FEI Social: marcando o mês de outubro, estudantes promovem evento em parceria com a Fundação Fé e Alegria

27/10/2022

Ação organizada por alunos da FEI gerou impacto para mais de 120 crianças atendidas pelo Centro Social de Educação e Cultura do Grajaú

Uma entidade solidária, sem fins lucrativos, dedicada a fazer acontecer. É assim que se auto nomeiam os alunos dedicados ao FEI Social. O grupo, que atualmente é composto por cerca de 45 estudantes, tem como objetivo gerar ações de impactos sociais, por meio de eventos, cursos oferecidos gratuitamente, bem como apoio às agendas que tratem de inclusão e diversidade. Uma destas ações gerou grande repercussão, marcando este mês de outubro, também considerado como o mês das crianças. No último dia 8, o FEI Social promoveu o evento “Criança e Alegria”, realizado em parceria com a Fundação Fé e Alegria, entidade que também é ligada à Companhia de Jesus, ordem religiosa a qual a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) faz parte.

A Fundação Fé e Alegria é uma obra de promoção social e educação popular da Companhia de Jesus, que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A organização, que existe há mais de 40 anos, atualmente está presente em 14 Estados Brasileiros. Neste mês, a equipe do FEI Social realizou a ação na unidade “Centro Social de Educação e Cultura Grajaú”, responsável por atender cerca de 126 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos. O evento, promovido pelos estudantes, contou com brinquedos infláveis, oficinas temáticas, distribuição de doces e, como os próprios alunos descreveram, com muita diversão e brincadeira.

Em entrevista, a FEIana Laura Jardim, que é estudante do 6º ciclo de Engenharia Química da FEI, compartilhou sua experiência como membro do grupo FEI Social e os aprendizados que já obteve participando das ações. A estudante entrou no grupo há cerca de um ano e meio e hoje atua como gerente de eventos. “Além das coisas que aprendi sobre administração, dados e indicadores, o trabalho social é uma coisa bem complexa. Temos sempre que analisar os melhores cenários para mobilizar as pessoas. O FEI Social me ensinou a ser mais paciente, manter positividade, saber respeitar as opiniões dos outros e a ser grata pela vida que nós temos. Toda essa reflexão me motiva a fazer com que as pessoas e membros do grupo também treinem esse olhar”, explicou.

Durante o seu depoimento para a reportagem, Laura ainda chamou a atenção para a importância de darmos voz às minorias e sobre o atual cenário em que convivemos. “É sempre muito importante que a gente reconheça as oportunidades que temos, saia um pouco da bolha e olhe para o próximo, para que as pessoas se sintam mais amadas, respeitadas, ouvidas. Todos precisam ter voz, animais, humanos e meio ambiente”, ressaltou.

Missão Social

Seguindo o propósito de gerar ações de impactos sociais, atualmente, o FEI Social também disponibiliza aulas de Excel Básico e Inglês gratuitamente. Ambos os cursos são oferecidos de forma voluntária por membros do grupo, para toda a comunidade interna e externa. As aulas de inglês ocorrem duas vezes por semana, com até 1h de duração. Já as aulas de excel ocorrem sempre aos sábados, também oferecidas por membros voluntários do grupo. Ao final de cada curso, os alunos recebem um certificado oferecido pelo FEI Social.

Seja para participar como membro do FEI Social, ou para participar dos cursos e ações sociais, o grupo disponibiliza seus canais de contato por meio das redes sociais, incluindo páginas no Instagram, Linkedin e Facebook.