Maior polo Educacional de Robótica Inteligente da América Latina, a FEI, está com inscrições abertas para o Vestibular 1º semestre de 2023

23/09/2022

Candidatos poderão escolher participar do processo seletivo no formato virtual, presencial, via ENEM, processo internacional ou por meio de transferência e portador de diploma

O maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina, a FEI, está com inscrições abertas para candidatos que desejam construir carreira nas áreas de Administração, Ciência da Computação ou em uma das sete Engenharias (Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil ou em Engenharia de Robôs – o primeiro e único curso de nível superior disponível no País).

Historicamente, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais no mercado e é reconhecida por estar sempre à frente de seu tempo. Com mais de 8 décadas de existência, a FEI criou o primeiro curso de Administração em nível superior do País, nos moldes da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard. Atualmente, o curso segue focado em formar profissionais capacitados para liderarem startups e para atuarem com gestão, empreendedorismo digital, sustentabilidade e inovação.

Aplicando gestão inovação e tecnologia, os alunos formados pela FEI também ocupam posições de destaque no mercado e no ambiente acadêmico. Dentre as conquistas mais recentes, estão os projetos acadêmicos premiados no Brasil e no mundo. Um deles é o FEI Baja, um projeto dedicado para o desenvolvimento de veículos off road que, em abril deste ano, conquistou o 9º título nacional na competição da SAE Brasil.

Na sequência, no mês de julho deste ano, a equipe RoboFEI também fez história ao participar da RoboCup Internacional – reconhecida por ser a maior competição de robótica inteligente do mundo. O campeonato, que aconteceu na Tailândia, envolveu torneios entre instituições de ensino de diversos países. Com muita dedicação e torcida, a equipe FEIana retornou de Bangkok, capital do País, trazendo para o Brasil a taça e o título de 1º lugar na competição mundial, na categoria de robôs At_Home – popularmente conhecida como robôs de serviços. No mês de agosto foi a vez da equipe Fórmula FEI, que conquistou o título de bicampeão na categoria de carros elétricos, além de ficar entre os três melhores do país na categoria de carros a combustão, na SAE Brasil.

Entre os títulos mais recentes destacam-se os conquistados pela equipe AIChE FEI que conquistou o 1º lugar na competição nacional da Chem-E-Car Competition. Agora, os alunos da FEI se preparam para a competição da etapa mundial, que acontecerá no mês de novembro, na cidade de Phoemix, nos Estados Unidos. Todos os projetos acadêmicos da FEI são multidisciplinares, incluindo alunos de todos os cursos e todos os ciclos.

Os candidatos que quiserem fazer parte do universo FEIano, poderão participar do processo seletivo e ingressar no vestibular FEI 1º semestre de 2023, por meio da nota do ENEM, prova online e presencial, processo internacional ou, ainda, por meio de transferência e portador de diploma.

Os interessados em ingressar por meio do ENEM, podem se inscrever até o dia 10 de dezembro, com as notas obtidas entre os anos de 2017 e 2021. A taxa cobrada é no valor de R$ 50 reais e o pagamento pode ser realizado por cartão ou boleto bancário. Já os interessados em ingressar por meio da prova online ou presencial, tem até o dia 21 de novembro de 2022 para se inscrever. O valor cobrado na inscrição é de R$ 90 reais. A mesma data limite para inscrição também é válida para quem optar pelo processo internacional. Já os interessados em ingressar na FEI por meio do processo de transferência e portador de diploma, tem até o dia 1 de fevereiro de 2023 para concluírem suas inscrições no processo seletivo.

Prova Online ou Presencial

A prova, em ambos os formatos, é composta por 60 questões de múltipla escolha e uma redação. A data de realização – tanto presencial, como virtual – será no dia 27 de novembro. Os resultados dos aprovados serão divulgados no dia 1 de dezembro e as matrículas serão realizadas entre os dias 1 e 6 de dezembro de 2022. A prova no formato presencial é realizada tradicionalmente no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo. Ao acessar o site, os candidatos também encontram um passo a passo e respostas para as principais dúvidas sobre a prova e seus dois formatos de aplicação: https://portal.fei.edu.br/provaonline

Resultados para Candidatos Inscritos via ENEM

Os estudantes que ingressarem no processo seletivo por meio da nota do ENEM (válida de 2017 a 2021), terão acesso à divulgação dos resultados no dia 15 de dezembro de 2022. As matrículas também ocorrerão ainda este ano, entre os dias 15 e 20 de dezembro de 2022. Acessando o site da FEI, os candidatos também podem utilizar uma calculadora virtual para verificar a nota da prova. Para conferir, basta acessar a página clicando aqui. Mais informações sobre o vestibular, acesse https://portal.fei.edu.br/vestibular-geral ou contate a FEI pelo WhatsApp: (11) 94590-5447. Informações sobre o curso de Administração, ministrado no campus São Paulo, também podem ser consultadas pelo faleconosco@fei.edu.br