Mestrado e Doutorado

Administração

    Mestrado

  • Vespertino e
    Noturno

    Doutorado

  • Vespertino

    Duração

  • Mestrado: 24 meses
  • Doutorado: 48 meses

    Localização

  • São Paulo

    Investimento

  • R$ 2.851,00 (Mensal)

Duração

Mestrado

O curso não poderá ser concluído em período inferior a 12 (doze) e superior a 36 (trinta e seis) meses.

Doutorado

O curso não poderá ser concluído em período inferior a 24 (vinte e quatro) e superior a 60 (sessenta) meses.





Apresentação


O Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Administração do Centro Universitário FEI é composto pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. O Programa tem foco na Gestão da Inovação e possui três linhas de pesquisa: Transformações Sociais: Gestão, Empreendedorismo e Marketing; Operações e Gestão Sustentável; e Gestão da Tecnologia e Inovação. A orientação do programa reflete as demandas do mercado e da sociedade contemporânea.

De natureza acadêmica*, os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da FEI objetivam formar profissionais com uma sólida base científica. Esta qualificação atende tanto os profissionais que desejam atuar na área acadêmica quanto os que desejam ter um conhecimento mais sofisticado para atuarem no mercado de trabalho, liderando iniciativas de maior complexidade.

O Programa incorpora a tradição e a excelência da FEI, fundadora do primeiro curso de Administração da América Latina em 1941, na época ESAN (Escola Superior de Administração de Negócios).

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da FEI também disponibilizam uma quantidade limitada de bolsas. As bolsas são de agências de fomento (ex. CAPES) e da própria FEI e são concedidas para os que demonstrarem mérito acadêmico e tiverem disponibilidade de tempo compatível com a natureza da bolsa.

* Os mestrados e doutorados podem ser ‘acadêmicos’ ou ‘profissionais’. Todos são de natureza stricto sensu e sujeitos à regulação do MEC (CAPES). No entanto, os programas acadêmicos se distinguem pelo maior aprofundamento teórico e pelo maior rigor científico na definição e na análise do problema a ser estudado.


Mestrado

O Mestrado em Administração da FEI é direcionado tanto para alunos com disponibilidade de dedicação em tempo integral, quanto para os profissionais que atuam no mercado de trabalho. As aulas têm início nos meses de março e agosto, e são realizadas às segundas-feiras à tarde e à noite, terças-feiras à noite e quartas-feiras à noite.

O curso tem duração prevista de 24 meses. Divide-se em 4 semestres, durante os quais os alunos devem obter 24 créditos (o equivalente a 6 disciplinas de 48 horas-aula cada), passar pelo exame de qualificação, escrever a dissertação de mestrado e tê-la aprovada por uma banca. Durante este período, também é esperado que os alunos submetam seus trabalhos para congressos e/ou revistas científicas.


Doutorado

O curso tem duração prevista de 48 meses. Nos semestres iniciais do curso, os alunos se dedicam às disciplinas, quando devem obter 24 créditos (o equivalente a 6 disciplinas de 48 horas-aula cada). Em paralelo, desenvolvem a fundamentação teórica, identificam a lacuna no conhecimento e estruturam o projeto de pesquisa. A partir daí, os alunos devem apresentar a proposta de tese e passar pelo exame de qualificação. Após a qualificação, os alunos devem concluir o projeto de pesquisa para, então, apresentá-lo a uma banca responsável pela avaliação da tese desenvolvida.

As aulas têm início nos meses de março e agosto e são realizadas de terça-feira a quinta-feira no período da tarde. Durante o curso é esperado que os alunos submetam trabalhos derivados de seus projetos de tese para congressos e periódicos científicos. Os alunos, especialmente os bolsistas, também devem estar envolvidos em projetos de pesquisa e atividades de ensino (na graduação ou na pós) com os professores da FEI.

Coordenadora: Maria Tereza Saraiva de Souza



Secretaria


Campus São Paulo
Rua Tamandaré, 688 - Liberdade
São Paulo - SP
CEP: 01525-000

Telefone / E-mail
Tel:(11) 3274-5205
E-mail: ppga@fei.edu.br

Atendimento
De segunda a sexta-feira,
das 8h30 às 18h

Maria Tereza Saraiva de Souza

Doutora (2000) e Mestre (1993) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Especialista em Administração, Análise Organizacional, pela EBAPE/DF (1989); Bacharel em Administração pela UNA/MG (1986). Docente de dedicação exclusiva do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA (Conceito 5) e da graduação do Centro Universitário FEI (desde 2013) onde desenvolve pesquisa, orienta dissertações e teses, totalizando 30 orientações concluídas de mestrado e doutorado vinculadas aos seus projetos de pesquisa. Foi professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA (2003 a 2013) da Universidade Nove de Julho (Conceito 5), onde ministrou as disciplinas Organizações Sustentáveis e Gestão Ambiental. Atuou como docente na ESPM (1997 a 2003) nas seguintes disciplinas na graduação: Teoria das Organizações, Administração para Publicidade e Propaganda, Poder nas Organizações, Metodologia de Plano de Negócio, Orientação de TCC e Iniciação Científica. Trabalhou na gestão acadêmica, como: Diretora Adjunta do Departamento de Ciências Gerenciais na gestão dos cursos de Administração e Habilitações (Marketing, Comércio Exterior e Hotelaria), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Turismo e Secretariado Executivo da Universidade Nove de Julho (2002 a 2006); Chefe de Departamento e Coordenadora do curso de Administração da Universidade Ibirapuera (1993 a 2002). Foi Editora (2011 a 2013), Editora Adjunta (2014 a 2018) e, atualmente, é Membro do Conselho Editorial (desde 2019) da Revista Gestão Social e Ambiental - RGSA (A3). Desde 2011 é avaliadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e revisora dos principais periódicos e congressos da área. É Líder do tema Ecoinovação (desde 2019), foi Líder dos temas Inovação Sustentável (2018), da divisão ITE, do tema Cadeias Sustentáveis (2011 a 2014) da divisão GOL do Enanpad. Foi Coordenadora da área Sustentabilidade das Operações do Simpoi/FGV (2009 a 2013), Coordenadora Adjunta da área Gestão da Sustentabilidade do Enangrad (2011 a 2015), Membro da Comissão Científica e Organizadora do Engema (2011 e 2012). É Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, "Economia Circular, Ecoinovação e Cadeias Sustentáveis", atua com os seguintes temas de pesquisa: Cadeia de Suprimentos Verdes, Gestão de Resíduos Sólidos, Tecnologias de Rastreamento em Cadeias Reversas, Disclosure Ambiental, Environmental, Social and Governance (ESG); Compras Públicas Sustentáveis, Ecoeficiência, Adaptação às Mudanças Climáticas, Tecnologias Limpas, Negócios Circulares e Sustentáveis, Inovação Ambiental, entre outros.

Currículo Lattes / mtereza@fei.edu.br

Linha de Pesquisa:

Transformações Sociais: Gestão, Empreendedorismo e Marketing 

Esta linha de pesquisa estuda as transformações sociais decorrentes do desenvolvimento tecnológico e da desigualdade social. Os estudos desenvolvidos abrangem gestão, empreendedorismo e marketing, investigando como gestores, empreendedores e consumidores têm lidado com as novas tecnologias, a agenda social contemporânea e os desafios da sustentabilidade. As transformações sociais demandam o aprofundamento de alguns temas tratados nesta linha de pesquisa, entre eles:

• Dinâmica de sistemas aplicada à gestão;
• Redes organizacionais;
• Diversidade e inclusão nas organizações;
• Saúde e qualidade de vida no trabalho;
• Empreendedorismo social e intraempreendedorismo;
• Novos Negócios: digitais, fintechs, agritechs, edtechs etc.;
• Ensino e aprendizagem do empreendedorismo;
• Empreendedorismo negro, de mulheres, de baixa renda, étnico e de imigrantes;
• Investimento de Impacto, Negócios sociais e inclusivos;
• Interface entre novas tecnologias, marketing e comportamento do consumidor;
• Inclusão e diversidade nas comunicações de marketing;
• Engajamento do consumidor em comportamento sustentável.

Docentes:
• Edson Sadao Iizuka
• Pedro Jaime de Coelho junior
• Edmilson Alves de Moraes
• Melby Karina Zuniga Huertas

Linha de Pesquisa:

Operações e Gestão Sustentável

Esta linha de pesquisa busca constituir uma base de conhecimentos e desenvolver modelos de gestão orientados à sustentabilidade, de forma que as organizações possam cumprir seus objetivos econômicos, sociais e ambientais, integrando essas variáveis no processo de tomada de decisão e na gestão das operações. As pesquisas desta linha tratam das variáveis tecnológicas, institucionais e de aprendizagem, que possibilitam a inovação comprometida com o desenvolvimento sustentável, abordados nos seguintes temas:

• Modelos de Economia Circular;
• Licença Social para Operar (LSO) e Impacto Social;
• Resíduos Sólidos e Logística Reversa; 
• Cadeia de Suprimentos Sustentáveis; 
• Estratégia de Operações e Operações Sustentáveis;
• Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa; 
• Evidenciação Ambiental;
• Fatores Ambiental, Social e de Governança (ESG);
• Gestão de Riscos Socioambientais;
• Inovação Ambiental;
• Modelos de Negócios Inovadores e Sustentáveis;
• Mudanças Climáticas e Economia de Baixo Carbono;
• Educação para a Sustentabilidade

Docentes:
• Jacques Demajorovic
• Dafne Oliveira Carlos de Morais
• Maria Tereza Saraiva de Souza
• Gabriela Scur Almudi

Linha de Pesquisa:
Gestão da Tecnologia e Inovação

Esta linha de pesquisa estuda os benefícios e desafios da adoção das tecnologias digitais pelas organizações em termos de gestão estratégica e de operações, formação de capacidades e recursos dinâmicos, criação de valor, gestão do desempenho, novos modelos de negócios e melhorias na inteligência do negócio. Compreender os benefícios e os desafios associados à adoção de novas tecnologias pelas organizações demanda o desenvolvimento do conhecimento de alguns temas que são tratados nesta linha, tais como:

• Transformação e inovação digital;
• Governança e gestão estratégica da inovação;
• Ecossistemas de Inovação; 
• Big data Analytics;  
• Técnicas de machine learning;
• Redes neurais para a tomada de decisão; 
• Inovação sustentável, Ecoinovação e Inovação Responsável;
• Tecnologias Digitais e Avaliação da Ecoeficiência, Economia Circular e Sustentabilidade nas organizações

Docentes:
• Aline Mariane de Faria
• Claudia Aparecida de Mattos
• Roberto Carlos Bernardes
• Maria Laura Ferranty Mac Lennan

Área de Concentração:

GESTÃO, INOVAÇÃO & SUSTENTABILIDADE

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário FEI têm como área de concentração a Gestão da Inovação. Os cursos focam na geração de conhecimento nos contextos mercadológicos e organizacionais que cercam os processos de inovação. Além disso, em virtude das mudanças ambientais e do impacto social associado à geração de novas tecnologias e novos modelos de negócio, o programa também volta seu interesse para o estudo da sustentabilidade. Em linha com o exposto, o Programa se estrutura em três linhas de pesquisa, quais sejam: Capacidades Organizacionais; Estratégias de Mercado e Competitividade; e Sustentabilidade.


Linhas de Pesquisa:

Transformações Sociais: Gestão, Empreendedorismo e Marketing 

Esta linha de pesquisa estuda as transformações sociais decorrentes do desenvolvimento tecnológico e da desigualdade social. Os estudos desenvolvidos abrangem gestão, empreendedorismo e marketing, investigando como gestores, empreendedores e consumidores têm lidado com as novas tecnologias, a agenda social contemporânea e os desafios da sustentabilidade. As transformações sociais demandam o aprofundamento de alguns temas tratados nesta linha de pesquisa, entre eles:

• Dinâmica de sistemas aplicada à gestão;
• Redes organizacionais;
• Diversidade e inclusão nas organizações;
• Saúde e qualidade de vida no trabalho;
• Empreendedorismo social e intraempreendedorismo;
• Novos Negócios: digitais, fintechs, agritechs, edtechs etc.;
• Ensino e aprendizagem do empreendedorismo;
• Empreendedorismo negro, de mulheres, de baixa renda, étnico e de imigrantes;
• Investimento de Impacto, Negócios sociais e inclusivos;
• Interface entre novas tecnologias, marketing e comportamento do consumidor;
• Inclusão e diversidade nas comunicações de marketing;
• Engajamento do consumidor em comportamento sustentável.

Docentes:
• Edson Sadao Iizuka
• Pedro Jaime de Coelho junior
• Edmilson Alves de Moraes
• Melby Karina Zuniga Huertas


Operações e Gestão Sustentável

Esta linha de pesquisa busca constituir uma base de conhecimentos e desenvolver modelos de gestão orientados à sustentabilidade, de forma que as organizações possam cumprir seus objetivos econômicos, sociais e ambientais, integrando essas variáveis no processo de tomada de decisão e na gestão das operações. As pesquisas desta linha tratam das variáveis tecnológicas, institucionais e de aprendizagem, que possibilitam a inovação comprometida com o desenvolvimento sustentável, abordados nos seguintes temas:

• Modelos de Economia Circular;
• Licença Social para Operar (LSO) e Impacto Social;
• Resíduos Sólidos e Logística Reversa; 
• Cadeia de Suprimentos Sustentáveis; 
• Estratégia de Operações e Operações Sustentáveis;
• Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa; 
• Evidenciação Ambiental;
• Fatores Ambiental, Social e de Governança (ESG);
• Gestão de Riscos Socioambientais;
• Inovação Ambiental;
• Modelos de Negócios Inovadores e Sustentáveis;
• Mudanças Climáticas e Economia de Baixo Carbono;
• Educação para a Sustentabilidade

Docentes:
• Jacques Demajorovic
• Dafne Oliveira Carlos de Morais
• Maria Tereza Saraiva de Souza
• Gabriela Scur Almudi


Gestão da Tecnologia e Inovação

Esta linha de pesquisa estuda os benefícios e desafios da adoção das tecnologias digitais pelas organizações em termos de gestão estratégica e de operações, formação de capacidades e recursos dinâmicos, criação de valor, gestão do desempenho, novos modelos de negócios e melhorias na inteligência do negócio. Compreender os benefícios e os desafios associados à adoção de novas tecnologias pelas organizações demanda o desenvolvimento do conhecimento de alguns temas que são tratados nesta linha, tais como:

• Transformação e inovação digital;
• Governança e gestão estratégica da inovação;
• Ecossistemas de Inovação; 
• Big data Analytics;  
• Técnicas de machine learning;
• Redes neurais para a tomada de decisão; 
• Inovação sustentável, Ecoinovação e Inovação Responsável;
• Tecnologias Digitais e Avaliação da Ecoeficiência, Economia Circular e Sustentabilidade nas organizações

Docentes:
• Aline Mariane de Faria
• Claudia Aparecida de Mattos
• Roberto Carlos Bernardes
• Maria Laura Ferranty Mac Lennan

Disciplinas



Os alunos do Mestrado precisam concluir 6 (seis) disciplinas, que correspondem a 24 créditos, e os alunos do Doutorado necessitam cursar 6 (seis) disciplinas, equivalentes a 24 créditos. Ao final das disciplinas que compõem os créditos, tanto os alunos do Mestrado quanto os alunos do Doutorado são matriculados na disciplina ‘Acompanhamento Monográfico’. Apesar desta disciplina não ter créditos atrelados a ela, o desempenho insuficiente nesta disciplina tem as mesmas implicações que o desempenho insatisfatório nas disciplinas com créditos vinculados.


Mestrado

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Disciplina Professor
Análise Estatística Edmilson Alves de Moraes / Aline Mariane de Faria
Métodos de Pesquisa Maria Tereza Saraiva de Souza

Estas 3 disciplinas são para todos os alunos do mestrado. Além delas, os alunos devem cursar mais 3 disciplinas da sua linha de pesquisa. Alunos com interesse em disciplinas de outra linha de pesquisa podem cursá-las desde que o orientador esteja de acordo.


DISCIPLINAS DA LINHA de Operações e Gestão Sustentável

Disciplina Professor
Gestão Ambiental Empresarial Jacques Demajorovic
Estratégia de Operações Gabriela Scur Almudi
Gestão da Sustentabilidade Dafne Oliveira Carlos de Morais


DISCIPLINAS DA LINHA de Gestão da Tecnologia e Inovação

Disciplina Professor
Estratégia e Inovação Aline Mariane de Faria
Tecnologia, Trabalho e Organizações Maria Laura Ferranty Mac Lennan
Planejamento e Gestão da Tecnologia da Informação Cláudia Aparecida de Mattos
Gestão da Inovação Roberto Carlos Bernardes
Planejamento e Gestão da Tecnologia da Informação Cláudia Aparecida de Mattos


DISCIPLINAS DA LINHA DE Transformações Sociais: Gestão, Empreendedorismo e Marketing

Disciplina Professor
Organização, Gestão e Sociedade Edson Sadao Iizuka
Desenho de Pesquisa em Estudos Comportamentais Melby Karina Zuniga Huertas
Análise Organizacional Pedro Jaime de Coelho Junior


Doutorado

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Disciplina Professor
Análise Multivariada de Dados Edmilson Alves de Moraes
Coleta e Análise de Dados Qualitativos Jacques Demajorovic
Epistemologia da Administração Pedro Jaime de Coelho Junior
Planejamento e Gestão da Pesquisa Melby Karina Zuniga Huertas

Essas 4 disciplinas são obrigatórias para todos os alunos do doutorado, sendo que o aluno deverá cursar além dessas, mais 2 disciplinas optativas.

Semestralmente, para o doutorado, são oferecidas uma ou duas disciplinas optativas como, por exemplo, as indicadas abaixo. Em função de parcerias com outras instituições (ex. USP), os alunos podem cursar disciplinas em outras instituições e solicitar aproveitamento de créditos na FEI para as disciplinas optativas.


DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA O DOUTORADO

Disciplina Professor
Ensino em Administração Edson Sadao Iizuka
Pesquisa e Publicação em Administração Roberto Carlos Bernardes

Alunos de doutorado podem também cursar disciplinas do mestrado como optativas, conforme indicação do orientador.


Processo Seletivo



2º Semestre 2024

MESTRADO E DOUTORADO

Inscrições Prova(s) Entrevistas
De 22 de março a 13 de junho 17 de junho 19 a 21 de junho
     
     
Resultado Período de Matrícula Início das Aulas
28 de junho 01 a 12 de julho 12/08/2024


Vagas disponíveis para 2-2024*

Linhas de Pesquisa Mestrado Doutorado
Operações e Gestão Sustentável 2 2
Transformações Sociais: Gestão, Empreendedorismo e Marketing 2 2
Gestão da Tecnologia e Inovação 2 2

*O programa se reserva o direito de não preencher todas as vagas oferecidas assim como de realocar as vagas remanescentes entre as linhas de pesquisa ou entre os cursos.

Processo de inscrição do Mestrado

FASE 1: Entrega de Documentos e Inscrição

A inscrição e os documentos devem ser enviados para o email da secretaria do Programa de Pós-graduação em Administração – ppga@fei.edu.br.

  1. Ficha de Inscrição
    (indique DUAS linhas de pesquisa em ordem de preferência, sendo: 1 – linha prioritária e 2 - linha alternativa)
    Ver ficha de inscrição!
  2. Currículo profissional ou Currículo Lattes - Um currículo profissional poderá ser apresentado no ato da inscrição. No entanto, caso aprovado no processo seletivo, o aluno só poderá fazer a matrícula no programa se apresentar o Currículo Lattes na ocasião da matrícula. O currículo profissional deverá conter, pelo menos, a formação acadêmica, as atividades profissionais e, se aplicável, a produção acadêmica e as bolsas de pesquisa (ex. iniciação científica).
    O candidato que não possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes deverá fazê-lo no site http://lattes.cnpq.br (O CNPQ pode levar até 48 horas para gerar o número do CV Lattes).
  3. Cópia do diploma de graduação (na matrícula será pedida a cópia autenticada) e, se aplicável, do diploma de pós-graduação lato sensu que tenha realizado (ex. MBA).
    Caso o candidato ainda não tenha o diploma da graduação, poderá apresentar uma declaração oficial comprovando a conclusão da graduação em tempo hábil para iniciar o mestrado.
  4. Histórico escolar da graduação e, se aplicável, de cursos de pós-graduação lato sensu que tenha realizado;
  5. Carta de apresentação do candidato com até duas mil palavras indicando:

    i) as razões pelas quais está interessado em realizar o curso;
    ii) os motivos pelos quais se considera em condições de realizar o curso;
    iii) duas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação onde teria interesse de atuar;
    iv) o tema de pesquisa que tem interesse em desenvolver no curso; e
    v) as razões pelas quais apresentou o interesse de pesquisa acima. Procure, sempre que possível, demonstrar que já leu algo a respeito do assunto de interesse; preferencialmente livros e revistas especializadas, descrevendo na carta como o conteúdo dessa bibliografia orienta o seu interesse.
    ***A carta é para ser redigida em texto único, sem separação por seções; os itens acima são apenas orientadores do conteúdo da carta.***

    É fortemente recomendado que o candidato leia o currículo dos professores do programa de modo a apresentar propostas que possam ser do interesse deles. Mais informações sobre o corpo docente podem ser encontradas no link https://portal.fei.edu.br/mestrado-e-doutorado-em-administracao#corpodocente.
  6. Os alunos que possuírem certificado de proficiência em inglês (TOEFL, ESLAT, Cambridge) poderão solicitar dispensa da prova de inglês;
  7. Carta da empresa comprovando a dispensa na segunda-feira para o período da tarde (desejável).

A falta de entrega de algum documento obrigatório nesta fase implicará na desclassificação automática do candidato.



FASE 2: AVALIAÇÃO (DOMÍNIO DE LINGUAGENS)
  1. Avaliação de conhecimentos de português e inglês a partir de interpretação de texto(s) e/ou redação.

O mau desempenho do candidato nesta fase pode acarretar na sua desclassificação automática do processo seletivo.


FASE 3: Análise Documental
  1. Avaliação do potencial do candidato para propor e executar um projeto de pesquisa. A análise documental só vai ocorrer se o candidato apresentar desempenho satisfatório na avaliação da fase anterior.

FASE 4: Entrevistas
  1. Os candidatos aprovados na avaliação documental serão contatados para uma entrevista com os professores do Programa da FEI.


PROCESSO DE INSCRIÇÃO DO DOUTORADO

FASE 1: Entrega de Documentos e inscrição

A inscrição e os documentos devem ser enviados para o email da secretaria do Programa de Pós-graduação em Administração – ppga@fei.edu.br.

  1. Ficha de Inscrição
    (indique DUAS linhas de pesquisa em ordem de preferência, sendo: 1 – linha prioritária e 2 - linha alternativa) Ver ficha de Inscrição!
  2. Teste ANPAD realizado há, no máximo, 2 anos;

    CRONOGRAMA DA EDIÇÃO DE ABRIL DE 2024

    ORIENTAÇÃO ACADÊMICA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

    Data de Realização: 28/04/2024

    Inscrições: 25/03/2024 a 11/04/2024

    Taxa de Inscrição: poderá ser paga até dia 11/04/2024

    Preço: R$ 339,00 (trezentos e trinta e nova reais)

  3. Currículo Lattes Atualizado (o candidato que não possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes deverá fazê-lo no site http://lattes.cnpq.br. O CNPq pode levar até 48 horas para gerar o número do CV Lattes);
  4. Carta de apresentação do candidato com até duas mil palavras indicando:
    I) As razões pelas quais o candidato se considera em condições de realizar o curso pretendido;
    II) Os motivos para a escolha do curso e da Linha de Pesquisa;
    III) duas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação onde teria interesse de atuar;
    IV) O tema e os interesses de pesquisa dentro do escopo das Linhas de Pesquisa pretendidas.
    ***A carta é para ser redigida em texto único, sem separação por seções; os itens acima são apenas orientadores do conteúdo da carta.***
    É fortemente recomendado que o candidato leia o currículo dos professores do programa de modo a apresentar propostas que possam ser do interesse deles. Mais informações sobre o corpo docente podem ser encontradas no link https://portal.fei.edu.br/mestrado-e-doutorado-em-administracao#corpodocente.
  5. Projeto de Pesquisa****
  6. Trabalhos publicados e submetidos (se aplicável);
  7. Histórico Escolar do Mestrado (cópia simples);
  8. Diploma do Mestrado (cópia simples);
  9. Histórico Escolar do Curso de Graduação (cópia simples);
  10. Diploma do Curso de Graduação (cópia simples);
  11. Cópia da dissertação do mestrado.

**** Recomenda-se a redação de um projeto de pesquisa sucinto (entre 10 e 15 páginas), mas que compreenda os seguintes itens:

- Resumo
- Introdução e justificativa baseados em bibliografia atualizada
- Objetivos geral e específicos
- Revisão da literatura
- Método de Pesquisa
- Resultados esperados
- Cronograma de execução

A não entrega de algum documento obrigatório nesta fase implicará na desclassificação automática do candidato.


FASE 2: AVALIAÇÃO (DOMÍNIO DE LINGUAGENS)
  1. Avaliação de conhecimentos de português e inglês a partir de interpretação de texto(s) e/ou redação. A avaliação será feita em ambiente virtual.
    O mau desempenho do candidato nesta fase pode acarretar na sua desclassificação automática do processo seletivo.

FASE 3: Análise Documental
  1. Avaliação do potencial do candidato para propor e executar um projeto de pesquisa. A análise documental só vai ocorrer se o candidato apresentar desempenho satisfatório na avaliação da fase anterior.

FASE 4: Entrevistas
  1. Os candidatos aprovados na avaliação documental serão contatados para uma entrevista com os professores do Programa da FEI.

Internacionalização


A exposição internacional se tornou condição essencial para gerar qualidade em pesquisa e ensino no Brasil. Por isso, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração (PPGA) da FEI vem passando por um processo de internacionalização. A orientação internacional tem sido um quesito importante, por exemplo, na contratação dos docentes. Hoje o programa possui grande parte de seus professores com alguma formação no exterior (ex. estágio doutoral; doutorado completo e/ou pós-doutorado).

Além disso, a internacionalização também é norteadora das publicações dos professores e alunos. Todos os professores do Programa possuem produção internacional em periódicos conceituados. Para conhecer nossos professores veja o link Corpo Docente.


Também estamos começando a receber alunos estrangeiros intercambistas ou para cursar integralmente o programa. Até o momento, o PPGA já recebeu alunos da Alemanha e da Colômbia.

Ainda:
  • A FEI tem convênio com 28 universidades da Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en America Latina – AUSJAL (https://www.ausjal.org/), a qual, por sua vez, faz parte de uma rede de cerca de 200 universidades jesuítas presentes em todos os continentes.
  • E acordos pontuais também são firmados com outras universidades, como a Universidad de Alicante (Espanha), a Providence University (Taiwan) e a Universidad Andina (Equador).

Dupla-titulação

Por meio de acordo de Cooperação entre o Centro Universitário FEI e aUniversidade de Alicante na Espanha, foi assinado um convênio que possibilita a dupla-titulação no nível de doutorado.



Além disso, os alunos são incentivados a estudar no exterior durante o programa de Doutorado (com a possibilidade de “bolsa sanduíche” de agências de fomento), podendo, inclusive, realizar o estágio doutoral no exterior em uma universidade com a qual a FEI não tenha uma parceria formalizada. Nossos alunos que foram para o exterior recentemente são:

Nome de Aluno Curso na FEI Instituição - País Bolsa
Eryka E. F. Augusto Doutorado Universidade de Alicante - Espanha CAPES – Doutorado “Sanduíche”
Ana Lucia Santiago Doutorado Universidade de Alicante - Espanha CAPES – Doutorado “Sanduíche”
Antonio Oliveria Jr Doutorado Arizona State University - EUA CAPES – Doutorado “Sanduíche”
Carmen Ligia C. L. Torres Doutorado Université Lumière Lyon 2 – França CAPES – Doutorado “Sanduíche”
Viviane Pisano Motta Gemignani Doutorado Universidade de Alicante – Espanha Projeto Vale
Annaysa Salvador Muniz Kamiya Mestrado e Doutorado Universidade de Tilburg – Holanda Próprio e FAPESP


Outra atividade internacional que tem se tornado comum entre os nossos alunos de mestrado e doutorado é a coleta de dados primários internacionalmente. Os exemplos recentes são:

A mestranda Maria Marques Costa realizou entrevistas na França em uma empresa de reuso de água para comparação com a subsidiária da empresa no Brasil.

O mestrando Hamilton Terni realizou entrevistas em empresas gráficas nos Estados Unidos para comparar em seu trabalho os efeitos do ambiente institucional no processo de servitização daquele país e no Brasil.

Pós-doutorado


O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração do Centro Universitário FEI conta, desde 2014, com uma bolsa da CAPES para pesquisadores de Pós-Doutorado.

O candidato selecionado é contemplado com a bolsa PNPD-CAPES e também recebe uma bolsa suplementar da FEI pelo período de um ano, podendo ser estendido por mais um ano. O pós-doutorando tem à sua disposição uma sala/escritório para trabalhar e acesso aos recursos necessários para desenvolver suas atividades de pesquisa.

O pesquisador de pós-doutorado deve participar dos projetos de pesquisa em parceria com um dos professores do Programa e poderá desenvolver colaborações com os outros professores e alunos de Mestrado e Doutorado.


Processo Seletivo

Procuramos pesquisadores que desejam aprimorar suas habilidades de pesquisa e ensino de excelência e alto impacto científico.

Edital da última seleção



Pesquisadores anteriores

• Carolina Cristina Fernandes
• Dennys Eduardo Rossetto
• Mariana Lima Bandeira
• Renata Fernandes Galhanone
• Cristiane Gattaz

DEPÓSITO DISSERTAÇÃO / TESE




Formulários Diversos




Normas


Corpo Docente

Investimento e Bolsas

Investimentos

Mestrado em Administração Doutorado em Admimistração
R$ 2.851,00 R$ 2.851,00
*Valores válidos para o ano de 2024

Bolsas de Estudo

Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração da FEI contam com o apoio da CAPES, à qual disponibiliza algumas bolsas (para dedicação parcial ou total do aluno) ao programa de pós-graduação. A FEI também oferece bolsas de isenção de pagamento de taxas escolares para os alunos aprovados no processo seletivo. Os alunos interessados em obter uma bolsa de estudos devem protocolar uma solicitação no ato da matrícula. Os critérios para concessão da bolsa são baseados nas realizações acadêmicas do candidato ou do aluno. Portanto, informações como histórico escolar antes ou depois (para alunos matriculados) de ingressar no Programa, qualidade da formação anterior, realizações acadêmicas anteriores e desempenho no processo seletivo são analisadas para a definição das alocações das bolsas. As solicitações são analisadas pela Comissão de Bolsas do Programa, constituída por alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Administração. A Comissão analisa as informações dos candidatos e indica à FEI quais alunos demonstraram mais mérito para receber as bolsas. A concessão das bolsas é condicionada à contrapartida por parte dos alunos. A contrapartida exigida é a colaboração ativa nas atividades de apoio à pesquisa, ao ensino (na pós e na graduação) e à coordenação.

Os alunos de Mestrado e Doutorado também podem solicitar bolsas de estudo a outros órgãos de fomento como a FAPESP.
FAPESP: FAPESP: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. A FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.
Veja como solicitar no site da Fapesp.



Bolsas de Estudo


Existe ainda a opção de obtenção de crédito educativo para a pós-graduação. Ainda que não seja uma bolsa, o crédito educativo permite que o aluno financie a sua capacitação em condições bem favoráveis pois o sistema adotado pela FEI opera mediante a cobrança de taxa administrativa não capitalizada ao invés de juros remuneratórios capitalizados. Maiores informações clique aqui!

PREENCHA OS DADOS ABAIXO PARA MAIS INFORMAÇÕES