Fórmula FEI: Equipe é destaque em evento exclusivo organizado na Scania

21/12/2021

Evento, que também contou com a participação do professor Fábio Delatore e de alunos representantes do projeto, teve como foco abordagem das tecnologias aplicadas aos carros elétricos

Quem acompanha a agenda de eventos organizada pela FEI, sabe bem que o mês de dezembro é sempre marcado por projetos, inovações e soluções desenvolvidas pelos alunos FEIanos. Mas neste mês, a FEI não só organizou eventos especiais, como também participou de agendas exclusivas, como é o caso da exposição mais recente feita na Scania, em São Bernardo do Campo. Entre os dias 13 e 15 de dezembro, a FEI foi convidada pela empresa para participar da agenda, trazendo o projeto Fórmula FEI para exposição aos colaboradores da montadora.

Os dois dias de evento contaram com a participação do professor Fábio Delatore, do curso de Engenharia Elétrica da FEI, e de alunos representantes do Fórmula FEI. Na ocasião, os FEIanos realizaram uma apresentação sobre o processo de construção do carro elétrico que é utilizado nas competições, além de abordarem as megatendências do futuro, que são estudadas pelos alunos da FEI para o setor de mobilidade.

Em entrevista, o professor Fábio Delatore, que também é coordenador do Fórmula FEI na categoria elétrico, explicou que a participação dos estudantes em eventos grandiosos como este organizado pela Scania é fundamental para o amadurecimento na carreira profissional.  “A chance de os alunos virem aqui na Scania expor o que foi concebido e desenvolvido na área de eletrificação, que é a tendência do momento - ou uma das, é muito enriquecedor. É uma oportunidade de fazer contato, networking e quem sabe até eventualmente pleitear um cargo aqui dentro da empresa”, afirmou.

Curiosamente, a ideia de organizar a exposição do Fórmula FEI na Scania também partiu da iniciativa de uma FEIana. Beatriz Barsocchi Testa, que está no último semestre de Engenharia Elétrica e que, atualmente, é também estagiária na Scania. Na entrevista, ela contou que a proposta surgiu depois que notou que os colegas da empresa também tinham curiosidade em ver de perto as novas tendências para aplicação da energia elétrica em automóveis e, por isso, tomou a iniciativa de organizar a exposição da FEI na Scania. “Tudo começou com uma demanda do plano estratégico da própria Scania, que era capacitar os colaboradores em eletrificação, principalmente no processo que eu estou, trabalhamos com solda, pintura e primer. E, atualmente, nós não temos muito contato com eletrificação. A ideia era atualizar os colaboradores sobre tudo o que está acontecendo e sendo estudado hoje para o futuro da mobilidade”, explicou.

Também em entrevista para a nossa equipe de reportagem, o Gerente Executivo da fábrica de cabines da Scania, Michel Babler, trouxe destaque apara a importância na troca de conhecimentos durante o evento e sobre a participação enriquecedora da FEI. É uma parceria importante. Recebemos a FEI com muita felicidade e muita gratidão por disponibilizar recursos, tanto de alunos quanto de professores, mas também da parte do hardware. O estande que a FEI apresentou, mostrando as diferenças de um carro a combustão para um carro elétrico é muito didático e muito enriquecedor”, explicou.

Além disso, ele também destacou o legado que um evento como o E-Mobility deixa para os colaboradores da Scania, despertando em cada um dos funcionários o desejo pela busca de conhecimento e aprimoração. “O grande legado que nós deixamos para os colaboradores foi o conhecimento. Além disso, esse evento ajudou a despertar a curiosidade e essa curiosidade pode se transformar a médio e longo prazo, em busca por mais conhecimento e desenvolvimento de competências. E a partir daí nós vamos colher os frutos dos próximos anos com pessoas com o tipo de competência para trabalhar com esses produtos, o produto elétrico”, ressaltou.

Sobre o Fórmula FEI

Popular entre os alunos FEIanos, o projeto Fórmula FEI possui atualmente duas categorias: “elétrico”, coordenada pelo professor Fábio Delatore, do curso de Engenharia Elétrica da FEI, e a categoria “combustão”, coordenada pelo professor Rafael Serralvo, do curso de Engenharia Mecânica.

Os alunos que integram o projeto são desafiados a desenvolverem um sistema de propulsão elétrica (motor elétrico, inversor de frequência e baterias) além de soluções inovadoras e criativas em outros subsistemas do veículo tais como freios, suspensão, direção, chassis e transmissão. Historicamente, o projeto participa de competições como o Fórmula SAE Brasil, onde passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

Em sua história, o projeto foi campeão nacional na competição SAE Brasil – 2015 e, na última competição presencial, realizada em novembro de 2019, no município Piracicaba, o Fórmula FEI Elétrico também conquistou premiações ficando em 3º lugar na categoria de Eficiência Energética e Geral, 2º lugar na categoria de Autocross e 1º lugar na categoria de Enduro.

Para saber mais sobre o Fórmula FEI, confira a página exclusiva em nosso site.