Notícias Fei

Coordenador do curso de Administração da FEI, Edson Sadao, é nomeado Presidente da ANGRAD

Coordenador do curso de Administração da FEI, Edson Sadao, é nomeado Presidente da ANGRAD


  16/01/2023

Cerimônia de posse oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira (16), no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo

A manhã desta segunda-feira (16) ficou marcada por um novo avanço importante para o curso de Administração da FEI. Em cerimônia realizada no Campus de São Bernardo do Campo, o Prof. Dr. Edson Sadao, Coordenador do Curso de Administração, foi nomeado presidente da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração). Além de Presidente da ANGRAD, o Prof. Edson Sadao também permanecerá com o cargo de Editor Científico da RAEP (Revista de Administração, Ensino e Pesquisa), uma revista acadêmica que publica periodicamente artigos, ensaios teóricos, sínteses, teses e dissertações científicas sobre o ensino e aprendizagem de Administração. 

A abertura da cerimônia oficial e acolhida aos convidados foi conduzida pelo Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato. Além dele, o evento também contou com a presença do Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias, Prof. Dr. Flavio Tonidandel; e do Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Dário Alliprandini. O evento reuniu, ainda, presidências e lideranças das principais escolas de administração do País, associadas à ANGRAD. Após a acolhida realizada pelo Reitor da FEI, os presentes também acompanharam uma palestra feita pelo Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE, Sr. Luiz Roberto Liza Curi, que abordou reflexões sobre as tendências em educação no Brasil. Em sequência, houve a palavra do então Presidente da ANGRAD, Prof. Edson Kenji Kondo que, ao lado do Prof. Edson Sadao, realizou a assinatura oficial para a nova posse.

“Isso tudo é motivo de muita honra e muita alegria. Para nós aqui do curso de administração da FEI, que é o primeiro curso de administração da América Latina, simbolicamente isso é sensacional. Nós temos um papel muito grande perante as demais instituições e, finalmente, ao melhorarmos as escolas, nós vamos conseguir impactar mais a nossa sociedade. Melhorar a gestão, melhorar os resultados, aumentar o número de empregos, rendas, trazendo resultados sociais positivos, exercendo isso para a quantidade de escolas que a ANGRAD representa”, comentou o Prof. Edson Sadao em entrevista.

Na sua composição atual, a ANGRAD representa todos os cursos de graduação em Administração no País. Há mais de 1.700 Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Administração. Ao considerarmos os cursos presenciais e em EAD, são mais de 1 milhão de estudantes.

 “Os principais desafios atuais na ANGRAD podem ser descritos em três pilares: temos que pensar nos jovens, porque o sistema de ensino e aprendizagem requer conhecimento da diversidade, das potências e necessidades dos jovens que estão chegando do ensino médio. A questão do mercado para quem a gente forma, pois quem ingressa no ensino superior, quer ter sucesso profissional e, finalmente, as próprias instituições de ensino, que precisam de apoio para crescer, melhorar e inovar”, explicou docente.

Histórico e reconhecimento

Antes mesmo da posse oficial como Presidente, o Prof. Edson Sadao, Coordenador do Curso de Administração da FEI, também já participou e protagonizou marcos históricos na ANGRAD. O docente ingressou na associação em 2016, já convidado para o cargo de Vice-Presidente da Associação, em que permaneceu até 2017. Na sequência, entre os anos de 2020 e 2022, o professor da FEI voltou novamente a assumir o mesmo cargo, Neste mesmo período, o docente iniciou seus trabalhos como editor científico da RAEP e, por meio de muita dedicação, a Revista foi reconhecida, em 2021, com o primeiro lugar entre as 126 revistas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo existentes no País. 

Foi também durante o cargo de Vice-Presidente da Associação que o professor da FEI atuou diretamente na reformulação da novas Diretrizes Curriculares dos cursos de Administração reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Juntamente com os associados, o docente FEIano contribuiu com a construção de novas propostas para o ensino e debates internos com o CNE (Conselho Nacional de Educação). “Ao longo dos anos, temos assumido um papel relevante junto aos órgãos reguladores. Nós somos protagonistas, convocados pelo MEC para discutir, analisar e propor políticas públicas em âmbito nacional”, ressaltou. 

Outro marco histórico da participação de Edson Sadao na associação foi o lançamento do Prêmio ANGRAD, que reconhece, anualmente, as atividades direcionadas para inovação, ensino e aprendizagem em Administração nas Instituições de Ensino Superior. “Esse prêmio, foi acalentado por uma iniciativa que estava sendo fomentada pela ANGRAD, ao longo dos últimos 10 anos. É um projeto que deu tão certo que hoje a metodologia que nós aplicamos é utilizada como referência em toda a América Latina. Essas metodologias de reconhecimento de ensino e pesquisa ultrapassam as barreiras de anos de dedicação e o que buscamos com esse prêmio é melhorar as escolas, reconhecer o que elas estão fazendo no âmbito de ensino e aprendizagem”.  

Ao atuar diretamente na criação do Prêmio ANGRAD, o professor também foi convidado pelo EQUAA (Education Quality Acreditation Agency), acreditadora na América Latina para escolas de Administração, para apoiar na disseminação da metodologia do Prêmio ANGRAD em países latino-americanos, atuando como assessor acadêmico internacional. Historicamente, a FEI foi a instituição ganhadora da primeira edição do Prêmio ANGRAD, ao final do ano de 2018. 

Primeiro curso de Administração do País

Muitos são os motivos que fazem a FEI estar entre as instituições de Ensino Superior com maior destaque pelo País e pelo mundo. O curso de Administração da FEI, coordenado pelo Prof. Edson Sadao, foi o primeiro de nível superior criado no Brasil. Foi estruturado em 1941, ano de Fundação da instituição, nos moldes da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard. Desde então, o curso é reconhecido por formar profissionais dinâmicos, que possam atuar com visão profunda e empreendedora em organizações, além de desenvolver habilidades e conhecimentos que conferem a capacidade de articular nas mais diversas áreas de empresas do Brasil e do exterior.