O Centro Universitário FEI mantém convênios de colaboração com instituições estrangeiras permitindo que a comunidade acadêmica tenha substanciais experiências no exterior. O atual mercado exige que profissionais possuam competências globais e sejam capazes de trabalhar de maneira respeitosa e eficiente com pessoas de diferentes culturas e idiomas. Visando oferecer novas oportunidades para a qualificação profissional e formação acadêmica da comunidade, o Centro Universitário FEI estabelece parcerias com instituições de ensino no exterior e promove diferentes projetos de colaboração internacional, incluindo os programas de intercâmbio cultural e/ou científico e os de dupla diplomação.
Confira abaixo algumas instituições internacionais conveniadas com o Centro Universitário FEI
O Centro Universitário FEI oferece, através de parceiros, a oportunidade dos seus alunos participarem de processos seletivos para bolsas de estudo no exterior. Veja alguns exemplos abaixo:
Life Idiomas:
https://lifeidiomas.com.br/
Telefone: (11) 96370-7589
Interessados enviar e-mail para iecat@fei.edu.br com as seguintes informações:
1. Nome
2. Nº de RA (matrícula da graduação)
3. Curso desejado
4. Nº de celular
5. Deseja realizar teste de nível?
Telefone: (11) 96370-7589| (11) 4353-2909
Responsabilidade técnica da Life Idiomas
Os cursos de língua Alemã na Karlsruhe Institute of Technology são divididos em níveis do básico ao avançado e são voltados para alunos acadêmicos/ Mestrando/Doutorando/Pós-Doc, que buscam adquirir conhecimento na língua para elaboração de seus materiais acadêmicos.
Saiba mais sobre o teste de nivelamento online e disponibilidade de horário dos cursos.
O mandarim tornou-se um idioma de extrema relevância no mercado mundial. No CLE, os instrutores possuem o mandarim como língua nativa e oferecem uma orientação bilíngue aos iniciantes e aulas 100% em mandarim para os níveis avançados.
Saiba mais sobre os requisitos e calendário dos cursos: http://www.clec.pu.edu.tw/tuition.aspx
A parceria do Centro Universitário FEI com a Aliança Francesa em 2015 possibilita o benefício de 20% de desconto nas mensalidades – Aprenda Francês pagando menos!
O Programa Intensivo de Lenguaje, Cultura e Inmérsion Social oferece um caráter interdisciplinar que integra o aprendizado do Espanhol como segunda língua com o estudo da cultura hispano-americana. Seus cursos têm duração de 4 a 8 semanas. Saiba mais!
Com mais de 20 anos de experiência no ensino de idiomas, a Universidad del Pacífico é uma das principais instituições de ensino onde aprender espanhol. Os estudantes internacionais devem ter um nível mínimo de espanhol B2 e terão acesso a dois níveis para aprender esse idioma.
Saiba mais!
Que tal participar de um curso gratuito de Espanhol por 2 semanas no México?
O Escritório de Relações Internacionais da Universidad Iberamericana Puebla oferece cursos gratuitos de 2 semanas aos alunos de universidades jesuítas ao redor do mundo.
Saiba mais!
O Campus UAB de Idiomas possui uma experiência de mais de 25 anos com cursos de espanhol para estrangeiros. Os cursos podem satisfazer as necessidades dos alunos de todos os níveis no idioma. Preencha o formulário da UAB para receber informações sobre o curso de línguas de verão.
A Universidade da Salamanca recebeu quase 1.600 alunos estrangeiros para fazer um dos mais antigos e tradicionais cursos de língua espanhola do mundo. Eles oferecem uma variedade de cursos diferenciados de língua espanhola desde Espanhol Técnico até os certificados esProBulats.
Podem se candidatar aos programas de intercâmbio os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário FEI, campi São Bernardo do Campo e São Paulo.
O candidato a ser selecionado e indicado pelo Centro Universitário FEI à instituição anfitriã deverá preencher, obrigatoriamente, os seguintes requisitos:
*Instituições de ensino superior podem exigir pontuação mínima em exame de proficiência na língua estrangeira.
Antes de iniciar a candidatura, o interessado deverá certificar-se que a instituição de destino oferece cursos na sua área de estudos e confirmar a disponibilidade de vagas.
Uma vez selecionada a instituição para a qual irá se postular, o estudante deverá apresentar todos documentos de candidatura listados abaixo à Coordenadoria de Relações Internacionais do Centro Universitário FEI, localizada no Prédio D - térreo - sala 07:
Caso necessário, o candidato deverá se responsabilizar por eventual tradução de documentos.
As instituições de destino podem solicitar documentos adicionais, não listados acima.
O intercâmbio semestral poderá ser renovado por igual período desde que o Centro Universitário FEI e a instituição de acolhimento concordem com a extensão do programa e permanência do aluno. Em alguns casos, a universidade de destino poderá exigir que o programa de intercâmbio seja anual.
1º semestre: 15 de setembro
2º semestre: 1 de abril
Não será aceita documentação incompleta ou fora do prazo.
O programa de intercâmbio funciona baseado no princípio da reciprocidade, e o número de vagas disponíveis na instituição anfitriã pode variar dependendo do número de alunos estrangeiros recebidos.
As instituições no exterior podem limitar a quantidade de vagas oferecidas.
Caso existam mais candidatos que o número de vagas disponíveis, o Centro Universitário FEI selecionará o aluno que será nomeado à instituição estrangeira com base nos seguintes critérios:
Os critérios acima não seguem uma ordem.
Durante o período de intercâmbio, o estudante continuará regularmente matriculado no Centro Universitário, com registro acadêmico "em intercâmbio", e deverá continuar pagando as mesmas taxas de matrícula e mensalidades à FEI, sem qualquer acréscimo. Com exceção de possíveis taxas administrativas do país ou universidade anfitriã, o participante do programa estará isento de pagamentos à instituição estrangeira.
Os custos de hospedagem, alimentação, seguro de saúde, passaporte, visto, passagem aérea e gastos pessoais são de responsabilidade do aluno.
Em alguns casos, para fins de migração, o aluno deverá apresentar uma declaração financeira emitida por um banco sediado no Brasil, indicando que o candidato possui condições de se manter no exterior.
Habitualmente estudantes atendem entre 3 (três) e 6 (seis) matérias por semestre no exterior, o que corresponde a carga horária integral na instituição de acolhimento.
Os alunos podem selecionar disciplinas visando a dispensa de matérias ou conteúdo complementar à formação na FEI;
Em qualquer dos casos, recomenda-se a busca de orientação acadêmica junto a professores, coordenadores e chefes de departamento;
A inscrição nas disciplinas indicadas dependerá de aprovação da instituição de destino, que avaliará a disponibilidade, grade horária e pré-requisitos existentes;
O aproveitamento de estudos é analisado individualmente pelos coordenadores de curso ou tutores acadêmicos - professores indicados, e a situação acadêmica do aluno é regularizada no regresso, mediante apresentação do histórico escolar original da instituição de destino com a relação e ementas das disciplinas cursadas e aprovadas (e qualquer material complementar requisitado para a análise de equivalências). As equivalências são concedidas por conteúdo das matérias e a FEI não garante progressão de ciclo no retorno.
O intercambista deverá informar seu Coordenador de Curso ou Tutor Acadêmico sobre eventuais mudanças no plano de curso que será atendido no exterior;
Ficará a cargo do aluno a responsabilidade de completar a sua formação no que diz respeito às matérias não dispensadas do programa da FEI, embora haja a recomendação de que o aluno atenda no exterior disciplinas específicas, contextualizadas, complementares a formação do aluno e que não seriam cursadas no Centro Universitário FEI;
Caso o estudante esteja matriculado no último ciclo (formando) no momento do início da viagem ao exterior, não poderá obter dispensa completa de ciclo por aproveitamento de estudos, devendo portanto atender parte das disciplinas do programa da FEI ao retornar para a instituição;
Todos os alunos, mesmo aqueles que não solicitarem o aproveitamento de estudos, deverão apresentar o histórico escolar original da instituição estrangeira.
A instituição de acolhimento no exterior resguarda o direito de admitir ou rejeitar as candidaturas dos alunos;
Após admitido pela instituição de acolhimento, o participante deverá, obrigatoriamente, contratar um seguro de saúde internacional válido em todo território de destino. Alguns países exigem seguros de saúde e apólices específicas;
Recomenda-se que o participante encaminhe à Coordenadoria de Relações Internacionais do Centro Universitário FEI uma cópia do visto de estudante, informe os dados de viagem e comunique sua chegada no país.
Não é permitida a chegada à instituição de destino fora do período estipulado pela mesma;
Os participantes estarão sujeitos às normas e regimento da instituição de destino, bem como a eventuais penalidades decorrentes do comportamento acadêmico e disciplinar;
Os casos não previstos serão decididos pela Reitoria.
E-mail: internacional@fei.edu.br
Telefone: +55 11 4353-2900 ramal: 2234
Prédio D – térreo – sala 07.
O Centro Universitário FEI mantém acordos internacionais para programas de dupla-diplomação, possibilitando que os participantes obtenham dois diplomas ao término do curso de graduação. Na prática, abrem novas oportunidades para o exercício acadêmico ou profissional no exterior, sem necessidade de revalidação de diploma. As equivalências curriculares das duas instituições permitem a outorga dos diplomas em menor tempo, garantindo a capacitação em tecnologia de ponta, a formação crítica e excelente qualidade de ensino.
O Centro Universitário FEI e o Institute Catholique d’Arts et Métiers, França, mantém acordo bilateral de colaboração para a realização de programas de duplo diploma em Engenharia, permitindo que estudantes realizem parte dos estudos nos campi de Lille, Paris, Toulouse ou Nantes.
Fundado em 1898 pela Companhia de Jesus, o ICAM permanece fiel à sua herança jesuíta e à visão do fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola. A educação jesuíta se esforça para buscar a verdade e formar cada aluno como pessoa solidária que assumirá a responsabilidade pelo mundo real. Os alunos são convidados a ter uma consciência educada da sociedade e da cultura, um senso de interrelacionamento e interligação, e um compromisso de agir pelos direitos dos outros.
O ICAM oferece programas de Engenharia, bem como diversos treinamentos e serviços na área. Oferecem aos alunos um ambiente educacional agradável por sua diversidade de pensamento e experiência, com o objetivo de incentivar um desenvolvimento pessoal. O corpo docente em tempo integral garante o papel de seguir e orientar os alunos ao longo dos anos, nos estudos e projetos.
Tem como objetivo obter novas ideias, melhores soluções e respostas vitais nas empresas e na vida cotidiana: um compromisso com a excelência, o currículo e as habilidades do ICAM.
Esta modalidade de intercâmbio está disponível para os alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.
Para participar é necessário ter completado na FEI 7 semestres dos cursos diurnos e 9 semestres dos cursos noturnos.
O convênio permite o intercâmbio de pesquisas na área de administração, com foco em Inovação, Organizações, Sustentabilidade e Interfaces destas áreas com temas da área de Marketing. A proposta contempla a cooperação de docentes no programa de doutorado do CNAM, facilitando a mobilidade de alunos e o desenvolvimento de parte das atividades de doutorado da instituição francesa no Brasil. Além disso, o convênio promoverá integração das pesquisas das duas instituições, aprimorando o relacionamento entre as comunidades científicas dos dois países.
O convênio é resultado de estudos preexistentes entre o mestrado em Administração da FEI e o Lipsor (Laboratório de Inovação, Estratégia e Organização), que pertence à instituição francesa. Credenciada como escola-sede pela Conservatoire National dês Arts et Métiers, a FEI será responsável por disponibilizar as instalações e o corpo docente brasileiro e também fará a seleção de alunos brasileiros para o doutorado que, como requisito básico, deverão falar francês. Os professores do curso de Administração irão desenvolver o programa das aulas em conjunto com os docentes franceses, utilizando recursos como a videoconferência.
O diploma será válido na França, mas o objetivo é futuramente promover o double degree(dupla validação). Assim que a FEI tenha estruturado seu próprio doutorado, o aluno obterá diploma validado nos dois países, defendendo a tese no Brasil e na França.
O Centro Universitário FEI oferece, em parceria com a Divisão Global do Santander Universidades, bolsas de estudos no exterior quem permitem a formação discente internacional em universidades estrangeiras conveniadas.
O Centro Universitário FEI está selecionando alunos de graduação dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharias de todos os campi, para o novo programa do Santander, que substituirá o Programa Ibero-americana Santander Universidades, em função da limitação de mobilidade estudantil no atual estado de pandemia da Covid-19, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
InscriçõesO Programa destinado a alunos de graduação e professores, a aprimorem seus conhecimentos no idioma e cultura espanhola, por meio de um curso de 3 semanas, com tudo custeado pelo Santander, em uma das instituições mais tradicionais da Europa - a Universidad de Salamanca.
Inscrições e ResultadosO Programa Ibero-Americanas premia os selecionados com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a 3 mil euros para promover o intercâmbio de um semestre acadêmico em uma das universidades conveniadas da FEI, presente na região da Ibero-América. Convênio estabelecido entre a FEI e a universidade de destino garante a isenção do pagamento de taxas acadêmicas no exterior. O valor do prêmio deve ser usado para cobrir parte dos custos com transporte, hospedagem e alimentação.
Inscrições e ResultadosGanhadores