Graduação

Ciência da Computação

Inscreva-se no Vestibular!

    Período

  • Noturno*

    Duração

  • 8 Semestres

    Localização

  • São Bernardo do Campo

    Mensalidade

  • R$ 1.742,00*

Mais informações sobre o curso

Clique Aqui

Agende a sua visita

Clique Aqui

informações cadastradas com sucesso!

Conheça o Curso de Ciência da Computação


A evolução da tecnologia e da informática correm em ritmos assustadores. Porém, junto a esse avanço, existe um crescimento também na demanda por profissional de Computação. Só que muitas vagas geralmente não são preenchidas por falta de profissionais habilitados e qualificados. Atento a essa deficiência do mercado e principalmente às tendências de futuro nas áreas tecnológicas, o curso de bacharelado em Ciência da Computação do Centro Universitário FEI tem se moldado a cada ano justamente para atender a essa demanda.

Tecnologias que já são realidade nos dias atuais, como IoT (Internet das Coisas), interconectividade, inteligência artificial e tendências do futuro na área fazem parte da estrutura de ensino do curso da FEI, que tem entre alguns de seus objetivos formar profissionais aptos para trabalhar com desenvolvimento, definição e geração de programas de computador e projetos em Tecnologia da Informação, permitindo ao bacharel criar e gerir software para diversas áreas, como computação gráfica, comércio, indústria e entretenimento, além de aplicativos e plataformas computacionais.

Repleto de atividades práticas e projetos em laboratórios de alto nível, o aluno aprende tudo sobre o funcionamento de computadores e o desenvolvimento de grandes sistemas computacionais, alinhados ao que há de mais moderno e inovador no mundo da tecnologia móvel e interativa.

O curso ainda oferece a oportunidade de os alunos participarem de projetos de iniciação, que os introduzem na área de pesquisa científica ou tecnológica e possibilita o aprendizado prático, aumentando ainda mais o nível de conhecimento. Além disso, podem participar de competições como a RoboCup e a Maratona de Programação, eventos que reúnem os melhores programadores. São oportunidades de aprendizado extracurriculares que qualificam o aluno a atuar em diversas áreas da computação, sempre visando grandes sistemas computacionais com eficiência e usabilidade.

Coordenador

Flavio Tonidandel

Email: flaviot@fei.edu.br

Minicurrículo Lattes CV

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é professor tempo integral do Centro Universitário FEI e coordenada o Curso de Ciência da Computação na mesma instituição. Tem experiência na área de Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Inteligência Artificial e Robótica. Desde 2003 participa e coordena o grupo de pesquisa em Robótica RoboFEI. Apaixonado por robótica móvel e inteligente, é membro do Conselho Superior da OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica desde sua criação em 2007 e foi Coordenador Nacional da OBR em 2013 e 2014. Coordenou a Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação entre 2010 e 2014; Foi Co-General Chair da RoboCup 2014 realizada no Brasil; Membro do Comitê Latino-Americano de Robótica da IEEE-RAS; Membro do Comitê Executivo (EXEC) da categoria SSL - Small Size League (2017-2020) da RoboCup Federation; Organizou e Coordenou vários simpósios, congressos e competições científicas de robótica pelo país. Possui vários artigos nacionais e internacionais publicados nas principais áreas de interesse: Planejamento de Ações, Raciocínio Baseado em Casos, Automação Residencial inteligente, Interação Humano-Robô Inteligente e Robôs Móveis Autônomos.

Infraestrutura - Ciência da Computação

  • Reconhecido pelo MEC

    Decreto nº 72.012 29/03/1973
    Veja como o curso foi avaliado!

  • Guia do Estudante

    4 Estrelas
    Campus São Bernardo do Campo

  • Avaliação Folha RUF

    Considerado como o melhor do ABC na avaliação geral e 5º do país entre as instituições particulares.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o bacharel em Ciência da Computação, bem como para cursos envolvidos com TI (Tecnologia da Informação), não poderia estar melhor. Há muitas ofertas de empregos e essas vagas, geralmente, não conseguem ser totalmente preenchidas por falta de profissionais habilitados. Nossos alunos têm sido admitidos, em grande parte, por empresas prestadoras de serviços em TI, do ramo de desenvolvimento de softwares, consultoria e também por empresas que não são diretamente ligadas à computação, mas que absorvem profissionais para seus departamentos de TI e processamento de dados. O mercado também está propício para o egresso de Ciência da Computação que tem o perfil empreendedor. Empresas de desenvolvimento de aplicativos para mobile, serviços de automação digital ou mesmo start-ups disruptivas com soluções em softwares criativos e inovadores, são muito benvindas no mercado atual e por vezes tomam lugar de destaque no mundo corporativo.

De fato, por ter um campo de atuação amplo, o bacharel em Ciência da Computação pode trabalhar, entre muitas posições, como desenvolvedor de softwares, analista de sistemas, gerente de projetos em TI, ou ser dono da sua própria empresa de software, além de prestar consultoria ou serviços de informática. Embora haja um vasto campo com diversas ofertas de emprego, somente profissionais com conhecimentos sólidos e abrangentes, que sejam proativos e que saibam trabalhar e liderar grupos, conseguem essas vagas ou criar empresas inovadoras. Grande parte de nossos alunos tem tido sucesso neste mercado que, embora cada vez mais aberto, também se torna cada vez mais exigente. Em suma, o mercado em TI está em alta – há muitas vagas, poucos bons profissionais e perspectivas de um futuro promissor e importante para o desenvolvimento brasileiro e mundial. Vale muito a pena seguir a carreira de T.I., fazer o curso de Ciência da Computação da FEI e se tornar, não só protagonista do próprio futuro, como também ajudar a revolucionar o mundo com ideias e soluções criativas e inovadoras.

Disciplinas

Noturno

Clique nos ciclos abaixo para mais detalhes:

CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

Funções reais a valores reais. Domínio, gráfico e imagem. Funções polinomial de primeiro e segundo grau, modular, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Limites. Derivadas. Aplicações das derivadas

  • Código:
    CA1111
  • Coordenação:
    ANTONIO JOSE MARTINS NETO
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

FUNDAMENTOS DE ALGORITMOS

FUNDAMENTOS DE ALGORITMOS

Introdução e conceitos básicos de Algoritmos. Noções sobre bases de numeração (decimal, binária, hexadecimal). Noções sobre arquitetura básica de computador e memória principal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição. Modularização. Tipos de dados estruturados homogêneos.

  • Código:
    CC1612
  • Coordenação:
    LUCIENE CRISTINA ALVES RINALDI
  • Carga Horária Total:
    120 Horas

DESENVOLVIMENTO WEB

DESENVOLVIMENTO WEB

Introdução à Computação e a Internet, Noção de Redes de Computadores, Estrutura Cliente-Servidor, Princípios e estrutura Web, Programação Script, Linguagem de marcação, Templates, tendências Web, API´s, paradigma MVC.

  • Código:
    CC1620
  • Coordenação:
    DANILO HERNANI PERICO
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA

O sentido do trabalho humano: objetivo e subjetivo. Conceitos sociológicos para compreender a realidade social. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A Sociedade Globalizada: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais: menos organização e mais conectividade, trabalho material e imaterial, dilemas entre o público e o privado. Multiculturalismo e pluralidade: heranças culturais indígenas, africanas, europeias e asiáticas na cultura brasileira. A Revolução Informacional e a Sociedade em Rede. O Ócio criativo: trabalho e lazer. A Política Nacional de Informática. Novas Tecnologias de comunicação e informação e seu impacto sobre a cultura e a sociedade.

  • Código:
    CS1110
  • Coordenação:
    DIEGO GENU KLAUTAU
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

COMUNICAÇAO E EXPRESSAO

COMUNICAÇAO E EXPRESSAO

Linguagem; Linguagem Conotativa e Denotativa; Gêneros Textuais; Texto Dissertativo; Organização de Ideias; Interpretação de texto; Elaboração de textos técnicos e dissertativos; Normas da ABNT (citações e referências).

  • Código:
    CS1711
  • Coordenação:
    RAUL CESAR GOUVEIA FERNANDES
  • Carga Horária Total:
    80 Horas
16 Teóricas / 4 Práticas
Total de Aulas Semanais: 20

CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

Integrais indefinidas. Métodos de integração. Integrais definidas e aplicações. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Diferenciabilidade, Plano Tangente, Gradiente, Máximos e mínimos de funções de duas variáveis reais. Multiplicadores de Lagrange. Coordenadas polares. Curvas parametrizadas. Conjunto de Nível.

  • Código:
    CA2121
  • Coordenação:
    SILVANA ZACARELLI
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

GEOMETRIA ANALÍTICA

GEOMETRIA ANALÍTICA

Matrizes. Sistemas Lineares. Vetores. Bases. Mudança de bases. Produtos escalar, vetorial e misto e aplicações. Equações das retas e dos planos. Posição relativa. Distâncias.

  • Código:
    CA2211
  • Coordenação:
    TIAGO ESTRELA DE OLIVEIRA
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

TEORIA DOS GRAFOS

TEORIA DOS GRAFOS

Indução matemática, recursividade, definição de grafos: simples, completo, orientado, conexo e planar. Isomorfismo. Caminhos e circuitos. Subgrafos. Grafos eulerianos. Árvores. Grafos hamiltonianos. Coloração. Planaridade. Representação matricial de grafos, Grafos Infinitos. Modelagem de problema em grafos.

  • Código:
    CA2330
  • Coordenação:
    ANTONIO JOSE MARTINS NETO
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS

DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS

Strings, recursividade, subprogramas e funções, ponteiros, alocação dinâmica, arquivos (texto e binário), passagem de parâmetros por referência, bibliotecas estáticas e compartilhadas.

  • Código:
    CC2632
  • Coordenação:
    GUILHERME ALBERTO WACHS LOPES
  • Carga Horária Total:
    120 Horas

INTRODUÇAO A FISICA CLASSICA

INTRODUÇAO A FISICA CLASSICA

Cinemática Escalar e Vetorial, Leis de Newton, Trabalho e Energia, Conservação de Energia Campo e Potencial elétricos, magnetismo, grandezas elétricas, circuitos elétricos

  • Código:
    CF2111
  • Coordenação:
    SIMONE CAMARGO TRIPPE
  • Carga Horária Total:
    120 Horas

FILOSOFIA

FILOSOFIA

Realismo: conceito e o método de conhecimento; a reflexão sobre a própria experiência (investigação existencial); a experiência elementar. Razão e Razoabilidade: conceito; a razão instrumental e o uso redutivo da razão; a certeza moral e o método de conhecimento por fé. A incidência da moralidade na dinâmica do conhecer: a unidade da pessoa (razão e sentimento); a hipótese de uma razão sem interferências. A experiência humana: eu-em-ação e o compromisso com a vida; a desproporção estrutural à resposta total e o eu como promessa.

  • Código:
    CS2310
  • Coordenação:
    RAFAEL MAHFOUD MARCOCCIA
  • Carga Horária Total:
    40 Horas
20 Teóricas / 4 Práticas
Total de Aulas Semanais: 24

CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III

CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III

Regra da Cadeia,. Significado do Gradiente, Derivadas Direcionais, Campos de Vetores, Coordenadas cilíndricas e esféricas. Matrizes Jacobianas. Integrais Múltiplas. Integral de Linha, Equações diferenciais ordinárias (EDO). Soluções de EDOs.

  • Código:
    CA3131
  • Coordenação:
    ELISA YOSHIKO TAKADA
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

ORIENTAÇÃO A OBJETOS

ORIENTAÇÃO A OBJETOS

Introdução a programação orientada a objetos (POO), Conceitos e codificações de Classes e Objetos, Construtores, Encapsulamentos, Modificadores de acesso, introdução à UML; Heranças, polimorfismo, Agregação, Upcasting/Downcasting, sobrecarga de métodos, sobrecarga de construtor, classes abstratas, interfaces, sobrecarga de operadores, Metaclasses.

  • Código:
    CC3642
  • Coordenação:
    DANILO HERNANI PERICO
  • Carga Horária Total:
    120 Horas

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES

Funcionamento da Internet e sua estrutura física e lógica , topologias de rede, conceitos de protocolos, modelo OSI, redes locais, conceitos de comutação (switching) e organização de redes locais, redes sem fio, interconexões de redes, protocolo IP, roteamento IP, protocolos TCP/IP, introdução aos protocolos de aplicação web.

  • Código:
    CE3312
  • Coordenação:
    RODRIGO FILEV MAIA
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

SISTEMAS DIGITAIS

SISTEMAS DIGITAIS

Sistemas Numéricos, Funções Booleanas, aritmética binária, representação numérica, minimização de funções, portas lógicas, multiplex e Demultiplex, Codificadores e Decodificadores. contadores, registradores, Circuitos Combinatórios. Minimização e Otimização de Funções Combinatórias. Análise e Síntese de Componentes Seqüenciais e de Memória. Circuitos Seqüenciais Síncronos e Assíncronos. Modelo de Máquinas de Estado Finito (FSM).

  • Código:
    CE3512
  • Coordenação:
    VALTER FERNANDES AVELINO
  • Carga Horária Total:
    120 Horas

TOPICOS DE OPTICA E FISICA MODERNA

TOPICOS DE OPTICA E FISICA MODERNA

Ondas eletromagnéticas, óptica, quantização de energia, condutividade elétrica, semicondutores e condutividade térmica.

  • Código:
    CF3121
  • Coordenação:
    JESSICA FLEURY CURADO
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

ENSINO SOCIAL CRISTÃO

ENSINO SOCIAL CRISTÃO

Natureza do Ensino Social Cristão. O Princípio Personalista e a dignidade da Pessoa humana. Direitos humanos: fontes do direito e situação internacional. Questões de bioética à luz do princípio personalista. Princípio da Solidariedade: a dimensão pessoal e social da caridade; relação entre justiça e caridade. Princípio da Subsidiariedade: o papel do Estado e a importância dos organismos intermediários na sociedade. Liberdade religiosa como condição para a democracia. O valor da política e da participação para o aperfeiçoamento da democracia. Relações entre moral e economia. A questão do trabalho humano. A Solidariedade como critério para as relações econômicas e o desenvolvimento integral.

  • Código:
    CS3320
  • Coordenação:
    FABIO LACERDA MARTINS DA SILVA
  • Carga Horária Total:
    40 Horas
18 Teóricas / 6 Práticas
Total de Aulas Semanais: 24

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV

Sequencias. Séries. Critérios de convergência. Séries de potência. Séries de Taylor. Séries de Fourier. Transformada de Fourier.

  • Código:
    CA4141
  • Coordenação:
    ELISA YOSHIKO TAKADA
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

ALGEBRA LINEAR

ALGEBRA LINEAR

Sistemas de Equações Lineares. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Somas Diretas. Transformações Lineares e Matrizes. Autovalores e Autovetores. Diagonalização. Espaços com Produto Interno. Números complexos e suas representações.

  • Código:
    CA4312
  • Coordenação:
    DANIEL RODRIGUES DA SILVA
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

CÁLCULO NUMÉRICO

CÁLCULO NUMÉRICO

Sistemas lineares. Zeros de funções. Interpolação. Mínimos quadrados. Integração numérica. Solução numérica de EDO. Aplicações de FFT.

  • Código:
    CA4322
  • Coordenação:
    ANTONIO CARLOS GRACIAS
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

ESTRUTURAS DE DADOS

ESTRUTURAS DE DADOS

Listas (Lineares, Ligadas, duplamente-ligadas, circulares), matrizes esparsas, Pilhas, Filas, Arvores Binárias, Árvores de Busca, Árvores Balanceadas, Implementação de Grafos, Hash Table e Heaps.

  • Código:
    CC4652
  • Coordenação:
    GUILHERME ALBERTO WACHS LOPES
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

COMPUTAÇÃO MÓVEL

COMPUTAÇÃO MÓVEL

Fundamentos da computação móvel. Conceitos de computação ubíqua. Introdução à programação concorrente. Protocolos e plataformas em ambientes móveis. Computação embarcada. Ambientes e ferramentas para desenvolvimento de aplicações móveis.

  • Código:
    CC4670
  • Coordenação:
    LUCIENE CRISTINA ALVES RINALDI
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Organização de Computadores: memórias, Unidades Centrais de Processamento, Entrada e Saída. Linguagens de Montagem. Mecanismos de Interrupção e Exceção. Barramento, Comunicação, Interface e Periféricos. Organização de Memória. Memória Auxiliar. Arquiteturas RISC. Pipeline. Paralelismo e Baixa Granularidade. Processadores Superescalares. Multiprocessadores. Multicomputadores. Arquiteturas Paralelas e não Convencionais. Programação de Microntroladores e Aplicações. Sistemas Embarcados.

  • Código:
    CE4411
  • Coordenação:
    ALESSANDRO LA NEVE
  • Carga Horária Total:
    120 Horas
16 Teóricas / 8 Práticas
Total de Aulas Semanais: 24

PROBABILIDADE E ESTATISTICA

PROBABILIDADE E ESTATISTICA

Espaço amostral. Probabilidades. Análise combinatória. Distribuições de variáveis aleatórias discretas, unidimensional e bidimensional. Correlação. Distribuições de variáveis aleatórias contínuas. Distribuição normal. Amostragem. Estimação.

  • Código:
    CA5411
  • Coordenação:
    ANTONIO CARLOS GRACIAS
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS

LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS

Alfabetos, palavras, sentenças, linguagens, propriedades e operações. Classes de Linguagem e Hierarquia de Chomsky. Reconhecedores, Autômatos Finitos Determinísticos e Não-determinísticos, Autômatos de pilha. Conversão de tipos de Autômatos. Tipos de Gramática e operações. Máquina de Turing. Hierarquia de Chomsky. Tese de Church. Teorema da Incompletude de Godel.

  • Código:
    CC5220
  • Coordenação:
    PIER MARCO RICCHETTI
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

BANCO DE DADOS

BANCO DE DADOS

Arquivos, Modelo de dados, SGDB, Álgebra e Cálculo Relacional, Banco de dados Relacional, Normalização, SQL, Data Mining e Data Warehouses.

  • Código:
    CC5232
  • Coordenação:
    JOSE GOMES NETO
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Ética, Modelo de Processo de Software (RUP), Métodos Ágeis (XP, SCRUM),, Engenharia de Requisitos, Modelagem (Contexto, Interação, Estrutural e Comportamental) , Projeto de Arquitetura, teste de software e evolução de software.

  • Código:
    CC5511
  • Coordenação:
    LEANDRO ALVES DA SILVA
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

ANÁLISE E COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS

ANÁLISE E COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS

Técnicas de Análise de Algoritmos (Big-Oh), Técnicas de desenvolvimento de algoritmos, Algoritmos de Ordenação, Busca de Padrões, Programação Dinâmica, Algoritmos para Grafos e Árvores, Introdução a complexidade de Algoritmos (Classes P e NP).

  • Código:
    CC5661
  • Coordenação:
    GUILHERME ALBERTO WACHS LOPES
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

TÓPICOS AVANÇADOS DE REDES DE COMPUTADORES

TÓPICOS AVANÇADOS DE REDES DE COMPUTADORES

Serviços de rede IP (DHCP, DNS, HTTP, SMTP), gerenciamento de redes IP, qualidade de serviço em redes IP, redes multimídia, segurança em redes de computadores.

  • Código:
    CE5320
  • Coordenação:
    RENATO CAMARGO GIACOMINI
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

PESQUISA OPERACIONAL

PESQUISA OPERACIONAL

Construção de Modelos, Programação Linear (Método Gráfico; Simplex), programação inteira (Branch and Bound), Algoritmo de Transporte, Designação e Fluxo em Redes.

  • Código:
    CP5612
  • Coordenação:
    JOSE AGOSTINHO BAITELLO
  • Carga Horária Total:
    40 Horas
18 Teóricas / 6 Práticas
Total de Aulas Semanais: 24

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Transformações 2D e 3D, Renderização de superfície e volumétrica, Modelos e algoritmos de Iluminação, Animação rígida e não-rígida, animação hierárquica. Projeções gráficas, Ambientes e Modelagens 3D, Curvas e superfícies, malhas triangulares, malhas de Delauney e algoritmos para navegação 3D. Sombreamento, Calibração de Câmeras. Simulação gráfica 3D, Simulação de fluídos. Colisão. Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Textura.

  • Código:
    CC6112
  • Coordenação:
    PAULO SERGIO SILVA RODRIGUES
  • Carga Horária Total:
    120 Horas

TÓPICOS AVANÇADOS DE BANCOS DE DADOS

TÓPICOS AVANÇADOS DE BANCOS DE DADOS

Indexação de arquivos, Banco de Dados Orientado a Objetos, hashing, transações, concorrência, Banco de Dados Paralelo, Banco de Dados Distribuído, Banco de Dados NoSQL, Storage, aplicações.

  • Código:
    CC6240
  • Coordenação:
    JOSE GOMES NETO
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

COMPILADORES

COMPILADORES

Compiladores e Interpretadores. Processo de Compilação. Análise Léxica, Sintática e Semântica. Tabelas de Símbolos. Esquemas de Tradução. Representação Intermediária. Geração e Otimização de Código.

  • Código:
    CC6252
  • Coordenação:
    PIER MARCO RICCHETTI
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS

Conceito de processo. Gerência de processos. Comunicação. Gerenciamento de memória, Arquivos e de dispositivos de entrada e saída. Alocação de Recursos. Segurança de sistemas de arquivos. Sistema de correção de erros. Script Shell e Administração de Sistemas Operacionais. Conceito de Aplicativos e interface em diferentes sistemas operacionais.

  • Código:
    CC6270
  • Coordenação:
    SERGIO CLEMENTI
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

MODELAGEM DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS

MODELAGEM DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS

Conceitos de Modelagem Orientada a Objetos, modelagem em UML, documentação de sistema.

  • Código:
    CC6522
  • Coordenação:
    RICARDO DE CARVALHO DESTRO
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

Questão ambiental e a vida humana. Sociedade, Desenvolvimento e Meio ambiente. O Impacto das novas tecnologias para o meio ambiente. Eficiência energética. A Produção mais Limpa (P+L) e a Eco-eficiência. Logística reversa. A produção sustentável aplicando a Análise de Ciclo de Vida do Produto (ACV). Implantação de um Sistema de Gestão Integrada (SGI) das normas (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000). TI verde: definições conceituais. TI e a economia de baixo carbono. Diretivas europeias para restrição de substâncias perigosas e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (RoHS e WEEE). Certificação HSPM 080000 desenvolvida pela International Electrotechnical Commission (IEC). Design for Environment (DfE) e os softwares mais utilizados na ACV. Diretrizes para a rotulagem ambiental de produtos segundo a ISO 14.024, enfatizando-se o setor eletroeletrônico. Gestão para eficiência energética para o setor de TI. Programa brasileiro de conservação de energia elétrica. Cláusulas LEED (Green Building) para computação e tecnologia da informação.

  • Código:
    CS6410
  • Coordenação:
    CARLA ANDREA SOARES DE ARAUJO
  • Carga Horária Total:
    40 Horas
14 Teóricas / 10 Práticas
Total de Aulas Semanais: 24

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS

Conceitos de Jogos, Planejamento e arquitetura básica, efeitos gráficos, Conceito de desenvolvimento de projetos de jogos. Tipos de jogos. Engines. Implementação.

  • Código:
    CC7140
  • Coordenação:
    FLAVIO TONIDANDEL
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Computação distribuída: coordenação e sincronização de processos, exclusão mútua, difusão de mensagens; deadlocks; nomeação de processos; Sistemas de Arquivos Distribuídos; Consistência e Replicação; Gerência e Comunicação entre processos. Sistemas Operacionais Distribuídos e baseados em Web.

  • Código:
    CC7261
  • Coordenação:
    RODRIGO FILEV MAIA
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

TRABALHO FINAL DE CURSO I

TRABALHO FINAL DE CURSO I

Metodologia Científica, introdução à projetos e pesquisa.

  • Código:
    CC7411
  • Coordenação:
    LEANDRO ALVES DA SILVA
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

TOPICOS AVANÇADOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

TOPICOS AVANÇADOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Reuso, Engenharia baseada em Componentes, Eng. De Software distribuído, Arquitetura orientada a serviços, software embutido, orientação a aspectos, patterns.

  • Código:
    CC7532
  • Coordenação:
    FLAVIO TONIDANDEL
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE

GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE

Modelagem, Planejamento, Decomposição de Tarefas, Gestão de Requisitos, Gestão de Configurações, Análise de Riscos, Principio de Melhorias, Maturidade de Software, Acompanhamento e Controle de Projeto, Qualidade, PMI, Gerência de Métodos Ágeis (XP, SCRUM), Modelos de Referencia (CMMI, MPS-BR), Gestão de Portfólio, Subcontratação, Ferramentas de Gestão de Projetos.

  • Código:
    CC7540
  • Coordenação:
    FLAVIO TONIDANDEL
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

INTELIGENCIA ARTIFICIAL E ROBOTICA

INTELIGENCIA ARTIFICIAL E ROBOTICA

Conhecimento, Lógica; Programação em lógica; Buscas heurísticas e para jogos, Planejamento, Aprendizado, Raciocínio Baseado em Casos, Redes Neurais, Logica Fuzzy, Algoritmos Genéticos ;Visão Computacional; conceitos em robótica; robótica móvel; aplicações.

  • Código:
    CC7711
  • Coordenação:
    FLAVIO TONIDANDEL
  • Carga Horária Total:
    120 Horas
12 Teóricas / 12 Práticas
Total de Aulas Semanais: 24

TRABALHO FINAL DE CURSO II

TRABALHO FINAL DE CURSO II

Implementação de Projeto ou pesquisa com apresentação de  relatório final e protótipo.

  • Código:
    CC8421
  • Coordenação:
    RODRIGO FILEV MAIA
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Desenvolvimento de produtos e serviços, Inovação tecnológica; Desenvolvimento Econômico; Competitividade Empresarial; Ambientes; Sistemas Institucionais; Estratégias aplicadas a Planos de Negócios; Estudos de Casos

  • Código:
    CD8411
  • Coordenação:
    GIORGIO ARNALDO ENRICO CHIESA
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

SEGURANÇA NA INFORMAÇÃO

SEGURANÇA NA INFORMAÇÃO

Princípios de Segurança; Segurança Preventiva; Ameaças; criptografia; segurança em rede; Testes de Segurança

  • Código:
    CC8130
  • Coordenação:
    FLAVIO TONIDANDEL
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

SIMULAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE

SIMULAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE

Introdução à Modelagem e Simulação, Teoria de Filas; Avaliação de desempenho; confiabilidade. Validação e Verificação, Técnicas e Critérios, Testes: Funcional, Baseado em Modelos, estrutural, de mutação, Orientado Objetos e componentes, de aspectos, de aplicação web.

  • Código:
    CC8550
  • Coordenação:
    FLAVIO TONIDANDEL
  • Carga Horária Total:
    80 Horas

INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR

INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR

Qualidade em IHC, Abordagens Teóricas em IHC, Processos de Design, Identificação de Necessidades dos Usuários e Requisitos, Perfil do Usuário e Análise de Tarefas, Princípios e Diretrizes para o Design. Planejamento e Métodos de Avaliação de IHC.

  • Código:
    CC8122
  • Coordenação:
    FLAVIO TONIDANDEL
  • Carga Horária Total:
    120 Horas

ADM. DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ADM. DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Sistemas de Informação e sua inserção na estrutura organizacional; alinhamento da T.I. no plano estratégico corporativo; Governança Corporativa e Metodologia COBIT; Metodologia ITIL; Modelo SWOT; Modelos das 5 forças Competitivas e Cadeia de Valor; Gestão de Recursos Humanos; Sistemas Integrados e Impactos no negócio.

  • Código:
    CD8320
  • Coordenação:
    HONG YUH CHING
  • Carga Horária Total:
    40 Horas

ÉTICA

ÉTICA

O âmbito da ética: modernidade, dilemas e perspectivas - relações étnico-raciais, discriminação, xenofobia. Ética da Lei Natural: a percepção dos valores morais comuns. Fundamentos da Lei Natural: natureza, pessoa e liberdade. A opção fundamental e os comportamentos concretos. A Lei Natural e a sociedade: direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.

  • Código:
    CS8510
  • Coordenação:
    CARLA ANDREA SOARES DE ARAUJO
  • Carga Horária Total:
    40 Horas
14 Teóricas / 6 Práticas
Total de Aulas Semanais: 20

Relações Internacionais

O Centro Universitário FEI mantém acordos de cooperação com instituições estrangeiras, que permitem aos alunos a formação técnica e multicultural exigida pelo mercado global, além de parcerias e programas de mobilidade acadêmica para a realização de intercâmbios.

Saiba mais

Programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Didática e de Ações Sociais

Os programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Iniciação Didática e de Ações Sociais de Extensão visam iniciar alunos de bom rendimento acadêmico na metodologia científica aplicável às áreas: científica, tecnológica, didática ou de ação social. A participação em programas de iniciação permite ao aluno uma complementação de sua formação, pois é por meio das pesquisas realizadas durante a iniciação que o aluno tem a oportunidade de ver a aplicação prática do que é ensinado em sala de aula. A concessão de bolsas a alunos envolvidos no desenvolvimento de projetos é uma forma de incentivar sua participação.

Saiba mais

Júnior FEI

Administrada e constituída totalmente por alunos da graduação, um dos objetivos da Júnior FEI é envolver os alunos que são membros da empresa em projetos de inovação, tecnologia, gestão e desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Alunos de qualquer curso podem fazer parte da Junior FEI.

Confira mais informações no site da Jr. FEI

Pai

Programa de Apoio ao Ingressante

Especialmente para quem acaba de iniciar a vida acadêmica, a Instituição possui um programa que tem como principal objetivo estimular e orientar os novos alunos a encarar o ensino superior com responsabilidade e com muito mais confiança.

Saiba mais

Mais Informações

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?






OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita