Redes Sociais:
A Biblioteca do Centro Universitário FEI foi instalada em 29 de março de 1946, começando a funcionar em 11 de dezembro de 1950.
Atualmente, a Biblioteca Pe. Aldemar Moreira está dividida em duas unidades, uma situada no campus São Bernardo do Campo e outra no campus São Paulo.
Disponibiliza a seus usuários um grande e valioso acervo de informações e cultura, composto por livros e uma expressiva quantidade de revistas, periódicos, multimeios e bases de dados com ampla variedade de temas que vão ao encontro das necessidades acadêmicas, além da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
O acervo da Biblioteca do Centro Universitário FEI está disponível para consulta dos alunos, funcionários e ex-alunos da Instituição.
De Segunda a Sexta-Feira:
Aos Sábados:
De Segunda a Sexta-Feira:
A biblioteca da FEI disponibiliza para seus usuários o sistema para elaboração de fichas catalográficas que foi desenvolvido pelo ICMC/USP e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades de sua comunidade acadêmica.
A partir de outubro de 2015 a ficha catalográfica passa a ser elaborada pelo próprio usuário e deve ser impressa no verso da página/folha de rosto.
É um elemento obrigatório em trabalhos acadêmicos e sua elaboração é feita com as informações fundamentais para a identificação do documento, entre elas: autor e orientador, título, total de folhas, assunto, palavras-chave, etc.
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas através do email: bib_digital@fei.edu.br
Clique aqui para elaborar sua Ficha CatalográficaOs trabalhos acadêmicos devem ser entregues de acordo com os procedimentos da secretaria do curso. Cabe ao orientador, juntamente com a secretaria, definir quais trabalhos serão entregues, assim como, efetuar a entrega na biblioteca.
Alguns procedimentos são obrigatórios para que essa entrega seja realizada:
a) o trabalho acadêmico deve ser normalizado de acordo com as orientações do Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da FEI;
b) uma cópia impressa em capa dura na cor preta e letras douradas (Monografias e TCCs) ou na cor azul-marinho e letras douradas (Teses e Dissertações);
- uma mídia (CD ou DVD) contendo somente o PDF/A para as monografias e TCCs;
- uma cópia da versão final da dissertação ou tese no formato PDF/A encaminhada para o e-mail:
bib.dissertacoes_teses@fei.edu.br;
- termo de autorização para a publicação eletrônica preenchido e assinado por todos os autores do trabalho;
c) a entrega na biblioteca deverá ser feita pelo orientador ou pela secretaria do curso. A biblioteca não aceita trabalhos entregues diretamente pelos alunos.
Termos de autorização
A biblioteca do Centro Universitário FEI, por recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulga ao seu público um texto informativo, com intuito de coibir o plágio nas produções acadêmicas desenvolvidas na IES.
Para auxiliá-los segue opções gratuitas de detecção de plágio:
Farejador de Plágio
Site: http://www.plagiarismcombat.com/
Plagium
Site: http://www.plagium.com/
Plagiarisma
Site: http://plagiarisma.net/
Saiba mais sobre o plágio, clique aqui!
O guia substitui o Manual para apresentação formal de trabalhos acadêmicos. Elaborado de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), traz um novo formato, além de novos exemplos com uma linguagem simples para facilitar a compreensão dos usuários.
Informamos que o guia está disponível somente na versão eletrônica.
O seu enfoque não é só a padronização disponibilizada através das normas estabelecidas, mas principalmente a qualidade dos trabalhos apresentados na instituição.
A biblioteca disponibiliza os tutoriais de configuração do Word e uma template do trabalho pronto, mais um recurso para ajudá-lo na estruturação do TCC.
A classe LaTeX da FEI é um arquivo de formatação de trabalhos acadêmicos para usuários de LaTeX, de acordo com as normas de formatação do Centro Universitário FEI. Ela está disponível nas principais distribuições de LaTeX (MikTeX no Windows, MacTeX no MacOS e TeX Live no Linux), possui um manual de utilização em PDF e um template para ajudar usuários a iniciar seus trabalhos acadêmicos.
A classe também possui um site e um grupo no Google com dicas para usuários. O projeto de código aberto é mantido no GitHub, tendo como desenvolvedor principal Douglas De Rizzo Meneghetti.
MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT.
O Mendeley é considerado uma rede social acadêmica que conecta pesquisadores e permite gerenciar referências, buscar, arquivar e compartilhar documentos.
bitly é um dos mais famosos gerenciadores e encurtadores de URL da internet. Confira!
Saiba o que mudou na ortografia brasileira.
A biblioteca oferece aos seus usuários o serviço de empréstimos de materiais pertencentes ao acervo, o que consiste nas retiradas dos materiais para uso fora de suas dependências. Qualquer débito com a biblioteca (atraso na devolução, multas pendentes, etc.) ocasiona na suspensão do direito de empréstimos de materiais.
*Obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.), periódicos (jornais e revistas) e normas técnicas não circulam. No campus São Bernardo é possível emprestar, por um dia, dicionários em épocas de provas.
Clique aqui e veja os procedimentos
Os materiais podem ser renovados através do site da biblioteca pelo próprio usuário por 6 (seis) vezes consecutivas, desde que não possuam reservas, ou estejam, em atraso.
1) Para efetuar a renovação de materiais emprestados, entre em “Acesso Usuário”* ou se preferir, baixe o aplicativo na Apple Store ou no Google Play pelo nome “Portal FEI”.
2) Preencha os campos:
• “usuário na biblioteca” com o número de matrícula (RA) para os alunos e número de identificação funcional para os professores e colaboradores;
• “senha” cadastrada no balcão de atendimento da biblioteca.
3) Clique em renovar.
4) Em caso de mais de um empréstimo;
5) Aponte para "Empréstimo" e clique em "Renovação";
6) Selecione todos os materiais e clique em "Gravar";
7) Surgirá na tela a confirmação de renovação com nova data de devolução.
Reservas só poderão ser feitas caso todos os exemplares do título desejado estejam emprestados.
1) Para efetuar a reserva de materiais acesse a página de Consulta ao acervo.2) Digite o termo para pesquisa
3) Localize o título desejado e clique em reserva
4) Preencha os campos:
• “usuário na biblioteca” com o número de matrícula (RA) para os alunos e número de identificação funcional para os professores e colaboradores;
• “senha” cadastrada no balcão de atendimento da biblioteca.
5) Surgirá na tela a confirmação da reserva concluída; o usuário será avisado da chegada da reserva pelo e-mail atualizado em seu cadastro*.
*O título reservado, ficará disponível por 48 horas contadas a partir do recebimento do e-mail, encerrado o período estipulado, a reserva passa automaticamente para o próximo da fila de espera.
O empréstimo de materiais bibliográficos entre os campi SBC e SP, traz autonomia e agilidade na solicitação de materiais que não estejam disponíveis em sua unidade de origem.
Clique aqui e confira o procedimento!
O serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT) oferecido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), permite a obtenção de cópias de documento técnico-científicos (artigos de periódicos) disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras. Através do COMUT é possível obter artigos não encontrados na Biblioteca do Centro Universitário FEI.
É um serviço pago e seu custo é de R$ 1,82 (cada 5 páginas), valor estipulado pelo IBICT e que deverá ser pago pelo usuário que solicitar o serviço. Atenção, antes de solicitar o seu pedido de comutação, verifique se o artigo não se encontra disponível gratuitamente na internet ou nas Bases de Dados disponíveis na página da biblioteca.
Fazer o login com usuário e senha cadastrados na biblioteca. Clicar em solicitações e selecionar COMUT.
Clique aqui para solicitar seu artigo via COMUT
As capacitações relacionadas abaixo têm como objetivo habilitar o usuário no uso das ferramentas e serviços oferecidos pela biblioteca:
O serviço será ministrado:
Local: sala de treinamento da biblioteca
Horários: terças-feiras às 14h e quintas-feiras às 20h
Capacidade: até 10 inscritos
Clique aqui para realizar a inscrição.
Atenção!
A biblioteca disponibilizará certificado de participação.
O serviço não possui nenhum custo e funciona durante todo o período letivo.
Responsável pelas bibliotecas: Nilce Regina Antunes Marin, CRB-8/7455
(11) 4353-2900
Bibliotecárias
(11) 3274-5200
Bibliotecária
Informações Gerais: info_biblio@fei.edu.br
O regulamento tem como principal objetivo estabelecer normas e procedimentos dos serviços adotados prestados pela Biblioteca.
Para utilizar os serviços oferecidos pela biblioteca o usuário precisa efetuar seu cadastro biométrico no balcão de atendimento.
Não. Para utilizar os serviços oferecidos pela biblioteca o usuário precisa efetuar seu cadastro biométrico no balcão de atendimento.
Para a biblioteca o usuário é seu número de matrícula.
Não, apenas fazer pesquisas.
A reserva só poderá ser realizada se o livro estiver emprestado.
Através da área "Meu Pergamum" localizada na página de pesquisa da biblioteca ou através do e-mail cadastrado no portal do aluno.
Após o vencimento do prazo de devolução será cobrado R$ 1,00 por dia e por material, contando os dias úteis. O pagamento deverá ser realizado em dinheiro ou cheque no balcão de atendimento da biblioteca na data de devolução do material.
Em primeiro lugar informar imediatamente à biblioteca sobre o ocorrido. Em seguida efetuar a reposição do mesmo, pois caso haja demora deste aviso ocorrerá multa e o usuário deverá pagar pelos dois.
Você não poderá fazer empréstimos por 15 (quinze) dias. Havendo reincidência o caso será avaliado pela coordenação da biblioteca.
Se você é aluno de graduação, especialização ou funcionário o prazo de empréstimo é de 07 (sete) dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 07 (sete) dias caso a obra não tenha sido reservada por outro sócio. No caso dos alunos de mestrado, doutorado, professores e pesquisadores o prazo é de 14 (quatorze) dias corridos, podendo ser renovado no caso de não haver reserva da obra.
Alunos de graduação, especialização e funcionários podem retirar até 7 (sete) livros. Alunos de Mestrado, Doutorado, Professores e pesquisadores podem retirar até 10 livros.
Clique aqui e veja como acessar a base de dados fora da FEI.
A biblioteca do Centro Universitário FEI firmou uma parceria em 2019 com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, através da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, que tem como objetivo facilitar o acesso da pessoa com deficiência visual ao mundo da leitura por meio da mobilização e estreitamento da relação entre educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais, incentivando a disseminação da leitura inclusiva pelo Brasil.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos que há mais de 70 anos se dedica à inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão por meio de atendimento especializado e da produção e distribuição de livros acessíveis em braile, fonte ampliada e braile concomitantes, falados e digitais acessíveis, distribuídos para pessoas com deficiência visual e para escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
Conheça a página da DorinatecaBiblioteca Digital da Dorina Nowill
As bases de dados são plataformas multidisciplinares destinadas à pesquisa de periódicos científicos, seus respectivos artigos e e-books.
Visam atender a todas as áreas de conhecimento distribuindo de forma mais objetiva o conteúdo necessário para o desenvolvimento acadêmico.
O Centro Universitário FEI disponibiliza o acesso de dentro dos campi ou acesso remoto através do procedimento abaixo: Procedimentos para acesso externo