Pesquisas brasileiras em Nanoeletrônica são premiadas em Congresso Internacional

18/09/2018

Resultados alcançados com trabalhos desenvolvidos por alunos de Doutorado em Engenharia Elétrica da FEI colaboram para o desenvolvimento da tecnologia

Nos últimos anos o Centro Universitário FEI tem se tornado uma das instituições referência na área de Micro e Nanoeletrônica no País. Laboratórios, equipamentos eletrônicos e softwares comparáveis aos das melhores instituições do Brasil e exterior possibilitam a Instituição ocupar uma relevante posição nesta área, manifestada pela quantidade e qualidade de artigos e pesquisas no segmento, publicados em importantes periódicos e congressos internacionais. E foi exatamente em um desses renomados congressos internacionais – o 33rd Symposium on Microelectronics Technology and Devices, SBMicro 2018 – realizado no final de agosto, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul – que dois artigos de alunos de Doutorado em Engenharia Elétrica da FEI foram classificados entre os três melhores artigos do evento.

Embora seja algo imperceptível, cada geração nova de celulares, TVs, computadores, traz consigo uma série de inovações em seus circuitos eletrônicos, que são possíveis graças à micro e Nanoeletrônica. E quando deseja-se saber qual será o desempenho de uma nova tecnologia, uma série de estudos, através de medidas elétricas e simulações, são necessários.

O trabalho da doutoranda Lígia Martins D'Oliveira, premiado como o melhor do Congresso, foi justamente gerar um código escrito em matlab que, a partir de uma família de medidas dos transistores individuais, prevê com precisão o comportamento de estrutura composta, que apresenta melhor desempenho. “Me sinto honrada e motivada por esse reconhecimento, principalmente por vir de uma extensa comunidade de pesquisadores brasileiros e estrangeiros”, destacou a aluna, que terá ainda seu artigo publicado em um periódico para a revista JICS (Journal of Integrated Circuits and Systems).

Já Flávio Bergamaschi, também aluno do Doutorado em Engenharia Elétrica, recebeu o prêmio de terceiro melhor trabalho do Congresso ao apresentar uma análise de dispositivos Nanoeletrônicos - denominados "Nanofios Transistores MOS Sem Junção” - através de resultados experimentais obtidos nos laboratórios da FEI. O estudo avaliou o aumento da temperatura que pode ocorrer durante a operação do componente.

Para o aluno, a importância desse prêmio é o reconhecimento pelo trabalho para conseguir tais resultados e a relevância na contribuição científica de dados ainda não reportados na comunidade científica. “A possibilidade de publicação dos resultados, não apenas nos anais do congresso, mas também em forma de artigo de revista pela JICS (Journal of Integrated Circuits and Systems), certamente contribuem também para a minha formação como pesquisador e aumentam minha visibilidade no meio científico”, celebrou Flávio.

Para a professora do departamento de Engenharia Elétrica da FEI, orientadora do trabalho da aluna Lígia, “além da qualidade dos professores e pesquisadores da instituição, o suporte institucional com infraestrutura de laboratórios - que permitem a realização destes trabalhos - os convênios e colaborações com instituições importantes no exterior também são um diferencial, pois permitem o acesso à tecnologias de última geração, contribuindo para o desenvolvimento das pesquisas realizadas na FEI”, destacou.

Saiba do que estamos falando

A micro e Nanoeletrônica possibilitam infinitas aplicações, desde a mais complexa tecnologia de satélites até a produção de um simples medidor de glicose. Celulares repletos de aplicativos e alta duração de bateria, computadores de alto desempenho, smartwatches, televisores ultrafinos, equipamentos para área médica e diagnósticos, além de uma infinidade de outros equipamentos eletrônicos só são possíveis graças à micro e Nanoeletrônica. A evolução nesta área é constante e, embora os usuários não percebam, cada nova geração de celulares, TVs, computadores, traz consigo uma série de inovações em seus circuitos eletrônicos, que são possíveis graças à micro e Nanoeletrônica.