FEI é a primeira Instituição brasileira a ter plataforma exclusiva de IoT da Siemens

06/03/2020

A utilização do MindSphere pelos alunos de engenharia da Instituição proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados para o ambiente digital.

Primeira Instituição de ensino a contar com a ferramenta no País, a parceria entre FEI e Siemens se deu pelo processo de inovação e digitalização que a Instituição tem adotado nos últimos anos, se tornando referência em indústria 4.0 no País, com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, um foco em IoT, com o objetivo de qualificar seus alunos para uma demanda cada vez mais crescente no mercado.

A solução consiste em um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, transformando dados em conhecimento e viabilizando novos modelos de negócios digitais.

A utilização do MindSphere proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados ao ambiente digital. Além disso, o MindSphere não será utilizado somente em sala de aula, mas também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação.

Os professores Fábio Lima e Alexandre Massote, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI e o professor Rodrigo Filev, do curso de Ciência da Computação, vêm trabalhando junto a empresas na disseminação de conceitos da indústria 4.0. Os conhecimentos gerados com a utilização dessa tecnologia serão transferidos à sociedade, contribuindo significativamente para a consolidação deste novo modelo de produção.

Para o professor Fábio Lima, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI, são essa parcerias que fortalecem ainda mais a FEI como Instituição preparada para a formação de profissionais e desenvolvimento de soluções e pesquisas voltadas à Indústria 4.0. "Já tínhamos um dos melhores laboratórios do País para a digitalização e simulação de processos de manufatura. Agora, estamos trazendo conectividade para este contexto", destacou Fábio Lima.

FEI como referencia em Manufatura Digital

Por ser uma Instituição referencia no ensino e pesquisa de tecnologias como as relacionadas a Indústria 4.0, a FEI foi convidadade pela Sociedade Rosas de Ouro a ajudar a escola no Carnaval deste ano, que usou como tema de seu enredo, "Tempos Modernos". A FEI contribuiu em quatro áreas distintas do projeto: o desenvolvimento de uma versão 3D e outra em Realidade Aumentada do carro abre alas, 4 braços mecânicos robotizados - sendo 2 no carro abre alas e 1 no carro 3, simulando o processo de montagem de um cérebro. Além disso, no apoio a bateria, os alunos programaram um robô que entregou as baquetas aos ritmistas.

Ao público, por meio do aplicativo Carnaval 4.0, foi possível ver os carros 1 e 5 em Realidade Aumentada, projetados em algum espaço vazio, plano e sendo possível movê-los e observá-los no ambiente que escolher no Sambódromo, na rua, ou até mesmo na casa do folião. Ainda dentro do aplicativo, a FEI desenvolveu um Quiz interativo sobre as transformações digitais que vivemos, com o objetivo de levar conhecimento sobre o tema ao público. O app ainda está disponível para download nas plataformas de aplicativos.

Para conhecer mais projetos desenvolvidos pela FEI em RA e RV pelo Centro Universitário FEI para o Carnaval e outros, acesse www.fei.edu.br/o-carnaval-que-voce-nunca-viu ou siga a Instituição nas redes sociais em fei.edu.br/redes.