Os faróis dos automóveis, geralmente, só recebem a devida atenção dos motoristas quando deixam de funcionar, prejudicando a visibilidade no trânsito e, consequentemente, ocasionando riscos à segurança. Alguns casos, no entanto, são mais simples de se resolver, pois o conjunto óptico pode estar desregulado. E para ajudar os motoristas a manterem esse importante item devidamente alinhado, o Estadão entrevistou o professor Cleber William Gomes, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, que preparou algumas dicas.
Confira a seguir o texto publicado pelo Estadão:
- Nivelamento do veículo
A verificação da necessidade ou não da regulagem do farol pode ser feita pelo próprio dono do veículo. Primeiramente, ele deve remover materiais de dentro do habitáculo, principalmente do porta-malas, porque eles são capazes de alterar o nivelamento por conta do excesso de peso.
“Em seguida, cheque a pressão dos pneus, faça a verificação com o tanque de combustível pela metade e peça para alguém sentar no banco do motorista, para simular uma situação real”, recomenda Gomes.
- Posicionamento em local plano
Estacione o veículo em um local plano, a uma distância de aproximadamente 5 metros de uma parede, a fim de projetar a luz dos faróis.
Faça uma marca com as medidas do centro dos faróis esquerdo e direito, descendo 1 centímetro da marca original para cada metro recuado. Ou seja, quanto mais longe, mais baixo, pensando na iluminação da estrada, por exemplo.
Use duas folhas de sulfite para realizar o teste da regulagem de farol. Trace uma linha horizontal do centro para a esquerda e incline em 15 graus do centro para a direita. Ainda utilizando as folhas, cole o papel no vértice da linha desenhada para que ele fique sobre a segunda marca deslocada para baixo.
- Acenda o farol baixo
Acenda o facho do farol baixo e localize os parafusos da regulagem de farol. Em cada farol, há dois parafusos. Um serve para a regulagem vertical e outro, regulagem horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção coincidam com as marcas.
Caso a projeção esteja fora da marcação (linha horizontal), o farol precisa ser alinhado, ajustando os parafusos.
Diversos centros automotivos possuem alinhador de farol, que podem avaliar a altura da projeção e a intensidade de luz emitida pelos faróis.