Comunidade Fei

Ver, sentir compaixão e cuidar

Campanha da Fraternidade 2020

A Campanha da Fraternidade 2020 tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, foi buscar na Parábola do Bom Samaritano (Lc 10), o modelo de relação e encontro que deve nortear a Missão da Igreja. Os três verbos escolhidos para o lema – Ver, sentir compaixão e cuidar – remetem ao consagrado método adotado pela Igreja a partir do Pós-Concílio Vaticano II: ver, julgar, agir. Na parábola do Bom Samaritano Jesus deixa bem claro de que maneira o Amor a Deus e ao próximo transforma concretamente as pessoas, as relações e o mundo.

VIU

Mais do que um ato fisiológico de percepção da luz, das imagens e das cores, olhar é uma postura que se assume diante dos apelos e estímulos que nascem da realidade. Como outras habilidades humanas, também pode ser treinado, dirigido e orientado de acordo com os interesses, prioridades e valores. Na parábola do Bom Samaritano, podem ser identificados três tipos de olhar:

  • O olhar dos assaltantes – Viram naquele homem que passava uma oportunidade de obter benefício imediato. Não tinham a menor preocupação em saber quem era aquele que passava nem estavam preocupados com sua vida de maneira que o deixaram ferido, espoliado e quase morto à beira do caminho. É um olhar que mata, fere e que rouba a dignidade das pessoas.
  • O olhar do levita e do sacerdote – É o olhar da indiferença, da inversão dos valores da incompreensão do que é prioritário. É a postura de quem simplesmente ignora as situações em que a vida se encontra ameaçada. Nasce do individualismo, da sede crescente pelo consumo, da cultura do descartável, opções de vida.
  • O olhar do samaritano – É o olhar solidário, do serviço e do comprometimento. O levita e o sacerdote viram um possível “estorvo” a seus programas pré-estabelecidos. O samaritano viu um irmão que necessitava descuidado urgente e imediato.

SENTIU COMPAIXÃO

Sentir compaixão é aproximar-se e inclinar-se para o próximo e construir uma relação de reverência e fraternidade com ele. Misericórdia é o movimento do coração que se dispõe ao encontro. É iniciativa que parte de Deus e se manifesta em Jesus Cristo. Tudo n’Ele fala de misericórdia. Nada está desprovido de compaixão!

Na prática de Jesus, o senso de justiça ultrapassa o limite da retribuição baseado na máxima de premiar quem acerta e punir quem erra, mas adotar uma postura restauradora em relação à vida em suas diversas manifestações.


CUIDOU DELE

A dimensão do cuidado remete à prática transformadora da compaixão que é despertada por um olhar que se deixa tocar pelos apelos da realidade. No Texto-Base, podem ser encontradas 57 sugestões de ações concretas. O documento traz uma série de sugestões de encaminhamentos práticos que dão concretude à dimensão do cuidado.


CONCLUINDO

Não faltam documentos e reflexões para nortear o percurso pessoal e comunitário que a Igreja do Brasil sugere para a Quaresma deste ano de 2020. O próprio Magistério do Papa Francisco é pródigo em oferecer caminhos de ousadia, coragem e desprendimento a todos aqueles que desejam se aprofundar na radicalidade proposta no Evangelho.

 

Foto do padre paulo de arruda d'elboux próximo as estátuas da capela da FEI

Pe. Paulo de Arruda D'Elboux

E-mail: pdelboux@fei.edu.br