AIChE FEI disputa tricampeonato nacional na Chem-E-Car Competition, que acontece neste domingo (28)

26/08/2022

Competição será transmitida ao vivo diretamente do Campus da FEI, em São Bernardo do Campo, para a equipe de jurados nos Estados Unidos

Muita emoção e adrenalina estará à espera da equipe AIChE FEI, na Chem-E-Car Competition, que acontece neste domingo (28). Para conquistar o título de tricampeão nacional, o capítulo estudantil da FEI participará da competição com dois carros: “Saboínha 3.0” e “Saboínha 4.0”. As provas ocorrerão no campus da FEI, em São Bernardo do Campo, com transmissão ao vivo para a equipe de jurados do AIChE Chem-E-Car Competition, organizado pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos, nos Estados Unidos. Além do AIChE FEI, outras duas equipes nacionais também participarão do campeonato.

As escolhas para os nomes dos carros “Saboínha 3.0” e “Saboínha 4.0” trazem uma homenagem ao fundador da FEI,  Pe. Roberto Sabóia de Medeiros, S.J. (1905-1955). Na Chem-E-Car Competition, os carros terão que passar por provas envolvendo testes de segurança, performance, velocidade, além de testes de reações de parada. Tradicionalmente, a competição baseia-se no projeto e construção do protótipo de um carro movido a energia de fonte química, tendo que percorrer a uma distância determinada pela organização (15 a 30 metros), carregando um peso específico, tendo que parar de forma segura em uma marca também determinada pela organização no mesmo dia da competição.

“É surpreendente observar a evolução fantástica que o AIChE FEI obteve nesses últimos anos. Nossa equipe têm trabalhado e se dedicado muito para o alcance dos títulos regionais, nacionais e mundiais. Sem duvidas o Capítulo Estudantil da FEI traz aos nossos alunos uma oportunidade gigantesca de desenvolvimento profissional, técnico e pessoal, envolvendo não só as expertises que o mercado de trabalho exige, mas também o desenvolvimento social de trabalho em equipe, de compromisso e responsabilidade para um com o outro. Estamos muito felizes e ansiosos para esta competição”, declarou o professor Ricardo Belchior Torres, coordenador do projeto AIChE FEI e também docente do curso de Engenharia Química.

Após a realização da Chem-E-Car Competition, o professor da FEI destacou que a próxima etapa envolve a competição internacional. “A próxima disputa ocorrerá nos Estados Unidos. No dia 3 de setembro deste ano teremos a nomeação da equipe que representará o Brasil no mundial”, explicou.

História marcada por conquistas

O AIChE FEI está entre os projetos acadêmicos mais recentes da FEI. O Capítulo Estudantil foi fundado em setembro de 2019, sendo o 12º a surgir no Brasil e o segundo no Estado de São Paulo. Atualmente, o País conta com apenas 14º capítulos existentes entre as instituições de ensino superior. Desde a sua fundação, o AIChE FEI faz parte do grupo seleto de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a maior instituição de engenheiros químicos do mundo, que tem como principal foco desenvolver trabalhos, pesquisas e projetos de cunho acadêmico, social e profissional para competições regionais, nacionais e internacionais.

Com apenas um ano de existência, o AIChE FEI já acumulou posições de destaque e permanece com força para conquistar muito mais. Em seu histórico, o Capítulo Estudantil da FEI destaca-se com as conquistas em competições como Outstanding Student Chapter (2019-2020), além de ser bicampeão brasileiro da Chem-E-Car (2020 e 2021).