Ensino

Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas

Chefe de Departamento:

A educação dos jovens é o maior desafio para qualquer sociedade, pois é através desta atividade que ela se reconstrói. Com efeito, a educação é o fator que permite ao jovem se apropriar da tradição cultural que o antecede, avaliando-a e renovando-a. Mais do que apenas transmitir informações acerca dos conhecimentos técnicos ou científicos acumulados pelas gerações anteriores, a verdadeira educação não pode fugir ao desafio de transmitir valores e critérios de juízo e ação; somente assim será possível favorecer o desenvolvimento do estudante rumo à plenitude de sua realização humana, social e profissional.

Entretanto, hoje o ensino universitário está predominantemente voltado para atender apenas às exigências do mercado de trabalho. E, infelizmente, isso se faz em detrimento de outras dimensões – éticas, estéticas, religiosas e, de maneira geral, culturais –, que costumam ser relegadas para um segundo plano ou ser, na prática, completamente desconsideradas.

Neste contexto, o Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas tem como missão precípua favorecer o desenvolvimento global do estudante, de modo que o processo educativo possa também estimular o florescimento de sujeitos capazes de compreender criticamente o mundo contemporâneo e contribuir ativamente para a promoção do bem comum em sua área de atuação profissional.

As disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas nos diversos cursos do Centro Universitário (Engenharias, Administração e Ciência da Computação) têm como objetivo, portanto:

  • complementar a formação acadêmica do estudante, desenvolvendo habilidades e conhecimentos úteis para sua futura vivência profissional (através de disciplinas como Sociologia, Ecologia, Psicologia, Comunicação e Expressão e Direito, por exemplo);
  • promover uma sólida formação humanística que enriqueça a capacidade de reflexão do aluno, tornando-o mais consciente das dimensões constitutivas de sua pessoa e, portanto, mais capaz de contribuir para o desenvolvimento humano e social do país (papel de disciplinas como Filosofia, Ensino Social Cristão e Ética).

Tais objetivos nortearam os ideais do sacerdote jesuíta Roberto Saboia de Medeiros, fundador da FEI, e foram acolhidos pelas diretrizes institucionais deste Centro Universitário desde sua fundação, há mais de 60 anos. Em suma, pode-se dizer que o Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas busca oferecer contribuição qualificada para que o Centro Universitário atinja seus objetivos, tal como são expressos no PPI (Plano Pedagógico Institucional), onde se lê:

“Paralelamente à excelência acadêmica, a instituição busca priorizar a formação integral do ser humano, fortalecendo o ensino de humanismo, ética e cidadania, em detrimento do ‘homem unidirecional’ e da ‘razão puramente instrumental’ acentuados por este mundo de alta tecnologia cada vez mais emergente” (PPI, 2.1.: “Identidade e valores institucionais”)

Corpo Docente

Profª Drª Carla Andrea Soares de Araújo

Professora Adjunta I. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas do Centro Universitário da FEI e coordena as disciplinas de Sociologia Industrial, para os cursos de Engenharia, além de Sociologia Aplicada à Administração I e II e Métodos de Pesquisa Qualitativa, para o curso de Administração. Desenvolve pesquisas na área de Sociologia, principalmente nos seguintes temas: Educação, Políticas Públicas de Educação, Responsabilidade Social, Formação em Engenharia.

Currículo Lattes / cansoar@fei.edu.br