Notícias Fei

Coordenador do Curso de Administração da FEI, Edson Sadao, assume a Presidência da ANGRAD

Coordenador do Curso de Administração da FEI, Edson Sadao, assume a Presidência da ANGRAD


  20/12/2022

Cerimônia de posse oficial ocorrerá em 16 de janeiro de 2023

Uma nova conquista estabeleceu um marco importante para a FEI e para o curso de Administração da instituição. O Prof. Dr. Edson Sadao, Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FEI, foi eleito Presidente da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração). Em sua gestão, o professor da FEI comandará a associação junto a um grupo de nove diretores, de diversas regiões do País, sendo todos também professores e representantes de Instituições de Ensino Superior. A cerimônia oficial de posse ocorrerá no dia 16 de janeiro de 2023, às 8h30, no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo, reunindo presidências e lideranças das principais escolas de administração do País. Na oportunidade, o Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE, Sr. Luiz Roberto Liza Curi, também fará uma palestra sobre tendências em Educação no País.

Atualmente, a ANGRAD representa todos os cursos de graduação em Administração no País. Há mais de 1.700 Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Administração. Ao considerarmos os cursos presenciais e em EAD, são mais de 1 milhão de estudantes. Além de Presidente da ANGRAD, o Prof. Edson Sadao também permanecerá com o cargo de Editor Científico da RAEP (Revista de Administração, Ensino e Pesquisa), uma revista acadêmica que publica periodicamente artigos, ensaios teóricos, sínteses, teses e dissertações científicas sobre o ensino e aprendizagem de Administração. 

Em entrevista exclusiva, o professor da FEI declarou que esta conquista “não é só pessoal. É uma conquista histórica e que tem muito a ver com a competência da FEI na sua atuação com os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração”, explicou. “Essa presidência, esse reconhecimento é também um caminho para fortalecermos o protagonismo da FEI no ensino em Administração, de resgatarmos as nossas raízes da maior escola de Administração desse País, que é a FEI. Me sinto muito honrado em poder fazer parte disso”. 

A trajetória do Prof. Edson Sadao na ANGRAD também é fortemente reconhecida por marcos importantes. O docente ingressou na associação em 2016, já convidado para o cargo de Vice-Presidente da Associação, em que permaneceu até 2017. Na sequência, entre os anos de 2020 e 2022, o professor da FEI voltou novamente a assumir o mesmo cargo, Neste mesmo período, o docente iniciou seus trabalhos como editor científico da RAEP e, por meio de muita dedicação, a Revista foi reconhecida, em 2021, com o primeiro lugar entre as 126 revistas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo existentes no País. 

Foi também durante o cargo de Vice-Presidente da Associação que o professor da FEI atuou diretamente na reformulação da novas Diretrizes Curriculares dos cursos de Administração reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Juntamente com os associados, o docente FEIano contribuiu com a construção de novas propostas para o ensino e debates internos com o CNE (Conselho Nacional de Educação). “Ao longo dos anos, temos assumido um papel relevante junto aos órgãos reguladores. Nós somos protagonistas, convocados pelo MEC para discutir, analisar e propor políticas públicas em âmbito nacional”, ressaltou. 

Outro marco histórico da participação de Edson Sadao na associação foi o lançamento do Prêmio ANGRAD, que reconhece, anualmente, as atividades direcionadas para inovação, ensino e aprendizagem em Administração nas Instituições de Ensino Superior. “Esse prêmio, foi acalentado por uma iniciativa que estava sendo fomentada pela ANGRAD, ao longo dos últimos 10 anos. É um projeto que deu tão certo que hoje a metodologia que nós aplicamos é utilizada como referência em toda a América Latina. Essas metodologias de reconhecimento de ensino e pesquisa ultrapassam as barreiras de anos de dedicação e o que buscamos com esse prêmio é melhorar as escolas, reconhecer o que elas estão fazendo no âmbito de ensino e aprendizagem”.  

Ao atuar diretamente na criação do Prêmio ANGRAD, o professor também foi convidado pelo EQUAA (Education Quality Acreditation Agency), acreditadora na América Latina para escolas de Administração, para apoiar na disseminação da metodologia do Prêmio ANGRAD em países latino-americanos, atuando como assessor acadêmico internacional. Historicamente, a FEI foi a instituição ganhadora da primeira edição do Prêmio ANGRAD, ao final do ano de 2018. 


Desafios da Nova Gestão

Ainda em entrevista, o professor da FEI explicou que, atualmente, a associação é composta por um tripé, que também compõe os principais objetivos da ANGRAD. “Neste tripé, temos os desafios de fortalecer a associação como representante dos cursos de administração no Brasil, junto aos órgãos reguladores, ao Ministério da Educação, ao INEP, aos órgãos internacionais e, também, aos órgãos empresariais e federações de indústria no Brasil. O segundo ponto é trabalharmos e lutarmos pelo fortalecimento e reconhecimento dos cursos de graduação em Administração no Brasil. Por fim, o terceiro ponto deste tripé, é aprimorar a ANGRAD como núcleo para a educação em administração”, afirmou.  Para 2023, o professor Edson Sadao afirma que a nova gestão trabalhará fortemente no fortalecimento do diálogo entre Instituições de Ensino Superior e Escolas de Ensino Médio. “Estamos desenhando uma ação para que esse relacionamento entre ensino superior e ensino médio ocorra de forma mais fluída, pois influencia diretamente na formatura dos nossos estudantes para o mercado. É um trabalho que nos honra demais”, explicou.

Primeiro curso de Administração do País

Muitos são os motivos que fazem a FEI estar entre as instituições de Ensino Superior com maior destaque pelo País e pelo mundo. O curso de Administração da FEI, coordenado pelo Prof. Edson Sadao, foi o primeiro de nível superior criado no Brasil. Foi estruturado em 1941, ano de Fundação da instituição, nos moldes da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard. Desde então, o curso é reconhecido por formar profissionais dinâmicos, que possam atuar com visão profunda e empreendedora em organizações, além de desenvolver habilidades e conhecimentos que conferem a capacidade de articular nas mais diversas áreas de empresas do Brasil e do exterior.