Notícias Fei

SpaceX: em entrevista ao G1, astrofísico da FEI explica curiosidades sobre novo evento espacial previsto para esta quarta-feira (15)

SpaceX: em entrevista ao G1, astrofísico da FEI explica curiosidades sobre novo evento espacial previsto para esta quarta-feira (15)


  14/09/2021

Professor Cássio Barbosa analisa diferenças entre os voos orbitais e suborbitais programados na nova era do turismo espacial

Um novo marco para a era do turismo espacial está datado para ocorrer nesta quarta-feira (15), às 21h (horário de Brasília). Pela primeira vez, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, enviará quatro pessoas ao espaço em uma missão de três dias, nomeada de Inspiration4. Esse será o primeiro voo que orbitará a Terra com tripulação totalmente civil. O evento virou notícia para o portal G1 e, para falar sobre o tema, a equipe de reportagem consultou o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, para ajudar a entender o que difere o voo para os que já foram realizados anteriormente por Jeff Bezos (Blue Origin) e Richard Branson (Virgin Galactic).

Basicamente, enquanto as viagens anteriores tinham uma escala suborbital, a missão da SpaceX, prevista para esta quarta-feira, deve alcançar a órbita terrestre e dar voltas em torno do planeta. Em entrevista, o professor Cássio Barbosa explicou que a principal diferença está na trajetória que será realizada pela aeronave. "Enquanto no voo orbital a nave consegue circular a Terra, ou seja, partir e retornar à atmosfera a partir de um mesmo ponto, o voo suborbital não tem velocidade para completar essa trajetória, então a nave sobe até um ponto máximo e depois cai em queda livre de volta à Terra", afirmou.

Outra curiosidade mostrada na reportagem refere-se à velocidade programada para o voo, que exigirá um alcance de 27.358 km/h. A meta, de acordo com a publicação, equivale a 22 vezes a velocidade do som. Para fins de comparação, os voos suborbitais realizados anteriormente pela Blue Origin e Virgin Galactic alcançaram 3.700 km/h.

Além da entrevista ao G1, o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, também preparou um artigo trazendo análises sobre o tema e curiosidades sobre a era do turismo espacial, que está disponível para acesso em nosso site. Para conferir, basta navegar na coluna Observatório, clicando aqui.

Para conferir outras reportagens com a participação dos professores da FEI, acesse também o FEI na Mídia.