Notícias Fei

Professor Rudolf Bühler foi fonte para reportagem no UOL

Professor Rudolf Bühler foi fonte para reportagem no UOL


  13/01/2023

Em entrevista, docente do curso de Engenharia Elétrica da FEI destacou dicas e cuidados com equipamentos eletrônicos durante o verão

Em época de verão, os equipamentos eletrônicos, como o notebook e o computador, também podem facilmente sentir os efeitos das altas temperaturas nesta época do ano, o que acaba envolvendo alguns riscos. Dente eles: superaquecimento, lentidão durante o uso e até mesmo peças queimadas ou danificadas (em situações mais graves).  O tema virou pauta para reportagem no UOL, que entrevistou o professor Rudolf Bühler, do curso de Engenharia Elétrica da FEI, como fonte.

Para a matéria, o professor da FEI destacou algumas dicas e orientações essenciais para que tenhamos os devidos cuidados com o uso destes equipamentos durante o verão. Dentre eles está a exposição ao sol. Além de fazer com que os aparelhos esquentem mais rapidamente, reduzindo seu desempenho, a luz do sol intensa pode causar rachaduras no monitor, queimar as placas e até diminuir a vida útil do equipamento. "O HDD ou SSD também não devem ser expostos a altas temperaturas", afirmou o professor da FEI.

E para quem é fã de games, Rudolf Bühler também destacou cuidados para o PC gamer. Assim como nas máquinas de uso doméstico, quem tem equipamento para jogo também deve ficar atento e ter boas práticas para aumentar a eficiência e evitar o aquecimento excessivo. Alguns destes cuidados incluem: manter o gabinete fechado, usar softwares de monitoramento para mapear as temperaturas do computador, investir em uma boa pasta térmica e em um cooler de qualidade e manter o computador limpo para que todas as peças funcionem corretamente.

"Para esse público, o caso seria investir em um bom sistema de refrigeração do PC, mas que sejam sistemas próprios para gamers, como sistema de refrigeração líquida para o processador e para placa de vídeo. Eles tendem a ter uma eficiência maior do que a refrigeração a ar com coolers (ventoinha) e mais silencioso", explicou o professor.

Para conferir a reportagem completa publicada pelo portal UOL, basta acessar esse link.