Projeto GreenFEI conquista Menção Honrosa em concurso promovido pela Prefeitura de São Paulo

22/12/2022

Iniciativa foi proposta por alunos de engenharia elétrica da FEI, sob orientação da Profa. Dra. Michele Rodrigues

Indo além das premiações conquistadas em competições de projetos acadêmicos, neste ano de 2022, a comunidade FEIana também marcou presença com participações em desafios externos à instituição. Dentre os exemplos mais recentes e de grande destaque está o projeto “GreenFEI”, que no mês de outubro deste ano conquistou o 2º lugar em Menção Honrosa no concurso “Engenharia-Ação na Cidade de São Paulo”, promovido pela prefeitura do município.

Na ocasião, o grupo formado por quatro alunos da FEI e orientado pela Profa. Dra. Michele Rodrigues, do curso de Engenharia Elétrica, participou de um desafio para a construção de um projeto na categoria de “Energias Renováveis”. No case compartilhado pela prefeitura, os estudantes tiveram que promover uma solução para a geração de energia renovável na instituição de ensino CEU Butantã. A solução construída pelos alunos da FEI envolveu a projeção de uma “Fazenda Solar”, com painéis solares.

“No concurso, nós tivemos que apresentar um projeto aplicável para um edifício sugerido pela prefeitura. Foi um desafio que me trouxe bastante satisfação, pois pude aplicar todo o conhecimento que adquiri no curso até o momento”, explicou Rafaella Cavalcanti Zeron, aluna de Engenharia Elétrica da FEI e membro do grupo. Ainda de acordo com a estudante, o grupo precisou elaborar um modelo de negócio para aplicação real da solução proposta.

A FEIana também contou que, originalmente, o nome GreenFEI significa: Grupo de Estudos de Energia. “O que acabou trazendo bastante conectividade com os nossos objetivos com este grande projeto, que têm como foco as soluções em sustentabilidade”, afirmou.

Em entrevista, a Profa. Michele Rodrigues ressaltou que a ideia é que o GreenFEI ganhe força e se torne, de fato, um projeto acadêmico no futuro – assim como os já conhecidos FEI Baja, Fórmula FEI e AIChE FEI, por exemplo. “Nosso intuito é que, com o tempo, o projeto também ganhe um espaço próprio, com reuniões regulares com o grupo, para que tenhamos mais alunos interessados e de outras áreas, além das engenharias”, explicou.

Essas iniciativas vão ao encontro da missão jesuíta da FEI de promover uma sociedade mais desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, além de promover o protagonismo dos alunos como grandes solucionadores para a sociedade.