Parcerias Internacionais

Estude no Exterior

A FEI mantém convênios de colaboração com instituições estrangeiras permitindo que a comunidade acadêmica tenha substanciais experiências no exterior. O atual mercado exige que profissionais possuam competências globais e sejam capazes de trabalhar de maneira respeitosa e eficiente com pessoas de diferentes culturas e idiomas. Visando oferecer novas oportunidades para a qualificação profissional e formação acadêmica da comunidade, o Centro Universitário FEI estabelece parcerias com instituições de ensino no exterior e promove diferentes projetos de colaboração internacional, incluindo os programas de intercâmbio cultural e/ou científico e os de dupla diplomação.

Contato

  • E-mail: internacional@fei.edu.br
  • Telefone: +55 11 4353- 2900 Ramal: 2234
  • Local: Campus São Bernardo do Campo - Prédio D - Térreo - Sala D0-02J

Contato

Life Idiomas: 
https://lifeidiomas.com.br/ 
Telefone: (11) 96370-7589

Interessados enviar e-mail para iecat@fei.edu.br com as seguintes informações:

1. Nome

2. Nº de RA (matrícula da graduação)

3. Curso desejado

4. Nº de celular

5. Deseja realizar teste de nível?

Telefone: (11) 96370-7589| (11) 4353-2909
Responsabilidade técnica da Life Idiomas


Idiomas

Exames de Proficiência


Cursos

Estágio no Exterior

O Centro Universitário FEI possui protocolo de intenções com a ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, que é a instituição responsável pelo gerenciamento do Programa IAESTE no Brasil. O Programa IAESTE oferece vagas de estágio no exterior para alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e recém-formados.

O período de duração do estágio é de 02 meses até 01 ano e todas as vagas de estágios presenciais oferecem uma bolsa para auxiliar o candidato mensalmente, durante o estágio, com os gastos de moradia, alimentação e transporte.

Ainda dá tempo de se candidatar para um estágio em 2024! Confira as vagas remanescentes:

https://www.abipe.org.br/estudantes/programa-iaeste/vagas-remanescentes

Todo o processo administrativo do Programa IAESTE é realizado pela ABIPE, interessados deverão entrar em contato através do endereço de e-mail: atendimento@abipe.org.br

Mais informações sobre o programa: www.abipe.org.br/estudantes/programa-iaeste

Intercâmbio Semestral

Confira aqui o REGULAMENTO DO INTERCÂMBIO SEMESTRAL com informações completas sobre todos os procedimentos.
Podem se candidatar aos programas de intercâmbio semestral os alunos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário FEI, campi São Bernardo do Campo e São Paulo, que atendam aos seguintes requisitos:

Pré-Requisitos do Candidato

O candidato a ser selecionado e indicado pelo Centro Universitário FEI à instituição anfitriã deverá preencher, obrigatoriamente, os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado no Centro Universitário FEI;
  • Apresentar média geral igual ou superior a 6,5 (seis e meio) até o semestre anterior à candidatura;
  • Manifestar compromisso de retornar ao Brasil após o período de estudos no exterior para conclusão dos estudos no Centro Universitário FEI;
  • Possuir proficiência no idioma do curso de destino, exigido pela universidade parceira;
  • É possível fazer o intercâmbio de estudos a partir do quarto semestre até o penúltimo semestre. No entanto, algumas universidades parceiras exigem que o aluno tenha completado dois anos da graduação na FEI, neste caso o intercâmbio só poderá ser realizado a partir do quinto semestre. Não é permitido realizar o intercâmbio no último semestre.

Processo de Candidatura

Para participar do processo de candidatura do Programa de Intercâmbio Semestral o aluno deverá:

I. Antes de iniciar o processo de candidatura, certificar-se de que a instituição de destino oferece cursos na sua área de estudos;

II. Entrar em contato com a Coordenadoria de Relações Internacionais e verificar a disponibilidade de vagas para a instituição de destino;

III. Uma vez selecionada a instituição para a qual irá se postular, enviar todos os documentos de candidatura listados abaixo à Coordenadoria de Relações Internacionais, através do endereço eletrônico internacional@fei.edu.br:

  • Formulário de Inscrição FEI (ver Anexo I);
  • Termo de Compromisso (ver Anexo II);
  • Ficha de Inscrição da Instituição de destino;
  • Cópia da página de identificação do passaporte, com validade para todo o período de estudos no exterior;
  • Histórico Escolar com a média geral das disciplinas cursadas (em português ou inglês, dependendo do destino);
  • Carta de Apresentação/Motivação (no idioma da universidade anfitriã);
  • Currículo (no idioma da universidade anfitriã);
  • Comprovante do nível de idioma exigido pela universidade anfitriã;
  • 2 fotos 3x4;

IV. Caso necessário, o candidato deverá se responsabilizar por eventual tradução de documentos;

V. As instituições de destino podem solicitar documentos adicionais, não listados acima


Prazo para Candidaturas

O discente da graduação ou pós-graduação interessado em participar do programa de intercâmbio semestral deverá enviar a candidatura para a Coordenadoria de Relações Internacionais, através do endereço de e-mail internacional@fei.edu.br, nos seguintes prazos:

I. Candidaturas para realizar o intercâmbio no 1º semestre (fevereiro – junho): 15 de setembro;

II. Candidaturas para realizar o intercâmbio no 2º semestre (julho – dezembro): 15 de março.



Dupla-Diplomação

O Centro Universitário FEI mantém acordos internacionais para programas de dupla-diplomação, possibilitando que os participantes obtenham dois diplomas ao término do curso de graduação. Na prática, abrem novas oportunidades para o exercício acadêmico ou profissional no exterior, sem necessidade de revalidação de diploma. As equivalências curriculares das duas instituições permitem a outorga dos diplomas em menor tempo, garantindo a capacitação em tecnologia de ponta, a formação crítica e excelente qualidade de ensino.


  • L'Institut Catholique d'Arts et Métiers - ICAM (França)
  • O Centro Universitário FEI e o Institute Catholique d’Arts et Métiers, França, mantém acordo bilateral de colaboração para a realização de programas de duplo diploma em Engenharia, permitindo que estudantes realizem parte dos estudos nos campi de Lille, Paris, Toulouse ou Nantes.

    Fundado em 1898 pela Companhia de Jesus, o ICAM permanece fiel à sua herança jesuíta e à visão do fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola. A educação jesuíta se esforça para buscar a verdade e formar cada aluno como pessoa solidária que assumirá a responsabilidade pelo mundo real. Os alunos são convidados a ter uma consciência educada da sociedade e da cultura, um senso de interrelacionamento e interligação, e um compromisso de agir pelos direitos dos outros.

    O ICAM oferece programas de Engenharia, bem como diversos treinamentos e serviços na área. Oferecem aos alunos um ambiente educacional agradável por sua diversidade de pensamento e experiência, com o objetivo de incentivar um desenvolvimento pessoal. O corpo docente em tempo integral garante o papel de seguir e orientar os alunos ao longo dos anos, nos estudos e projetos.

    Tem como objetivo obter novas ideias, melhores soluções e respostas vitais nas empresas e na vida cotidiana: um compromisso com a excelência, o currículo e as habilidades do ICAM.

    Esta modalidade de intercâmbio está disponível para os alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

    Para participar é necessário ter completado na FEI 7 semestres dos cursos diurnos e 9 semestres dos cursos noturnos.

Intercâmbio de Curta Duração

Os intercâmbios de curta duração, normalmente oferecidos nos meses de janeiro e julho (Summer/Winter Programs), são uma ótima opção para aperfeiçoar um conhecimento específico e desenvolver competências interculturais.

Esta modalidade de intercâmbio não faz parte dos acordos que o Centro Universitário FEI possui com as universidades parceiras. Pois estes documentos são tratativas exclusivas para o estudo de um semestre acadêmico (ou dupla diplomação) em cursos de graduação.

No entanto, algumas universidades parceiras e instituições oferecem intercâmbio de curta duração para alunos internacionais, mediante o pagamento de taxas. Caso você tenha interesse em participar, o processo de candidatura (application), esclarecimento de dúvidas e o pagamento das taxas, deverá ser diretamente com os responsáveis pela oferta do programa.

SUMMER PROGRAM AT UNIVERSITY OF TENNESSEE, KNOXVILLE (EUA)

O Lean Enterprise Systems Program é uma experiência multicultural, com a participação de diversas instituições e que já contou com mais de 950 alunos de graduação, de países como: México, Brasil, Arábia Saudita, Bangladesh e EUA. Esta iniciativa, do Departamento de Engenharia Industrial e de Sistemas da Universidade do Tennessee, oferece conteúdo acadêmico que ensina o conceito de Lean Enterprise, metodologia que auxilia no uso inteligente dos recursos disponíveis.

O programa inclui um conjunto completo de experiência enquanto os participantes trabalham em projetos industriais em empresas, com soluções para problemas reais. Além disso, também possibilita a visitação de diferentes organizações como Amazon, Toyota e John Deere, onde aprendem sobre as melhores práticas desenvolvidas nessas instalações e o alcance transfronteiriço das operações que eles realizam todos os dias.

Para participar do programa, que será realizado de 01 a 27 de julho, é necessário comprovar o conhecimento do idioma inglês através de exames de proficiência (IELTS ou TOEFL). Alunos que não possuem o exame, poderão realizar uma entrevista durante o processo de aplicação para o programa. Para mais informações, esclarecimento de dúvidas e inscrição entre em contato com o coordenador do programa na Universidade do Tennessee, professor Dr. Guilherme Zuccolotto (gzuccolo@utk.edu). Clique aqui para conferir a programação.

SUMMER SCHOOLS AT THE UNIVERSITY OF DUNAÚJVÁROS

A Universidade de Dunaújváros, localizada na Húngria, oferece programas no idioma inglês e focados em conhecimentos específicos. Na última edição, ocorrida em julho de 2023, os programas ofertados foram:

  • Summer School on Globalization, International Management and Sustainability
  • Summer School on Construction and Maintenance of Nuclear Power Plants
  • Summer School on Packing and Covering Problems in Discreet Geometry

As informações sobres os programas (conteúdo, valores e processo de aplicação) que serão ofertados em julho de 2024 estarão disponíveis em breve no site: https://www.uniduna.hu/en/summer-school/general-information

Universidades Parceiras

Contato

E-mail: internacional@fei.edu.br 
Telefone: +55 11 4353-2900 ramal: 2234
Prédio D – térreo – sala 07.

Programa Intercampus Virtual AUSJAL – PIVA

  • Programa Intercampus Virtual AUSJAL (PIVA), promovido pela Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL), foi criado para promover o intercâmbio estudantil por meio de cursos virtuais. Alunos e professores interagem com diferentes realidades e culturas, sem os limites de tempo e espaço. Isso permite a ampliação da internacionalização das universidades e a diversificação da oferta educativa, expandindo as suas fronteiras. Através do PIVA, estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu) do Centro Universitário FEI poderão se inscrever para cursar gratuitamente uma disciplina online, no primeiro semestre de 2024, em uma das universidades parceiras.
  • Clique aqui e confira o edital para inscrição no programa!. Para acessar o catálogo de disciplinas disponíveis, clique aqui.

Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) – França

O convênio permite o intercâmbio de pesquisas na área de administração, com foco em Inovação, Organizações, Sustentabilidade e Interfaces destas áreas com temas da área de Marketing. A proposta contempla a cooperação de docentes no programa de doutorado do CNAM, facilitando a mobilidade de alunos e o desenvolvimento de parte das atividades de doutorado da instituição francesa no Brasil. Além disso, o convênio promoverá integração das pesquisas das duas instituições, aprimorando o relacionamento entre as comunidades científicas dos dois países.

O convênio é resultado de estudos preexistentes entre o mestrado em Administração da FEI e o Lipsor (Laboratório de Inovação, Estratégia e Organização), que pertence à instituição francesa. Credenciada como escola-sede pela Conservatoire National dês Arts et Métiers, a FEI será responsável por disponibilizar as instalações e o corpo docente brasileiro e também fará a seleção de alunos brasileiros para o doutorado que, como requisito básico, deverão falar francês. Os professores do curso de Administração irão desenvolver o programa das aulas em conjunto com os docentes franceses, utilizando recursos como a videoconferência.

O diploma será válido na França, mas o objetivo é futuramente promover o double degree(dupla validação). Assim que a FEI tenha estruturado seu próprio doutorado, o aluno obterá diploma validado nos dois países, defendendo a tese no Brasil e na França.

Santander Superamos Juntos – 2020

Inscrições & Informações


Bolsas de Estudos

O Centro Universitário FEI oferece aos seus alunos, através de parceiros, possibilidades de participação em processos seletivos para bolsas de estudo no exterior.

Dúvidas: internacional@fei.edu.br

A Coordenadoria de Relações Internacionais ressalta que, existem oportunidades de bolsas no exterior que são oferecidas por governos ou organizações. As modalidades variam desde estudo, pesquisa, estágio, cursos de curta duração até mestrado e doutorado. Para esclarecer dúvidas, leia com atenção os editais e entre em contato com a organização responsável pela oferta da bolsa.

Confira alguns exemplos:

• Estados Unidos:
Fulbrigth: https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/

• Reino Unido:
British Council: https://www.britishcouncil.org.br/estude-reino-unido/bolsas-de-estudos
Royal Society: https://royalsociety.org/grants-schemes-awards/grants/

• Alemanha:
DAAD: https://www.daad.org.br/pt/bolsas/busca/

• Canadá:
https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/index.aspx?lang=eng

• FundaçãoCarolina:
https://www.fundacioncarolina.es/formacion/presentacion/

• Santander Open Academy:
https://www.santanderopenacademy.com/pt_br/scholarships.html

Santander Superamos Juntos – 2020

Inscrições & Informações

Receba as nossas notícias