Na noite da última quinta-feira (17), a FEI ganhou destaque em rede nacional em todo o Brasil. No Jornal Nacional, da TV Globo, a equipe ROBOFEI apareceu em evidência na reportagem especial sobre a RoboCup 2025, etapa mundial da competição que está sendo sediada neste ano, em Salvador – BA.
Para a matéria, o professor Reinaldo Bianchi, que é docente do curso de Engenharia Elétrica da FEI e, também, coordenador da equipe ROBOFEI, na categoria de robôs humanoides, falou sobre as tecnologias aplicadas na competição e na construção dos robôs competidores. “Esse campeonato traz o que temos de ponta na área de inteligência artificial e robótica no mundo. São diversas áreas que a robótica envolve: todas as engenharias, basicamente, elétrica, mecânica, toda a área da computação, física, matemática e envolve até a área de ciências sociais. Porque na hora em que você tiver uma pessoa que precise conversar com o robô, a interação entre o robô e a pessoa, precisa ser estudada pelas ciências sociais”.
Já a aluna Rafaela Botter, do curso de Engenharia de Robôs e também membro da categoria de robôs humanoides, falou sobre as expectativas de participarem do campeonato. “Em uma copa do mundo, por exemplo, você leva o que você tem de melhor, para conseguirmos construir robôs super completos. Não para dominarem o mundo, mas para serem super completos”, Rafaela Botter, aluna de engenharia de robôs.
A reportagem completa pode ser acessada diretamente no portal do G1.