A educação dos jovens é o maior desafio para qualquer sociedade, pois é através desta atividade que ela se reconstrói. Com efeito, a educação é o fator que permite ao jovem se apropriar da tradição cultural que o antecede, avaliando-a e renovando-a. Mais do que apenas transmitir informações acerca dos conhecimentos técnicos ou científicos acumulados pelas gerações anteriores, a verdadeira educação não pode fugir ao desafio de transmitir valores e critérios de juízo e ação; somente assim será possível favorecer o desenvolvimento do estudante rumo à plenitude de sua realização humana, social e profissional.
Entretanto, hoje o ensino universitário está predominantemente voltado para atender apenas às exigências do mercado de trabalho. E, infelizmente, isso se faz em detrimento de outras dimensões – éticas, estéticas, religiosas e, de maneira geral, culturais –, que costumam ser relegadas para um segundo plano ou ser, na prática, completamente desconsideradas.
Neste contexto, o Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas tem como missão precípua favorecer o desenvolvimento global do estudante, de modo que o processo educativo possa também estimular o florescimento de sujeitos capazes de compreender criticamente o mundo contemporâneo e contribuir ativamente para a promoção do bem comum em sua área de atuação profissional.
As disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas nos diversos cursos do Centro Universitário (Engenharias, Administração e Ciência da Computação) têm como objetivo, portanto:
Tais objetivos nortearam os ideais do sacerdote jesuíta Roberto Saboia de Medeiros, fundador da FEI, e foram acolhidos pelas diretrizes institucionais deste Centro Universitário desde sua fundação, há mais de 60 anos. Em suma, pode-se dizer que o Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas busca oferecer contribuição qualificada para que o Centro Universitário atinja seus objetivos, tal como são expressos no PPI (Plano Pedagógico Institucional), onde se lê:
“Paralelamente à excelência acadêmica, a instituição busca priorizar a formação integral do ser humano, fortalecendo o ensino de humanismo, ética e cidadania, em detrimento do ‘homem unidirecional’ e da ‘razão puramente instrumental’ acentuados por este mundo de alta tecnologia cada vez mais emergente” (PPI, 2.1.: “Identidade e valores institucionais”)
Corpo DocenteProfessora Adjunta I. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas do Centro Universitário da FEI e coordena as disciplinas de Sociologia Industrial, para os cursos de Engenharia, além de Sociologia Aplicada à Administração I e II e Métodos de Pesquisa Qualitativa, para o curso de Administração. Desenvolve pesquisas na área de Sociologia, principalmente nos seguintes temas: Educação, Políticas Públicas de Educação, Responsabilidade Social, Formação em Engenharia.