normas. Fontes de pesquisa e banco de patentes.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Integração das disciplinas iniciais da Engenharia Mecânica (desenho técnico, mecânica geral, cinemática e dinâmica, mecânica dos sólidos e engenharia de materiais) por meio de um projeto que estimule a capacidade criativa do aluno. Indução à idealização de mecanismos que respondam a algum problema real, os quais devem ser modelados analiticamente e prototipados por meio de modelos computacionais cinemáticos e dinâmicos. Em sessões selecionadas, suportarão o projeto: i) complementos de desenho técnico mecânico, incluindo modelagem CAD de montagens com elementos normalizados, listas de componentes, materiais e respectivas simulações de movimento; ii) tecnologia de manufatura aditiva será empregada na construção de mecanismo selecionado de destaque dentre as turmas. Práticas computacional e experimental.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Definição das diferentes variáveis de caracterização do comportamento mecânico de materiais e execução de ensaios de caracterização de materiais. Dureza. Propriedades à tração, curvas tensão-deformação verdadeiras, discutindo anisotropia de propriedades em chapas metálicas, tipos de fratura. Solicitação à compressão e influência de taxa de deformação e temperatura. Ensaios de flexão. Ensaio de impacto e fratura frágil. Falha por fadiga e ensaios de caracterização. Introdução à mecânica e mecanismos de fratura. Falha por fluência. Prática experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas lineares: métodos exatos e iterativos. Zeros de funções. Aproximação de funções – Método dos Mínimos Quadrados. Interpolação – Método de Newton e Método de Lagrange. Integração numérica. Equações diferenciais – métodos numéricos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo dos mecanismos de endurecimento de metais e ligas. Difusão e diagramas de equilíbrio. Definição dos principais sistemas metálicos e ligas destes derivados (ligas de cobre, alumínio, aços e ferros fundidos). Estudo dos fundamentos de transformações de fases, implicações em tratamentos térmicos, e respectivas microestruturas e comportamentos mecânicos decorrentes. Introdução aos índices de desempenho de materiais e às técnicas de seleção de materiais em projeto mecânico, apresentando e comparando classes de materiais. Prática Experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conservação de massa e quantidade de movimento na forma diferencial. Escoamento ao redor de corpos imersos. Escoamentos compressíveis. Experimentos em laboratório para determinação de forças de arrasto e sustentação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Análise de tensões, deformações e deslocamentos sob esforços combinados à luz do Estado Geral de Tensões. Estados Planos. Laboratório para análise experimental de estruturas: técnicas ponto a ponto (extensometria elétrica) e de campo completo (fotoelasticidade e Digital Image Correlation - DIC). Práticas computacional e experimental com ensaios de validação e com projeto de análise experimental de estrutura.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Modelagem de sistemas: mecânicos, eletromecânicos, estruturais, fluídicos e térmicos. Analogia entre sistemas. Simulação numérica. Espaço de estados. Estabilidade de sistemas. Linearização. Como parte das aulas práticas, o aluno será desafiado a resolver um problema mal-estruturado que tangencie uma das grandes demandas globais empregando os métodos numéricos estudados e otimização. Prática computacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Probabilidade. Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuição Conjunta de Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuições de Variáveis Discretas: Binomial e Poisson. Distribuições de Variáveis Aleatórias Contínuas: Normal e Exponencial.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Modos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Resistência térmica. Associação em série e paralelo. Conservação da energia na forma diferencial. Condução transiente. Convecção natural e forçada. Aletas. Trocadores de calor. Radiação. Prática experimental envolvendo transferência de calor.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Transmissão de potência em sistemas mecânicos – trens básicos e epicicloidais. Uniões cubo-eixo, incluindo chavetas, ranhuras e interferências. Fadiga em componentes mecânicos com abordagem S-N. Eixos de transmissão e estratégias de aplicação de mancais. Parafusos de movimento, fixação e juntas parafusadas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Circuitos de corrente contínua. Potência gerada e dissipada. Circuitos de corrente alternada. Fator de Potência. Circuitos trifásicos. Motores e geradores elétricos. Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Fornecimento de Energia – Tarifação.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Métodos numéricos para solução de equações diferenciais de conservação. Dinâmica dos fluidos computacional. Solução de problemas em fenômenos de transporte com o uso de ferramentas computacionais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estados gerais de tensões e deformações como descritores de solicitações multiaxiais. Modelos constitutivos de materiais isotrópicos e ortotrópicos; compósitos estruturais. Critérios de resistência: materiais frágeis, dúcteis, balanceados e desbalanceados. Métodos de energia para cálculo estrutural.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Amostragem. Distribuições Amostrais. Intervalos de Confiança. Testes de Hipóteses para a Média e a Proporção. Correlação e Regressão. Teste de Qui-Quadrado. Análise de Variância. Desenho de Experimentos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Metrologia dimensional: Toleranciamento, ajustes, cotação funcional. Dimensionamento e toleranciamento geométrico (GD&T). Erros e incerteza de medição. Controle Estatístico de Processo (CEP), Índices de Capacidade e Metodologia 6-sigma. Práticas computacional e experimental com os principais sistemas de medição por contato e sem contato.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Compreender os fundamentos básicos dos processos de fundição e soldagem, e sua utilização como processos de fabricação de peças mecânicas. Métodos e operações de fundição, moldes colapsáveis e permanentes. Dimensionamento de moldes e o projeto mecânico de peças. Equipamentos para fundição. Soldagem por fusão em chama oxiacetilência, brasagem, solda brasagem e oxicorte. Soldagem por fusão a arco. Defeitos, controle de qualidade e dimensionamento de juntas soldadas. Prática experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Revisão de conceitos fundamentais da Mecânica Newtoniana. Modelagem de sistemas vibratórios. Vibração livre e forçada de sistemas de um grau de liberdade: excitação por forçante externa, oscilação de base e desbalanceamento. Resposta em frequência. Vibração livre e forçada de sistemas de múltiplos graus de liberdade: frequências naturais e modos de vibração. Controle de vibrações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas de controle. Representação por funções de transferência. Estabilidade assintótica. Identificação experimental: sistemas de primeira e segunda ordens. Diagramas de blocos. Propriedades da malha fechada. Desempenho em regime permanente e transitório. Projeto algébrico de controladores. Método do lugar das raízes: análise e projeto. Espaço de estados: análise e projeto. Práticas computacional e experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Breve história do pensamento econômico. Microeconomia: oferta e demanda, elasticidade e custo marginal. Função produção. Inovação tecnológica no contexto da economia da empresa. Macroeconomia: taxa de juros, câmbio, moeda, dívida pública, PIB, desemprego, inflação. Introdução à organização industrial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Engrenagens de dentes retos, helicoidais, cônicas, cremalheira e sem-fim e coroa – tipos, características dimensionais, aplicações e dimensionamento. Molas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Natureza do Ensino Social Cristão. Princípios norteadores. Dignidade humana e Direitos humanos. Princípio da Solidariedade; Princípio da Subsidiariedade e do Bem Comum. Justiça e Misericórdia. Política: papel do Estado e grupos intermediários. Liberdade religiosa. Economia, ética e destinação universal dos bens. A questão do trabalho humano. Solidariedade, economia e desenvolvimento integral.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Estudo das relações entre estrutura, processamento e comportamento mecânico e térmico de materiais poliméricos (termoplásticos, termofixos e elastômeros), de blendas poliméricas e de compósitos de matriz polimérica de diferentes combinações de matrizes, cargas e reforços. Massa molar e distribuição de massa molar e sua influência nas propriedades mecânicas e processamento. Aplicação de técnicas de seleção de materiais para o projeto mecânico e para processamento de materiais poliméricos. Prática Experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Formulação variacional para elementos 1D: mola, barra, viga e pórtico. Fenômenos nãolineares e hipóteses simplificadoras. Método de Rayleigh-Ritz e funções de forma. Matriz de rigidez, vetor de carregamentos e tipos de vinculação. Sistemas lineares. Implementação computacional dos elementos 1D. Formulação para elementos 2D em estados planos: EPT, EPD e axi-simetria. Coordenadas normalizadas e interpolação 2D. Matriz de propriedades materiais. Extrapolação para os elementos 3D hexaédricos e tetraédricos. Introdução a problemas dinâmicos. Teorema de Lagrange e matriz de massa dos elementos 1D e 2D. Análise modal e resposta dinâmica na frequência. Prática computacional com exemplos advindos de elementos de máquinas e dos laboratórios de Mecânica dos Sólidos e Vibrações Mecânicas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Tecnologias de fabricação mecânica por remoção de material. Serão apresentados: i) os processos de fabricação por usinagem em máquinas convencionais e CNC, incluindo noções sobre o funcionamento de máquinas operatrizes, manufatura aditiva e sistemas correlatos; ii) elaboração e interpretação de planos de fabricação de peças, a partir dos desenhos de fabricação; iii) implementação da manufatura, ajuste e montagem de um conjunto mecânico funcional. Prática experimental.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Induzir reflexões à luz dos grandes desafios globais na área de energia e fluidos para despertar a criatividade e perfil inovador dos alunos. Utilizar como plataforma prática a concepção e projeto de um dispositivo usando os conhecimentos de termodinâmica, transferência de calor e mecânica dos fluidos. Atividades envolvendo desenvolvimentos analíticos, o uso de simulação computacional, construção do dispositivo projetado e testes de desempenho que corroborem as previsões analíticas e computacionais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estudo dos ciclos motores a gás e a vapor. Ciclos combinados. Psicrometria e condicionamento de ar. Combustão.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceituação dos principais tipos de arquiteturas e estruturas de veículos automotores terrestres. Classificações, evolução dos componentes, produtos e sistemas, interface com design, regulamentações, processos de fabricação específicos, protótipos e testes requeridos. Segurança veicular. Projeto de estruturas, desenhos normalizados, cálculos de dimensionamento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Subsistemas hidráulicos, pneumáticos e elétricos: sensores, atuadores, máquinas de deslocamento positivo, válvulas (de controle de pressão, vazão e direcionais), circuitos. Simbologia. Automação combinatória e sequencial: análise e projeto. Sistemas híbridos. Arquitetura da automação. Práticas computacional e experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos básicos. Métodos de custeio. Abordagens contemporâneas de custos: custos ambientais, custos da qualidade, Life Cycle Costing (LCC), outras.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Orientação quanto ao planejamento de carreira e desenvolvimento pessoal tanto no âmbito técnico como comportamental. Noções de empreendedorismo, fornecendo os subsídios para que o aluno possa traçar seu perfil empreendedor. Noções sobre gestão da inovação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Dinâmicas lateral, vertical e longitudinal aplicadas a mobilidade veicular e suas interferências nas características construtivas dos sistemas e subsistemas que compõem o veículo. Fundamentos da modelagem de sistemas multicorpos, seguidos de prática computacional. Prática experimental.
Aulas Semanais
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos (planejamento e etapas) de instalações elétricas. Normas técnicas de instalações elétricas de baixa e alta tensão e também para telefonia. Luminotécnica (luminotecnia). Símbolos gráficos usados para representar as instalações elétricas e telefônicas. Dimensionamento de cabos e equipamentos. Traçado de circuitos de instalação elétrica. Pára-raios. Aterramento. Comando e proteção em instalações elétricas (iluminação, de motores elétricos, etc.). Potências aparente, ativa e reativa e correção do Fator de Potência. Gerador suplementar de energia elétrica (emergência). Uso racional da energia elétrica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Diretrizes, etapas e cronogramas básicos do projeto automotivo. Agentes envolvidos em projetos da área, legislação e normas. Definição dos objetivos, realização de pesquisa de mercado e estabelecimento do conceito e das especificações técnicas básicas desejadas no projeto. Etapas do desenvolvimento. Avaliações de viabilidade e conformidade. Ciclo do produto, certificação, produção e lançamento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conhecimentos sobre os processos de fabricação de componentes destinados a veículos, apresentando os materiais e processos alinhados às práticas correntes e novas tecnologias de fabricação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Fundamentação do projeto de sistemas mecânicos: projetos estrutural, mecânico e elétrico; respeito a normas de projeto, de ergonomia, higiene e segurança. Acionamentos elétricos e tipos de motores, fator de serviço, inércia, freios e sensores. Noções de confiabilidade aplicada a produtos e manutenção, incluindo estimativa de parâmetros, ensaios acelerados e tempo/taxa de falha. Projeto prático: aplica as competências de mecânica dos sólidos, elementos de máquinas, materiais, cinemática, dinâmica, vibrações e controle, além de processos de fabricação – concepção, projeto e implementação de um sistema mecânico que resolva um dado problema e que contenha estrutura, acionamentos, controle automático e sensoriamento. Práticas computacional, de construção do dispositivo projetado e de testes de desempenho que corroborem as previsões analíticas e computacionais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Subsídios para projetos de instalações hidráulicas. Principais classes e tipos de máquinas hidráulicas. Estudo do funcionamento de bombas hidráulicas, suas curvas características, sua interação com as instalações e seleção de equipamentos. Prática experimental.
Aulas Semanais
Nome:
Arquiteturas e Estruturas Veiculares #
Ementa:
Conceituação dos principais tipos de arquiteturas e estruturas de veículos automotores terrestres. Classificações, evolução dos componentes, produtos e sistemas, interface com design, regulamentações, processos de fabricação específicos, protótipos e testes requeridos. Segurança veicular. Projeto de estruturas, desenhos normalizados, cálculos de dimensionamento.
Pré-requisito:
Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Compósitos Macro, Micro e Nanoestruturados
Ementa:
Introdução aos compósitos e definições. Compósitos de matriz metálica, cerâmica e polimérica (termoplástica e termofixa). Reforços particulados e fibrosos. Estruturas laminadas e sanduíche. Lei das misturas. Interação reforço-matriz. Processamento de compósitos. Mecanismos de dano. Propriedades mecânicas e térmicas. Ensaios para caracterização de propriedades.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais.
Nome:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos #
Ementa:
Dinâmicas lateral, vertical e longitudinal aplicadas a mobilidade veicular e suas interferências nas características construtivas dos sistemas e subsistemas que compõem o veículo. Fundamentos da modelagem de sistemas multicorpos, seguidos de prática computacional. Prática experimental.
Pré-requisito:
Cinemática e Dinâmica; Modelagem e Mét. Num. p/ Eng. Mecânica
Nome:
Eletrônica e Sistemas de Controle Veiculares #
Ementa:
Sistemas e componentes elétricos e eletrônicos embarcados em veículos. Sensores, atuadores, alimentação, controle e sistema de comunicação CAN. Gerenciamento eletrônico de veículos. Veículos elétricos e híbridos. Práticas computacional e experimental.
Pré-requisito:
Controle de Sistemas Mecânicos; Automação de Sistemas Mecânicos
Nome:
Ergonomia e Higiene e Segurança no Trabalho
Ementa:
natureza da ergonomia. O sistema homem-máquina. Antropometria. Aspectos ergonômicos relacionados ao projeto em Engenharia de Produção. Conceitos de segurança do trabalho. Aspecto legal e técnico-prevencionista do acidente de trabalho. Causas e consequências do acidente de trabalho. Medidas de proteção coletiva e individual. Higiene industrial. Riscos ambientais e mapas de risco. Sistemas computacionais para avaliação da segurança e ergonomia no projeto do trabalho.
Pré-requisito:
Nome:
Fadiga de Componentes Mecânicos
Ementa:
Mecanismos de degradação de materiais metálicos e não metálicos por fadiga. Abordagens total-life e defect-tolerant. Fenomenologia de iniciação e propagação de trincas. Abordagens tensão-vida (S-N) e deformação-vida (ε-N), incluindo efeitos de variáveis, carregamentos aleatórios e fadiga multiaxial. Previsão de vida de componentes mecânicos. Ensaios experimentais típicos e técnicas de análise de falhas. Prática computacional.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais. Co-requisito: Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Freios #
Ementa:
Teoria de frenagem. Sistemas de freios: tipos, princípios de funcionamento, componentes principais, materiais, segurança em diferentes categorias de veículos e dimensionamento. Sensores, atuadores e sistemas de controle. Integração a veículos convencionais, híbridos e elétricos.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos
Nome:
Gestão da Manutenção
Ementa:
O sistema de manutenção e sua integração com os sistemas de produção. Tipos de manutenção. Análise de intervenções da manutenção na produção. Desempenho e confiabilidade de equipamentos e de sistemas. A abordagem da manutenção produtiva total (TPM). A manutenção e sua relação com produtividade na produção.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão da Qualidade
Ementa:
Histórico do movimento pela qualidade. Conceito de qualidade do produto, de processo e de projeto. Modelos de gestão da qualidade. Certificação de sistemas da qualidade. Custos da qualidade. Análise e melhoria de processos. Abordagens para melhoria da qualidade de produto e processo (melhoria contínua, metodologia Seis Sigma).
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Projetos
Ementa:
Fundamentos da gestão de projetos. As dimensões escopo, tempo, custo e qualidade em gestão de projetos. Gestão de projetos de inovação. Planejamento, programação e controle do projeto. Organização voltada a projetos. Qualidade em projetos. O modelo do Project Management Institute. Gestão de risco em projetos. Sistemas informatizados e aplicativos para apoio à gestão de projetos.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Redes de Suprimentos
Ementa:
Gestão de redes de suprimentos: processos, modelos, dimensões e indicadores. Logística reversa. Estudo de caso em gestão de redes de suprimentos.
Pré-requisito:
Nome:
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Ementa:
A realidade da pessoa surda na sociedade brasileira. Inclusão e integração do surdo na educação e no mercado de trabalho. De que se trata a Língua Brasileira de Sinais. A linguagem de Sinais em situações dialógicas: apresentação pessoal, cumprimentos, diálogos corriqueiros, alfabeto, números, cores, verbos, tempos verbais, pronomes, família, a casa, profissões, alimentos, horários, sentimentos, meios de comunicação, meses do ano.
Pré-requisito:
Nome:
Motores e Propulsão II #
Ementa:
Fundamentos de lubrificação e arrefecimento. Hibridização, eletrificação e células de combustível, incluindo arquiteturas típicas, dimensionamento de componentes, sensoreamento e controle. Práticas experimental e computacional, incluindo a simulação numérica dos sistemas de propulsão.
Pré-requisito:
Motores e Propulsão I
Nome:
Planejamento do Veículo #
Ementa:
Diretrizes, etapas e cronogramas básicos do projeto automotivo. Agentes envolvidos em projetos da área, legislação e normas. Definição dos objetivos, realização de pesquisa de mercado e estabelecimento do conceito e das especificações técnicas básicas desejadas no projeto. Etapas do desenvolvimento. Avaliações de viabilidade e conformidade. Ciclo do produto, certificação, produção e lançamento.
Pré-requisito:
Nome:
Processos de Fabricação Veicular #
Ementa:
Conhecimentos sobre os processos de fabricação de componentes destinados a veículos, apresentando os materiais e processos alinhados às práticas correntes e novas tecnologias de fabricação.
Pré-requisito:
Materiais Metálicos; Materiais Poliméricos
Nome:
Projeto e Simulação de Máquinas de Fluxo
Ementa:
Teoria relacionada ao projeto de máquinas de fluxo: bombas, turbinas e ventiladores. Técnicas de simulação de máquinas de fluxo com o uso de dinâmica dos fluidos computacional. Práticas computacional e experimental, incluindo a implementação de protótipo que busque maximizar desempenho, seguido da respectiva validação.
Pré-requisito:
Fenômenos de Transporte Computacional
Nome:
Refrigeração e Ar Condicionado
Ementa:
Conceituação global de sistemas de ventilação e ar condicionado, suas aplicações e características. Projeto destes sistemas e escolha de componentes, além da execução de testes de componentes utilizados nestas instalações para levantamento de suas características técnicas.
Pré-requisito:
Termodinâmica Aplicada
Nome:
Regulamentação da Engenharia e Propriedade Intelectual
Ementa:
Sistema CONFEA / CREA. Autoria de projetos de engenharia. As sociedades empresariais de engenharia. Atribuições, atuação e atividades dos profissionais da Engenharia. Infrações e penalidades. A propriedade intelectual em projetos de engenharia. Proteção da criação intelectual. Sistemas legais de proteção à propriedade intelectual.
Pré-requisito:
Nome:
Robótica
Ementa:
Histórico. Motores e atuadores. Cinemática direta e inversa de manipuladores. Dinâmica; Geração de trajetória; Programação de robôs manipuladores. Cinemática de robôs móveis; Trajetórias de robôs móveis. Sensoriamento, localização e mapeamento de ambientes.
Pré-requisito:
Cinemática e Dinâmica; Controle de Sistemas Mecânicos
Nome:
Ruído e Vibração (NVH)
Ementa:
Fontes. Meios de propagação. Respostas dinâmicas. Sensores. Medição. Análise modal experimental. Processamento de sinais
Pré-requisito:
Vibrações Mecânicas
Nome:
Seleção de Materiais e Processos
Ementa:
A estratégia de seleção de materiais e suas interações com a inovação e a sustentabilidade, a aplicação desta estratégia orientada pela utilização de bases de dados informatizadas e mapas de seleção de materiais. Comparação dos processos de fabricação e conformação de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos. A inovação nos processos de fabricação. A estratégia de seleção de processos com o uso de mapas de seleção para orientação e triagem destes processos.
Pré-requisito:
Materiais Metálicos; Materiais Poliméricos
Nome:
Simulação e Otimização Estrutural
Ementa:
Problemas estruturais com não-linearidades geométricas, de material e contatos – fundamentos; técnicas de modelagem e implementação computacional. Introdução à otimização estrutural. Técnicas empregando cálculo diferencial e variacional. Análise de sensibilidade e critérios de otimalidade. Problemas clássicos de maximização de rigidez, minimização de massa, projeto considerando ressonância, entre outros. Otimização paramétrica, de forma, topológica, topográfica, entre outras, incluindo restrições de projeto e processo. Integração com manufatura aditiva de polímeros e metais.
Pré-requisito:
Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Suspensão e Direção #
Ementa:
Funcionamento dos sistemas de suspensão e direção automotivos. Modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicação destes sistemas ao veículo. Práticas computacional e experimental.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos
Nome:
Tecnologia de Máquinas
Ementa:
Concepção de máquinas: estruturas, movimentos essenciais, esforços, materiais e técnicas construtivas; resistência, rigidez e durabilidade. Máquinas com cinemática paralela. Acionamentos: tipos de motores, servomotores, spindle-motors, inversores, sensores e controle. Torques, potências, velocidades e fatores de serviço. Operação em altas velocidades. Mancais hidrostáticos, aerostáticos e eletromagnéticos. Fusos e guias. Tecnologias voltadas a refrigeração, lubrificação, segurança e economia de energia.
Pré-requisito:
Co-requisito: Projeto Integrador III – Sistemas Mecânicos
Nome:
Tópicos de Engenharia Aeronáutica
Ementa:
Fundamentos das principais áreas do projeto de aeronaves: aerodinâmica, arquiteturas e estruturas, materiais, desempenho, estabilidade e propulsão.
Pré-requisito:
Mecânica dos Fluidos II
Nome:
Tópicos de Engenharia de Motocicletas
Ementa:
Especificidades da engenharia de motocicletas, incluindo: arquiteturas de chassi e suspensão; freios, rodas e pneus; particularidades da dinâmica do veículo; configurações e características dos sistemas de propulsão, combustível, lubrificação e arrefecimento; sistemas de transmissão.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos; Arquiteturas e Estruturas Veiculares. Co-requisito: Freios
Nome:
Transmissão #
Ementa:
Funcionamento das caixas de transmissão veiculares e dos elementos de ligação do motor com a caixa de transmissão. Modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicação desta parte do trem de força ao veículo. Particularidades em veículos convencionais, híbridos e elétricos.
Pré-requisito:
Elementos de Máquinas I e Elementos de Máquinas II
Nome:
Tribologia
Ementa:
Definição e importância econômica da tribologia. Atrito: leis fundamentais e teorias. Lubrificação: modos de lubrificação. Desgaste: classificação. Desgaste por deslizamento. Desgaste por abrasão. Desgaste por erosão. Engenharia de superfície.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Principais tipos de ferramentas de corte empregadas em operações de usinagem. Materiais convencionais e avançados para a fabricação de ferramentas. Mecanismos de formação de cavaco. Esforços envolvidos nos processos e adequação em termos de maquinário e ferramental. Lubrificação e refrigeração. Otimização dos processos objetivando cenários de fabricação específicos, como: regime de plena carga, vida de ferramenta, usinagem econômica, entre outros. Tópicos de vibrações na usinagem, integridade superficial e retificação. Prática experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Aulas Semanais
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Matemática financeira. Valor do dinheiro no tempo: juros e fluxo de caixa. Métodos de análise de projetos de investimento (VPL, TIR, VAE, tempo de retorno). Vida econômica e substituição de equipamentos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O âmbito da ética. Relações étnico-raciais, discriminação e xenofobia. Ética da Lei Natural. Fundamentos da Lei Natural. A opção fundamental e os comportamentos concretos. Direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Teoria de frenagem. Sistemas de freios: tipos, princípios de funcionamento, componentes principais, materiais, segurança em diferentes categorias de veículos e dimensionamento. Sensores, atuadores e sistemas de controle. Integração a veículos convencionais, híbridos e elétricos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Conceitos sobre o funcionamento de motores de combustão interna de ciclos Otto, Atkinson e Diesel, dinâmica, vibrações, ciclos ideais e reais, parâmetros e curvas características, combustão e ignição e dispositivos de mistura combustível-ar, incluindo sobrealimentação. Prática experimental incluindo levantamento de curvas características, avaliação de sistema de ignição, de injeção e emissões.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Funcionamento dos sistemas de suspensão e direção automotivos. Modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicação destes sistemas ao veículo. Práticas computacional e experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Prática das etapas de um projeto mecânico como resposta à solução de um problema, preferencialmente de alto impacto na sociedade. Indutor do trabalho em equipe, planejamento e desenvolvimento que exercitem a teoria e a prática da Engenharia Mecânica. Definição do problema, pesquisa, geração de ideias, seleção de alternativas, desenvolvimento (concepção, validação conceitual, engenharia básica, engenharia de detalhes, lista de materiais (BOM), suprimentos), implementação (processo de fabricação, montagem, testes, manutenção e descarte) e considerações de mercado e comercialização. Aplicação das cinco etapas do processo inovador. Especificamente no TCC I, inserção do aluno nas metodologias de desenvolvimento de um projeto, utilizando técnicas de gerenciamento de projetos, técnicas de tomada de decisões, análise de requisitos funcionais, operacionais, ambientais, energéticos, manutenibilidade e descarte.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Funcionamento das caixas de transmissão veiculares e dos elementos de ligação do motor com a caixa de transmissão. Modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicação desta parte do trem de força ao veículo. Particularidades em veículos convencionais, híbridos e elétricos.
Aulas Semanais
Nome:
Arquiteturas e Estruturas Veiculares #
Ementa:
Conceituação dos principais tipos de arquiteturas e estruturas de veículos automotores terrestres. Classificações, evolução dos componentes, produtos e sistemas, interface com design, regulamentações, processos de fabricação específicos, protótipos e testes requeridos. Segurança veicular. Projeto de estruturas, desenhos normalizados, cálculos de dimensionamento.
Pré-requisito:
Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Compósitos Macro, Micro e Nanoestruturados
Ementa:
Introdução aos compósitos e definições. Compósitos de matriz metálica, cerâmica e polimérica (termoplástica e termofixa). Reforços particulados e fibrosos. Estruturas laminadas e sanduíche. Lei das misturas. Interação reforço-matriz. Processamento de compósitos. Mecanismos de dano. Propriedades mecânicas e térmicas. Ensaios para caracterização de propriedades.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais.
Nome:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos #
Ementa:
Dinâmicas lateral, vertical e longitudinal aplicadas a mobilidade veicular e suas interferências nas características construtivas dos sistemas e subsistemas que compõem o veículo. Fundamentos da modelagem de sistemas multicorpos, seguidos de prática computacional. Prática experimental.
Pré-requisito:
Cinemática e Dinâmica; Modelagem e Mét. Num. p/ Eng. Mecânica
Nome:
Eletrônica e Sistemas de Controle Veiculares #
Ementa:
Sistemas e componentes elétricos e eletrônicos embarcados em veículos. Sensores, atuadores, alimentação, controle e sistema de comunicação CAN. Gerenciamento eletrônico de veículos. Veículos elétricos e híbridos. Práticas computacional e experimental.
Pré-requisito:
Controle de Sistemas Mecânicos; Automação de Sistemas Mecânicos
Nome:
Ergonomia e Higiene e Segurança no Trabalho
Ementa:
natureza da ergonomia. O sistema homem-máquina. Antropometria. Aspectos ergonômicos relacionados ao projeto em Engenharia de Produção. Conceitos de segurança do trabalho. Aspecto legal e técnico-prevencionista do acidente de trabalho. Causas e consequências do acidente de trabalho. Medidas de proteção coletiva e individual. Higiene industrial. Riscos ambientais e mapas de risco. Sistemas computacionais para avaliação da segurança e ergonomia no projeto do trabalho.
Pré-requisito:
Nome:
Fadiga de Componentes Mecânicos
Ementa:
Mecanismos de degradação de materiais metálicos e não metálicos por fadiga. Abordagens total-life e defect-tolerant. Fenomenologia de iniciação e propagação de trincas. Abordagens tensão-vida (S-N) e deformação-vida (ε-N), incluindo efeitos de variáveis, carregamentos aleatórios e fadiga multiaxial. Previsão de vida de componentes mecânicos. Ensaios experimentais típicos e técnicas de análise de falhas. Prática computacional.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais. Co-requisito: Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Freios #
Ementa:
Teoria de frenagem. Sistemas de freios: tipos, princípios de funcionamento, componentes principais, materiais, segurança em diferentes categorias de veículos e dimensionamento. Sensores, atuadores e sistemas de controle. Integração a veículos convencionais, híbridos e elétricos.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos
Nome:
Gestão da Manutenção
Ementa:
O sistema de manutenção e sua integração com os sistemas de produção. Tipos de manutenção. Análise de intervenções da manutenção na produção. Desempenho e confiabilidade de equipamentos e de sistemas. A abordagem da manutenção produtiva total (TPM). A manutenção e sua relação com produtividade na produção.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão da Qualidade
Ementa:
Histórico do movimento pela qualidade. Conceito de qualidade do produto, de processo e de projeto. Modelos de gestão da qualidade. Certificação de sistemas da qualidade. Custos da qualidade. Análise e melhoria de processos. Abordagens para melhoria da qualidade de produto e processo (melhoria contínua, metodologia Seis Sigma).
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Projetos
Ementa:
Fundamentos da gestão de projetos. As dimensões escopo, tempo, custo e qualidade em gestão de projetos. Gestão de projetos de inovação. Planejamento, programação e controle do projeto. Organização voltada a projetos. Qualidade em projetos. O modelo do Project Management Institute. Gestão de risco em projetos. Sistemas informatizados e aplicativos para apoio à gestão de projetos.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Redes de Suprimentos
Ementa:
Gestão de redes de suprimentos: processos, modelos, dimensões e indicadores. Logística reversa. Estudo de caso em gestão de redes de suprimentos.
Pré-requisito:
Nome:
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Ementa:
A realidade da pessoa surda na sociedade brasileira. Inclusão e integração do surdo na educação e no mercado de trabalho. De que se trata a Língua Brasileira de Sinais. A linguagem de Sinais em situações dialógicas: apresentação pessoal, cumprimentos, diálogos corriqueiros, alfabeto, números, cores, verbos, tempos verbais, pronomes, família, a casa, profissões, alimentos, horários, sentimentos, meios de comunicação, meses do ano.
Pré-requisito:
Nome:
Motores e Propulsão II #
Ementa:
Fundamentos de lubrificação e arrefecimento. Hibridização, eletrificação e células de combustível, incluindo arquiteturas típicas, dimensionamento de componentes, sensoreamento e controle. Práticas experimental e computacional, incluindo a simulação numérica dos sistemas de propulsão.
Pré-requisito:
Motores e Propulsão I
Nome:
Planejamento do Veículo #
Ementa:
Diretrizes, etapas e cronogramas básicos do projeto automotivo. Agentes envolvidos em projetos da área, legislação e normas. Definição dos objetivos, realização de pesquisa de mercado e estabelecimento do conceito e das especificações técnicas básicas desejadas no projeto. Etapas do desenvolvimento. Avaliações de viabilidade e conformidade. Ciclo do produto, certificação, produção e lançamento.
Pré-requisito:
Nome:
Processos de Fabricação Veicular #
Ementa:
Conhecimentos sobre os processos de fabricação de componentes destinados a veículos, apresentando os materiais e processos alinhados às práticas correntes e novas tecnologias de fabricação.
Pré-requisito:
Materiais Metálicos; Materiais Poliméricos
Nome:
Projeto e Simulação de Máquinas de Fluxo
Ementa:
Teoria relacionada ao projeto de máquinas de fluxo: bombas, turbinas e ventiladores. Técnicas de simulação de máquinas de fluxo com o uso de dinâmica dos fluidos computacional. Práticas computacional e experimental, incluindo a implementação de protótipo que busque maximizar desempenho, seguido da respectiva validação.
Pré-requisito:
Fenômenos de Transporte Computacional
Nome:
Refrigeração e Ar Condicionado
Ementa:
Conceituação global de sistemas de ventilação e ar condicionado, suas aplicações e características. Projeto destes sistemas e escolha de componentes, além da execução de testes de componentes utilizados nestas instalações para levantamento de suas características técnicas.
Pré-requisito:
Termodinâmica Aplicada
Nome:
Regulamentação da Engenharia e Propriedade Intelectual
Ementa:
Sistema CONFEA / CREA. Autoria de projetos de engenharia. As sociedades empresariais de engenharia. Atribuições, atuação e atividades dos profissionais da Engenharia. Infrações e penalidades. A propriedade intelectual em projetos de engenharia. Proteção da criação intelectual. Sistemas legais de proteção à propriedade intelectual.
Pré-requisito:
Nome:
Robótica
Ementa:
Histórico. Motores e atuadores. Cinemática direta e inversa de manipuladores. Dinâmica; Geração de trajetória; Programação de robôs manipuladores. Cinemática de robôs móveis; Trajetórias de robôs móveis. Sensoriamento, localização e mapeamento de ambientes.
Pré-requisito:
Cinemática e Dinâmica; Controle de Sistemas Mecânicos
Nome:
Ruído e Vibração (NVH)
Ementa:
Fontes. Meios de propagação. Respostas dinâmicas. Sensores. Medição. Análise modal experimental. Processamento de sinais
Pré-requisito:
Vibrações Mecânicas
Nome:
Seleção de Materiais e Processos
Ementa:
A estratégia de seleção de materiais e suas interações com a inovação e a sustentabilidade, a aplicação desta estratégia orientada pela utilização de bases de dados informatizadas e mapas de seleção de materiais. Comparação dos processos de fabricação e conformação de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos. A inovação nos processos de fabricação. A estratégia de seleção de processos com o uso de mapas de seleção para orientação e triagem destes processos.
Pré-requisito:
Materiais Metálicos; Materiais Poliméricos
Nome:
Simulação e Otimização Estrutural
Ementa:
Problemas estruturais com não-linearidades geométricas, de material e contatos – fundamentos; técnicas de modelagem e implementação computacional. Introdução à otimização estrutural. Técnicas empregando cálculo diferencial e variacional. Análise de sensibilidade e critérios de otimalidade. Problemas clássicos de maximização de rigidez, minimização de massa, projeto considerando ressonância, entre outros. Otimização paramétrica, de forma, topológica, topográfica, entre outras, incluindo restrições de projeto e processo. Integração com manufatura aditiva de polímeros e metais.
Pré-requisito:
Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Suspensão e Direção #
Ementa:
Funcionamento dos sistemas de suspensão e direção automotivos. Modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicação destes sistemas ao veículo. Práticas computacional e experimental.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos
Nome:
Tecnologia de Máquinas
Ementa:
Concepção de máquinas: estruturas, movimentos essenciais, esforços, materiais e técnicas construtivas; resistência, rigidez e durabilidade. Máquinas com cinemática paralela. Acionamentos: tipos de motores, servomotores, spindle-motors, inversores, sensores e controle. Torques, potências, velocidades e fatores de serviço. Operação em altas velocidades. Mancais hidrostáticos, aerostáticos e eletromagnéticos. Fusos e guias. Tecnologias voltadas a refrigeração, lubrificação, segurança e economia de energia.
Pré-requisito:
Co-requisito: Projeto Integrador III – Sistemas Mecânicos
Nome:
Tópicos de Engenharia Aeronáutica
Ementa:
Fundamentos das principais áreas do projeto de aeronaves: aerodinâmica, arquiteturas e estruturas, materiais, desempenho, estabilidade e propulsão.
Pré-requisito:
Mecânica dos Fluidos II
Nome:
Tópicos de Engenharia de Motocicletas
Ementa:
Especificidades da engenharia de motocicletas, incluindo: arquiteturas de chassi e suspensão; freios, rodas e pneus; particularidades da dinâmica do veículo; configurações e características dos sistemas de propulsão, combustível, lubrificação e arrefecimento; sistemas de transmissão.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos; Arquiteturas e Estruturas Veiculares. Co-requisito: Freios
Nome:
Transmissão #
Ementa:
Funcionamento das caixas de transmissão veiculares e dos elementos de ligação do motor com a caixa de transmissão. Modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicação desta parte do trem de força ao veículo. Particularidades em veículos convencionais, híbridos e elétricos.
Pré-requisito:
Elementos de Máquinas I e Elementos de Máquinas II
Nome:
Tribologia
Ementa:
Definição e importância econômica da tribologia. Atrito: leis fundamentais e teorias. Lubrificação: modos de lubrificação. Desgaste: classificação. Desgaste por deslizamento. Desgaste por abrasão. Desgaste por erosão. Engenharia de superfície.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Tecnologias agrícolas e de equipamentos pesados de destaque à luz dos desenvolvimentos de Engenharia Mecânica. Elementos mecânicos básicos na construção de máquinas e seus implementos usuais. Aplicações no cultivo da terra, semeadura, plantação e colheita. Equipamentos pesados, características e dimensionamento.
Aulas Semanais
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Sistemas e componentes elétricos e eletrônicos embarcados em veículos. Sensores, atuadores, alimentação, controle e sistema de comunicação CAN. Gerenciamento eletrônico de veículos. Veículos elétricos e híbridos. Práticas computacional e experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Estratégia. Gestão por processos e funções organizacionais (finanças, marketing, produção). Gestão do desenvolvimento de produto. Aspectos humanos nas organizações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Fundamentos de lubrificação e arrefecimento. Hibridização, eletrificação e células de combustível, incluindo arquiteturas típicas, dimensionamento de componentes, sensoreamento e controle. Práticas experimental e computacional, incluindo a simulação numérica dos sistemas de propulsão.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Dá continuidade ao Trabalho de Conclusão de Curso I. Especificamente no TCC II, dá sequência ao desenvolvimento desde o nível de sistemas, subsistemas até o nível de componente, se utilizando de ferramentas de engenharia ministradas durante o curso, bem como ferramentas computacionais (desenho, simulação, programação) fechando o ciclo CAD - CAE - CAM. Preocupação com atendimento de normas técnicas de projeto, de ergonomia, higiene e segurança. Dentro do contexto dos cinco passos da inovação, avaliação de viabilidade técnico-econômica e desenvolvimento de plano de negócio.
Aulas Semanais
Nome:
Arquiteturas e Estruturas Veiculares #
Ementa:
Conceituação dos principais tipos de arquiteturas e estruturas de veículos automotores terrestres. Classificações, evolução dos componentes, produtos e sistemas, interface com design, regulamentações, processos de fabricação específicos, protótipos e testes requeridos. Segurança veicular. Projeto de estruturas, desenhos normalizados, cálculos de dimensionamento.
Pré-requisito:
Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Compósitos Macro, Micro e Nanoestruturados
Ementa:
Introdução aos compósitos e definições. Compósitos de matriz metálica, cerâmica e polimérica (termoplástica e termofixa). Reforços particulados e fibrosos. Estruturas laminadas e sanduíche. Lei das misturas. Interação reforço-matriz. Processamento de compósitos. Mecanismos de dano. Propriedades mecânicas e térmicas. Ensaios para caracterização de propriedades.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais.
Nome:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos #
Ementa:
Dinâmicas lateral, vertical e longitudinal aplicadas a mobilidade veicular e suas interferências nas características construtivas dos sistemas e subsistemas que compõem o veículo. Fundamentos da modelagem de sistemas multicorpos, seguidos de prática computacional. Prática experimental.
Pré-requisito:
Cinemática e Dinâmica; Modelagem e Mét. Num. p/ Eng. Mecânica
Nome:
Eletrônica e Sistemas de Controle Veiculares #
Ementa:
Sistemas e componentes elétricos e eletrônicos embarcados em veículos. Sensores, atuadores, alimentação, controle e sistema de comunicação CAN. Gerenciamento eletrônico de veículos. Veículos elétricos e híbridos. Práticas computacional e experimental.
Pré-requisito:
Controle de Sistemas Mecânicos; Automação de Sistemas Mecânicos
Nome:
Ergonomia e Higiene e Segurança no Trabalho
Ementa:
natureza da ergonomia. O sistema homem-máquina. Antropometria. Aspectos ergonômicos relacionados ao projeto em Engenharia de Produção. Conceitos de segurança do trabalho. Aspecto legal e técnico-prevencionista do acidente de trabalho. Causas e consequências do acidente de trabalho. Medidas de proteção coletiva e individual. Higiene industrial. Riscos ambientais e mapas de risco. Sistemas computacionais para avaliação da segurança e ergonomia no projeto do trabalho.
Pré-requisito:
Nome:
Fadiga de Componentes Mecânicos
Ementa:
Mecanismos de degradação de materiais metálicos e não metálicos por fadiga. Abordagens total-life e defect-tolerant. Fenomenologia de iniciação e propagação de trincas. Abordagens tensão-vida (S-N) e deformação-vida (ε-N), incluindo efeitos de variáveis, carregamentos aleatórios e fadiga multiaxial. Previsão de vida de componentes mecânicos. Ensaios experimentais típicos e técnicas de análise de falhas. Prática computacional.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais. Co-requisito: Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Freios #
Ementa:
Teoria de frenagem. Sistemas de freios: tipos, princípios de funcionamento, componentes principais, materiais, segurança em diferentes categorias de veículos e dimensionamento. Sensores, atuadores e sistemas de controle. Integração a veículos convencionais, híbridos e elétricos.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos
Nome:
Gestão da Manutenção
Ementa:
O sistema de manutenção e sua integração com os sistemas de produção. Tipos de manutenção. Análise de intervenções da manutenção na produção. Desempenho e confiabilidade de equipamentos e de sistemas. A abordagem da manutenção produtiva total (TPM). A manutenção e sua relação com produtividade na produção.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão da Qualidade
Ementa:
Histórico do movimento pela qualidade. Conceito de qualidade do produto, de processo e de projeto. Modelos de gestão da qualidade. Certificação de sistemas da qualidade. Custos da qualidade. Análise e melhoria de processos. Abordagens para melhoria da qualidade de produto e processo (melhoria contínua, metodologia Seis Sigma).
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Projetos
Ementa:
Fundamentos da gestão de projetos. As dimensões escopo, tempo, custo e qualidade em gestão de projetos. Gestão de projetos de inovação. Planejamento, programação e controle do projeto. Organização voltada a projetos. Qualidade em projetos. O modelo do Project Management Institute. Gestão de risco em projetos. Sistemas informatizados e aplicativos para apoio à gestão de projetos.
Pré-requisito:
Nome:
Gestão de Redes de Suprimentos
Ementa:
Gestão de redes de suprimentos: processos, modelos, dimensões e indicadores. Logística reversa. Estudo de caso em gestão de redes de suprimentos.
Pré-requisito:
Nome:
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Ementa:
A realidade da pessoa surda na sociedade brasileira. Inclusão e integração do surdo na educação e no mercado de trabalho. De que se trata a Língua Brasileira de Sinais. A linguagem de Sinais em situações dialógicas: apresentação pessoal, cumprimentos, diálogos corriqueiros, alfabeto, números, cores, verbos, tempos verbais, pronomes, família, a casa, profissões, alimentos, horários, sentimentos, meios de comunicação, meses do ano.
Pré-requisito:
Nome:
Motores e Propulsão II #
Ementa:
Fundamentos de lubrificação e arrefecimento. Hibridização, eletrificação e células de combustível, incluindo arquiteturas típicas, dimensionamento de componentes, sensoreamento e controle. Práticas experimental e computacional, incluindo a simulação numérica dos sistemas de propulsão.
Pré-requisito:
Motores e Propulsão I
Nome:
Planejamento do Veículo #
Ementa:
Diretrizes, etapas e cronogramas básicos do projeto automotivo. Agentes envolvidos em projetos da área, legislação e normas. Definição dos objetivos, realização de pesquisa de mercado e estabelecimento do conceito e das especificações técnicas básicas desejadas no projeto. Etapas do desenvolvimento. Avaliações de viabilidade e conformidade. Ciclo do produto, certificação, produção e lançamento.
Pré-requisito:
Nome:
Processos de Fabricação Veicular #
Ementa:
Conhecimentos sobre os processos de fabricação de componentes destinados a veículos, apresentando os materiais e processos alinhados às práticas correntes e novas tecnologias de fabricação.
Pré-requisito:
Materiais Metálicos; Materiais Poliméricos
Nome:
Projeto e Simulação de Máquinas de Fluxo
Ementa:
Teoria relacionada ao projeto de máquinas de fluxo: bombas, turbinas e ventiladores. Técnicas de simulação de máquinas de fluxo com o uso de dinâmica dos fluidos computacional. Práticas computacional e experimental, incluindo a implementação de protótipo que busque maximizar desempenho, seguido da respectiva validação.
Pré-requisito:
Fenômenos de Transporte Computacional
Nome:
Refrigeração e Ar Condicionado
Ementa:
Conceituação global de sistemas de ventilação e ar condicionado, suas aplicações e características. Projeto destes sistemas e escolha de componentes, além da execução de testes de componentes utilizados nestas instalações para levantamento de suas características técnicas.
Pré-requisito:
Termodinâmica Aplicada
Nome:
Regulamentação da Engenharia e Propriedade Intelectual
Ementa:
Sistema CONFEA / CREA. Autoria de projetos de engenharia. As sociedades empresariais de engenharia. Atribuições, atuação e atividades dos profissionais da Engenharia. Infrações e penalidades. A propriedade intelectual em projetos de engenharia. Proteção da criação intelectual. Sistemas legais de proteção à propriedade intelectual.
Pré-requisito:
Nome:
Robótica
Ementa:
Histórico. Motores e atuadores. Cinemática direta e inversa de manipuladores. Dinâmica; Geração de trajetória; Programação de robôs manipuladores. Cinemática de robôs móveis; Trajetórias de robôs móveis. Sensoriamento, localização e mapeamento de ambientes.
Pré-requisito:
Cinemática e Dinâmica; Controle de Sistemas Mecânicos
Nome:
Ruído e Vibração (NVH)
Ementa:
Fontes. Meios de propagação. Respostas dinâmicas. Sensores. Medição. Análise modal experimental. Processamento de sinais
Pré-requisito:
Vibrações Mecânicas
Nome:
Seleção de Materiais e Processos
Ementa:
A estratégia de seleção de materiais e suas interações com a inovação e a sustentabilidade, a aplicação desta estratégia orientada pela utilização de bases de dados informatizadas e mapas de seleção de materiais. Comparação dos processos de fabricação e conformação de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos. A inovação nos processos de fabricação. A estratégia de seleção de processos com o uso de mapas de seleção para orientação e triagem destes processos.
Pré-requisito:
Materiais Metálicos; Materiais Poliméricos
Nome:
Simulação e Otimização Estrutural
Ementa:
Problemas estruturais com não-linearidades geométricas, de material e contatos – fundamentos; técnicas de modelagem e implementação computacional. Introdução à otimização estrutural. Técnicas empregando cálculo diferencial e variacional. Análise de sensibilidade e critérios de otimalidade. Problemas clássicos de maximização de rigidez, minimização de massa, projeto considerando ressonância, entre outros. Otimização paramétrica, de forma, topológica, topográfica, entre outras, incluindo restrições de projeto e processo. Integração com manufatura aditiva de polímeros e metais.
Pré-requisito:
Mecânica dos Sólidos Computacional
Nome:
Suspensão e Direção #
Ementa:
Funcionamento dos sistemas de suspensão e direção automotivos. Modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicação destes sistemas ao veículo. Práticas computacional e experimental.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos
Nome:
Tecnologia de Máquinas
Ementa:
Concepção de máquinas: estruturas, movimentos essenciais, esforços, materiais e técnicas construtivas; resistência, rigidez e durabilidade. Máquinas com cinemática paralela. Acionamentos: tipos de motores, servomotores, spindle-motors, inversores, sensores e controle. Torques, potências, velocidades e fatores de serviço. Operação em altas velocidades. Mancais hidrostáticos, aerostáticos e eletromagnéticos. Fusos e guias. Tecnologias voltadas a refrigeração, lubrificação, segurança e economia de energia.
Pré-requisito:
Co-requisito: Projeto Integrador III – Sistemas Mecânicos
Nome:
Tópicos de Engenharia Aeronáutica
Ementa:
Fundamentos das principais áreas do projeto de aeronaves: aerodinâmica, arquiteturas e estruturas, materiais, desempenho, estabilidade e propulsão.
Pré-requisito:
Mecânica dos Fluidos II
Nome:
Tópicos de Engenharia de Motocicletas
Ementa:
Especificidades da engenharia de motocicletas, incluindo: arquiteturas de chassi e suspensão; freios, rodas e pneus; particularidades da dinâmica do veículo; configurações e características dos sistemas de propulsão, combustível, lubrificação e arrefecimento; sistemas de transmissão.
Pré-requisito:
Dinâmica Veicular e Sistemas Multicorpos; Arquiteturas e Estruturas Veiculares. Co-requisito: Freios
Nome:
Transmissão #
Ementa:
Funcionamento das caixas de transmissão veiculares e dos elementos de ligação do motor com a caixa de transmissão. Modelos básicos de dimensionamento desses elementos conhecendo suas condições de contorno, bem como aplicação desta parte do trem de força ao veículo. Particularidades em veículos convencionais, híbridos e elétricos.
Pré-requisito:
Elementos de Máquinas I e Elementos de Máquinas II
Nome:
Tribologia
Ementa:
Definição e importância econômica da tribologia. Atrito: leis fundamentais e teorias. Lubrificação: modos de lubrificação. Desgaste: classificação. Desgaste por deslizamento. Desgaste por abrasão. Desgaste por erosão. Engenharia de superfície.
Pré-requisito:
Mecânica dos Materiais.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Manufatura assistida por computador. Integração das plataformas CAD/CAM com sistemas de fabricação robotizados e com Controle Numérico Computadorizado (CNC). Robôs industriais e suas aplicações. Sistemas flexíveis de manufatura (FMS). Manufatura digital integrada e indústria 4.0. Atividades práticas envolvendo softwares de manufatura e sua integração: i) a máquinas CNC, corte laser ou a jato de água, impressoras 3D, entre outros; ii) em um ambiente virtual de manufatura empregado para fins didáticos. Práticas computacional e experimental.
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de Função. Funções Básicas. Limites. Formas Indeterminadas. Limites Fundamentais. Derivadas. Interpretação Geométrica. Propriedades Operatórias.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução aos conceitos básicos para a interpretação e elaboração de desenhos técnicos utilizados em engenharia. Representação de figuras planas e perspectivas. Elaboração de croquis. Projeções ortográficas convencionais e com utilização de cortes. Dimensionamento e escalas. Trabalhos práticos manuais com instrumentos e por meio de software CAD.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Representação Analógica e Digital e suas interfaces. Introdução aos Circuitos Lógicos. Controladores Lógicos Programáveis e Microcontroladores. Instrumentação e amplificação. Sensores e Atuadores. Processamento de Sinais. Comunicação Digital.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Introdução e conceitos básicos de Algoritmos. Noções sobre bases de numeração: decimal, binária, hexadecimal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição. Modularização. Tipos de dados estruturados homogêneos.
Aulas Semanais
0 Teóricas / 2 Práticas
Conversão de relações descritas em língua natural (propostas de problemas) para a forma de expressões matemáticas e lógicas (modelos matemáticos) utilizando Funções Básicas. Desenvolvimento de soluções em ambiente computacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceito de inovação (descoberta x invenção x inovação); tipos de inovação (produto, processo, marketing, método organizacional e modelo de negócio); formulação de problema e geração de ideias (técnicas de formulação de perguntas, ferramenta de Design Thinking ((pensar de forma criativa e visual e usado geralmente quando o problema não está bem definido)) e o método do 5W1H); seleção de ideias (uso da ferramenta do Funil da Inovação) e difusão de ideias em seus diferentes graus (incremental, radical e mudança de paradigma); algumas ferramentas de auxílio do Google: Analytics, Adsense e Adwords.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Principais conceitos sociológicos. Trabalho objetivo e subjetivo. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A quarta revolução industrial: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais. Estado e políticas de inserção social. Desigualdades, conflitos sociais, identidade e diversidade. Multiculturalismo e pluralidade.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Aplicações de Derivadas: otimização, regra do L’Hospital, esboço de gráficos de funções. Diferenciais e Taxa de Variação. Integrais indefinidas. Técnicas de Integração. Integrais definidas. Aplicações.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Matrizes. Vetores no Plano e no Espaço. Operações com Vetores. Dependência Linear. Bases. Produtos. Sistemas de Coordenadas. Retas e Planos. Superfícies Esféricas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Textos literários e textos não literários. Níveis de linguagem, linguagem coloquial e norma culta. Leitura e interpretação de textos dissertativos, científicos e jornalísticos. Estrutura do texto dissertativo. Estrutura do parágrafo e tópico frasal; coesão e coerência textuais. Argumentação: tipos de argumento. Tópicos de linguagem. Produção textual.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo. Investigação existencial e Experiência. Razão e Razoabilidade. Certeza moral e Fé. Moralidade no conhecimento. Razão e Sentimento. Senso religioso. Pessoa e o Infinito.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Medidas físicas; Cinemática da partícula; Dinâmica da partícula: Forças e leis de Newton; Trabalho, energia e conservação da energia; Impulso, momento linear e conservação do momento linear.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Competências para inovar (liderança, ferramenta DISC para avaliação pessoal, tipos de profissional); risco x incerteza (transformar incerteza em risco, classificando em tipo de grau de risco); Effectuation (metodologia de desenvolvimento de negócio); metodologia de validação de ideias; construção de um MVP Minimum Viable Product no laboratório de informática (elaboração de vídeos, app, blogs, fotos etc); marketing digital e mídias sociais.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Funções de Várias Variáveis. Derivadas Parciais. Diferenciais. Integrais Múltiplas. Integrais de linha. Operadores: Gradiente, Divergente e Rotacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A questão ambiental e a vida humana. Teoria Ecológica: Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente. O Impacto das novas tecnologias. Eficiência energética. Produção Mais Limpa. Eco eficiência. Logística reversa. Produção sustentável e Análise de Ciclo de Vida do Produto. Normas e Certificações.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Apresentação formal da Engenharia Mecânica, destaques de sua evolução histórica e como sempre respondeu e vem respondendo aos grandes desafios da humanidade, centralmente balanço global de energia, água e recursos naturais, clima, energia, alimentação, mobilidade, população, urbanização, entre outros. Apresentação e discussão crítica das tecnologias emergentes frente às demandas atuais. Indução aos alunos que pensem nos problemas das próximas décadas e desenvolvam soluções criativas à luz das tecnologias mecânicas, exercitando os passos do processo criativo.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Oscilações simples, amortecidas e forçadas. Ressonância. Ondas mecânicas. Equilíbrio térmico e calor. Transferência de calor: condução, convecção e radiação. Propriedades térmicas da matéria. Primeira lei da termodinâmica, trabalho, energia e processos termodinâmicos simples. Segunda lei da termodinâmica, entropia, máquinas térmicas e refrigeradores.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Quantidade de matéria; Gases; Líquidos; Estequiometria; Equilíbrio líquido – vapor. Balanço Material. Termoquímica; Combustão e combustíveis; Lubrificantes e lubrificação; Eletroquímica.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 2 Práticas
Extensão dos conceitos desenvolvidos em Desenho Técnico. Desenhos de montagens de componentes mecânicos com aplicação de elementos normalizados. Fundamentos de toleranciamento e ajustes. Representação normalizada de desenhos de detalhes e conjuntos. Modelagem em software CAD; definição de materiais e lista de componentes. Indução ao estudo extra-classe da técnica de desenvolvimento de dobras em software CAD. Práticas computacional e experimental.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Equações diferenciais de primeira Ordem: Variáveis Separáveis, Homogêneas, Lineares e Exatas. Equações Diferenciais de Segunda Ordem com Coeficientes Constantes: Homogênea e Completa. Modelagem matemática.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 2 Práticas
Carga elétrica, campo elétrico, força elétrica e fluxo de campo elétrico. Corrente elétrica, campo magnético, força magnética e fluxo de campo magnético. Movimento de cargas puntiformes em campos elétrico e magnético. Potencial elétrico, energia potencial elétrica e capacitância. Indução eletromagnética, energia magnética e indutância. Campos elétricos e magnéticos na matéria.