FEI integra projeto internacional de aplicação de IoT na agricultura

13/08/2018

A iniciativa, em parceria com instituições de outros países, visa facilitar a inserção de inovações e tecnologia agrícolas para o pequeno produtor

Financiado pela entidade britânica: “Frontiers of Engineering – Royal Academy of Engineering”, o projeto Sensing Change é um consórcio entre entidades de assistência social africanas, ONGs e universidades da África do Sul, Reino Unido, Zâmbia, Estados Unidos e Brasil, que tem como objetivo usar o paradigma da Internet das Coisas – IoT – para ajudar o pequeno agricultor que não possui condições de se inserir na inovação e tecnologia dos processos agrícolas, também chamada de agricultura de precisão. O Centro Universitário FEI é a única Instituição brasileira a integrar a equipe.

Entre as ações e metas do projeto, está o desenvolvimento de um dispositivo IoT, com base em software e hardware aberto, que permita qualquer agricultor, de qualquer lugar do planeta, utilizar as instruções de construção do hardware IoT, adquirir os componentes eletrônicos, e fazer download do software de tal forma a ter um dispositivo para agricultura de precisão acessível (em termos de valores e uso). Com isto pretende-se promover agricultura de precisão em pequenas propriedades rurais, pois este tipo de técnica é fundamental para se ampliar a produtividade e manter as terras agrícolas saudáveis.

Neste projeto, a missão do Centro Universitário FEI será criar o dispositivo e o software que será utilizado pelos agricultores. Para isso, o Laboratório de Inovação em IoT da FEI será extremamente importante. Segundo o professor Rodrigo Filev, do Departamento de Ciência da Computação da FEI e que está conduzindo os estudos, o dispositivo servirá como uma ferramenta de apoio ao pequeno produtor, para que ele tenha informação sobre o solo, clima e por consequência consiga ter informação sobre sua lavoura. “O dispositivo IoT irá, entre diversas funções, medir os parâmetros do solo - como umidade, temperatura, condutividade elétrica – além de características – como temperatura do ar, umidade do ar e localização GPS”, explica o professor ao ressaltar ainda que, o dispositivo será projetado usando componentes de prototipagem de hardware de baixo custo e será alimentado por painéis solares com armazenamento em bateria.

Convite a FEI

O Professor Filev explica que esta iniciativa de desenvolver tecnologia para ajudar os pequenos agricultores já era um tema trabalhado com alunos da graduação da Ciência da Computação da FEI, e acompanhado pela Prof. Dra. Anh Tran, da Coventry University. Durante as reuniões do grupo Frontiers of Engineering – no qual o professor Filev tem relacionamento com alguns dos membros – notou-se que a solução que a FEI estava desenvolvendo era relevante para os problemas que estavam sendo discutidas, e consequentemente o convite foi feito para integrar o grupo. “Escrevemos o projeto e no final de fevereiro de 2018 fomos selecionados para um projeto de um ano. Estamos trabalhando bastante, tanto que o dispositivo que desenvolvemos na FEI foi testado na Harper University (UK), em julho de 2018, com sucesso. Espera-se que até fevereiro de 2019 o sistema esteja plenamente funcional e que após os testes finais possa ficar disponível para uso”, comemora o professor.