Notícias Fei

Após realização da etapa estadual da OBR, FEI se prepara para ser sede do maior evento de robótica da América Latina

Após realização da etapa estadual da OBR, FEI se prepara para ser sede do maior evento de robótica da América Latina


  31/08/2022

Estudantes classificados para a etapa nacional retornam em outubro, quando a OBR acontece durante a Robótica 2022, o maior evento da área no continente

O maior polo educacional de robótica da América Latina, a FEI, sediou a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no último sábado, dia 27 de agosto. Ao todo, estiveram presentes mais de 530 pessoas, entre 255 alunos de 76 equipes e 220 visitantes de todo o estado de São Paulo, para participar e acompanhar a mais forte competição de robótica do Brasil no campus de São Bernardo do Campo da Instituição.

O evento reuniu estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, classificados das etapas regionais, para colocarem seus robôs à prova em competições práticas. As equipes foram divididas em dois níveis: o nível 1, voltado para alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, e o nível 2, voltado aos estudantes a partir do 9º ano e todos do Ensino Médio e Técnico.

Classificaram-se para a OBR nacional, uma equipe do nível 1 e duas do nível 2. Todavia, todas as equipes foram avaliadas e algumas premiadas em categorias especiais como design, programação, resistência, inovação, melhor escola pública, melhor escola privada, performance e melhor projeto em arena.

Agora, as três equipes habilitadas para a disputa com os melhores estudantes de todo o país devem retornar à FEI em outubro, quando a OBR será parte da programação da “Robótica 2022 - Conferências de Robótica no Brasil”, o maior encontro da área de robótica da América Latina que, pela primeira vez, terá a FEI como sede. (Confira o “serviço” para mais informações.)

“A FEI tem tradicional protagonismo na promoção da OBR, participando de sua concepção, entre 2006 e 2007, e sediando suas etapas regionais e estaduais desde 2012. A OBR está também conectada com a RoboCup Brasil e recebe fomento do governo federal. Fazer parte de um projeto de sucesso como a OBR é um orgulho muito grande para a instituição, e faz parte de nossa missão em transformar e evoluir a sociedade”, conta o professor Flávio Tonidandel, vice-reitor e coordenador de Engenharia de Robôs da FEI.

Exibição da HERA e novidades da FEI no maior evento de robótica do continente

Uma das principais atrações da etapa estadual da OBR na FEI foi a exibição da robô HERA (Home Environment Robot Assistant), projeto da RoboFEI recentemente vencedor da categoria at_Home da Robocup Internacional de 2022, na Tailândia. E mais do que apenas ver o atual melhor robô de serviços do mundo, os visitantes também puderam acompanhar em primeira mão uma demonstração sua recriando passo a passo sua performance na final da competição.

No entanto, para os que não tiveram condições de estar na FEI neste último sábado para a OBR, a HERA, além de muitos outros projetos de instituições públicas e privadas de toda a América Latina, estarão no campus de São Bernardo Campo para a Robótica 2022. Será também uma grande oportunidade para conhecer os novos projetos desenvolvidos pela FEI na área de robótica, caso da revelação de um novo robô voltado para a agricultura.

“Neste ponto de vista, a FEI se firma como um grande centro de excelência em robótica no Brasil, não apenas pelas suas pesquisas, equipes vencedoras ou tecnologias de ponta, mas também por estimular os jovens e as crianças a se interessarem, estudarem e desenvolverem seus interesses pela tecnologia, ciência, matemática e, principalmente, robótica e programação”, destaca o vice-reitor Flávio Tonidandel.

Saiba também como foi a etapa regional da OBR na reportagem especial do FEI Play: