Na missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, sustentável, humana e justa por meio do ensino, pesquisa e extensão, na tarde da última terça-feira (20), a FEI avançou mais um importante passo para a construção de projetos inovadores para o futuro. Em encontro realizado no Campus de São Bernardo do Campo, a FEI recebeu autoridades do Metrô de São Paulo para a assinatura de um convênio de cooperação científica e tecnológica.
A formalização da parceria tem como objetivo desenvolver novos projetos e pesquisas conjuntas, para a construção de novas soluções em mobilidade, unindo alunos de graduação, mestrado e doutorado e profissionais do Metrô de São Paulo, em um amplo trabalho cooperativo de aprimoramento aos serviços de transporte, obras, bem como outras complexidades ligadas às cidades e à mobilidade humana.
A cerimônia realizada para a assinatura do convênio de parceria contou com a participação e presença do Presidente da FEI, Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, S.J.; do Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato; do Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias, Prof. Dr. Flavio Tonidandel; do Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Dário Alliprandini; do Coordenador da AGFEI (Agência FEI de Inovação), Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta; do Assessor da Reitoria, Prof. Dr. Fábio do Prado; do Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. Dr. Bruno Higaki; do Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Prof. Dr. Plínio Thomaz Aquino Junior; do Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Renato Giacomini; do Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Sandro Luis Vatanabe; do Consultor de Inovação em Governo do Metrô de São Paulo, Alvaro Gregório; Maria Cristina Salvador de Carvalho Bastos, Chefe do Departamento de Projetos de Novos Negócios do Metrô; e do Presidente do Metrô Silvani Pereira.
Em histórico, desde agosto de 2021, a FEI já promove ações em parceria com o Metrô de São Paulo. A primeira delas foi a realização do Workshop de Mobilidade, que reuniu empresas, agentes internacionais e entidades de interesse para discussão sobre o cenário atual da mobilidade. Já no segundo semestre de 2021 e início de 2022, ambas as organizações se uniram novamente para a construção do OMMU-SP (Observatório Metropolitano de Mobilidade Urbana de São Paulo). O projeto foi apresentado em evento virtual, reunindo secretários, gestores e representantes dos 39 municípios da Grande São Paulo, para análise e discussão sobre a implantação e funcionamento da iniciativa.
“O convívio com a FEI neste último ano nos mostrou que a instituição tem muito a nos ajudar, contribuindo para melhorias na região metropolitana de São Paulo, com sua experiência e aplicação, na prática, do conhecimento para que isso se transforme em benefício para a nossa população”, afirmou o Presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, durante a cerimônia realizada na FEI.
Mais recentemente, neste mês de dezembro de 2022, foi organizado o FEI Metrô Day. Na ocasião, os especialistas do Metrô elencaram os principais desafios reais enfrentados hoje em mobilidade para que os alunos da FEI pudessem atuar diretamente no desenvolvimento de soluções para a sociedade.
Projetos Inovadores
Um dos grandes frutos já colhidos por meio da criação do FEI Metrô Day é o recente projeto apresentado no INOVAFEI do segundo semestre de 2022. Titulado como “Manutenção Preditiva de Câmeras Utilizando Rede Neural Convolucional”, o projeto recebeu menção honrosa e o prêmio de um dos trabalhos mais inovadores, durante evento promovido pela FEI, no último dia 19 de dezembro, sendo também considerado um dos grandes destaques do ano para o Departamento de Engenharia de Automação e Controle. Em sua composição, o projeto desenvolvido pelos alunos da FEI, com orientação e apoio de um dos especialistas do Metrô de São Paulo, propõe o desenvolvimento de um sistema capaz de atuar de forma preditiva na manutenção de câmeras das estações do Metrô. Tecnicamente, o sistema utiliza rede neural convolucional para avaliar se câmeras necessitam de manutenção em duas situações: problemas em componentes RGB ou ocorrência de sujeira na lente de captação de imagem.