Fórmula FEI concorre por novo título nacional na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil - TotalEnergies

12/08/2022

Equipe FEIana enfrentará mais de 60 equipes nacionais, colocando à prova os carros das categorias elétrico e combustão

A equipe Fórmula FEI, já reconhecida nacional e internacionalmente, enfrentará novos desafios nesta semana. Entre os dias 9 e 14 de agosto, os FEIanos participarão da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil - TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo.

De acordo com informações divulgadas pela SAE Brasil, cerca de 63 equipes de 11 Estados diferentes participarão da competição nacional. Ao todo, serão 50 instituições de ensino superior envolvidas de quatro regiões brasileiras, incluindo Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul do País. Na competição, também haverão disputas com duas categorias, sendo 52 carros a combustão e 25 elétricos.

A competição será acompanhada de perto pelos coordenadores do projeto Fórmula FEI, com o professor Fábio Delatore, coordenador da categoria elétrico; e professor Rafael Serralvo, coordenador da categoria combustão. Atualmente a equipe Fórmula FEI é composta por 35 alunos de diferentes cursos de graduação, incluindo Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Engenharia de Automação e Controle.

Em entrevista, o professor Fábio Delatore, do curso de Engenharia Elétrica da FEI, ressaltou que a expectativa dos alunos para a competição é grande, além de ser uma oportunidade única. “Estamos todos muito ansiosos e ao mesmo tempo felizes em participar”, ressaltou.

O coordenador da categoria Fórmula Elétrico também enfatizou a importância que o projeto possui em termos de visibilidade. “Participar do Fórmula FEI é uma oportunidade excepcional. A grande mensagem que eu sempre coloco para os ingressantes é que eles utilizem o Fórmula como ‘poupança’ profissional. Todo aluno que aproveita plenamente o projeto em seu desenvolvimento, construção e aplicação garante uma boa inserção no mercado. Temos diversos exemplos de ex-alunos que atuaram no Fórmula FEI e que hoje estão desenvolvendo projetos em grandes montadoras no Brasil e no exterior. Sem dúvidas, é um diferencial que conseguimos agregar no currículo destes futuros profissionais”, complementou.

As equipes que conquistarem as melhores classificações poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE Internacional. Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil, a equipe Fórmula FEI ainda enfrentará desafios com provas dinâmicas e técnicas, colocando para avaliação o desempenho dos carros, níveis de segurança, custos e desempenhos dos projetos. Especificamente no sábado, os estudantes passarão pelas provas de skid-pad e autocross, realizando testes de velocidade e equilíbrio dinâmico.

Inovação e Pioneirismo

De acordo com o professor Fábio Delatore, a equipe Fórmula FEI já garante destaque pela tecnologia aplicada ao carro. O Fórmula FEI elétrico é considerado pioneiro por empregar a tecnologia de monocoque – um projeto estrutural capaz de suportar cargas na cobertura de um objeto, similar a uma casca de ovo – bastante utilizada em carros de Fórmula 1, por exemplo. As vantagens desta tecnologia é a garantia de mais leveza e, consequentemente, o ganho mais velocidade para o carro. O Fórmula FEI da categoria combustão também conta com a mesma tecnologia, mas de acordo com o professor Fábio Delatore, no Brasil, a FEI é a única a competir aplicando esta tecnologia também no carro do Fórmula elétrico.

Histórico e Conquistas

O projeto Fórmula FEI é reconhecido mundialmente por conectar os estudantes com a mesma tecnologia empregada na indústria. Os alunos que integram o Fórmula são desafiados a desenvolverem um sistema de propulsão elétrica (motor elétrico, inversor de frequência e baterias) além de soluções inovadoras e criativas em outros subsistemas do veículo tais como freios, suspensão, direção, chassis e transmissão.

Na FEI, os alunos desenvolvem ações e projetos para os carros da categoria Elétrico e Combustão, participando de competições como o Fórmula SAE Brasil, passando por provas estáticas e dinâmicas, que avaliam a performance de cada veículo na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, as quais incluem projeto, custo e uma apresentação de marketing.

Em sua história, o projeto é 7 vezes campeão nacional na categoria Combustão, além de ser também campeão nacional da categoria Elétrico (SAE 2015).