Graduação

Engenharia de Robôs

    Período

  • Diurno

    Duração

  • 10 Semestres (D)

    Localização

  • São Bernardo do Campo

    Mensalidade

  • R$ 3.379,00 (D)
  • Valor válido para 2024

Conheça o curso de Engenharia de Robôs

Na FEI você vai fazer o único curso de graduação de Engenharia de Robôs que existe no Brasil. Com os avanços da robótica e sua perspectiva de crescimento nos próximos anos, percebemos que ela havia evoluído tanto que necessitava uma engenharia específica.

Novas concepções de produção e de produtos começam a surgir, os robôs saem de suas grades de proteção e bases fixas, se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas. A robótica móvel inteligente, colaborativa, interativa e cooperativa é uma realidade. Esta tendência mundial avança para uma nova competência profissional: o engenheiro de robôs ou Engenheiro de Robótica.

Quando você escolhe fazer Engenharia de Robôs na FEI, determina alcançar novos patamares de formação, investindo em um curso voltado para o profissional que projeta, especifica e desenvolve robôs para as mais diversas atividades.

Aqui você vai trabalhar com robôs manipuladores, móveis, autônomos e inteligentes, industriais, comerciais, domésticos, de serviço, para entretenimento ou outras aplicações, envolvendo e compartilhando os conhecimentos e competências das áreas de mecânica, eletrônica, computação, automação e controle.

Nosso projeto pedagógico incentiva pensar em soluções inovadoras e gerenciar projetos para os grandes desafios da sociedade mundial atual:



Vamos formar engenheiros com sólidos conhecimentos em engenharia e matemática, que desenvolvem uma percepção global e interdisciplinar da robótica. Têm visão crítica, criativa e inovadora, baseados em pesquisas científica e tecnológica, conscientes de sua influência na prática profissional e impactos na sociedade e no meio ambiente.
A base deste novo empreendimento da FEI são seus cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação e Controle, que oferecem e compartilham 70% das disciplinas de Engenharia de Robôs.
Com a implantação do curso, queremos formar os mais competentes profissionais do mercado, que irão avançar com a tecnologia robótica no Brasil e no mundo.

Disciplinas


  • A inovação, na FEI, é baseada em conhecimento e pesquisa:

    • Promovemos e incentivamos as pesquisas científicas e tecnológicas, que colocam você em posição de liderança na aquisição do conhecimento, com atualização constante dos contextos complexos que envolvem tecnologia.
    • Praticamos a cultura da inovação, que permeia os cursos e o ambiente universitário.
    • As pesquisas realizadas e nossos parceiros estão na vanguarda do desenvolvimento científico e tecnológico nacional e mundial.

    Desenvolvemos cooperação e convênios entre empresas, órgãos públicos e instituições internacionais, proporcionando a você contato direto com o mercado de trabalho e engajamento global.

    Na área da robótica, a indústria, o comércio e outros modelos de negócios necessitam fazer o avanço de suas máquinas para a indústria 4.0, com profissionais competentes que desenvolvam robôs de serviços, que possam ser confiáveis no relacionamento cada vez mais eminente com os seres humanos. A FEI investe na excelência do ensino e em pesquisa científica e tecnológica para que você projete cenários futuros!

  • Local Campus São Bernardo do Campo - SP
    Duração 10 semestres (Curso diurno)
    Habilitação Engenharia de Robôs 4.034 horas aula
      100 horas de atividades complementares
      160 horas de estágio supervisionado
      Carga horária total: 4.294 horas


    Todos os cursos de Engenharia têm, no currículo, um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos, que caracterizam a modalidade escolhida.

    No curso de Engenharia de Robôs, as disciplinas de conteúdos básicos e profissionalizantes estão dispostas em um núcleo comum às engenharias, enquanto as disciplinas de conteúdo específico estão dispostas em outro núcleo.


    A carga de aulas do curso está dividida em:

    • Disciplinas do núcleo comum de Engenharia: 1800 horas
    • Disciplinas específicas: 2234 horas, sendo:
       o Disciplinas obrigatórias: 2034 horas
       o Disciplinas optativas: 134 horas
       o Disciplinas eletivas: 66 horas

    Disciplinas optativas são disciplinas que podem ser escolhidas pelo aluno e que estão previstas na grade curricular do curso. Disciplinas eletivas são disciplinas que também podem ser cursadas à livre escolha do aluno, mas que não estão descriminadas nas grades dos cursos, podendo ser cursadas na FEI ou em um curso reconhecido de outra instituição de ensino superior. Para completar a carga horária total do curso, os alunos realizam Atividades Complementares e Estágio Curricular Supervisionado.

  • Temos uma visão contemporânea do ensino da engenharia, uma nova e arrojada proposta de mudança dos processos tradicionais de aprendizagem:

    • foco em metodologias ativas
    • ferramentas didáticas inovadoras
    • novas estratégias de avaliação de competências e conhecimentos

    Trabalhamos com um ecossistema de ensino-aprendizagem que:

    • favorece o desenvolvimento do perfil protagonista
    • promove autonomia intelectual
    • potencializa a capacidade de aprender a aprender

    Nossos alunos adaptam-se perfeitamente às demandas futuras e imprevisíveis. Eles têm o domínio do processo criativo e otimizam a mobilização de conhecimentos e execução de projetos em soluções com potencial disruptivo e de alto valor social.

  • Fórmula FEI Elétrico

    Fórmula FEI Elétrico

    O Fórmula FEI Elétrico é um projeto que coloca os alunos em sintonia com a mesma tecnologia empregada atualmente nos carros elétricos e na indústria automobilística. Os alunos que integram o projeto são desafiados a desenvolverem um sistema de propulsão (motor elétrico, inversor de frequência e baterias) além de soluções inovadoras e criativas em outros subsistemas do veículo tais como freios, suspensão, direção, chassis e transmissão.

    Saiba mais

  • pace fei

    Pace fei

    O Centro Universitário da FEI é uma, das duas universidades brasileiras, que participam deste programa global que tem como o objetivo principal colaborar com o desenvolvimento do setor automotivo, formando mão de obra qualificada e atualizada com as mais modernas tecnologias utilizadas. Neste biênio a FEI pertence ao time 8 que envolve as faculdades de ITESM-Toluca (México), Universidad Iberoamericana (México), College For Creative Studies (EUA), University of Puerto Rico Mayaguez (EUA).

  • Você poderá trabalhar nas indústrias no mundo todo, que hoje já são muitas e devem se multiplicar exponencialmente até a próxima década, exigindo a contratação de mão de obra qualificada.

    Você terá formação profissional para ser pioneiro na criação de empresas de robótica no Brasil e na América Latina.

    A robótica atrai a atenção e investimentos de setores importantes da economia mundial. Gigantes do setor automobilístico e de tecnologia investem pesado na robótica e em empresas de ponta do setor. Muitas empresas de serviços, agricultura, segurança, entre outras, têm procurado robôs para executarem funções e tarefas de forma autônoma.

    As demandas por novas tecnologias robóticas, que antes ficavam restritas às indústrias de grande porte, chegam agora até nossas casas e automóveis, ao pequeno agricultor, aos pequeno e médio empresários, às salas cirúrgicas e a tantas outras aplicações, expandindo o campo de atuação dos alunos da Engenharia de Robôs da FEI.

QUERO ME INSCREVER!

Por que criamos o primeiro curso de Engenharia de Robôs do Brasil

Em sintonia com os atuais movimentos do ensino superior em busca da inovação e atuando há muitos anos em pesquisas em robótica, a FEI compreendeu a necessidade de um curso de graduação para formar profissionais aptos a lidar com a tecnologia dos robôs.

Já temos programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica, que se desenvolvem em três linhas de pesquisa e uma delas, Inteligência Artificial Aplicada à Automação e Robótica (a área mudou de nome em 2017 e passou a incluir robótica no nome), está diretamente relacionada com a área do curso de Engenharia de Robôs. Desse modo, nos pareceu importante formar profissionais em sua primeira etapa de estudos, a graduação, incentivando seu posterior ingresso nos programa de Mestrado e Doutorado, incrementando as pesquisas na área.

Esta relação entre graduação e pós-graduação dá sustentabilidade científica e tecnológica à formação do futuro profissional, tanto estimulando-o para a vida acadêmica e científica como preparando-o para as mudanças de tecnologia recorrentes em um mercado de trabalho exigente e dinâmico como o de Engenharia de Robôs. A formação continuada confere a nossos alunos o papel de protagonistas nas pesquisas para a promoção uma sociedade ainda melhor.

Nosso campus está situado em uma região com diversas indústrias de ponta, o ABC paulista é uma das áreas mais robotizadas do país. Todos os segmentos estão passando por uma reestruturação que demanda a necessidade das chamadas fábricas inteligentes, também conhecida como indústria 4.0. Desse modo, a parceria desenvolvida entre a FEI e essas empresas também incentivou a criação da Engenharia de Robôs.

Nos últimos 3 anos, muitos eventos nacionais têm incentivado jovens e crianças a se inserirem no mundo da robótica autônoma e inteligente:

o Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
o Mostra Nacional de Robótica (MNR)
o Competição Brasileira de Robótica (CBR) - categorias júnior
o First Lego League (FLL)

Na OBR, em 2018, foram 4.000 equipes inscritas, com aproximadamente 15 mil alunos de todos os estados brasileiros projetando, construindo e programando seus robôs autônomos. Mais de 150 mil alunos já realizaram provas teóricas sobre robótica, aplicadas desde o 1º ano do fundamental até o 3º ano do ensino médio. Outros 10 mil estudantes competiram na FLL, em desafios de robótica autônoma. Esses alunos, motivados e incentivados a aprender, vivenciar e deslumbrar a robótica desde pequenos, estão chegando às universidades. Nosso curso de Engenharia de Robôs insere-se neste contexto como a alternativa viável para esses jovens interessados em se profissionalizar na área.

Relações Internacionais

O Centro Universitário FEI mantém acordos de cooperação com instituições estrangeiras, que permitem aos alunos a formação técnica e multicultural exigida pelo mercado global, além de parcerias e programas de mobilidade acadêmica para a realização de intercâmbios.

Saiba mais

Programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Didática e de Ações Sociais

Os programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Iniciação Didática e de Ações Sociais de Extensão visam iniciar alunos de bom rendimento acadêmico na metodologia científica aplicável às áreas: científica, tecnológica, didática ou de ação social.

Saiba mais

Júnior FEI

Administrada e constituída totalmente por alunos da graduação, um dos objetivos da Júnior FEI é envolver os alunos que são membros da empresa em projetos de inovação, tecnologia, gestão e desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Alunos de qualquer curso podem fazer parte da Junior FEI.

Saiba mais

QUERO ME INSCREVER!

Programa de Bolsas de Estudos

Um setor especial atende os alunos que necessitam de bolsas, apoiando seu ingresso no ensino superior, e também os alunos regularmente matriculados que possam ter dificuldades financeiras de se manter no curso. O objetivo é oferecer um local de apoio, orientação e acompanhamento da permanência na vida universitária. Venha conversar conosco se precisar!

Saiba mais



Coordenador do Curso

Novo Plano Pedagógico

Clique aqui para visualizar!

Mais Informações

Você deve concordar, antes de continuar.

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?






OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita


Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Mais informações

Deixe seus Dados