Notícias Fei

Globo Rural: Prof. Ricardo Belchior foi fonte para reportagem sobre efeito estufa

Globo Rural: Prof. Ricardo Belchior foi fonte para reportagem sobre efeito estufa


  05/01/2023

Apuração trouxe destaque para a produção da ureia automotiva, utilizada para reduzir os efeitos do aquecimento global

Uma reportagem veiculada pelo Globo Rural trouxe destaque para a produção de ureia automotiva no Brasil. De acordo com a apuração, estima-se que a produção desta substância dobre de tamanho em 2023. O objetivo principal é que a ureia seja aplicada para a redução do efeito estufa, causado por emissões de gases de motores a diesel, por exemplo. Para falar sobre o tema, a equipe de reportagem entrevistou o professor Ricardo Belchior Torres, do curso de Engenharia Química da FEI, que explicou como essas aplicações acontecem.

De acordo com o especialista da FEI, o ARLA – substância nitrogenada gerada por este processamento – é usado para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), convertendo os gases poluentes em nitrogênio e vapor de água. Em máquinas agrícolas, o professor explicou, ainda, que sua aplicação tende a ganhar mais espaço após o avanço da legislação. “Se imaginarmos que em 1988 a emissão de monóxido de carbono por veículo era de 24 gramas por quilômetro e hoje estamos com 1 grama por quilômetro, a redução foi grande. E se o Proconve está sendo estendido para máquinas agrícolas, essa questão é imediata”, destacou o professor.

A reportagem completa com depoimentos do professor Ricardo Belchior também pode ser acessada diretamente no site do Globo Rural.