Faça sua pré-incrição!

Prezamos pela sua saúde!

Para a FEI, a saúde e segurança de alunos, futuros alunos e familiares é nossa prioridade. Por isso, estamos avaliando as melhores práticas e os protocolos de segurança para o processo seletivo 1º 2021.

Em breve abriremos as inscrições para o processo seletivo e divulgaremos as informações para sua entrada na FEI em 2021.

Faça sua pré-inscrição ao lado e saiba em primeira mão todas as novidades.


DÚVIDAS FREQUENTES
Clique abaixo e saiba mais!




Perguntas Frequentes - Parcerias Internacionais - FAQ
QUAIS ALUNOS PODEM PARTICIPAR DOS PROGRAMAS INTERNACIONAIS DA FEI?

Podem se candidatar aos programas de intercâmbio todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do Centro Universitário FEI, campi São Bernardo do Campo e São Paulo, que estejam em dia com as obrigações assumidas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado com a FEI.


QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS DESTINOS PARA INTERCÂMBIO?

Visando oferecer novas oportunidades para a qualificação profissional e formação acadêmica da comunidade, o Centro Universitário FEI estabelece parcerias com instituições de ensino no exterior e promove diferentes projetos de colaboração internacional, incluindo os programas de intercâmbio cultural e/ou científico e os de dupla diplomação.

A FEI possui diversas parcerias que permitem o intercâmbio estudantil, como o Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha); Universidad Católica de Córdoba (Argentina), Universidad Alberto Hurtado (Chile), Universidad de Alicante (Espanha); Institute Catholique d’Arts et Métiers (França); University of Dunaújváros (Hungria); Universidad Iberoamericana (México), Instituto Politécnico de Viseu (Portugal), Providence University (Taiwan), entre outros


QUAIS OS CUSTOS DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO?

O programa de intercâmbio da FEI acontece por meio de acordos bilaterais ou multilaterais com outros universidades, visando a troca recíproca de estudantes.

Durante o período de intercâmbio, o estudante continua regularmente matriculado no Centro Universitário, com registro acadêmico "em intercâmbio", e continua pagando as mesmas taxas de matrícula e mensalidades à FEI, sem qualquer acréscimo. O participante do programa está isento de pagamentos à instituição estrangeira.

Ainda que existam programas de bolsas de estudos financiadas pelas CAPES ou em parceria com o Santander Universidades para custear parte dos gastos pessoais no exterior, os custos de hospedagem, alimentação, seguro de saúde, passaporte, visto, passagem aérea e gastos pessoais são de responsabilidade do aluno.

Em alguns casos, quando não há reciprocidade na troca de alunos e o intercâmbio não é possível, o aluno pode participar mediante o pagamento à universidade estrangeira.


COMO FUNCIONA O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS?

Os alunos podem selecionar disciplinas visando a dispensa de matérias ou conteúdo complementar à formação na FEI;

Em qualquer dos casos, recomenda-se a busca de orientação acadêmica junto a professores, coordenadores e chefes de departamento;

A inscrição nas disciplinas indicadas dependerá de aprovação da instituição de destino, que avaliará a disponibilidade, grade horária e pré-requisitos existentes;

O aproveitamento de estudos é analisado individualmente pelos coordenadores de curso ou tutores acadêmicos - professores indicados, e a situação acadêmica do aluno é regularizada no regresso, mediante apresentação do histórico escolar original da instituição de destino com a relação e ementas das disciplinas cursadas e aprovadas (e qualquer material complementar requisitado para a análise de equivalências). As equivalências são concedidas por conteúdo das matérias e a FEI não garante progressão de ciclo no retorno.

Ficará a cargo do aluno a responsabilidade de completar a sua formação no que diz respeito às matérias não dispensadas do programa da FEI, embora haja a recomendação de que o aluno atenda no exterior disciplinas específicas, contextualizadas, complementares a formação do aluno e que não seriam cursadas no Centro Universitário FEI.


QUANDO O ALUNO PODE PARTICIPAR?

Os alunos da FEI estão habilitados a participarem do programa de intercâmbio após o primeiro ano de estudos. No caso das engenharias, é importante que o intercambista já esteja atendendo uma área específica.

É importante considerar que geralmente os alunos matriculados nos primeiros anos do curso de graduação possuem maior chance de obter aproveitamento de estudos, pois atendem disciplinas de fundamentos ou noções, mais comuns nos currículos.

Por sua vez, alunos de anos mais avançados normalmente já possuem os pré-requisitos necessários para cursarem disciplinas específicas no exterior, ainda que não sejam disciplinas equivalentes ao currículo da FEI.


COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?

Os alunos interessados em participar do intercâmbio devem cumprir com alguns requisitos, como ter bom desempenho acadêmico e proficiência no idioma do país de destino. Para concorrer, devem apresentar uma candidatura à Coordenadoria de Relações Internacionais com o exame de língua estrangeira, histórico escolar, passaporte, carta de motivação, etc.

O programa de intercâmbio funciona baseado no princípio da reciprocidade, e o número de vagas disponíveis na instituição anfitriã pode variar dependendo do número de alunos estrangeiros recebidos. As instituições no exterior podem limitar a quantidade de vagas oferecidas.

Caso existam mais candidatos que o número de vagas disponíveis, o Centro Universitário FEI selecionará o aluno que será nomeado à instituição estrangeira.


COMO FUNCIONAM OS PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDOS?

As bolsas de estudos são publicadas em editais internos próprios que estabelecem as condições específicas para cada programa, incluindo processo de inscrição, requisitos de candidatura, critério de seleção e os benefícios envolvidos.


COMO FUNCIONAM OS PROGRAMAS DE DUPLA-DIPLOMAÇÃO?

Os programas de dupla-diplomação possuem condições próprias e específicas de funcionamento, tendo em vista que o participante precisa cumprir com os requisitos de graduação da FEI e também da universidade estrangeira.

O processo de candidatura é similar ao intercâmbio e o interessado deve apresentar a mesma documentação para se postular. No entanto, não há flexibilidade na escolha de matérias e o aluno deve seguir um plano de estudos pré-definido pelas instituições.

Embora os planos de estudos sejam diferentes dependendo do curso de graduação na FEI e da universidade de destino, os participantes normalmente viajam ao exterior depois de terem cumprido mais de 60% do curso na FEI e o tempo de estudos no exterior varia de 1,5 a 2 anos.

Atualmente a FEI possui programas de dupla-diplomação com o New York Institute of Technology, EUA; Institute Catholique d’Arts et Métiers, França; e Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.





Perguntas Frequentes - Bolsas - FAQ
O QUE É O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI)?

É um programa do Ministério da Educação , criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais , em Instituições particulares de educação, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Como Funciona o ProUni?

Candidatos sem diploma de curso superior , que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, com no mínimo 450 pontos na média das notas e a nota da redação superior a zero.

Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta de até um salário mínimo por pessoa. Para bolsa de estudos parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 03 salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • - Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública
  • - Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, na condição de bolsista integral
  • - Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e privada, na condição de bolsista integral
  • - Ser pessoa com deficiência
  • - Ser professor da rede pública de ensino

O processo seletivo do ProUni é realizado através de inscrição gratuita e feita exclusivamente pela internet, no site do MEC.

Maiores informações, clique aqui


CRÉDITO ESTUDANTIL

A FUNDAÇÃO DE CRÉDITO EDUCATIVO - FUNDACRED, por meio de convênio com a FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA "Pe. SABÓIA DE MEDEIROS" – FEI, possibilita a concessão de Bolsas de Estudo pelo sistema de crédito rotativo, com fundo próprio.

A principal finalidade do crédito educativo é favorecer estudantes que necessitam de um apoio econômico-financeiro para a realização de estudos universitários, caracterizando-se como uma ferramenta de cunho social, capaz de proporcionar o desenvolvimento da sociedade brasileira por meio da qualificação profissional.

A FEI tem critérios próprios para a seleção de seus candidatos e o número de Bolsas a ser concedido é variável dependendo da verba destinada a esse Programa. Este sistema é exclusivo para cobertura de parte do valor das mensalidades, excetuando-se qualquer outro custo.

Pode participar estudantes universitários, regularmente matriculados, excluídos aqueles já beneficiados integralmente por outro Programa de Bolsa de Estudos.

O valor do crédito corresponde a 25%, 50% ou 75% do custo das parcelas da semestralidade.

Para participar, o estudante deve possuir idoneidade cadastral e apresentar fiador com renda aproximada de 03 salários mínimos.





Perguntas Frequentes - Fretado - FAQ

Breve




Perguntas Frequentes - Parcerias - FAQ
Quais são os cursos oferecidos pelo Centro Universitário FEI? Qual é a duração?

campus São Paulo

  • Administração, matutino

    • De segunda a Sexta-feira
    • 08 semestres de duração
  • Administração, noturno

    • De segunda a sexta-feira
    • 08 semestres de duração

campus São Bernardo do Campo

  • Administração, noturno

    • De segunda a sexta-feira
    • 08 semestres de duração
  • Ciência da Computação, Noturno

    • De segunda a sábado
    • 08 semestres de duração
  • Engenharia, matutino

    O curso de Engenharia Diurno é desenvolvido em 10 semestres sendo o 1º e 2º semestres o ciclo básico. A partir do 3º semestre o aluno ingressará no ciclo profissionalizante. A escolha da área profissionalizante é feita no 2º semestre, tendo como opções as áreas: Automação e Controle; Civil; Elétrica; Materiais; Mecânica; Produção; Química e Robôs. No 9º semestre o aluno ingressará na ênfase, sendo que a escolha deverá ser feita no 8º semestre, tendo como opções: Engenharia Elétrica, ênfases Computadores, Eletrônica e Telecomunicações, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automobilística.

    • De segunda à sexta-feira
    • 10 semestres de duração
  • Engenharia, noturno

    O curso de Engenharia Noturno é desenvolvido em 12 semestres sendo o 1º, 2º e 3º semestres o ciclo básico. A partir do 4º semestre o aluno ingressará no ciclo profissionalizante. A escolha da área profissionalizante é feita no 3º semestre, tendo como opções as áreas: Elétrica, Mecânica e Produção. No 10º semestre o aluno ingressará na ênfase, sendo que a escolha deverá ser feita no 9º semestre, tendo como opções: Engenharia Elétrica, ênfases Eletrônica e Telecomunicações e Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automobilística.

    • De segunda a sábado
    • 12 semestres de duração

Qual o valor das mensalidades?

Administração

  • R$ 1.493,00

Ciência da Computação

  • R$ 1.929,00

Engenharia

  • Diurno: R$ 2.586,00
  • Noturno: R$ 2.156,00

* Valores válidos para o ano de 2020


Existe programa de bolsas de estudo?

Sim! Para informações detalhadas clique aqui.


Como consigo o manual do candidato?

Você pode fazer o download do manual aqui


Onde posso fazer minha inscrição para o vestibular? Qual é o valor?

Clique aqui e inscreva-se

  • R$50,00 - Ingresso somente pelo ENEM ou Processo Internacional BAC ou IB-DP (International Baccalaureate Diploma Programme).

Ainda não tenho número de CPF, porém é obrigatório o seu preenchimento. O que devo fazer?

Basta preencher o campo com o número do CPF do responsável.


Não possuo nenhum endereço de e-mail. Como receberei as informações relativas ao processo seletivo?

Todas as informações que serão enviadas por email para os candidatos, também poderão ser acessadas no site digitando CPF e senha utilizados na inscrição e estarão afixadas nos respectivos campus onde serão realizadas as provas. Neste caso, é aconselhável o comparecimento com antecedência suficiente para obter todas as informações antes do início das provas.


Realizei a inscrição para o processo seletivo e fiz a impressão do boleto, porém as minhas informações não estão corretas. O que devo fazer?

Efetive o pagamento e envie um email para secretaria@fei.edu.br informando nome completo do candidato, número do RG e a alteração a ser efetuada.


O boleto está vencido. O que devo fazer?

Digite novamente seu CPF e senha cadastrados no início da inscrição. Clique no link “Boleto Bancário” para reimpressão com a data de vencimento atualizada.


Efetuei o pagamento de minha inscrição, porém no site ainda aparece a mensagem "Aguardando pagamento". O que devo fazer?

Após o pagamento aguarde 2 dias úteis para a efetivação da inscrição. Se persistir a mensagem, envie e-mail para: secretaria@fei.edu.br.


Como chegar ao campus São Bernardo do Campo

As informações de transporte estão condensadas aqui.


Como chegar ao campus São Paulo

As informações de transporte estão condensadas aqui.