Comunidade Fei

Uma Páscoa em tempo de quarentena.

Para os cristãos, a festa da Páscoa não se improvisa, nem requer a produção de comerciais para que seja festejada como merece, com coelhinhos e ovos de chocolate. É uma preparação espiritual.

Passados os exageros e folias do Carnaval, na quarta-feira de cinzas os cristãos são motivados a começarem a preparação para a maior festa do cristianismo: a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. É tempo de oração e penitência. As igrejas são mais frequentadas, as pessoas oferecem como sacrifício, o deixar de comer alguma iguaria ou eliminar o doce da sobremesa.

Os textos litúrgicos da Sagrada Escritura, a contemplação da vida e mensagem de Jesus Cristo mostram o grande estrago que o homem faz para si mesmo e para a natureza pelo seu comportamento que historicamente teve como consequência a morte de Jesus. Quando tudo parecia que terminava num túmulo aconteceu a grande virada: Páscoa, a vida ressurge gloriosa, Aleluia!

Porém, o ano de 2020 não aguardou o calendário litúrgico da quaresma para iniciar as observâncias penitenciais das tradições religiosas.

Desde o mês de janeiro vivemos sob as tensões de males que se abatem sobre a sociedade caracterizadas pelas tragédias da natureza, como as do Rio de Janeiro, as queimadas criminosas alastrando-se sobre a Amazônia, abalando as relações internacionais, os desmatamentos e minerações suspeitas, as contradições políticas da relação entre os poderes que demonizam uns, canonizam outros, desconfiando de todos e, agora, para culminar, a pandemia do Covid-19!

As igrejas suspenderam as celebrações, fecharam as portas, porque a penitencia quaresmal não é mais exclusiva de uma confissão religiosa, passou a ser social.

Há um mal que ameaça a todos, espalha-se pela cidade, põe em risco a vida, afasta as pessoas que temerosas se refugiam em suas casas e são motivadas a usar máscaras para se protegerem umas das outras...

O que será essa Pascoa em tempo de quarentena?

Mais do que todas as páscoas que vivemos ultimamente, ela representa de verdade o Dia da Alegria, da Vitória da Vida, aquela mesma Vida que Jesus veio trazer para a humanidade pelo seu testemunho do amor.

No meio de tanto sofrimento, tribulações e incertezas ele começa a se manifestar no comportamento diferente das pessoas, nos profissionais da saúde, na atenção aos idosos, no cuidado com os indigentes e marginalizados.

É o amanhecer de um novo dia para a humanidade!

A Páscoa nos restitui a esperança que parecia perdida!

Deus está no meio de nós!

Feliz Páscoa

 

Foto do padre paulo de arruda d'elboux próximo as estátuas da capela da FEI

Pe. Paulo de Arruda D'Elboux

E-mail: pdelboux@fei.edu.br