Seguindo a missão de desenvolver uma sociedade mais humana e justa por meio da educação, a FEI acaba de avançar mais um passo rumo a uma nova parceria. Na última quarta-feira (25), a instituição recebeu representantes da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e de sua mantenedora, Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), para a assinatura de um convênio de cooperação científica e tecnológica.
A fomentação da nova parceria objetiva desenvolver projetos e pesquisas conjuntas, envolvendo alunos de graduação, mestrado e doutorado de ambas as instituições, unindo as tendências já trabalhadas na FEI - como ambientes imersivos, processamento de sinais e Inteligência Artificial – para aprimoramento dos serviços de saúde e ciências médicas, contribuindo para a evolução do bem-estar comum e a qualidade de vida da sociedade.
“Essa parceria surgiu da necessidade de trazermos para o nosso acadêmico uma visão do mundo digital, da informática clínica, da inovação, além da necessidade de trazermos também novas habilidades para o nosso currículo de matriz baseada em competências”, explicou o Vice-reitor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Prof. Dr. Irineu Massaia. “É nosso objetivo e propósito em conjunto trazer para o ser humano uma maior qualidade biopsicossocial e bem-estar. E nós percebemos o mesmo propósito aqui na FEI”, completou.
Para os próximos passos, o Vice-Reitor também destaca uma grande expectativa para a construção de novos projetos e patentes em conjunto com a FEI, aplicando tecnologias e tendências que, segundo ele, podem mudar drasticamente a forma como se atua hoje na medicina. “Nós sabemos que, cada vez mais, isso tem sido um determinante social para o nosso País. E sabemos, também, que muitos dos engenheiros e gestores da administração precisam de mais proximidade e conhecimento biológico. Então, o que se provoca com essa união é uma interdisciplinaridade da saúde no campo tecnológico e no conhecimento biológico para o desenvolvimento de soluções para a sociedade”.
A cerimônia de assinatura, realizada no Campus da FEI em São Bernardo do Campo, contou com a participação do Presidente da FEI, Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, S.J.; do Reitor, Prof. Dr. Gustavo Donato; do Conselheiro, Dr. Sebastião Fernando Araújo de Castro Rangel; do Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Dário Alliprandini; do Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias, Prof. Dr. Flávio Tonidandel; do Coordenador da AGFEI, Prof. Dr. Vagner Barbeta; do Assessor da Reitoria, Prof. Dr. Fábio do Prado; do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Carlos Eduardo Thomaz; do Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Prof. Dr. Plínio Thomaz Aquino Jr.; do Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Marko Ackermann; do professor do curso de Ciência da Computação, Dr. Paulo Sérgio Rodrigues; e da professora do curso de engenharia elétrica da FEI, Dra. Maria Cláudia Ferrari de Castro.
Assista também a edição especial do FEI Play: