Como parte da cultura de inovação e do desenvolvimento das competências, a FEI criou seis espaços inspiradores, com mobiliários modernos e recursos tecnológicos – outros dois serão implantados – para que os professores possam propor aulas diferenciadas e os alunos se sintam ainda mais acolhidos e motivados a aprender. Chamadas de Salas para Metodologias Ativas e Criatividade, cada ambiente possui identidade visual diferente, com cores e jogos de palavras inspiradoras estampados nas paredes, além de recursos audiovisuais e lousas de vidros magnéticas que permitem maior interação durante uma discussão ou apresentação de trabalho.
O mobiliário é flexível para que o professor configure o espaço de acordo com a proposta da aula. “Cada sala tem uma palavra chave que representa uma temática, como atitude, ética, criatividade, e um jogo de 20 palavras que tem relação com o tema central. A escolha surgiu de consulta a parte da comunidade acadêmica – alunos, docentes e colaboradores –, que culminou em um Quiz on-line por meio do qual foram escolhidas as palavras mais votadas. Estamos em um processo de mudança de cultura e os novos espaços, que vão sendo testados e aprimorados com nossas experiências, também servem para que, como docentes, nos adaptemos e revisitemos nossos métodos de ensino-aprendizagem”, ressalta o professor Gustavo Donato.
As salas têm sido utilizadas por várias disciplinas e cursos com feedbacks positivos, entre os quais Ciências Sociais e Administração, principalmente para as aulas que envolvem projetos ou métodos de criatividade, como design thinking. “O ambiente motiva os alunos a trabalharem em grupo e a assumirem o protagonismo nas relações de ensinoaprendizagem. Ao se propiciar um ambiente com flexibilidade de utilização do espaço físico e com recursos que podem explorar múltiplas formas de ensino, todo o contexto educacional é transformado e adquire novos significados”, afirma a professora doutora Carla Andrea Soares de Araújo, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas da FEI.
O foco das novas salas está no aprendizado autônomo e cooperativo, e os conteúdos podem ser aprendidos de maneira mais dinâmica e flexível, além de permitirem o desenvolvimento de competências individuais e inter-relacionais. A docente comemora a receptividade e o engajamento dos alunos com as novas
propostas. Em algumas aulas, os professores têm procurado adaptar ou criar jogos e dinâmicas para que os conteúdos sejam trabalhados paralelamente ao desenvolvimento de habilidades e atitudes nos discentes, tendo como foco os objetivos propostos pelas disciplinas. “A relação professor e aluno também é potencializada e, dessa forma, o docente é chamado a intervir continuamente durante a aula, detectando as potencialidades e agindo mais eficazmente nas dificuldades, que surgem de modo natural ao longo das atividades”, explica.