Notícias Fei

Docente da FEI é eleito membro do Conselho Internacional de Curadores da RoboCup Federation

Docente da FEI é eleito membro do Conselho Internacional de Curadores da RoboCup Federation


  14/08/2018

Com a participação do professor no Conselho será possível aumentar a influência da Robótica do Brasil no mundo

Nos últimos anos o Brasil tem se destacado positivamente no campo da pesquisa e desenvolvimento da robótica, não só pelos projetos e estudos que apresenta, mas principalmente pelo êxito que as equipes vêm conquistando em diversos eventos e competições mundiais de robótica - na grande maioria as modalidades da RoboCup Mundial - competição essa que o Brasil sediou em 2014, em João Pessoa - além de estar atuado de forma significativa em vários eventos de robótica pelo Mundo. Esse protagonismo que o Brasil tem assumido na robótica, e que tem o tornado uma referência não apenas na América Latina, mas em todo o mundo, resultou recentemente na indicação do primeiro brasileiro como membro do Conselho de Curadores (Board of Trustees) da RoboCup Federation, durante a RoboCup de Montreal – CA, no final de junho, o coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI, Prof. Dr. Flávio Tonidandel.

Considerada uma das associações de robótica mais influentes e importantes que compreende grande parte dos maiores pesquisadores, desenvolvedores e influenciadores da Robótica Móvel e Inteligente Mundial, a RoboCup Federation comanda e gerencia os eventos da RoboCup em todo o mundo, bem como um Simpósio Científico anual de Robótica.

Segundo o Professor Flávio Tonidandel, a sua nomeação é a consagração de um esforço de todos os pesquisadores Brasileiros que, nestes últimos 15 anos se empenharam para tornar a robótica Brasileira o que é hoje. Mas ressalta que é preciso continuar incentivando os professores, pesquisadores e voluntários apaixonados pela robótica a disseminarem a robótica pelo País. “Ainda não alcançamos todos que podem ser alcançados e beneficiados pela robótica no nosso País. Mas espero que minha participação na RoboCup Federation possa ser pelo menos um estímulo, uma referência a todos de que o Brasil e os outros países da América Latina podem crescer e alcançar patamares ainda maiores”, incentivou o professor.

O professor ressalta também que integrar o grupo de Trustees da RoboCup Federation é uma conquista das ações e pesquisas em robótica do Brasil, e que o crescimento da OBR - que se tornou um dos maiores eventos de robótica do mundo - da organização da RoboCup Mundial em João Pessoa em 2014 - junto com outros colegas pesquisadores - bem como a participação nos últimos anos da RoboCup com a equipe RoboFEI, influenciaram na decisão dos atuais membros a o elegerem como novo Trustee da RoboCup; mas faz questão de  ressaltar: “Essa não é uma conquista minha, mas sim de toda a comunidade da robótica do Brasil. Sem esse apoio não teria me tornado Trustee da RoboCup Federation. Mas não apenas isso, sem o suor, o esforço e o apoio de diversos colegas professores e pesquisadores de outras instituições como UFRN, UNESP, UNICAMP, USP, FURG, UFSJ, UFSCAR, UFES e outras, nunca teríamos, como País e grupo, alcançado relevância no cenário mundial. Ser um Trustee da RoboCup Federation é representar cada um deles, em cada palavra, em cada ação e em cada conquista”.