Equipe FEI BAJA garante vaga no mundial BAJA SAE 2024

06/03/2023

Os alunos se destacaram com o melhor veículo 4x4 na etapa nacional da competição.

No último domingo (5), a equipe FEI Baja participou da 28ª Competição Baja SAE Brasil, organizada em São José dos Campos, na interior de  São Paulo. Para os alunos da FEI, essa participação foi especial, pois marcou uma nova era no projeto: a estreia do novo veículo de tração 4x4 (o FEI Baja 1). Poucas equipes estudantis têm um carro com essa configuração e a equipe FEIana figurou com resultados muito satisfatórios:

Além disso, o veículo 4x4 da FEI foi eleito o melhor classificado dentre as equipes que também levaram veículos 4x4. Uma estreia exitosa!

Além do destaque do 4x4 chamado FEI Baja 1, os alunos também levaram o tradicional veículo 4x2 (FEI Baja 2), que venceu em 1º lugar o Enduro, uma das principais provas da competição.

Entre provas estáticas e dinâmicas, a equipe de alunos da FEI conquistou as seguintes colocações:

Apresentação do veículo 4x4:
FEI Baja 1 - 1° lugar

Enduro:
FEI Baja 1 - 25° lugar
FEI Baja 2 - 1° lugar

Relatório de projeto:
FEI Baja 1 - 2° lugar
FEI Baja 2 - 13° lugar

Apresentação de projeto:
FEI Baja 1 - 5° lugar
FEI Baja 2 - 4° lugar

Super Prime:
FEI Baja 1 - 5° lugar
FEI Baja 2 - 3° lugar

Geral:
FEI Baja 1 - 8° lugar
FEI Baja 2 - 2° lugar

Historicamente, a equipe FEI Baja é reconhecida por ser a única a conquistar 9 títulos nacionais, além de colecionar outros quatro títulos mundiais da competição, sendo considerada uma das mais tradicionais do Brasil e também a equipe sul-americana com mais títulos mundiais. O projeto, que é coordenado pelo professor André Mendes, do curso de Engenharia Mecânica, inclui alunos de diversas engenharias da FEI. Dentre elas destacam-se alunos da engenharia mecânica, produção, elétrica, automação e controle e alunos da engenharia de robôs – a única no País.

Sendo um projeto institucional direcionado para estudantes da graduação e pós-graduação, o Baja é um veículo off Road, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. Os veículos do projeto BAJA FEI também podem ser utilizados pelos alunos no desenvolvimento de pesquisas em diferente níveis, como: Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Após a fase nacional, a equipe da FEI está classificada para concorrer na etapa mundial da SAE, prevista para ocorrer em 2024, nos Estados Unidos.