Biblioteca Pe. Aldemar Moreira S.J.

A Biblioteca

Redes Sociais:   /biblioteca.fei   /   @FEIbiblioteca

A Biblioteca do Centro Universitário FEI foi instalada em 29 de março de 1946, começando a funcionar em 11 de dezembro de 1950.

Atualmente, a Biblioteca Pe. Aldemar Moreira está dividida em duas unidades, uma situada no campus São Bernardo do Campo e outra no campus São Paulo.

Disponibiliza a seus usuários um grande e valioso acervo de informações e cultura, composto por livros e uma expressiva quantidade de revistas, periódicos, multimeios e bases de dados com ampla variedade de temas que vão ao encontro das necessidades acadêmicas, além da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

O acervo da Biblioteca do Centro Universitário FEI está disponível para consulta dos alunos, funcionários e ex-alunos da Instituição.


Eventos da Biblioteca


Horário de Funcionamento

  • De Segunda a Sexta-Feira:

    • Campus SBC Das 08h00 às 21h45
    • Campus SP das 07h30 às 21h45
  • Aos Sábados:

    • Campus SBC das 09h30 às 13h30
    • Campus SP das 08h00 às 12h00

Contato

Responsável pelas bibliotecas: Nilce Regina Antunes Marin, CRB-8/7455

campus São Bernardo do Campo

(11) 4353-2900

Bibliotecárias

campus São Paulo

(11) 3274-5200

Bibliotecárias


Informações Gerais: info_biblio@fei.edu.br

Trabalhos Acadêmicos


Ficha Catalográfica

A biblioteca da FEI disponibiliza para seus usuários o sistema para elaboração de fichas catalográficas que foi desenvolvido pelo ICMC/USP e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades de sua comunidade acadêmica.

A partir de outubro de 2015 a ficha catalográfica passa a ser elaborada pelo próprio usuário e deve ser impressa no verso da página/folha de rosto.

É um elemento obrigatório em trabalhos acadêmicos e sua elaboração é feita com as informações fundamentais para a identificação do documento, entre elas: autor e orientador, título, total de folhas, assunto, palavras-chave, etc.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas através do email: bib_digital@fei.edu.br

Clique aqui para elaborar sua Ficha Catalográfica

Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos


Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos da FEI

O guia substitui o Manual para apresentação formal de trabalhos acadêmicos. Elaborado de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), traz um novo formato, além de novos exemplos com uma linguagem simples para facilitar a compreensão dos usuários.

Informamos que o guia está disponível somente na versão eletrônica.

O seu enfoque não é só a padronização disponibilizada através das normas estabelecidas, mas principalmente a qualidade dos trabalhos apresentados na instituição.

A biblioteca disponibiliza os tutoriais de configuração do Word e uma template do trabalho pronto, mais um recurso para ajudá-lo na estruturação do TCC.


Classe LaTeX da FEI

A classe LaTeX da FEI é um arquivo de formatação de trabalhos acadêmicos para usuários de LaTeX, de acordo com as normas de formatação do Centro Universitário FEI. Ela está disponível nas principais distribuições de LaTeX (MikTeX no Windows, MacTeX no MacOS e TeX Live no Linux), possui um manual de utilização em PDF e um template para ajudar usuários a iniciar seus trabalhos acadêmicos.

A classe também possui um site e um grupo no Google com dicas para usuários. O projeto de código aberto é mantido no GitHub, tendo como desenvolvedor principal Douglas De Rizzo Meneghetti.


Mecanismo Online para Referências (MORE)

MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT.


Mendeley

O Mendeley é considerado uma rede social acadêmica que conecta pesquisadores e permite gerenciar referências, buscar, arquivar e compartilhar documentos.


Bitly

bitly é um dos mais famosos gerenciadores e encurtadores de URL da internet. Confira!


Guia da nova reforma ortográfica

Saiba o que mudou na ortografia brasileira.


Procedimento para entrega de Trabalhos Acadêmicos

Os trabalhos acadêmicos devem ser entregues de acordo com os procedimentos da secretaria do curso. Cabe ao orientador, juntamente com a secretaria, definir quais trabalhos serão entregues, assim como, efetuar a entrega na biblioteca.

Alguns procedimentos são obrigatórios para que essa entrega seja realizada:
a) o trabalho acadêmico deve ser normalizado de acordo com as orientações do Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da FEI;
b) uma cópia impressa em capa dura na cor preta e letras douradas (Monografias e TCCs) ou na cor azul-marinho e letras douradas (Teses e Dissertações);
- uma mídia (CD ou DVD) contendo somente o PDF/A para as monografias e TCCs;
- uma cópia da versão final da dissertação ou tese no formato PDF/A encaminhada para o e-mail:
bib.dissertacoes_teses@fei.edu.br;
- termo de autorização para a publicação eletrônica preenchido e assinado por todos os autores do trabalho;
c) a entrega na biblioteca deverá ser feita pelo orientador ou pela secretaria do curso. A biblioteca não aceita trabalhos entregues diretamente pelos alunos.


Termos de autorização

Serviços


Empréstimo

A biblioteca oferece aos seus usuários o serviço de empréstimo de material pertencente ao acervo, o que consiste na retirada do material para uso fora das dependências e está classificado em três tipos: Empréstimo, Empréstimo especial e Empréstimo em departamento.

Qualquer débito com a biblioteca (atraso na devolução, multas pendentes, etc.) ocasiona a suspensão do direito de empréstimo de material.

*Obras de referência (dicionário, enciclopédias, etc.), periódicos (jornais e revistas) e as normas não circulam. Em São Bernardo é possível emprestar o dicionário em época de prova por um dia e revistas por 2hs para tirar cópias.


Renovação

O material pode ser renovado através do site da biblioteca pelo próprio usuário por 6 (seis) vezes consecutivas, desde que não possua reserva ou esteja em atraso.

Clique aqui para ver o passo a passo


Reserva

Reservas só poderão ser feitas caso todos os exemplares do título desejado (exceto o exemplar que não circula) estejam emprestados.

Clique aqui para ver o passo a passo


COMUT

O serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT) oferecido pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), permite a obtenção de cópias de documento técnico-científicos (artigos de periódicos) disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras. Através do COMUT é possível obter artigos não encontrados na Biblioteca do Centro Universitário FEI.

É um serviço pago e seu custo é de R$ 1,82 (cada 5 páginas), valor estipulado pelo IBICT e que deverá ser pago pelo usuário que solicitar o serviço. Atenção, antes de solicitar o seu pedido de comutação, verifique se o artigo não se encontra disponível gratuitamente na internet ou nas Bases de Dados disponíveis na página da Biblioteca.

Fazer o login com usuário e senha cadastrados na biblioteca. Clicar em solicitações e selecionar COMUT.

Clique aqui para solicitar seu artigo via COMUT


Mini Cursos

Nossos mini cursos têm como objetivo capacitar o usuário no uso dos recursos e serviços oferecidos pela biblioteca. Os cursos são oferecidos para grupos de alunos que contenham 05 (cinco) ou mais integrantes ou em sala de aula para toda a turma.

  • Capacitação do usuário no uso da biblioteca e do sistema Pergamum: Orientações quanto ao uso da biblioteca, dos serviços oferecidos e do sistema Pergamum.
  • Pesquisa em bases de dados: Apresentação das bases de dados disponíveis e orientações básicas quanto à pesquisa e processamento dos resultados obtidos.
  • Normalização de trabalhos acadêmicos: Noções gerais sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos: estrutura do trabalho, elaboração de referências e citações.

*O serviço não possui nenhum custo e funciona durante todo o período letivo.

Regulamento

O regulamento tem como principal objetivo estabelecer normas e procedimentos dos serviços adotados prestados pela Biblioteca.

Informações Gerais

  • Somente os usuários com cadastro biométrico poderão fazer uso do serviço de empréstimos de materiais;
  • O usuário deverá informar quaisquer anormalidades notadas em materiais emprestados ou consultados, sob pena de tornar-se responsável por eles;
  • Os materiais consultados não devem ser recolocados nas estantes, e sim deixados sobre a mesa ou nas prateleiras das pilastras;
  • A biblioteca dispõe de mesas para estudo individual;
  • É de única, total e exclusiva responsabilidade do usuário a manutenção e o cuidado pelos objetos de uso pessoal deixados nas dependências da biblioteca. Recomenda-se levar todos os seus pertences ao deixar as instalações da biblioteca;
  • Manter o silêncio no espaço da biblioteca é indispensável para se obter o ambiente adequado ao estudo;
  • É vetado o uso do telefone celular e o consumo de alimentos e bebidas nas dependências da biblioteca;
  • Nos meses de férias escolares o horário de funcionamento da biblioteca será diferenciado;
  • Não será permitida a entrada de pessoas com pastas, fichários, bolsas, sacolas, pacotes, etc. Esses materiais deverão ser deixados no guarda-volumes, retirando uma chave no balcão de atendimento. A chave deverá ser devolvida no mesmo dia para que o usuário não fique suspenso por um período de 15 (quinze) dias;
  • O e-mail, é apenas, uma forma de lembrar o usuário da data de devolução do material, que é uma responsabilidade exclusiva dele, portanto, o não envio da mensagem, independente do motivo, não o isenta do pagamento da multa;
  • A justificativa de atraso na entrega do material, por impossibilidade de renovação online, não é aceita, pois caso isso ocorra, o usuário deverá entrar em contato imediatamente, para que o problema seja solucionado;
  • Materiais com datas de devolução vencidas deverão ser devolvidos no balcão de atendimento para pagamento da multa, uma vez que o sistema não renova materiais com data de devolução em atraso;
  • Ao entrar na Biblioteca com material emprestado, o usuário deverá registrar a entrada e, ao sair, registrar a saída;
  • Constitui responsabilidade do usuário conservar limpo e organizado os locais de estudos, o acervo, as estações multimídia e todo o ambiente de apoio, como mobiliário e equipamentos.

Inscrições

Para utilizar os serviços oferecidos pela biblioteca o usuário precisa efetuar seu cadastro biométrico no balcão de atendimento.


Empréstimos

  • O empréstimo de materiais é reservado a alunos, professores, pesquisadores e funcionários do Centro Universitário FEI;
  • O empréstimo é pessoal, não sendo permitida a retirada de materiais em nome de outro usuário;
  • Enciclopédias, dicionários, periódicos e obras raras são consideradas “Obras Não Circulantes”;
  • O usuário somente poderá fazer a reserva de materiais via Catálogo online; o material reservado ficará à disposição do interessado por 36 (trinta e seis) horas consecutivas da data do recebimento do e-mail, independentemente do horário do funcionamento da biblioteca;
  • Os materiais em atraso não poderão ter seus prazos de devolução prorrogados antes da regularização da situação;
  • Para os materiais devolvidos fora dos prazos estipulados serão cobradas multas por dias úteis e por material;
  • O usuário deverá indenizar a biblioteca em caso de extravio ou danos aos materiais emprestados, sob forma de substituição dos mesmos;
  • A devolução dos materiais poderá ser efetuada nos dois campi (SBC/SP) independente do campus que o usuário estuda;
  • A renovação só será feita via Catálogo online, até 06 (seis) vezes, desde que o material não esteja atrasado ou reservado;
  • Ao usuário não será permitida a reserva de materiais que se encontram em seu poder;
  • Não será permitida a reserva de materiais que não se encontram emprestados (reserva antecipada);
  • O usuário é responsável pela boa utilização e zelo dos equipamentos.

Alunos de Graduação, Especialização, Iniciação Científica e Funcionários

  • 07 Livros, 03 trabalhos acadêmicos, 01 catálogo, 02 materiais audiovisuais e 01 sacola retornável;
  • O prazo de empréstimos é de 07 (sete) dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 07 (sete) dias caso o material não tenha sido reservado.

Alunos de Mestrado e Doutorado, Professores e Pesquisadores

  • 10 Livros, 03 trabalhos acadêmicos, 01 catálogo, 02 materiais audiovisuais e 01 sacola retornável;
  • O prazo de empréstimos é de 14 (quatorze) dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 14 (quatorze) dias caso o material não tenha sido reservado.

Sacolas e Pastas Retornáveis

As sacolas e pastas retornáveis são confeccionadas com banner promocional da Instituição e são emprestadas juntamente com outros materiais.

  • Empréstimo: 7 dias
  • Renovação até 6 vezes;
  • O aluno não poderá reserva-la, pois não aparece na visualização da consulta;
  • Não será cobrado multa, mas o aluno ficará suspenso dos outros serviços da biblioteca enquanto não devolver a sacola;
  • Não será cobrado taxa se a sacola for devolvida danificada (riscada, rasgada, alça solta), ela será descartada;
  • Em caso de perda ou extravio será cobrado uma taxa no valor de R$10,00;
  • O aluno poderá emprestar apenas 1 sacola por vez.

Guarda-Volumes

  • Os guarda-volumes, são de uso coletivo e utilizados exclusivamente pelos usuários da biblioteca;
  • O empréstimo das chaves será efetuado no balcão de atendimento mediante a solicitação pessoal do usuário e apresentação do cartão institucional ou digitação de R.A e utilização da biometria;
  • Cada usuário poderá emprestar uma chave correspondente a um armário;
  • O armário só poderá ser utilizado no período em que o usuário estiver no interior da biblioteca;
  • O usuário deverá devolver a chave até o término do expediente da biblioteca, ou ficará automaticamente afastado até a devolução da mesma e suspenso pelo período de 15 dias;
  • A perda ou extravio da chave/chaveiro incorrerá em troca de miolo/cópias de chave, com custas cobertas pelo usuário no valor de R$ 10,00.

Lembre-se

  • O usuário é responsável pelo material em uso; em caso de extravio ou dano, a biblioteca deverá ser indenizada sob a forma de substituição do material do devido valor; estando o material esgotado, o usuário deverá pagar à biblioteca a quantia correspondente ao dobro do preço atualizado do material;
  • As exceções à imposição da penalidade serão analisadas à luz da legislação pertinente, caso a caso;
  • O usuário que não devolver o material no prazo fixado deverá pagar multa conforme as bases estabelecidas no regulamento da biblioteca;
  • Ao usuário em débito com a biblioteca não será permitido o empréstimo de materiais; caso o débito não seja liquidado em 90 (noventa) dias, o usuário ficará impedido de utilizar os serviços da biblioteca até a regularização da situação;
  • No caso de uso do cartão institucional por outro usuário que não o titular ou de tentativa de tal ação, os envolvidos estarão sujeitos à suspensão por até 06 (seis) meses de todos os serviços da biblioteca; na reincidência será aberto processo pela Comissão Permanente de Inquérito do Centro Universitário FEI;
  • No caso de tentativa de furto de qualquer material será aberto processo na Comissão Permanente de Inquérito e o usuário ficará impedido de utilizar a biblioteca até a decisão da Reitoria;
  • O acervo da biblioteca está eletronicamente protegido contra furto, no caso de soar o alarme, o sócio deverá apresentar seus pertences para serem vistoriados pelo funcionário do atendimento.
  • Alegar desconhecer o regulamento não escusa o usuário das penalidades constantes neste regulamento;
  • Os casos não previstos neste regulamento serão analisados individualmente pelo responsável da biblioteca;
  • O usuário ao fazer sua inscrição compromete-se a cumprir a Lei sobre os Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19/02/1998), quanto à reprografia de material bibliográfico nas dependências da biblioteca e estar ciente do regulamento.

Perguntas Frequentes

Biblioteca Digital

Base de Dados

As bases de dados são plataformas multidisciplinares destinadas à pesquisa de periódicos científicos, seus respectivos artigos e e-books.

Visam atender a todas as áreas de conhecimento distribuindo de forma mais objetiva o conteúdo necessário para o desenvolvimento acadêmico.

O Centro Universitário FEI disponibiliza o acesso de dentro dos campi ou acesso remoto através do procedimento abaixo: Procedimentos para acesso externo


  • Portal de periódicos CAPES

    O Portal de Periódicos da Capes foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível, disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Oferece acesso, entre outras, às bases:

    • Science Direct
    • Scopus
    • ASTM
  • EBSCOhost

    A EBSCO é uma plataforma composta de diversas bases de dados com milhares de periódicos e artigos científicos. Oferece acesso às bases:

    • Academic Search Complete
    • Business Search Complete
    • eBook Academic Collection
    • eBook Collection
    • Fuente Académica Premier
    • Library, Information Science & Technology Abstracts with Full Text
    • SocINDEX with Full Text
    • Textile Technology Complete
  • Proquest

    Especializada em Negócios, Gestão e áreas correlatas, trazendo conteúdo essencial em todos os seus ramos. Oferece acesso às bases

    • ABI/INFORM Global
    • Entrepreneurship
  • IEEE Explore

    O pacote IEEE IEL oferece:

    • Journals and Magazines
    • Conference Proceedings
    • Normas técnicas (standards)