A FEI marcou presença no evento realizado nesta segunda-feira (5), no Teatro SESI-SP, da Avenida Paulista. Com o tema “200 Anos de Independência – Engenharia em Foco”, o evento organizado pelo Instituto de Engenharia reuniu entidades, empresas e instituições de ensino superior para discutir os avanços, desafios e perspectivas da engenharia, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.
Na ocasião, cinco grupos de alunos da FEI estiveram presentes para a apresentação das inovações criadas com seus Trabalhos de Conclusão de Curso - os mesmos que também foram destaque no InovaFEI, realizado no primeiro semestre deste ano. Entre eles, foram apresentados os projetos: “Utilização da Abordagem Factory Physics em um Ambiente Hospitalar”, do curso de Engenharia de Produção; NSTIM: Neuroestimulador Handheld”, do curso de Engenharia Elétrica; “Implantação de EMAS em Aeroportos Sujeitos à Excursão de Pista por meio de Análise de Risco”, do curso de Engenharia Civil; “Projeto de Rede Logística de Cabotagem para uma Empresa de Bens e Consumo”, do curso de Engenharia de Produção; e o “Monitor Hipoglicêmico”, do curso de Engenharia Elétrica.
Após a apresentação dos projetos conduzidos pelos alunos da FEI no período da manhã, quem subiu ao palco do evento foi o Prof. Dr. Flavio Tonidandel, que falou sobre suas análises e perspectivas do Ensino em Engenharia no País ao longo dos 200 anos de Independência do Brasil e sua visão de futuro para os próximos cem anos.
Em depoimento para a reportagem, o Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI também comentou sobre o protagonismo da FEI na engenharia e em contribuição para o desenvolvimento do País. “A engenharia é uma área extremamente importante para todo o País e para qualquer nação que queira se desenvolver. A FEI vem contribuindo para isso há 81 anos, ou seja, temos um papel fundamental para o desenvolvimento, crescimento, aprimoramento e, principalmente, na inovação da engenharia. Neste evento, a FEI está muito bem representada com os cinco trabalhos dos nossos alunos e isso reforça o nosso protagonismo FEIano”, explicou o Prof. Dr. Flávio Tonidandel.
A aluna Lidiane Rocha Silva, formanda do curso de Engenharia de Produção da FEI, foi uma das estudantes que realizou a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso e, ao compartilhar a experiência, falou sobre a sua trajetória como aluna e sobre as contribuições da FEI no seu processo de evolução. “Eu fui bolsista na FEI, então, toda essa trajetória me trouxe até aqui. A FEI me preparou muito para esse momento. Desde o início eu tive o apoio dos professores, que sempre me incentivaram. Falando sobre o nosso TCC, especificamente, ele não envolve só um trabalho de engenharia, mas também sobre o cuidado com as pessoas – o que é algo que vemos muito presente na FEI, para que tenhamos sempre um olhar especial para as pessoas, para a sociedade. O nome ‘FEI’ é sempre muito forte e muito presente. Isso está no nosso DNA”, ressaltou.
Já a aluna Patrícia Okuma, formanda do curso de Engenharia Civil, que também conduziu a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso no evento, comentou sobre as oportunidades adquiridas ao longo do seu desenvolvimento profissional. “A FEI abriu muitas portas para nós – tanto para mim como também ao meu grupo e eu vejo como um grande diferencial essa cultura que a FEI tem de unir várias áreas e várias engenharias. Sem dúvidas foi algo que me ajudou, e muito, a chegar onde cheguei, junto com o meu grupo”.
O evento organizado pelo Instituto de Engenharia prosseguirá até às 18h desta segunda-feira, em formato híbrido: presencial e online. Para aqueles que tiverem interesse em acompanhar a transmissão ao vivo, basta realizar o cadastro diretamente no site do evento.