Notícias Fei

Professores e pesquisadores da FEI se reúnem em encontro técnico-científico no Hospital Universitário da USP

Professores e pesquisadores da FEI se reúnem em encontro técnico-científico no Hospital Universitário da USP


  20/09/2022

Evento também teve a participação de diretores, representantes do núcleo de inovação e tecnologia da Universidade de São Paulo e profissionais da área para discussões sobre aplicações da engenharia e ciência da computação na área da saúde e medicina

Na manhã da última segunda-feira (19), a FEI marcou presença em um encontro organizado no Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo). O evento técnico-científico reuniu professores da graduação, pós-graduação e alunos da FEI, além de diretores, representantes do núcleo de tecnologia e inovação da USP, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais atuantes na área da saúde, para discutirem as aplicações e contribuições da Engenharia e da Ciência da Computação na área. O encontro foi organizado no anfiteatro do Hospital Universitário.

A ocasião contou com apresentações de pesquisas e projetos já desenvolvidos por professores da FEI para contribuições e avanços tecnológicos na área médica. No encontro, houveram apresentações especiais dos professores: Carlos Eduardo Thomaz, Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica da FEI; Plínio Thomaz Aquino Jr, Coordenador do Curso de Ciência da Computação; Paulo Sérgio Rodrigues, do Curso de Ciência da Computação e Coordenador do projeto VR-FEI; Guilherme Wachs, também do Curso de Ciência da Computação e Coordenador do Laboratório de Internet das Coisas (FEI); Leila Cristina Bergamasco, também do Curso de Ciência da Computação e Pesquisadora na área de Ciência de Dados; além do professor Cyro Albuquerque Neto, do Curso de Engenharia Mecânica da FEI.  Também estiveram presentes no encontro o Coordenador da Agência FEI de Inovação (AGFEI), professor Vagner Bernal Barbeta, e o Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI, professor Flávio Tonidandel.

Em entrevista, o professor Paulo Sérgio Rodrigues explicou que o objetivo da parceria da FEI com a USP é fortalecer o desenvolvimento de novas tecnologias que ampliem as fronteiras científicas, além da formação de recursos humanos tanto em Engenharia e Computação quanto na área da Medicina. “Nós queremos unir forças para benefício da população brasileira. Sabemos das possibilidades que temos para o desenvolvimento de projetos e pesquisas, e temos uma expectativa muito grande para contribuirmos para os avanços na ciência e de recursos humanos de altíssima qualidade. Nosso objetivo para o futuro é criar, em São Paulo e no ABC Paulista, um núcleo de Inteligência Artificial e de inovação focado nessa área, que reverbere para todo o Brasil”, afirmou.

Além dos professores da FEI, também estiveram presentes no encontro o Dr. José Pinhata Otoch, Superintendente do Hospital Universitário (HU-USP), o Dr. Oscar Eduardo Fugita, Diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia (INTEC) do HU, além do Dr. Antônio Marcos Massola, também membro do Núcleo de Inovação e Tecnologia do HU.

Após as apresentações conduzidas pelos professores da FEI, os médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais presentes no evento foram convidados para conferir uma demonstração realizada por alunos membros do projeto VR-FEI (Virtual Reality FEI), que construíram um centro cirúrgico em um ambiente de Realidade Aumentada.

“Esse projeto surgiu há aproximadamente três meses, com o apoio e incentivo do professor Paulo Sérgio, que já vinha trabalhando conosco no desenvolvimento de pesquisas direcionadas para a área médica. Nós incluímos neste centro cirúrgico os conceitos do metaverso, para que os profissionais da área da saúde possam utiliza-lo para interações com pacientes à longa distância”, explicou o aluno Guilherme Vieira, membro do projeto VR-FEI. O projeto foi exibido por meio da utilização dos óculos de Realidade Aumentada, disponibilizados pela FEI para a ocasião.

Ainda de acordo com o estudante, a ideia para o futuro do projeto é trabalhar com tecnologias acessíveis, para que os recursos sejam mais baratos e de fácil implantação, independentemente da região em que o profissional esteja. “É o que nós, cientistas da computação, temos como compromisso e missão. Avançar a tecnologia e torna-la mais barata e acessível. É um projeto 100% feito e pensado por alunos, que nos traz um sentimento de que, de fato, estamos conseguindo contribuir para o futuro da medicina e para o bem da sociedade”, finalizou o FEIano. Além de Guilherme, também estiveram presentes os alunos Weverson da Silva Pereira, Rafael Zacarias Palierini, Kenzo Sugai e Fernando Pujaco Rivera, todos estudantes do Curso de Ciência da Computação da FEI e membros do projeto VR-FEI.

Cooperação Científica e Tecnológica

Além das iniciativas junto aos pesquisadores da USP, a FEI também já possui histórico com outras instituições da área da saúde. No mês de maio deste ano, seguindo a missão de desenvolver uma sociedade mais humana, sustentável e justa por meio da educação, a FEI assinou um convênio de cooperação científica e tecnológica com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e de sua mantenedora, Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC). A fomentação da parceria objetiva desenvolver projetos e pesquisas conjuntas, envolvendo alunos de graduação, mestrado e doutorado de ambas as instituições, unindo as tendências já trabalhadas na FEI - como ambientes imersivos, processamento de sinais e Inteligência Artificial – para aprimoramento dos serviços de saúde e ciências médicas, contribuindo para a evolução do bem-estar comum e a qualidade de vida da sociedade.

Assista a reportagem completa com edição especial para o Programa FEI Play: