Vice-Reitor da FEI, Flavio Tonidandel, assume a Vice-Presidência na RoboCup Federation

01/09/2022

FEI é oficialmente a única instituição brasileira a representar o País na maior organização de robótica inteligente do mundo

Na missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a FEI acaba de conquistar um novo destaque internacional. O Prof. Dr. Flavio Tonidandel, que é Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias e Coordenador do Curso de Engenharia de Robôs da FEI, foi nomeado Vice-Presidente da RoboCup Federation. Oficialmente, a FEI é agora a única Instituição de Ensino Superior a representar o País na atual gestão da maior organização de robótica inteligente do mundo.

O Vice-Reitor da FEI dividirá a Vice-Presidência da RoboCup Federation com outros dois representantes: Luca Iocchi, da Università di Roma "La Sapienza", da Itália; e com Changjiu Zhou, de Singapore Polytechnic, de Singapura. Ambos participam da gestão liderada pelo então Presidente da RoboCup Federation, Claude Sammut, da University of New South Wales, de Sydney – Austrália. Além dos países citados, participam também da gestão da RoboCup Federation instituições de Portugal, Israel, Estados Unidos, México, Japão, Áustria, Germânia, Tailândia, China e Reino Unido.

“Essa nomeação reflete e reforça o protagonismo da FEI como instituição atuante no mercado de robótica. Com a nossa participação como instituição de ensino representante do Brasil na federação internacional, estamos assinando a contribuição da FEI no avanço da robótica, não só para a América Latina, mas em nível global”, explicou o professor Flavio Tonidandel.

Tradição e Reconhecimento

O maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina, a FEI, já é tradicionalmente reconhecida no Brasil e no exterior por suas conquistas e inovação na robótica. A mais recente aconteceu no mês de julho deste ano, quando o projeto acadêmico RoboFEI, viajou para a Tailândia para competir na RoboCup Internacional 2022. Na ocasião, a equipe formada por professores e alunos da FEI, voltou para o Brasil com o título de campeã mundial na categoria de robôs At_Home – popularmente conhecida como robôs de serviços.

Além desta, a equipe RoboFEI também atua no desenvolvimento de outras duas categorias de robôs, sendo elas humanoides e small size, ambos reconhecidos pelas participações em competições nacionais e internacionais, por meio dos torneios de futebol de robôs.

Robótica 2022

Muitos são os motivos que fazem a FEI estar entre as Instituições de Ensino Superior com maior destaque no País e no mundo. Este ano, a FEI também já realizou duas edições da Olimpíada Brasileira de Robótica (etapa regional e estadual) e também será sede para a etapa nacional, datada para ocorrer no mês de outubro, no campus de São Bernardo do Campo. Junto com a OBR, a FEI também será sede para o evento Robótica 2022, reconhecido por ser o maior evento de robótica da América Latina, que acontecerá de 17 a 22 de outubro.