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Professor da FEI aborda em livro a sociologia como ferramenta estratégica para as empresas

Professor da FEI aborda em livro a sociologia como ferramenta estratégica para as empresas


  09/04/2018

Na obra, especialistas da FEI e da ESPM abordam a importância da sociologia das organizações para melhorar a gestão empresarial em um mundo cada vez mais globalizado e diverso

Apesar de ser uma especialidade bem desenvolvida em muitos países, entre eles Estados Unidos, França e Inglaterra, a sociologia das organizações ainda é pouco conhecida no Brasil. A área estuda os aspectos sociais que influenciam a dinâmica da organização, como também oferece maior entendimento sobre os desafios que se colocam à prática da gestão. Em um mundo cada vez mais globalizado e diverso, a especialidade pode ser ferramenta estratégica para a mediação de conflitos e, consequentemente, o estabelecimento de melhores relações sociais dentro das empresas. Pensando nisso, os professores Pedro Jaime, do Departamento de Administração do Centro Universitário FEI e Fred Lúcio, da ESPM escreveram juntos o livro Sociologia das Organizações: conceitos, casos e relatos, lançado recentemente, no campus da FEI, em São Paulo.

O livro estabelece a relação entre a teoria sociológica e o cotidiano organizacional, tornando-se um guia para executivos e gestores utilizarem no dia a dia das organizações. “De forma simples, a sociologia das organizações contribui para uma gestão humana, com mais empatia. O gestor será capaz de fazer a leitura do ambiente, tanto interno quanto externo à organização, e poderá intervir de forma mais qualificada para solucionar possíveis conflitos que estejam acontecendo entre a empresas e seus múltiplos públicos de interesse. Ele/a também entenderá melhor a dinâmica das relações entre os indivíduos e grupos que compõem a organização, sejam funcionários, gerentes, ou dirigentes”, explica o professor Pedro Jaime.

A obra é fruto da experiência docente de duas décadas dos professores em faculdades de administração e escolas de negócios. “Sentíamos falta de um material que trouxesse discussões desses temas com a complexidade que marca o pensamento nas Ciências Sociais, mas, ao mesmo tempo, numa linguagem acessível e atraente tanto para os alunos de ensino superior, como para profissionais que atuam no mundo empresarial”, destaca Jaime.

Sociologia das Organizações é dividida em oito capítulos que abordam as relações entre Sociologia, Administração e Ciências Sociais. São tratados ao longo dos capítulos, dentre tantas outras, questões como equidade de gênero, inclusão racial, homofobia e ligações perigosas entre esfera pública e esfera privada no Brasil, que ganharam o centro da cena midiática com a Lava Jato. Tudo isso com referências a situações práticas e vasto conteúdo complementar, que inclui indicações de filmes. O lançamento do livro, realizado no dia 20 de março, no campus São Paulo, contou com a presença de alunos do campus e convidados externos, que tiveram a oportunidade de participar de debate com os autores e com professores dos departamentos de Administração e Ciências Sociais e Jurídicas da FEI.