Notícias Fei

FEI assina convênio de parceria com Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

FEI assina convênio de parceria com Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo


  30/05/2022

União entre as instituições objetiva ampliar o desenvolvimento de pesquisas para cooperação científica e tecnológica na área da saúde

Seguindo a missão de desenvolver uma sociedade mais humana e justa por meio da educação, a FEI acaba de avançar mais um passo rumo a uma nova parceria. Na última quarta-feira (25), a instituição recebeu representantes da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e de sua mantenedora, Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), para a assinatura de um convênio de cooperação científica e tecnológica.

A fomentação da nova parceria objetiva desenvolver projetos e pesquisas conjuntas, envolvendo alunos de graduação, mestrado e doutorado de ambas as instituições, unindo as tendências já trabalhadas na FEI - como ambientes imersivos, processamento de sinais e Inteligência Artificial – para aprimoramento dos serviços de saúde e ciências médicas, contribuindo para a evolução do bem-estar comum e a qualidade de vida da sociedade.

“Essa parceria surgiu da necessidade de trazermos para o nosso acadêmico uma visão do mundo digital, da informática clínica, da inovação, além da necessidade de trazermos também novas habilidades para o nosso currículo de matriz baseada em competências”, explicou o Vice-reitor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Prof. Dr. Irineu Massaia. “É nosso objetivo e propósito em conjunto trazer para o ser humano uma maior qualidade biopsicossocial e bem-estar. E nós percebemos o mesmo propósito aqui na FEI”, completou.

Para os próximos passos, o Vice-Reitor também destaca uma grande expectativa para a construção de novos projetos e patentes em conjunto com a FEI, aplicando tecnologias e tendências que, segundo ele, podem mudar drasticamente a forma como se atua hoje na medicina. “Nós sabemos que, cada vez mais, isso tem sido um determinante social para o nosso País. E sabemos, também, que muitos dos engenheiros e gestores da administração precisam de mais proximidade e conhecimento biológico. Então, o que se provoca com essa união é uma interdisciplinaridade da saúde no campo tecnológico e no conhecimento biológico para o desenvolvimento de soluções para a sociedade”.

A cerimônia de assinatura, realizada no Campus da FEI em São Bernardo do Campo, contou com a participação do Presidente da FEI, Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, S.J.; do Reitor, Prof. Dr. Gustavo Donato; do Conselheiro, Dr. Sebastião Fernando Araújo de Castro Rangel; do Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Dário Alliprandini; do Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias, Prof. Dr. Flávio Tonidandel; do Coordenador da AGFEI, Prof. Dr. Vagner Barbeta; do Assessor da Reitoria, Prof. Dr. Fábio do Prado; do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Carlos Eduardo Thomaz; do Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Prof. Dr. Plínio Thomaz Aquino Jr.; do Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Marko Ackermann; do professor do curso de Ciência da Computação, Dr. Paulo Sérgio Rodrigues; e da professora do curso de engenharia elétrica da FEI, Dra. Maria Cláudia Ferrari de Castro.

Assista também a edição especial do FEI Play: