Notícias Fei

A importância da pesquisa para o desenvolvimento do País

A importância da pesquisa para o desenvolvimento do País


  15/03/2019

Em palestra ministrada na FEI, renomado pesquisados do Brasil, Prof. Dr. Constantino Tsallis, ressalta a necessidade de se investir em qualificações como mestrado e doutorado

Diante dos avanços que marcam o mundo contemporâneo, a educação, a ciência e a tecnologia são os alicerces do desenvolvimento sustentável de um País. Para isso, o Centro Universitário FEI conta com programas de Mestrado e Doutorado, que tem como objetivo formar mestres e doutores que não só desenvolvam pesquisa e conhecimento científico no ambiente acadêmico, mas também nas empresas e indústrias.

Este objetivo tem sido alcançado pelos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da FEI desde o início do programa, no início de 2005 e, no último dia 13 de março a FEI realizou a Aula Inaugural de mais uma turma dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. A aula contou com a presença de um dos mais renomados físicos do Brasil, o Prof. Dr. Constantino Tsalis, Pesquisador Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no Rio de Janeiro.

Durante sua palestra/aula, o pesquisador discorreu sobre a diferença entre o que é Ciências Aplicas e Ciências Puras, e destacou a importância da pesquisa nas diversas esferas, principalmente para o desenvolvimento do País. “A pesquisa é a principal atividade responsável pelo desenvolvimento da humanidade nos mais diversos aspectos, mas que infelizmente os nossos governos não dão a devida importância. Por mais difícil que esteja a situação de um país, não é a pesquisa que tem quer ser sacrificada, pois é ela que pode tirar a sociedade de uma situação precária. Se hoje vivemos em um mundo repleto de tecnologia é porque houve pesquisa”, ressaltou.

Acompanhando a tendência de países desenvolvidos, no Brasil, alinhar a teoria do mestrado e doutorado a prática profissional se tornou ótima alternativa para aqueles que desejam ampliar o conhecimento a partir da pesquisa e utilizá-lo na indústria ou em ambientes de gestão e não só no âmbito acadêmico.

Segundo o professor Constantino, esse investimento que o profissional faz em sua carreira é de extrema importância, não só para a sua carreira, que se torna cada vez mais qualificada, mas também para o desenvolvimento da Indústria e do País, que ganham com profissionais cada vez mais qualificados. “Nos estudos acadêmicos se aprende as teorias. Mas se são boas teorias elas têm aplicações! As indústrias, até mesmo as instituições financeiras gostam de contar com profissionais que tenham avançado na fronteira do conhecimento, por isso a importância de se qualificar e investir em cursos de mestrado e doutorado. Há muito mais oportunidades hoje para profissionais que possuam essas qualificações”.

Clique aqui e conheça mais sobre os programa de Pós-graduação da FEI