Notícias Fei

James Webb: Professor da FEI fala sobre primeiras imagens coloridas registradas pelo telescópio espacial

James Webb: Professor da FEI fala sobre primeiras imagens coloridas registradas pelo telescópio espacial


  15/07/2022

Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, participou de entrevista ao vivo na GloboNews

Na última terça-feira (12), a comunidade científica vibrou com um novo avanço em nível mundial. Em uma coletiva de imprensa, a NASA revelou imagens capturadas pelo telescópio James Webb, mostrando as primeiras galáxias formadas logo após o Big Bang, há mais de 13 mil milhões de anos. O feito foi comentado também pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que descreveu a ocasião como um dia “histórico” para a ciência. O assunto virou notícia na TV GloboNews, que conversou ao vivo com o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI.

“Essa é uma vitória da tecnologia, da inovação e da colaboração científica. Porque nós só falamos em NASA, mas temos também a Agência Espacial Europeia envolvida, temos a Agência Espacial Canadense envolvida - são instrumentos que vieram da Europa, do Canadá e que integraram para a cooperação científica internacional, levando a esse instrumento que é o suprassumo da inovação tecnológica e científica”, ressaltou o professor da FEI. “Essas imagens agora vão nos ajudar a entender mais sobre a evolução do universo. Muita coisa ainda precisa ser explicada, mas com o James Webb podemos atingir isso e, eventualmente, conseguir discutir outras questões como vida fora da Terra, por exemplo”.

Em histórico, o telescópio espacial James Webb foi lançado em dezembro do ano passado para ajudar os cientistas a entenderem a origem do universo. Custou cerca de 10 bilhões de dólares, levou aproximadamente 20 anos para ser criado e é 100 vezes mais sensível. Tudo isso para conseguir capturar essas imagens mais nítidas do que outros telescópios já lançados e tem uma expectativa de vida útil de até 20 anos.

Para conferir a reportagem completa com a participação do professor da FEI na GloboNews, basta clicar aqui.

Confira também a transmissão ao vivo realizada pela NASA no dia do evento: