Criado em 1941 nos moldes da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard, o curso de Administração da FEI foi o primeiro de nível superior criado no Brasil. Desde então, formar profissionais dinâmicos, que possam atuar com visão profunda e empreendedora em uma organização e desenvolver habilidades e conhecimentos que conferem capacidade de articular nas diversas áreas internas da empresa tem sido o objetivo do curso.
Por entender que a atuação do profissional de administração é bastante ampla e necessária em todo tipo de empresa, o conteúdo do curso de Administração da FEI é estruturado para capacitar o profissional para atuar em diversas áreas, como comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, entre outras.
Desta forma, o curso está desenvolvido com base em competências necessárias à atuação do jovem nas áreas de conhecimento da Administração e na solução de problemas reais. As Disciplinas do curso são agrupadas em blocos que visam o desenvolvimento das competências, ao longo do curso:
Os conteúdos necessários à formação, alinhados as competências chaves proporcionam ao estudante a oportunidade de pensar criticamente e usar o conteúdo para criar novas informações e propor soluções, evitando o cliclo de memorização e repetição de fatos.
Formamos administradores com visão de futuro, inovadores e empreendedores, com o objetivo de serem protagonistas em um mundo cada vez mais interativo e globalizado.
4 Estrelas
Campus São Bernardo do Campo
e Campus São Paulo
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Noção intuitiva de Conjunto e as operações com subconjuntos reais: união, intersecção e diferença. Caracterização de uma Relação e de uma Função, destacando as funções polinomiais de 1º e 2º graus, exponencial e logarítmica, construção de gráficos e aplicações para funções lineares: ponto de nivelamento, receita total, custo total e lucro total. Noção intuitiva do limite de uma função real de uma variável real. Matemática e suas aplicações em planilhas eletrônicas e tecnologias de informação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Campos e áreas de aplicação da Administração: habilidades e papéis gerenciais; papel do administrador; principais teorias da administração: neoclássica, comportamental, da burocracia, da contingência; estruturas organizacionais; ciclo PDCA; administração de recursos humanos; liderança e comportamento organizacional; realização de um mini plano de negócios.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
A diferença entre Microeconomia e Macroeconomia; conceitos gerais; da economia clássica até as escolas de economia atuais: cronologia; princípios básicos da macroeconomia e a teoria keynesiana; inflação; princípios básicos da economia internacional; economia monetária; contabilidade nacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O sentido do trabalho humano. Conceitos sociológicos para compreender a realidade social. A transformação da organização social do trabalho. A sociedade globalizada: trabalho, economia, cultura e politica. Novos paradigmas sociais: trabalho material e imaterial, dilemas entre o publico e o privado. Desigualdades e conflitos sociais. Avaliação critica da realidade e o papel do profissional na construção da sociedade.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Textos literários e textos não-literários. Níveis de linguagem, linguagem coloquial e norma culta. Leitura e interpretação de textos dissertativos, científicos e jornalísticos. Estrutura do texto dissertativo. Estrutura do parágrafo e tópico frasal; coesão e coerência textuais. Argumentação: tipos de argumento. Produção textual.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O âmbito da ética: modernidade, dilemas e perspectivas. Ética da Lei Natural: a percepção dos valores morais comuns. Fundamentos da Lei Natural. A opção fundamental e os comportamentos concretos. Ética, ciência e tecnologia. Ética aplicada: código de ética profissional, ética dos negócios e ética concorrencial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Natureza do ensino social cristão. O principio personalista e a dignidade da Pessoa humana. Principio da solidariedade: a dimensão pessoal e social da caridade, relação entre justiça e caridade. Liberdade religiosa como condição para a democracia. O valor da política e da participação para o aperfeiçoamento da democracia. Relações entre moral e a economia.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Taxa média de variação. Noção intuitiva da função derivada. Derivada de funções polinomiais, exponenciais e logarítmicas. Estudo dos máximos e mínimos. Problemas de otimização, de taxa de variação e de programação linear. Noção intuitiva de integral de uma função de uma variável real. Cálculo de áreas planas sob o gráfico de funções. Cálculo e suas aplicações em planilhas eletrônicas e tecnologias de informação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
As Diferentes Estruturas Organizacionais. A Abordagem Sistêmica e os Elementos Básicos do Design Organizacional. Condicionantes da estrutura organizacional: fator humano, estratégia, tecnologia e ambiente. Modelos de organização e sua estrutura, cultura, as vantagens e dificuldades do processo de gestão. Modelos Organizacionais de Trabalho. As Tendências das Teorias Organizacionais e seu Papel Futuro.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Contabilidade como sistema de informação, funcionamento do sistema contábil e sua escrituração, demonstrações exigidas pela legislação em vigor Balanço, Demonstração de Resultados, Demonstração do Fluxo de caixa e Demonstração do Valor Adicionado, critérios de avaliação das contas contábeis.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Noções gerais de economia; a questão da escassez; oferta; demanda; equilíbrio; tipos de bens; elasticidade-preço da demanda; elasticidade-preço da oferta; introdução à teoria da produção; introdução à teoria dos custos; introdução à teoria dos rendimentos; estruturas de mercado. Dimensionamento de mercados.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo: conceito e o método de conhecimento, a reflexão sobre a própria experiência, a experiência elementar. Razão e razoabilidade: conceito, a razão instrumental e o uso redutivo da razão. A incidência da moralidade na dinâmica do conhecer. A experiência humana: eu-em-ação e o compromisso com a vida, a desproporção estrutural à resposta total e o eu como promessa.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Níveis de interpretação textual. Técnicas de resumo e de fichamento de textos. Paráfrase, citação direta e citação indireta. Elaboração de resenhas acadêmicas. Comunicação empresarial: textos técnicos, currículos, cartas de apresentação, comunicados internos, relatórios. Oficinas de produção oral e escrita. Técnicas de apresentação presencial.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Medidas de tendência central, quartil e percentil, medidas de dispersão. Regressão e correlação linear. Experimento aleatório, espaço amostral, evento, associação de eventos. Axiomas da probabilidade, teoremas fundamentais, probabilidade condicional. Variável aleatória discreta. Distribuição binomial e de Poisson. Estatística e suas aplicações em planilhas eletrônicas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Arquitetura dos negócios na organização e seus integrantes: empresa, concorrentes, clientes, fornecedores, investidores e comunidade; teoria do stakeholder, teoria do agente e governança corporativa, responsabilidade social corporativa, visão de mercado dos negócios, conceitos básicos de uma negociação e uma simulação, internacionalização das empresas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Capitalizações simples e composta, com foco em juro e desconto nas operações financeiras; séries não uniformes e uniformes; sistemas de amortização, com análise das melhores opções de pagamento e aplicação; técnicas de análise de investimentos; principais taxas de juros; taxa de inflação; principais aplicações financeiras. Matemática financeira e suas aplicações em planilhas eletrônicas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos da contabilidade gerencial e diferença em relação contabilidade financeira, uso de medidas não financeiras, conceitos de custos e sistemas de custeio, sistema ABC e ABM, relação custo-volume-lucro, custo e formação de preço, custo padrão.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Abarca as concepções de ser humano e suas relações nas organizações, envolvendo: satisfação e motivação no trabalho, liderança, valores individuais e organizacionais, o sentido do trabalho, comportamento de grupo, clima, cultura e simbolismo organizacional, diversidade humana e conflito, inteligência emocional, desenvolvimento e mudança, o poder e as organizações, equipes formais, informais e virtuais (cooperação e conflito), modelos participativos de gestão e seu impacto no grupo, comunicação e conflito, mudanças tecnológicas e o ser humano.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos, relevância e desafios, tipologias de SIG, Usos estratégicos de SIG, Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação, ERP e Negócios, Suas aplicações na gestão empresarial: módulo de SCM, CRM e BI. SIG em multinacionais e empresas nacionais Novos modelos de negócio e comércio no ambiente digital. Sistemas e suas aplicações em tecnologias e softwares em laboratório.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Variáveis aleatórias contínuas, função densidade de probabilidade. Distribuição normal. Conceito de população e amostra, tipos de amostragem. Parâmetros e estatísticas. Distribuição amostral da média e da proporção. Estimativas por intervalo para a média e para a proporção em amostras grandes. Distribuição t de Student. Estimativas por intervalo para a média par apequenas amostras. Comparação de duas médias e duas proporções. Estatística e suas aplicações em planilhas eletrônicas e tecnologias de informação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Função da controladoria, Controladoria tradicional e evolução para controladoria estratégica, planejamento orçamentário, gestão de negócios, sistemas de mensuração e avaliação de desempenho, relatórios gerenciais, analise de investimentos de capital.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Abrange a função de gestão de pessoas e seu alinhamento com a estratégica organizacional, envolvendo a função recursos humanos operacional x estratégica, os processos e ferramentas de gestão de pessoas como: atração e retenção de talentos, sistemas de recompensa tradicional e estratégica, competências (modelos Nonaka e a Espiral do conhecimento), capital intelectual (conhecimento e inovação), treinamento e desenvolvimento e a universidade corporativa, mensuração do desempenho humano, relações trabalhistas e sindicais, os novos modelos de relações do trabalho (workplace).
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Marketing; Ambiente de Marketing; Informações de Marketing; Comportamento do Consumidor (Final e Empresarial); Segmentação de Público-alvo; Posicionamento; Concorrência em Marketing; Marketing Global; Marketing Holístico
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Contexto de inteligência competitiva: origem e conceitos; objetivos e funções, processo de IC, tomada de decisão: metodologia decisória e busca de informação - coleta, avaliação, classificação, armazenamento e expurgo de informação, fontes de informação no Brasil, sistema de pesquisa e informação de marketing, ferramenta de IC, maturidade e alinhamento corporativa da IC, implicações para os negócios e estratégias.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fornecedor e Consumidor; Princípios e Regras norteadores do CDC, Garantia legal e contratual. Direito de Arrependimento; Fato, Defeito, Acidente e vício do produto e do serviço. Garantia legal e garantia contratual; Aplicação das regras de proteção do CDC para as empresas. Sanções administrativas. Crimes contra o Consumidor. Constituição legal das sociedades. Tipos de Sociedade. Sociedade Limitada e o Novo Contrato social. Transformação Societária, Fusão, Cisão e Incorporação. A Nova legislação Falimentar. Propriedade Industrial e Intelectual: Aspectos Gerais e Contratuais; Gestão de Patentes.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A gestão de caixa e capital de giro, entendendo ciclo operacional e ciclo de caixa, gestão da receita, gestão dos gastos, gestão da cadeia de suprimentos, alternativas de financiamento do ativo circulante.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Produto (Consumo e Empresarial); Decisões de Produto; Ciclo de Vida de Produto; Lançamento de Novos Produtos; Posicionamento do produto; Fundamentos de Branding; Estratégias de Branding; Arquitetura de Marcas; Fundamentos de Preço; Estratégias para Determinação de Preços; e Gestão Estratégica de Preços.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estrutura conceitual para a análise de logística e cadeias de suprimento; Planejamento de demanda e de oferta; Gestão de estoque nas demandas independente e dependente em cadeias de suprimento; produção puxada versus empurrada, custos logísticos, Negociação na cadeia de suprimentos, Transporte, projeto da rede logística e tecnologia de informação em logística e cadeias de suprimento; Coordenação em logística e cadeias de suprimento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Panorama e evolução do empreendedorismo no Brasil e no mundo - discussão do relatório da GEM, Tipos de empreendedorismo, Características, habilidades e perfil do empreendedor, inicio do plano de negocio: identificação da oportunidade, definição do negocio, missão, produtos e serviços, analise da concorrência, analise do mercado e determinação do tamanho, analise SWOT e fontes de vantagens competitivas. Tipos de empreendedorismo: social, tecnológico e de negócios.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos, relevância e desafios, Criatividade e Inovação a Interface, Técnicas de criatividade, tipos e abordagens de inovação, modelos linear e interativo de inovação, funil de inovação, Inovação e mudança, Inovação e tecnologias emergentes, Sistema Nacional de Inovação e Políticas Públicas e Ciência e Tecnologia, Redes de Inovação, Triple Helix e a Interação Universidade Empresa, Habitat de Inovação (incubadoras, Parques de Ciência e Tecnologia), Competências Dinâmicas, Estratégia de Inovação, Inovação Aberta.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A Visão Sistêmica, Pensamento Sistêmico e Aprendizagem sobre Sistemas Complexos. Princípios para o Uso Bem Sucedido de Dinâmica de Sistemas. Diagramas de enlaces causais com Feedback Positivo e Negativo. Complexidade Dinâmica. Racionalidade Limitada e Mapas Cognitivos. Padrões de comportamento de sistemas complexos. Desenvolvimento de Modelos e Simulações em Laboratório. Dinâmica de Sistemas e suas aplicações no Software Vensim - freeware.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceito do tributo, regra matriz de incidência tributaria, competência tributaria, constituição do credito tributário, imposto de renda PJ, IPI, ICMS e planejamento tributário.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Elaboração de um projeto de pesquisa empresarial. Definição dos objetivos da pesquisa no mercado. Estruturando uma pesquisa exploratória: survey ou focus group. Definição da amostra que participará da pesquisa. Elaboração dos questionários (quantitativo) e roteiros de entrevistas (qualitativo). Realização de um pré-teste. Utilização de documentos de dados secundários do mercado (IBGE, Associação Comercial de SP, FIESP, DIESE, etc.). Processo de análise e teste de hipóteses: Distribuição de Qui-quadrado e Aplicações. Distribuição F e Análise de Variância. Noções de Regressão Linear Múltipla. Noções de Regressão Logística. Noções de Análise de Componentes Principais. Noções de Análise por Agrupamento. Alternativamente, na modalidade acadêmica, Métodos e Técnicas de Pesquisa. Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa, Estudo das técnicas quantitativas de coleta e análise de dados.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos fundamentais de Finanças Corporativa, objetivo da gestão financeira, relação de agencia e suas implicações, governança corporativa como nova alternativa, risco e retorno, custo de capital e estrutura de capital, administração de dividendos, alavancagem e modalidades de financiamento de LP.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de liderança e sua aplicação à realidade organizacional; liderança formal e informal; liderança situacional e contingencial; liderança carismática, transacional e transformacional; liderança e comunicação; liderança e poder nas organizações; comportamento dos líderes; liderança e personalidade; o modelo de liderança de Fiedler; liderança e comportamento dos subordinados; liderança e ciclo de vida das organizações; estilos de liderança e flexibilidade; a liderança e os princípios éticos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Canais de Distribuição; Estratégias de Atacados; Estratégias de Varejos (Físicos e Virtuais); Estratégias de Marcas Próprias; Fundamentos da Comunicação Integrada de Marketing (CIM); Modalidades de Comunicação Massificadas e Segmentadas; e Estratégias de Mídias.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Estratégia Empresarial; Escolas do Pensamento Estratégico; Conceito de Vantagem Competitiva; Análise do Ambiente Externo - Variáveis do Ambiente e Modelo de Porter; Avaliação da capacidade interna RBV (Resource Based View); Integração Vertical e Horizontal; Diversificação de Negócios; Estratégias Internacionais; Implantação e controle das estratégias e métricas (BSC entre outras)
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Definição dos objetivos da organização, elaboração das estratégias genéricas e do composto mercadológico, incorporação de praticas sustentáveis (TBL), confecção do plano de marketing, estratégia de operações, estrutura organizacional e gestão de pessoas, elaboração do plano financeiro e determinação do valor da empresa. Tudo isso culminando com o Plano de Negocio Final. Parques tecnológicos, spin-offs, startups e incubadoras.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução à modelagem e a análise da decisão, Decisões com objetivos múltiplos, Decisões com o uso de árvores de decisão com probabilidade conhecida e desconhecida, Decisão na incerteza, Decisão multicritério, Aplicações da otimização matemática, Técnicas de programação matemática, Formulação de modelos de programação linear, Programação Linear, Análise de Sensibilidade, Noções sobre o método simplex. Análise de risco utilizando simulação Monte Carlo. Desenvolvimento de modelos de simulação utilizando planilhas
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Avaliação de Desempenho - Conceitos gerais de VBM Value Based Management Gestão baseada em valor, EVA e MVA e direcionadores para aumentar o valor da empresa, Avaliação de Empresas - Avaliação por múltiplos: lucro, EBITDA, receita, patrimônio e fluxo de caixa, Avaliação através do fluxo de caixa descontado DCF (FCFF/FCFE) e Modelo de desconto de dividendos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Gestão de Operações: fundamentos e a questão das diferenças estruturais entre sistemas e processos tecnológicos, programação e controle; Administração das restrições; Planejamento agregado; Gestão da capacidade produtiva; Produção enxuta e a filosofia just-in-time; Qualidade e produtividade; Implantação do gerenciamento do controle do processo; ferramentas da qualidade; certificação da qualidade total; Qualidade em serviços; Prêmios da qualidade, Seis Sigma.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Projetos; Grupo de Processos de Gestão de Projetos; Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos: PMBOK (Project Management Body Knowledge); Responsabilidades do Gestor de Projetos; Competências Necessárias para o Gerenciamento de Projetos; e Escritórios de Gerenciamento de Projetos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Inovação e competitividade, Competências Dinâmicas, Inovação e mudança, Inovação e Tecnologias emergentes, Modelo de Gestão Estratégica da Inovação, Inteligência Tecnológica e Inovação, Estratégias de Inovação, Implantação da Inovação e Gestão da mudança, , Inovação em multinacionais, Inovação em empresas em desenvolvimento, Tecnologia de Informação e Inovação. Implantação da Inovação, Métricas de Inovação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Definição de desenvolvimento sustentável; objetivos do milênio: agenda 21; a complexidade das questões ambientais; a sustentabilidade empresarial: Triple Bottom Line; políticas ambientais locais e globais e seus impactos para as empresas, a sociedade e os governos; responsabilidade social empresarial; termo de referencia em sustentabilidade do Sebrae; normas da ISO, 16000 (SA 8000), 18000.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Na modalidade Plano de Negocio, validação dos planos de negocio na prática e comprovação ou não da sua viabilidade econômica, apresentação dos métodos de pesquisa utilizados para essa comprovação, confecção do plano financeiro e conclusão final do plano de negocio. Na modalidade acadêmica, atendimento a todos os quesitos de um trabalho cientifico conforme descritos na seção 9.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
..........
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos, relevância, desafios; redes e diferentes visões; sistemas de Inovação e redes, tipos de redes; redes de negócios VS , redes de inovação;; Redes sociais , Competência em rede; Modelos de negócios e redes, gestão estratégica de redes , governança de redes, métricas para redes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Distinção entre risco e incerteza, tipificação de risco, conceitos de riscos e classificação de riscos, gestão de risco e gestão de risco corporativo ERM, modelos ou estruturas de ERM - COSO, AS/NZS 4360, ISO 31000, enfoques de gestão de risco, boas práticas de ERM.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Relatórios de sustentabilidade e indicadores pelo modelo da GRI; produção sustentável como estratégia de valor; logística reversa, Análise de Ciclo de Vida (ACV); produção-mais-limpa (P+L); ecoeficiência; ecodesign; guias, princípios e práticas para uma cadeia de suprimento sustentável.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
........
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Distinção entre risco e incerteza, tipificação de risco, conceitos de riscos e classificação de riscos, gestão de risco e gestão de risco corporativo ERM, modelos ou estruturas de ERM COSO, AS/NZS 4360, ISO 31000, enfoques de gestão de risco, boas práticas de ERM.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A importância e fundamentos de Serviços na Economia; As operações de serviços e suas características, Produtos versus Serviços; Composto de Marketing (4 Ps); Ambiente Físico em Serviços; Processos em Serviços; Pessoas em Serviços; Gestão da Qualidade em Serviços - SERVQUAL; Os Serviços Intensivos em Conhecimento no Brasil. A Geografia da Inovação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Projeto de sistemas de produção e operações: definição, recursos, funções e objetivos; Estratégia e projeto de Sistemas de produção; Projeto do produto e do processo: definição de produto, tipos de processos, decisões envolvendo produtos e processos; Planejamento da capacidade e técnicas de dimensionamento; Localização e arranjo físico das instalações: montagem modular sequenciada e sistemistas; Projeto de tempos e métodos.
Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Noção intuitiva de Conjunto e as operações com subconjuntos reais: união, intersecção e diferença. Caracterização de uma Relação e de uma Função, destacando as funções polinomiais de 1º e 2º graus, exponencial e logarítmica, construção de gráficos e aplicações para funções lineares: ponto de nivelamento, receita total, custo total e lucro total. Noção intuitiva do limite de uma função real de uma variável real. Matemática e suas aplicações em planilhas eletrônicas e tecnologias de informação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Campos e áreas de aplicação da Administração: habilidades e papéis gerenciais; papel do administrador; principais teorias da administração: neoclássica, comportamental, da burocracia, da contingência; estruturas organizacionais; ciclo PDCA; administração de recursos humanos; liderança e comportamento organizacional; realização de um mini plano de negócios.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
A diferença entre Microeconomia e Macroeconomia; conceitos gerais; da economia clássica até as escolas de economia atuais: cronologia; princípios básicos da macroeconomia e a teoria keynesiana; inflação; princípios básicos da economia internacional; economia monetária; contabilidade nacional.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O sentido do trabalho humano. Conceitos sociológicos para compreender a realidade social. A transformação da organização social do trabalho. A sociedade globalizada: trabalho, economia, cultura e politica. Novos paradigmas sociais: trabalho material e imaterial, dilemas entre o publico e o privado. Desigualdades e conflitos sociais. Avaliação critica da realidade e o papel do profissional na construção da sociedade.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Textos literários e textos não-literários. Níveis de linguagem, linguagem coloquial e norma culta. Leitura e interpretação de textos dissertativos, científicos e jornalísticos. Estrutura do texto dissertativo. Estrutura do parágrafo e tópico frasal; coesão e coerência textuais. Argumentação: tipos de argumento. Produção textual.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
O âmbito da ética: modernidade, dilemas e perspectivas. Ética da Lei Natural: a percepção dos valores morais comuns. Fundamentos da Lei Natural. A opção fundamental e os comportamentos concretos. Ética, ciência e tecnologia. Ética aplicada: código de ética profissional, ética dos negócios e ética concorrencial.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Natureza do ensino social cristão. O principio personalista e a dignidade da Pessoa humana. Principio da solidariedade: a dimensão pessoal e social da caridade, relação entre justiça e caridade. Liberdade religiosa como condição para a democracia. O valor da política e da participação para o aperfeiçoamento da democracia. Relações entre moral e a economia.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Taxa média de variação. Noção intuitiva da função derivada. Derivada de funções polinomiais, exponenciais e logarítmicas. Estudo dos máximos e mínimos. Problemas de otimização, de taxa de variação e de programação linear. Noção intuitiva de integral de uma função de uma variável real. Cálculo de áreas planas sob o gráfico de funções. Cálculo e suas aplicações em planilhas eletrônicas e tecnologias de informação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
As Diferentes Estruturas Organizacionais. A Abordagem Sistêmica e os Elementos Básicos do Design Organizacional. Condicionantes da estrutura organizacional: fator humano, estratégia, tecnologia e ambiente. Modelos de organização e sua estrutura, cultura, as vantagens e dificuldades do processo de gestão. Modelos Organizacionais de Trabalho. As Tendências das Teorias Organizacionais e seu Papel Futuro.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Contabilidade como sistema de informação, funcionamento do sistema contábil e sua escrituração, demonstrações exigidas pela legislação em vigor Balanço, Demonstração de Resultados, Demonstração do Fluxo de caixa e Demonstração do Valor Adicionado, critérios de avaliação das contas contábeis.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Noções gerais de economia; a questão da escassez; oferta; demanda; equilíbrio; tipos de bens; elasticidade-preço da demanda; elasticidade-preço da oferta; introdução à teoria da produção; introdução à teoria dos custos; introdução à teoria dos rendimentos; estruturas de mercado. Dimensionamento de mercados.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Realismo: conceito e o método de conhecimento, a reflexão sobre a própria experiência, a experiência elementar. Razão e razoabilidade: conceito, a razão instrumental e o uso redutivo da razão. A incidência da moralidade na dinâmica do conhecer. A experiência humana: eu-em-ação e o compromisso com a vida, a desproporção estrutural à resposta total e o eu como promessa.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Níveis de interpretação textual. Técnicas de resumo e de fichamento de textos. Paráfrase, citação direta e citação indireta. Elaboração de resenhas acadêmicas. Comunicação empresarial: textos técnicos, currículos, cartas de apresentação, comunicados internos, relatórios. Oficinas de produção oral e escrita. Técnicas de apresentação presencial.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Medidas de tendência central, quartil e percentil, medidas de dispersão. Regressão e correlação linear. Experimento aleatório, espaço amostral, evento, associação de eventos. Axiomas da probabilidade, teoremas fundamentais, probabilidade condicional. Variável aleatória discreta. Distribuição binomial e de Poisson. Estatística e suas aplicações em planilhas eletrônicas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Arquitetura dos negócios na organização e seus integrantes: empresa, concorrentes, clientes, fornecedores, investidores e comunidade; teoria do stakeholder, teoria do agente e governança corporativa, responsabilidade social corporativa, visão de mercado dos negócios, conceitos básicos de uma negociação e uma simulação, internacionalização das empresas.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Capitalizações simples e composta, com foco em juro e desconto nas operações financeiras; séries não uniformes e uniformes; sistemas de amortização, com análise das melhores opções de pagamento e aplicação; técnicas de análise de investimentos; principais taxas de juros; taxa de inflação; principais aplicações financeiras. Matemática financeira e suas aplicações em planilhas eletrônicas.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos da contabilidade gerencial e diferença em relação contabilidade financeira, uso de medidas não financeiras, conceitos de custos e sistemas de custeio, sistema ABC e ABM, relação custo-volume-lucro, custo e formação de preço, custo padrão.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Abarca as concepções de ser humano e suas relações nas organizações, envolvendo: satisfação e motivação no trabalho, liderança, valores individuais e organizacionais, o sentido do trabalho, comportamento de grupo, clima, cultura e simbolismo organizacional, diversidade humana e conflito, inteligência emocional, desenvolvimento e mudança, o poder e as organizações, equipes formais, informais e virtuais (cooperação e conflito), modelos participativos de gestão e seu impacto no grupo, comunicação e conflito, mudanças tecnológicas e o ser humano.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos, relevância e desafios, tipologias de SIG, Usos estratégicos de SIG, Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação, ERP e Negócios, Suas aplicações na gestão empresarial: módulo de SCM, CRM e BI. SIG em multinacionais e empresas nacionais Novos modelos de negócio e comércio no ambiente digital. Sistemas e suas aplicações em tecnologias e softwares em laboratório.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Variáveis aleatórias contínuas, função densidade de probabilidade. Distribuição normal. Conceito de população e amostra, tipos de amostragem. Parâmetros e estatísticas. Distribuição amostral da média e da proporção. Estimativas por intervalo para a média e para a proporção em amostras grandes. Distribuição t de Student. Estimativas por intervalo para a média par apequenas amostras. Comparação de duas médias e duas proporções. Estatística e suas aplicações em planilhas eletrônicas e tecnologias de informação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Função da controladoria, Controladoria tradicional e evolução para controladoria estratégica, planejamento orçamentário, gestão de negócios, sistemas de mensuração e avaliação de desempenho, relatórios gerenciais, analise de investimentos de capital.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Abrange a função de gestão de pessoas e seu alinhamento com a estratégica organizacional, envolvendo a função recursos humanos operacional x estratégica, os processos e ferramentas de gestão de pessoas como: atração e retenção de talentos, sistemas de recompensa tradicional e estratégica, competências (modelos Nonaka e a Espiral do conhecimento), capital intelectual (conhecimento e inovação), treinamento e desenvolvimento e a universidade corporativa, mensuração do desempenho humano, relações trabalhistas e sindicais, os novos modelos de relações do trabalho (workplace).
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Marketing; Ambiente de Marketing; Informações de Marketing; Comportamento do Consumidor (Final e Empresarial); Segmentação de Público-alvo; Posicionamento; Concorrência em Marketing; Marketing Global; Marketing Holístico
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Contexto de inteligência competitiva: origem e conceitos; objetivos e funções, processo de IC, tomada de decisão: metodologia decisória e busca de informação - coleta, avaliação, classificação, armazenamento e expurgo de informação, fontes de informação no Brasil, sistema de pesquisa e informação de marketing, ferramenta de IC, maturidade e alinhamento corporativa da IC, implicações para os negócios e estratégias.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fornecedor e Consumidor; Princípios e Regras norteadores do CDC, Garantia legal e contratual. Direito de Arrependimento; Fato, Defeito, Acidente e vício do produto e do serviço. Garantia legal e garantia contratual; Aplicação das regras de proteção do CDC para as empresas. Sanções administrativas. Crimes contra o Consumidor. Constituição legal das sociedades. Tipos de Sociedade. Sociedade Limitada e o Novo Contrato social. Transformação Societária, Fusão, Cisão e Incorporação. A Nova legislação Falimentar. Propriedade Industrial e Intelectual: Aspectos Gerais e Contratuais; Gestão de Patentes.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A gestão de caixa e capital de giro, entendendo ciclo operacional e ciclo de caixa, gestão da receita, gestão dos gastos, gestão da cadeia de suprimentos, alternativas de financiamento do ativo circulante.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Produto (Consumo e Empresarial); Decisões de Produto; Ciclo de Vida de Produto; Lançamento de Novos Produtos; Posicionamento do produto; Fundamentos de Branding; Estratégias de Branding; Arquitetura de Marcas; Fundamentos de Preço; Estratégias para Determinação de Preços; e Gestão Estratégica de Preços.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Estrutura conceitual para a análise de logística e cadeias de suprimento; Planejamento de demanda e de oferta; Gestão de estoque nas demandas independente e dependente em cadeias de suprimento; produção puxada versus empurrada, custos logísticos, Negociação na cadeia de suprimentos, Transporte, projeto da rede logística e tecnologia de informação em logística e cadeias de suprimento; Coordenação em logística e cadeias de suprimento.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Panorama e evolução do empreendedorismo no Brasil e no mundo - discussão do relatório da GEM, Tipos de empreendedorismo, Características, habilidades e perfil do empreendedor, inicio do plano de negocio: identificação da oportunidade, definição do negocio, missão, produtos e serviços, analise da concorrência, analise do mercado e determinação do tamanho, analise SWOT e fontes de vantagens competitivas. Tipos de empreendedorismo: social, tecnológico e de negócios.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos, relevância e desafios, Criatividade e Inovação a Interface, Técnicas de criatividade, tipos e abordagens de inovação, modelos linear e interativo de inovação, funil de inovação, Inovação e mudança, Inovação e tecnologias emergentes, Sistema Nacional de Inovação e Políticas Públicas e Ciência e Tecnologia, Redes de Inovação, Triple Helix e a Interação Universidade Empresa, Habitat de Inovação (incubadoras, Parques de Ciência e Tecnologia), Competências Dinâmicas, Estratégia de Inovação, Inovação Aberta.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A Visão Sistêmica, Pensamento Sistêmico e Aprendizagem sobre Sistemas Complexos. Princípios para o Uso Bem Sucedido de Dinâmica de Sistemas. Diagramas de enlaces causais com Feedback Positivo e Negativo. Complexidade Dinâmica. Racionalidade Limitada e Mapas Cognitivos. Padrões de comportamento de sistemas complexos. Desenvolvimento de Modelos e Simulações em Laboratório. Dinâmica de Sistemas e suas aplicações no Software Vensim - freeware.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceito do tributo, regra matriz de incidência tributaria, competência tributaria, constituição do credito tributário, imposto de renda PJ, IPI, ICMS e planejamento tributário.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Elaboração de um projeto de pesquisa empresarial. Definição dos objetivos da pesquisa no mercado. Estruturando uma pesquisa exploratória: survey ou focus group. Definição da amostra que participará da pesquisa. Elaboração dos questionários (quantitativo) e roteiros de entrevistas (qualitativo). Realização de um pré-teste. Utilização de documentos de dados secundários do mercado (IBGE, Associação Comercial de SP, FIESP, DIESE, etc.). Processo de análise e teste de hipóteses: Distribuição de Qui-quadrado e Aplicações. Distribuição F e Análise de Variância. Noções de Regressão Linear Múltipla. Noções de Regressão Logística. Noções de Análise de Componentes Principais. Noções de Análise por Agrupamento. Alternativamente, na modalidade acadêmica, Métodos e Técnicas de Pesquisa. Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa, Estudo das técnicas quantitativas de coleta e análise de dados.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos fundamentais de Finanças Corporativa, objetivo da gestão financeira, relação de agencia e suas implicações, governança corporativa como nova alternativa, risco e retorno, custo de capital e estrutura de capital, administração de dividendos, alavancagem e modalidades de financiamento de LP.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos de liderança e sua aplicação à realidade organizacional; liderança formal e informal; liderança situacional e contingencial; liderança carismática, transacional e transformacional; liderança e comunicação; liderança e poder nas organizações; comportamento dos líderes; liderança e personalidade; o modelo de liderança de Fiedler; liderança e comportamento dos subordinados; liderança e ciclo de vida das organizações; estilos de liderança e flexibilidade; a liderança e os princípios éticos.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Canais de Distribuição; Estratégias de Atacados; Estratégias de Varejos (Físicos e Virtuais); Estratégias de Marcas Próprias; Fundamentos da Comunicação Integrada de Marketing (CIM); Modalidades de Comunicação Massificadas e Segmentadas; e Estratégias de Mídias.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Estratégia Empresarial; Escolas do Pensamento Estratégico; Conceito de Vantagem Competitiva; Análise do Ambiente Externo - Variáveis do Ambiente e Modelo de Porter; Avaliação da capacidade interna RBV (Resource Based View); Integração Vertical e Horizontal; Diversificação de Negócios; Estratégias Internacionais; Implantação e controle das estratégias e métricas (BSC entre outras)
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Definição dos objetivos da organização, elaboração das estratégias genéricas e do composto mercadológico, incorporação de praticas sustentáveis (TBL), confecção do plano de marketing, estratégia de operações, estrutura organizacional e gestão de pessoas, elaboração do plano financeiro e determinação do valor da empresa. Tudo isso culminando com o Plano de Negocio Final. Parques tecnológicos, spin-offs, startups e incubadoras.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Introdução à modelagem e a análise da decisão, Decisões com objetivos múltiplos, Decisões com o uso de árvores de decisão com probabilidade conhecida e desconhecida, Decisão na incerteza, Decisão multicritério, Aplicações da otimização matemática, Técnicas de programação matemática, Formulação de modelos de programação linear, Programação Linear, Análise de Sensibilidade, Noções sobre o método simplex. Análise de risco utilizando simulação Monte Carlo. Desenvolvimento de modelos de simulação utilizando planilhas
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Avaliação de Desempenho - Conceitos gerais de VBM Value Based Management Gestão baseada em valor, EVA e MVA e direcionadores para aumentar o valor da empresa, Avaliação de Empresas - Avaliação por múltiplos: lucro, EBITDA, receita, patrimônio e fluxo de caixa, Avaliação através do fluxo de caixa descontado DCF (FCFF/FCFE) e Modelo de desconto de dividendos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Gestão de Operações: fundamentos e a questão das diferenças estruturais entre sistemas e processos tecnológicos, programação e controle; Administração das restrições; Planejamento agregado; Gestão da capacidade produtiva; Produção enxuta e a filosofia just-in-time; Qualidade e produtividade; Implantação do gerenciamento do controle do processo; ferramentas da qualidade; certificação da qualidade total; Qualidade em serviços; Prêmios da qualidade, Seis Sigma.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Fundamentos de Projetos; Grupo de Processos de Gestão de Projetos; Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos: PMBOK (Project Management Body Knowledge); Responsabilidades do Gestor de Projetos; Competências Necessárias para o Gerenciamento de Projetos; e Escritórios de Gerenciamento de Projetos.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Inovação e competitividade, Competências Dinâmicas, Inovação e mudança, Inovação e Tecnologias emergentes, Modelo de Gestão Estratégica da Inovação, Inteligência Tecnológica e Inovação, Estratégias de Inovação, Implantação da Inovação e Gestão da mudança, , Inovação em multinacionais, Inovação em empresas em desenvolvimento, Tecnologia de Informação e Inovação. Implantação da Inovação, Métricas de Inovação.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Definição de desenvolvimento sustentável; objetivos do milênio: agenda 21; a complexidade das questões ambientais; a sustentabilidade empresarial: Triple Bottom Line; políticas ambientais locais e globais e seus impactos para as empresas, a sociedade e os governos; responsabilidade social empresarial; termo de referencia em sustentabilidade do Sebrae; normas da ISO, 16000 (SA 8000), 18000.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Na modalidade Plano de Negocio, validação dos planos de negocio na prática e comprovação ou não da sua viabilidade econômica, apresentação dos métodos de pesquisa utilizados para essa comprovação, confecção do plano financeiro e conclusão final do plano de negocio. Na modalidade acadêmica, atendimento a todos os quesitos de um trabalho cientifico conforme descritos na seção 9.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
..........
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Conceitos, relevância, desafios; redes e diferentes visões; sistemas de Inovação e redes, tipos de redes; redes de negócios VS , redes de inovação;; Redes sociais , Competência em rede; Modelos de negócios e redes, gestão estratégica de redes , governança de redes, métricas para redes.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Distinção entre risco e incerteza, tipificação de risco, conceitos de riscos e classificação de riscos, gestão de risco e gestão de risco corporativo ERM, modelos ou estruturas de ERM - COSO, AS/NZS 4360, ISO 31000, enfoques de gestão de risco, boas práticas de ERM.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Relatórios de sustentabilidade e indicadores pelo modelo da GRI; produção sustentável como estratégia de valor; logística reversa, Análise de Ciclo de Vida (ACV); produção-mais-limpa (P+L); ecoeficiência; ecodesign; guias, princípios e práticas para uma cadeia de suprimento sustentável.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
........
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
Distinção entre risco e incerteza, tipificação de risco, conceitos de riscos e classificação de riscos, gestão de risco e gestão de risco corporativo ERM, modelos ou estruturas de ERM COSO, AS/NZS 4360, ISO 31000, enfoques de gestão de risco, boas práticas de ERM.
Aulas Semanais
2 Teóricas / 0 Práticas
A importância e fundamentos de Serviços na Economia; As operações de serviços e suas características, Produtos versus Serviços; Composto de Marketing (4 Ps); Ambiente Físico em Serviços; Processos em Serviços; Pessoas em Serviços; Gestão da Qualidade em Serviços - SERVQUAL; Os Serviços Intensivos em Conhecimento no Brasil. A Geografia da Inovação.
Aulas Semanais
4 Teóricas / 0 Práticas
Projeto de sistemas de produção e operações: definição, recursos, funções e objetivos; Estratégia e projeto de Sistemas de produção; Projeto do produto e do processo: definição de produto, tipos de processos, decisões envolvendo produtos e processos; Planejamento da capacidade e técnicas de dimensionamento; Localização e arranjo físico das instalações: montagem modular sequenciada e sistemistas; Projeto de tempos e métodos.
Nota: para alunos ingressantes a partir de 2023. Algumas disciplinas do currículo formam um itinerário extensionistas - unidades curriculares de extensão, atendendo as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira (Resolução nº 7, de 18/12/2018, do Ministério da Educação e Cultura/Conselho Nacional de Educação).
• Currículo baseado em desenvolvimento das competências. |
• Projeto Pedagógico alinhado com as demandas do mercado. |
• Nota máxima no Enade para o campus São Paulo e nota 4 para o campus São Bernardo do Campo, além de ter 4 Estrelas no Guia do Estudante. |
• Corpo docente formado por 2/3 doutores e restante mestres. |
• 1ª Escola de negócios do Brasil. |
• Ambiente para crescimento pessoal e profissional, ser desafiado constantemente. |
• Alunos reconhecidos pelo mercado de trabalho. |
• 370 vagas de estágio especificas para ADM em média semestralmente. |
• Possibilidade de fazer projetos de iniciação científica, didática ou social. |
• Nossa vocação do curso é Formar profissionais de administração com apoio de tecnologia, visão global e inovadora em um contexto mais humano, justo e sustentável dos negócios. |
O campo de trabalho do administrador é muito abrangente. Porém, um profissional bem preparado e constantemente atualizado com as tendências da área é indispensável para as empresas e organizações, mesmo as sem fins lucrativos, como o próprio governo em suas diversas esferas de atuação, um hospital, um órgão de fiscalização, ou policial. Ao cursar Administração na FEI o aluno tem a oportunidade de se identificar com atividades e rotinas que ele encontrará em qualquer uma dessas esferas de trabalho.
O Centro Universitário FEI mantém acordos de cooperação com instituições estrangeiras, que permitem aos alunos a formação técnica e multicultural exigida pelo mercado global, além de parcerias e programas de mobilidade acadêmica para a realização de intercâmbios.
Os programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Iniciação Didática e de Ações Sociais de Extensão visam iniciar alunos de bom rendimento acadêmico na metodologia científica aplicável às áreas: científica, tecnológica, didática ou de ação social.
Administrada e constituída totalmente por alunos da graduação, um dos objetivos da Júnior FEI é envolver os alunos que são membros da empresa em projetos de inovação, tecnologia, gestão e desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Alunos de qualquer curso podem fazer parte da Junior FEI.
Conheça mais sobre o curso de Ciência da Computação da FEI.