FEI sedia Seminário Internacional sobre o Futuro do Trabalho

21/05/2019

Na pauta das discussões, o papel do mundo acadêmico e empresarial na formação e desenvolvimento das novas gerações.

O Centro Universitário FEI sediou no dia 17 de maio, no campus São Paulo, o seminário internacional “Futuro do Trabalho”, organizado pela UNIAPAC (União Internacional Cristã de Dirigentes de Empresa) com a FIUC (Federação Internacional das Universidades Católicas) em colaboração com associações no Brasil, ADCE e a FEI, com o objetivo de criar sinergias e fortalecer a reflexão sobre a importância da parceria Universidade-Empresa, para o futuro do trabalho e para formar profissionais preparados para atender demandas, problemas e incertezas de uma sociedade cada vez mais digital.

As plenárias do evento, que contaram com participações de líderes de instituições de ensino católicas e empresários destacavam o papel do mundo acadêmico e empresarial na formação e desenvolvimento das novas gerações e a responsabilidade social, empresarial e universitária diante dos desafios do futuro do trabalho.

Durante as discussões, temas de interesse mútuo como inovação, cursos de capacitação, capacitação integral, desenvolvimento humano integral, desenvolvimento sustentável, futuro do trabalho, responsabilidade social corporativa e responsabilidade social universitária foram abordados pelos líderes.

Na abertura do evento, o vice-reitor de ensino e pesquisa do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Marcelo Pavanello destacou a importância do seminário, por ser um momento em que “é necessário cada vez mais fortalecer as parcerias entre a academia e a empresa, principalmente em um mundo de avanços de tecnologias como robótica e inteligência artificial”.

Já durante a primeira mesa redonda, Rolando Medeiros, presidente da UNIAPAC Internacional, também ressaltou que a Robótica e a Inteligência Artificial “devem andar juntos com o desenvolvimento da sociedade e, encontros como este são fundamentais para esse processo”.

O Secretário do Dicastério para a Promoção e Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, Monsenhor Bruno-Marie Diffé, fez uma reflexão sobre a importância da criatividade em um mundo cada vez mais necessitado de mentes inovadoras, mas sem esquecer a ética, e lembrou também da importância do diálogo. “Os empresários precisam criar a cultura do diálogo e da confiança. Construir essa cultura é uma maneira de praticar a vocação do empresariado de sucesso”.

Com uma visão do Empreendedor, Bruno Plerobon, sócio e fundador da startup Zup IT Innovation falou das dificuldades de contratar profissionais para o ambiente digital. “A tendência é que todas as empresas migrarão para as chamadas fintechs. O problema é que não serão formados profissionais suficientes para preencher as vagas que irão abrir. Precisamos provocar esses jovens e causar impacto neles para que olhem para essas tendências e se interessem por esses novos mercados que estão carentes de profissionais”, alertou.

FEI no caminho

O Centro Universitário FEI tem buscado avançar na qualificação e formação de profissionais preparados para os desafios de um futuro cada dia mais disruptivo. A coordenadora do departamento de Ciências Sociais da FEI, Profª. Carla Andrea Soares de Araújo, destacou algumas das experiências realizadas na área didática da Instituição, como a Plataforma de Inovação, novos PPCs e mudanças na cultura de ensino com foco nas metodologias ativas. “Queremos que os nossos futuros profissionais tenham sentido no que estão fazendo e que tenham propósito em tudo o que for realizarem. Queremos ensiná-los a reconhecer os cenários e a transformá-los”.

No dia anterior ao Seminário, parte do grupo de empresários e líderes de instituição ligadas a educação que participaram do Seminário estiveram presentes no campus de São Bernardo do Campo da FEI para uma visita, que tinha como objetivo conhecer a Instituição e a tecnologia presente nos laboratórios e projetos desenvolvidos pelos alunos da Instituição.